Autor Tópico: Será que vale a pena em 2023? Calibrador De Monitor X-rite I1  (Lida 4558 vezes)

vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.776
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #15 Online: 07 de Janeiro de 2023, 11:06:08
A principal função é essa mesmo.

Porém acaba evitando diferenças absurdas na impressão, uma vez que o impressor também usa um monitor calibrado no padrão.

Ai sobram as diferenças na saída com a impressora.

"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.299
  • Sexo: Masculino
Resposta #16 Online: 07 de Janeiro de 2023, 11:17:18
Vejo a calibração do monitor mais para se adequar ao padrão do mercado.
Cada tela de cada dispositivo vai ter uma calibração diferente, mas seu monitor estando no padrão de mercado você vai poder passar suas características de edição sem erro.

Por exemplo, você pode querer deixar a foto mais quente, em outros dispositivos descalibrados pode não ficar exatamente como no seu monitor, mas vai ficar mais quente em relação a outras fotos profissionais naquele dispositivo da mesma forma. Com o monitor descalibrado você pode tomar decisões erradas, deixar a foto em uma temperartura que não era a desejada pela tela ser mais puxada pro azul, aumentar/diminuir demais o contraste devido o gamma da tela estar fora, etc.

Enfim, com o monitor no padrão de mercado você vai estar usando as mesmas configurações que a maioria dos profissionais e produtoras e assim suas escolhas vão se traduzir bem para todas as telas quando for comparar com outras imagens profissionais.
Concordo.


Fischer

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 79
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo de natureza
Resposta #17 Online: 25 de Dezembro de 2023, 09:18:37
Eu comprei um calibrador X-Rite para parar de passar raiva com as impressões com distorção das cores, saia cada aberração

Dai descobri depois que os impressores da minha cidade não se importam muito com a qualidade que sai da máquina deles

Hoje eu tenho um fornecedor de outra cidade que não posso reclamar, as impressões mais fidedigmas que consegui, recomendo muito manter os monitores calibrados, e se for imprimir utilizar uma gráfica profissional, fugindo daqueles stands da Kodak Moments
Nikon D850 + Nikkor 105 mm + Sigma 170-500 + Tokina 70-200
https://instagram.com/fischer.imagens

"A solidão é um lugar para visitar mas não para morar"
Adriano Plotzki


galeno

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 405
  • Sexo: Masculino
Resposta #18 Online: 11 de Janeiro de 2024, 18:59:51
A pergunta inicial era se valia a pena comprar algum dispositivo para calibrar o monitor.

Primeiro, acho q vc pode tentar calibrar monitor no olhômetro primeiro. Isso já vai te ajudar muito. Ajustar o brilho e ponto cinza (balanço de branco) já vai te ajudar muito. Muito mesmo.
Daí vc avalia num segundo momento a necessidade de comprar um colorímetro. Eu passei anos calibrando o monitor com aquela ferramenta da Adobe (nem sei se existe mais).
A segunda coisa que avalio, é que eu não compraria um colorímetro muito velho. Acho q se vc comprar um Spyder mais novo é muito mais jogo.

Uma coisa que ajuda muito no tratamento de cores, é deixar a ambiente do PC limpo. O monitor tem q ficar numa área sem muitos detalhes, de frente pra parede é  sempre muito legal, parede cinza é o ideal. Não ter nenhuma cor chamativa é importante.

calibrar o monitor pelo olhômetro:
https://www.adrenaline.com.br/artigos/tutorial-como-calibrar-a-tela-do-seu-monitor-no-windows-10-ou-windows-11/
Nikon D810


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #19 Online: 12 de Janeiro de 2024, 12:25:29
Já que tocaram no assunto novamente, acho que usar calibrador ou não depende da finalidade.

Se for imprimir a sério, não tem jeito. Tem que calibrar e ponto final. Na verdade tem que calibrar até a impressora, porque dependendo do tipo do papel e da própria tinta os resultados pode diferir e muito do esperado. Se for impressão meia boca com papel barato e tinta genérica, isso quer dizer que o seu público não liga a mínima para essas coisas, então calibrar para que ? Também tem que ver se o monitor pega calibração direito. Tive um Samsung que não pegava nem a pau e um iMac antigo que tive só calibrava com o Argyll e olhe lá, mesmo assim depois de muita reza braba.

Meus monitores são calibrados. Me irrita profundamente quando existe algum desvio de cor inesperado. Calibração "no olho" nem de longe dão o resultado que espero, mas esse sou eu. Tem que ver o que você espera e o que te incomoda.

Uma coisa que eu concordo totalmente é fugir de calibrador velho. Dor de cabeça na certa, seja com desvio de cor ou com software sem suporte. Se precisar de um, compre de preferencia um novo ou modelo recente.


No final acaba sendo um conjunto de fatores como o monitor em si, a finalidade, a impressora e o papel se for imprimir e finalmente, o que o seu cliente espera.

Uma dica é fotografar um colorchecker no inicio de cada sessão e arquivar junto. Isso é fundamental no caso de ter que trabalhar com um sistema descalibrado e resolver tudo depois.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.544
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #20 Online: 12 de Janeiro de 2024, 13:15:23
Uma dica é fotografar um colorchecker no inicio de cada sessão e arquivar junto. Isso é fundamental no caso de ter que trabalhar com um sistema descalibrado e resolver tudo depois.

Boa a dica. Vou além e digo pra tomar certo cuidado com a compatibilidade entre o colorchecker e o software a ser usado. Uma vez comprei um colorchecker bem elogiado, mas que não era compatível com nada que eu usava. Acabei devolvendo.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.776
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #21 Online: 12 de Janeiro de 2024, 13:42:18
A dica do color check só funciona com iluminação controlada.

Concordo que calibrar no olho é muito difícil.

Depois que se calibra um monitor é complicado viver sem.
Hoje calibrei até o notebook da empresa, que uso apenas para programar, tela horrível bem azulada.
Não ficou perfeito mas melhorou muito rssrs
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #22 Online: 12 de Janeiro de 2024, 13:44:46
A dica do color check só funciona com iluminação controlada.

Funciona com todas as fotos feitas com a mesma temperatura de cor na iluminação, independentemente da intensidade.


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.299
  • Sexo: Masculino
Resposta #23 Online: 12 de Janeiro de 2024, 15:10:56
Qual calibrador indicam?
Não venham com um de 5k  :hysterical:


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.776
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #24 Online: 12 de Janeiro de 2024, 15:11:39
Qual calibrador indicam?
Não venham com um de 5k  :hysterical:

Spyder.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.564
  • Sexo: Masculino
Resposta #26 Online: 13 de Janeiro de 2024, 11:35:31
Estou vendo um monte de informações aqui, nem sei que esta querendo comprar o calibrador, mas a pergunta que faço inicialmente é qual o monitor esse indivíduo tem???

É monitor de 8 bits ou 10bits??? Qual a capacidade de cor do monitor???
Conhecimento importa mais que equipamento.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #27 Online: 13 de Janeiro de 2024, 15:42:46
Estou vendo um monte de informações aqui, nem sei que esta querendo comprar o calibrador, mas a pergunta que faço inicialmente é qual o monitor esse indivíduo tem???

É monitor de 8 bits ou 10bits??? Qual a capacidade de cor do monitor???


Mesmo que seja sRGB de 8 bits vale a pena. Monitor descalibrado para quem trabalha com fotografia a sério é complicado.


André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.778
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Resposta #28 Online: 15 de Janeiro de 2024, 09:45:02
Mesmo que seja sRGB de 8 bits vale a pena.

Sou da mesma opinião.
André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.213
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #29 Online: 15 de Janeiro de 2024, 10:37:56
Óbvio que ter um monitor de bom padrão é importante.
Como estamos falando de calibração de monitores, entendo que esse tópico é direcionado a quem TRABALHA com fotografia.
Então posso dizer que ter um bom monitor é uma ferramenta quase tão essencial quanto uma boa câmera.

Mas de qualquer forma, o calibrador vai te levar a um nível melhor que aquele monitor pode oferecer.