Autor Tópico: Bode e Charuto  (Lida 934 vezes)

felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.551
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Online: 20 de Janeiro de 2023, 15:29:54
Tem algo muito estranho acontecendo aqui. Tive que tentar várias vezes salvar este arquivo em jpg, pois está gerando um banding horrível. Mesmo aqui ainda dá pra perceber, mas ficou mais discreto (e o céu ficou mais escuro que eu preferiria).

A Galáxia de Bode (Messier 81, descoberta por Johann Elert Bode no último dia de 1774 - nada a ver com o animal que conhecemos) está a cerca de 12 milhões de anos-luz de nós e mede cerca de 96 mil anos luz em diâmetro. A rajada rápida de sinal de rádio FRB 20200120E parece vir daquela direção.

A Galáxia do Charuto (Cigar Galaxy, Messier 82), vizinha da Messier 81, é impressionante pela intensa geração de estrelas. Lá nascem estrelas 10 vezes mais rápido que em toda a nossa Via Láctea. Parte desta atividade é causada pela interação gravitacional da Galáxia de Bode.

Usei um total de 149 quadros de 2 minutos cada, com uma câmera ZWO ASI294MC Pro a zero grau (hora de abrir a câmera, "cozinhar" os tabletes de sílica gel e trocar o ar por gás interte) com telescópio Sky Watcher Quattro 200mm com redutor de 0.75x (600mm f/3 equivalente) do quintal de casa.

Parece ser a hora de abrir minha montagem equatorial pra regular, porque vários quadros ficaram tremidos - muito mais que o meu normal. É possível ver o sintoma em um par de estrelas à esquerda da Galáxia de Bode, que ficaram parecidas com um sinal de igual (=). Nos melhores quadros, vê-se claramente as duas estrelas, mas em um número grande de quadros, as estrelas ficaram um pouco "esticadas".
« Última modificação: 20 de Janeiro de 2023, 15:44:18 por felipemendes »


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.551
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #1 Online: 25 de Janeiro de 2023, 11:32:47
Tem algo muito estranho acontecendo aqui. Tive que tentar várias vezes salvar este arquivo em jpg, pois está gerando um banding horrível. Mesmo aqui ainda dá pra perceber, mas ficou mais discreto (e o céu ficou mais escuro que eu preferiria).

 :aua: :aua: :aua:

Meu monitor estava no modo "cinema" quando editei a foto, por isso o jpg estava tão bagunçado. Foi só voltar ao modo calibrado que voltou tudo ao normal.


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.304
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 26 de Janeiro de 2023, 09:24:41
Aqui está impecável.
Nada de banding.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.551
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #3 Online: 13 de Fevereiro de 2024, 13:36:33
Versão 2024  :D.

Dessa vez, "matei" bem menos o fundo, mas ainda tem um gradiente chatinho que não estou conseguindo remover. Agora capturando em APS-C, capturei também a Galáxia da Guirlanda (canto inferior direito) e mais uma meia dúzia de galáxias que estão bem longe.

« Última modificação: 13 de Fevereiro de 2024, 13:43:28 por felipemendes »


Pedreira

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.335
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 13 de Fevereiro de 2024, 13:59:05
Que baita trabalho!!!!
Suas postagens valem não só pelas fotos, mas também pelo conhecimento agregado.
 :clap: :clap: :clap: :no:
"Para o bom tocador não existe fole ruim, mas para o dançador ruim, forró nenhum presta..." Dominguinhos


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.551
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #5 Online: 13 de Fevereiro de 2024, 14:48:18
Que baita trabalho!!!!
Suas postagens valem não só pelas fotos, mas também pelo conhecimento agregado.
 :clap: :clap: :clap: :no:

Muito obrigado!!!!  :ok: :ok: :ok:


José Getúlio Oliveira

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 671
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 14 de Fevereiro de 2024, 12:01:13
Que baita trabalho!!!!
Suas postagens valem não só pelas fotos, mas também pelo conhecimento agregado.
 :clap: :clap: :clap: :no:
2x

Parabéns Felipe!


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #7 Online: 16 de Fevereiro de 2024, 12:09:17
Wow!