Autor Tópico: Será que vale a pena em 2023? Calibrador De Monitor X-rite I1  (Lida 4553 vezes)

fernandoomi

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.595
  • Sexo: Masculino
  • Eng. Mecânico/Fotógrafo Esportivo
    • Foco Radical
Online: 04 de Janeiro de 2023, 16:33:58
Eu vou confessar que sou bem leigo nesse lance de calibração de cores, mas recentemente peguei um monitor Dell P2722H, gostaria de deixa-lo calibrado.
Sei que não é um Ultrasharp Premier Color mas para o meu nível de fotografia acredito que ele me atenda bem, afinal tem 99% do SRBB. A série P da Dell é uma linha abaixo dos Ultrasharp, só que mais voltado para o uso profissional (no sentido de ergonomia e robustez).

Aqui uso um aplicativo que faz a calibração das cores, instalo ele no Celular e uso para ter uma referência, mas ele também não diz o quanto dá do Adobe RGB/SRGB, mas tá bom.. custa uns R$10,00.
O nome do APP é: Display Calibration.... Compra na Windows Store.
Aparentemente ajuda, pois ele cria um perfil que tira bastante do azulado.

Aqui vão algumas dúvidas de um leigo:

1)Aquele papo de que monitor Dell e da Apple já vem calibrado procede ou é balela? Tipo, out of box já vai estar correto ou para fidelidade de cor para fotografia tem que passar por uma perfilação?
Aliás... tem diferença entre perfilar e calibrar?

2)Existe algum método de calibração "caseira" que não seja com espectrofotômetro/calibrador que seja efetivo?

Aqui eu basicamente preciso ter uma noção melhor no balanço de brancos, e nos níveis de preto/branco para tratar decentemente a foto.

Procurando achei esse no ML, o cara tá pedindo R$350,00 mas não tem os drivers. Será que dá pra baixar direto do site? Pq parece ser bem antiguinho:



3)Fora esse, alguma recomendação de modelo comum de achar usado com preço bom? (tipo 500-600 conto).
Fotógrafo oficial Foco Radical


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #1 Online: 04 de Janeiro de 2023, 19:40:57
1)Aquele papo de que monitor Dell e da Apple já vem calibrado procede ou é balela? Tipo, out of box já vai estar correto ou para fidelidade de cor para fotografia tem que passar por uma perfilação?

2)Existe algum método de calibração "caseira" que não seja com espectrofotômetro/calibrador que seja efetivo?



1) Sim, funciona. Tenho um UP2516D e a calibração de fábrica bate muito perto da feita com o X-Rite i1

2) Infelizmente não. Pelo menos nunca vi nada que desse um resultado satisfatório.


Cuidado com esses calibradores antigos, muitos deles usam filtros coloridos internos que mudam de cor com o tempo e a calibração vai pro espaço. O Spyder 3 é um desses.




Di Torres

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.553
Resposta #2 Online: 04 de Janeiro de 2023, 20:28:47
Lembrando que a calibração precisa ser feita pra temperatura de luz do seu ambiente.
Geralmente se usa lâmpadas 6500K em ambientes de edição e a calibração precisa seguir esse detalhe.

Já tive dois monitores Dell da linha P e eles não vieram calibrados não.
Os dois vieram mais puxados pro azul e com a configuração de gamma completamente fora do padrão, acredito que pra dar mais contraste e parecer ter uma imagem mais bonita.

Não tenho experiência com as linhas mais caras da Dell, talvez elas venham calibradas certinhas.

Cuidado com calibradores antigos, como já disseram acima, alguns perdem a precisão com o tempo.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #3 Online: 04 de Janeiro de 2023, 20:31:22
Lembrando que a calibração precisa ser feita pra temperatura de luz do seu ambiente.
Geralmente se usa lâmpadas 6500K em ambientes de edição e a calibração precisa seguir esse detalhe.

Já tive dois monitores Dell da linha P e eles não vieram calibrados não.
Os dois vieram mais puxados pro azul e com a configuração de gamma completamente fora do padrão, acredito que pra dar mais contraste e parecer ter uma imagem mais bonita.

Não tenho experiência com as linhas mais caras da Dell, talvez elas venham calibradas certinhas.

Cuidado com calibradores antigos, como já disseram acima, alguns perdem a precisão com o tempo.

Série P vem bem fora mesmo.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.544
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #4 Online: 05 de Janeiro de 2023, 00:41:10
Talvez seja minha opinião de leigo, mas até onde sei, monitor que já vem calibrado traz essa informação. Por exemplo, aquele monitor INNOCN que eu falei em outro tópico:
https://forum.mundofotografico.com.br/index.php/topic,133085.msg1491804.html#msg1491804

Logo na descrição ele cita a calibração. Claro que não falo daqueles monitores caríssimos que todos da marca saem calibrados.

De qualquer forma, de tempos em tempos tem que calibrar de novo de qualquer forma, então não sei até que ponto vale a pena ter um que já vem calibrado de fábrica.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.776
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #5 Online: 05 de Janeiro de 2023, 08:22:30

De qualquer forma, de tempos em tempos tem que calibrar de novo de qualquer forma, então não sei até que ponto vale a pena ter um que já vem calibrado de fábrica.

Eu ia comentar isso, a menos que o monitor tenha calibrador embutido, não vejo vantagem.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


fernandoomi

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.595
  • Sexo: Masculino
  • Eng. Mecânico/Fotógrafo Esportivo
    • Foco Radical
Resposta #6 Online: 05 de Janeiro de 2023, 12:28:20
Quais calibradores vcs tem usado?
Fotógrafo oficial Foco Radical


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #7 Online: 05 de Janeiro de 2023, 13:58:33
Eu ia comentar isso, a menos que o monitor tenha calibrador embutido, não vejo vantagem.

A vantagem desse 2516D é que quando voce usa com o i1 ele pode fazer o upload de até duas tabelas de LUT para o monitor e armazena em CAL1 e CAL2, isso é bem legal. O meu aguenta fácil 6 meses sem precisar de qualquer ajuste, e mesmo assim sai muito pouco.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.564
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 05 de Janeiro de 2023, 20:14:36
esses calibradores mais simples respondem de maneira diferente, muitas vezes vc tem que fazer o processo 2 ou 3x pra ficar melhor ajustado

atualmente eu uso um parecido com esse ai, mas acho que não é o mesmo modelo, o meu é bem antigo, comprei na x-rite muitos anos atrás e logo depois eles lançaram um modelo novo, fiquei puto, mas...

teve um momento que ele deixou de funcionar direito, devido aos drivers não aceitos pela versão do windows, mas depois que veio o Win 10 e a compatibilidade com equipamentos antigos ele voltou a funcionar direito, o meu ainda não testei no win 11 pra ver se funciona

dar uma ajustada é bom sim, mas como o colega falou ai em cima, prepare a sua sala antes, senão não vai conseguir ver a imagem com fidelidade.

o próprio calibrador mede a temp de luz do seu ambiente, bem como a luminosidade, então o ponto de partida é vc ajustar isso para poder ver a imagem corretamente. Supondo que vc faça o ajuste a noite, durante o dia se entrar a luz natural pela  janela da sala ja bagunça tudo. procure ajustar de um jeito que vc consiga manter a mesma luz do ambiente qd for trabalhar com as fotos.

eu pro ex faço ajustes diferentes para edição de vídeo e para fotografia. Existem vários ajustes que vc pode fazer escolha um, se acostume com ele e siga em frente.

Lembrando que sua foto ajustada importa mais pra vc, pq é com base nisso que vc exporta seus trabalhos e vai ler a foto. Mas essa mesma foto qd circula pelos celulares, sites e monitores das pessoas vai ficar diferente daquilo que vc viu e ajustou.


Conhecimento importa mais que equipamento.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #9 Online: 05 de Janeiro de 2023, 20:29:51
Lembrando que sua foto ajustada importa mais pra vc, pq é com base nisso que vc exporta seus trabalhos e vai ler a foto. Mas essa mesma foto qd circula pelos celulares, sites e monitores das pessoas vai ficar diferente daquilo que vc viu e ajustou.

Traduzindo, não é porque você calibrou o seu monitor que o dos outros irão reproduzir fielmente as cores.


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.213
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #10 Online: 07 de Janeiro de 2023, 09:34:49
esses calibradores mais simples respondem de maneira diferente, muitas vezes vc tem que fazer o processo 2 ou 3x pra ficar melhor ajustado
...
Idem aqui. Uso um parecido. Acho que é outro modelo tb.
A calibração não deu um resultado exatamente perfeito. E tive que realizar ajustes finos manualmente.
Até pq varia por exemplo se vc calibrar ele de dia ou de noite. E convenhamos que não é um processo pra se fazer todo o dia.

Lembrando que sua foto ajustada importa mais pra vc, pq é com base nisso que vc exporta seus trabalhos e vai ler a foto. Mas essa mesma foto qd circula pelos celulares, sites e monitores das pessoas vai ficar diferente daquilo que vc viu e ajustou.
Pra mim esse é o ponto chave. Qual a destinação da sua imagem? A sua calibração deve bater como o destino. Se você vai imprimir suas fotos, procure a gráfica e peça um gabarito pra eles. Todas as gráficas de fotografia tem os seus.
A minha experiência aqui é que o calibrador chegou perto. Mas eu tive que realizar pequenos ajustes pra chegar nas cores mais fieis à gráfica que eu indico pros clientes (eu não imprimo, entrego em JPG e os clientes imprimem se quiserem).

Sobre a manutenção da calibração, existem softwares que mantém a calibração feita pelo aparelho.
Eu uso o DisplayCAL e funciona super bem... Ele fica rodando sempre em segundo plano realizando as correções constantemente pra manter a fidelidade da calibração.
« Última modificação: 07 de Janeiro de 2023, 09:35:37 por nandoespinosa »


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.776
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #11 Online: 07 de Janeiro de 2023, 09:50:52
Discordo de calibrar pela referência da gráfica, perde todo o sentido de calibrar....
O soft proof é justamente pra isso.

Lembrando que o gamut do monitor geralmente é menor que das boas impressoras. A menos que o monitor seja wide gamute.

Esse negócio de calibração pra luz ambiente, dia ou noite, tem mais haver com a nossa percepção igual aquele lance do vestido azul/dourado.
« Última modificação: 07 de Janeiro de 2023, 09:51:43 por vangelismm »
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.213
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #12 Online: 07 de Janeiro de 2023, 10:06:47
Discordo de calibrar pela referência da gráfica, perde todo o sentido de calibrar....
O soft proof é justamente pra isso.
Não acredito que a gente consiga calibrar puramente pela referência. Mas aceitar o resultado do aparelho nem sempre funciona.
No meu caso foi isso. As cores não ficaram legais. Faltou um pouco. Daí foi preciso realizar o ajuste manual mesmo.
Mas o ponto de partida foi o resultado do calibrador.
« Última modificação: 07 de Janeiro de 2023, 10:07:15 por nandoespinosa »


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #13 Online: 07 de Janeiro de 2023, 10:15:29
São duas coisas completamente diferentes.

Uma é calibrar o monitor, que significa alterar a tabela de LUT para que as cores do monitor batam com o que você está vendo e gerar um arquivo com cores de referência.

Outra é a saida de impressão. Cada impressora e conjunto de tintas tem que ter um LUT especifico para bater com o que aparece no monitor.

Por isso se perfilam o monitor, a impressora e eventualmente o scanner separadamente. Se a digitalização ou a impressão dão um resultado diferente de um monitor devidamente calibrado é sinal de que os LUTs desses dispositivos estão errados.

Aqui eu uso uma impressora EPSON L800 com tintas originais e 4 papeis diferentes. A impressão SEMPRE saia errada por mias que o monitor estivesse calibrado. Resolvi o problema com um software RIP para impressão, o PrintFab. É possível criar LUTs especificos para a sua combinação de impressora-papel-tinta. Imprimi o padrão de cores deles para os 4 papeis, enviei pelo correio e eles me enviaram os LUTs. O resultado é que a impressão bate 100% com a tela.

Se não tiver o arquivo de correção de saída não funcionará direito, será uma solução meia-boca.



Di Torres

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.553
Resposta #14 Online: 07 de Janeiro de 2023, 10:50:14
Vejo a calibração do monitor mais para se adequar ao padrão do mercado.
Cada tela de cada dispositivo vai ter uma calibração diferente, mas seu monitor estando no padrão de mercado você vai poder passar suas características de edição sem erro.

Por exemplo, você pode querer deixar a foto mais quente, em outros dispositivos descalibrados pode não ficar exatamente como no seu monitor, mas vai ficar mais quente em relação a outras fotos profissionais naquele dispositivo da mesma forma. Com o monitor descalibrado você pode tomar decisões erradas, deixar a foto em uma temperartura que não era a desejada pela tela ser mais puxada pro azul, aumentar/diminuir demais o contraste devido o gamma da tela estar fora, etc.

Enfim, com o monitor no padrão de mercado você vai estar usando as mesmas configurações que a maioria dos profissionais e produtoras e assim suas escolhas vão se traduzir bem para todas as telas quando for comparar com outras imagens profissionais.
« Última modificação: 07 de Janeiro de 2023, 10:51:19 por Di Torres »