Autor Tópico: Será que vale a pena em 2023? Calibrador De Monitor X-rite I1  (Lida 4553 vezes)

fernandoomi

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.595
  • Sexo: Masculino
  • Eng. Mecânico/Fotógrafo Esportivo
    • Foco Radical
Online: 04 de Janeiro de 2023, 16:33:58
Eu vou confessar que sou bem leigo nesse lance de calibração de cores, mas recentemente peguei um monitor Dell P2722H, gostaria de deixa-lo calibrado.
Sei que não é um Ultrasharp Premier Color mas para o meu nível de fotografia acredito que ele me atenda bem, afinal tem 99% do SRBB. A série P da Dell é uma linha abaixo dos Ultrasharp, só que mais voltado para o uso profissional (no sentido de ergonomia e robustez).

Aqui uso um aplicativo que faz a calibração das cores, instalo ele no Celular e uso para ter uma referência, mas ele também não diz o quanto dá do Adobe RGB/SRGB, mas tá bom.. custa uns R$10,00.
O nome do APP é: Display Calibration.... Compra na Windows Store.
Aparentemente ajuda, pois ele cria um perfil que tira bastante do azulado.

Aqui vão algumas dúvidas de um leigo:

1)Aquele papo de que monitor Dell e da Apple já vem calibrado procede ou é balela? Tipo, out of box já vai estar correto ou para fidelidade de cor para fotografia tem que passar por uma perfilação?
Aliás... tem diferença entre perfilar e calibrar?

2)Existe algum método de calibração "caseira" que não seja com espectrofotômetro/calibrador que seja efetivo?

Aqui eu basicamente preciso ter uma noção melhor no balanço de brancos, e nos níveis de preto/branco para tratar decentemente a foto.

Procurando achei esse no ML, o cara tá pedindo R$350,00 mas não tem os drivers. Será que dá pra baixar direto do site? Pq parece ser bem antiguinho:



3)Fora esse, alguma recomendação de modelo comum de achar usado com preço bom? (tipo 500-600 conto).
Fotógrafo oficial Foco Radical


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!