Autor Tópico: Nunca, Jamais compre este Swab de limpeza de Sensor!  (Lida 5416 vezes)

fernandoomi

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.595
  • Sexo: Masculino
  • Eng. Mecânico/Fotógrafo Esportivo
    • Foco Radical
Online: 24 de Janeiro de 2023, 12:29:10
Pessoal, anos atrás eu senti que minha câmera estava com sujeira no sensor e como faço bastante foto com diafragma fechado essa sujeira acaba aparecendo nas fotos. Aí é uma aporrinhação ficar catando ponto no LR.
Pensando nisso na época (2020) eu comprei um kit com 6 SWABS de limpeza de sensor do Mercado Livre.
Cara que BOSTA!!!!

O primeiro é que o swab é menor do que o sensor:


Na embalagem não fala para qual sensor ele é projetado.

Mas o pior de tudo é que ele vem um swab extremamente ensopado com o líquido de limpeza. Isso que complica pois quando você aplica, ele deixa uma meleca no sensor, daí quando seca fica tipo um sebo condensado...
E pra limpar!?
Este é o modelo do dito cujo, se acha no Mercado Livre:


Vou deixar o link embora o anúncio esteja inativo ou pausado para quem puder evitar comprar:
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1255914806-6-hastes-de-limpeza-sensor-wet-ccd-swab-_JM#redirectedFromSimilar=https%3A%2F%2Fproduto.mercadolivre.com.br%2FMLB-1521597375-6-hastes-de-limpeza-sensor-wet-ccd-swab-_JM




O perigo é o cara ver a lambança e querer limpar com outra coisa que seja abrasivo e riscar o sensor.

Sinceramente, é melhor limpar com cotonete umedecido com Hexano (spray limpa contato) e ir passando aos pouquinhos do que usar isso e estragar o sensor.
Fotógrafo oficial Foco Radical


fernandoomi

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.595
  • Sexo: Masculino
  • Eng. Mecânico/Fotógrafo Esportivo
    • Foco Radical
Resposta #1 Online: 24 de Janeiro de 2023, 12:34:11
Outra coisa que é a maior enganação são os kits de limpeza de lente.
O melhor pra limpar é usar um Vidrex (Veja Limpa vidros, que tiver o mínimo de ingredientes), um jogo de cotonetes e um pouco de lenços Softys...
Vem puxando a sujeira do meio da lente para as beiradas em movimentos de espiral para fora... vai gastar uns 10 cotonetes. depois o lenço usa bem levemente para tirar alguma marquinha que tenha ficado da evaporação do Vidrex.

Pelo menos o Vidrex vc sabe o que é, enquanto esses que vendem... sabe-se lá o que o chinês colocou!
Fotógrafo oficial Foco Radical


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.554
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #2 Online: 24 de Janeiro de 2023, 16:45:26
Outra coisa que é a maior enganação são os kits de limpeza de lente.

Com certeza. Inclusive tem um tópico relativamente recente sobre isso.

O vidro na frente do sensor (não é o sensor em si) é mais resistente do que a gente imagina. Eu limpo com pincel de maquiagem. Como na minha câmera o tal vidro fica muito mais exposto que nas câmeras comuns, volta e meia em esbarro o dedo lá também. Limpo com paninho umedecido de limpeza de óculos e bola pra frente.

A grande diferença (e que vale a pena tomar cuidado) é pra evitar deixar sujeira cair por trás do vidro. No caso da minha câmera, basta desmontar a frente e limpar. Numa ML é bem mais complicado.




Vinicius Lima

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 671
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 24 de Janeiro de 2023, 17:19:40
Esses kits são apenas para gastar dinheiro mesmo.

Até agora não achei nada melhor que os lenços umedecidos da Zeiss.
Basta um para fazer o trabalho completo na lente. Seca rápido e não deixa uma marca sequer.

De resto, os tradicionais lenços de papel macio para limpeza dão conta do recado na maioria das vezes.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.788
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #4 Online: 24 de Janeiro de 2023, 19:42:00
Esses kits são apenas para gastar dinheiro mesmo.

Até agora não achei nada melhor que os lenços umedecidos da Zeiss.
Basta um para fazer o trabalho completo na lente. Seca rápido e não deixa uma marca sequer.

De resto, os tradicionais lenços de papel macio para limpeza dão conta do recado na maioria das vezes.

E o sensor?
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.554
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #5 Online: 24 de Janeiro de 2023, 22:18:52
E o sensor?

Os paninhos umedecidos que eu citei lá em cima são exatamente esses da Zeiss. O problema de usar com o sensor de ML/DSLR é alcançar os cantos. Talvez embrulhando um cotonete de sensor com o lenço...  :ponder:


LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.893
    • Dilone Fotografia
Resposta #6 Online: 25 de Janeiro de 2023, 07:29:59
Eu tenho usado o lenço umedecido Zeiss embrulhado em um swab seco de limpar sensor.


Vinicius Lima

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 671
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 25 de Janeiro de 2023, 09:13:56
Os paninhos umedecidos que eu citei lá em cima são exatamente esses da Zeiss. O problema de usar com o sensor de ML/DSLR é alcançar os cantos. Talvez embrulhando um cotonete de sensor com o lenço...  :ponder:

É exatamente assim que faço. E uso com cotonetes comuns, apenas dobrando o lenço no tamanho correto. :ok:


lsd

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.042
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 25 de Janeiro de 2023, 10:22:55
Pessoal, anos atrás eu senti que minha câmera estava com sujeira no sensor e como faço bastante foto com diafragma fechado essa sujeira acaba aparecendo nas fotos. Aí é uma aporrinhação ficar catando ponto no LR.
Pensando nisso na época (2020) eu comprei um kit com 6 SWABS de limpeza de sensor do Mercado Livre.
Cara que BOSTA!!!!

O primeiro é que o swab é menor do que o sensor:


Na embalagem não fala para qual sensor ele é projetado.

Mas o pior de tudo é que ele vem um swab extremamente ensopado com o líquido de limpeza. Isso que complica pois quando você aplica, ele deixa uma meleca no sensor, daí quando seca fica tipo um sebo condensado...
E pra limpar!?
Este é o modelo do dito cujo, se acha no Mercado Livre:


Vou deixar o link embora o anúncio esteja inativo ou pausado para quem puder evitar comprar:
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1255914806-6-hastes-de-limpeza-sensor-wet-ccd-swab-_JM#redirectedFromSimilar=https%3A%2F%2Fproduto.mercadolivre.com.br%2FMLB-1521597375-6-hastes-de-limpeza-sensor-wet-ccd-swab-_JM




O perigo é o cara ver a lambança e querer limpar com outra coisa que seja abrasivo e riscar o sensor.

Sinceramente, é melhor limpar com cotonete umedecido com Hexano (spray limpa contato) e ir passando aos pouquinhos do que usar isso e estragar o sensor.
Mas bicho, vc achava mesmo que isso ia dar certo? Que uma m€®d@ dessas sem marca e de procedencia duvidosa ia funcionar?

Cara não acompanho muito o forum, mas já notei que vc gosta de comprar tranqueira, quinquilharia ou o que o valha né...

A dúvida que fica é se vc comprou porque quis, ou só pra depois postar no forum (sem querer arrumar confusão nem ofender ok?).

Antes que alguém me pergunte "ain mas o que vc faria??" --> bombinha fuc-fuc e se for sujeira braba, assistencia.


LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.893
    • Dilone Fotografia
Resposta #9 Online: 25 de Janeiro de 2023, 10:56:34
Mas bicho, vc achava mesmo que isso ia dar certo? Que uma m€®d@ dessas sem marca e de procedencia duvidosa ia funcionar?

Cara não acompanho muito o forum, mas já notei que vc gosta de comprar tranqueira, quinquilharia ou o que o valha né...

A dúvida que fica é se vc comprou porque quis, ou só pra depois postar no forum (sem querer arrumar confusão nem ofender ok?).

Antes que alguém me pergunte "ain mas o que vc faria??" --> bombinha fuc-fuc e se for sujeira braba, assistencia.

 :hysterical: :hysterical: :hysterical:
Deixa o cara pô... Volta e meia ele acha umas coisas mto boas e baratas e posta tudo pra gente aqui... Fernando eu dou maior apoio você continuar viu  :D

E limpar o sensor não tem mistério não... Assistência cobra 100 a 150 algo que dá pra fazer de boas em casa... Eu troco bastante de lente, e entre outros serviços faço fotografia imobiliária com diafragma bem fechado .. por isso limpo sensor todo mês, e são suas câmeras... Se tivesse que levar na assistência para limpar talvez fizesse a cada 3 meses, digamos, a limpeza, só aí uns mil reais no ano.
« Última modificação: 25 de Janeiro de 2023, 10:58:52 por LeandroR »


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.788
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #10 Online: 25 de Janeiro de 2023, 11:00:28

Antes que alguém me pergunte "ain mas o que vc faria??" --> bombinha fuc-fuc e se for sujeira braba, assistencia.

Estava indo tão bem mas perdeu a moral ao falar em assistência pra limpar sensor :hysterical:
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Lizandro Júnior

  • Trade Count: (19)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.619
  • Sexo: Masculino
  • "Com Deus, todas as coisas são possíveis."
    • Lizandro Júnior Fotografias
Resposta #11 Online: 25 de Janeiro de 2023, 17:36:42
Cara, vou ser sincero pra vocês... NUNCA TENTE LIMPAR ESSE SENSOR EM CASA.

A chance de dar problema é muito maior do que resolver. Digo por experiência própria.

Comprei um cotonete desses ai e resolvi passar. Ao olhar, parecia que havia limpado direitinho. Mas com o tempo eu notei que o sensor ficou "manchado". Sabe quando você passa um pano em um vidro e fica mal limpo? Então, ficou daquele jeito...

Não recomendo kkk
Nikon Z6II | Nikon D750 | Flash SB5000| Godox V1 | Godox Ad200 PRO | Nikkor 28mm Z | Nikkor 24mm f/1.4G ED | Sigma 85mm f/1.4 EX DG HSM | Tokina AT-X 16-28mm f/2.8 Pro FX|   Yongnuo 565EX | Yongnuo 622N | Yongnuo TX | Godox XPRO

www.lizandrojunior.com  | "Com Deus, todas as coisas são possíveis."


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.788
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #12 Online: 25 de Janeiro de 2023, 17:43:16
As assistências agradecem o patrocínio.
 :hysterical:
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Vinicius Lima

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 671
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 25 de Janeiro de 2023, 18:04:59

Limpeza de sensor é manutenção básica, coisa para se fazer em casa. É o dinheiro mais moleza que uma assistência técnica pode ganhar.
A não ser que se tenha a delicadeza de um ogro, as chances de danificar algo é praticamente nenhuma.



lsd

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.042
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 26 de Janeiro de 2023, 00:00:34
Blz, limpa em casa mas compra um kit legal, que tenha possibilidades menores de dar bosta...

E outra, vira a camera pra baixo na hora de trocar a lente  :D