Autor Tópico: Primeiras impressões lente Canon RF 15-30  (Lida 996 vezes)

fernandoomi

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.595
  • Sexo: Masculino
  • Eng. Mecânico/Fotógrafo Esportivo
    • Foco Radical
Online: 24 de Janeiro de 2023, 14:16:14
Diria que são as impressões número zero da lente. Chegou tem uns 5 minutinhos hahaha.

Bom vamos aos dados:
Modelo RF15-30mm f/4.5-6.3 IS STM.
Comprada na Black Friday americana, na Amazon. Valor: $429,00  (aproximadamente R$2500). Chegou no dia 8 de dezembro de 2022 lá no depósito da Zip4me. Como tava esse lance de tudo estar indo para a Alfândega do RJ e lá eles serem muito mais rigorosos, muitas vezes multando ou recusando produtos, eu resolvi segurar um pouco. Passado um certo tempo, o dono da Zip o Francisco Pontilho avisou que estava disponibilizando uma nova modalidade o Zipacket Internacional (meio que um E-Packet - o nome certo é "Petit Paquete"). Optei por ele, pedi para separarem a embalagem original e pedi para enviarem só a lente numa caixa tipo OEM, sem a caixa original nem os papéis ou manuais (que estou trazendo em outra encomenda).
Esse demorou PRA CARAMBA! kkkk
Saiu de lá no dia 22 de dezembro e bateu aqui no BR. Foi chegar no Brasil no dia 7/01. Depois só dia 16 que seguiu para a fiscalização aduaneira (quase 10 dias parado em Curita). No mesmo dia já solicitou o pagamento do despacho postal e também do tributo. Essa foi a primeira lente que fui taxado. A modalidade que pedi não tem o despacho postal pré pago, então quando vi o status de "Aguardando Pagamento" imaginei que seria somente os R$15,00 do despacho, porém não.... Fui taxado em cima do valor declarado.
No caso declarei "Canon EF 18-55 Zoom Lens $40,15". Foi o valor que taxaram em cima. Até que saiu barato, deu R$140,00 com o despacho postal.
O total aproximado deu R$2650,00. Na China (Aliexpress) cheguei a ver na época por R$3500,00. Sei que tinha cupom e talz, talvez  caisse para uns 3100. Então acredito que trazer dos EUA compensou mais.
Eu gosto de comprar dos EUA por ter mais opções, por exemplo, posso pegar na Adorama, na BH, E-Bay, Wallmart, Amazon, etc. Sempre tem anúncio de lente assim que é Open box... o cara comprou e devolveu, tendo no máximo 30 dias de uso. Na China a gente não tem essas opção.
No Brasil achei por R$3800,00 numa loja desconhecida e por (pasmem) R$14.150,00 nas Americanas... (por isso que agora vai falir de vez). Bom pelo menos um bom desconto de R$1000 consegui, o que dá pra comprar uma RF50mm f1.8 com a diferença.


Vamos à construção da lente:
Ela é idêntica à RF24-105 F/4-7.1 IS STM, sem tirar nem por. A principal diferença que notei é que o elemento traseiro da 15mm é mais pronunciado para trás, o que é natural de lente wide. Outra coisa também é que o parasol da 24-105 não encaixa na 15... e pior que eu tenho um bem bom que comprei por indicação do pessoal aqui, queria poder usar nela também, mas não foi desta vez.
Comparando ela com a RF24-105, cara de um focinho de outra:


A RF tem dois anéis, sendo um para mudar a distância focal, e outro que é o anel de controle. Com ele vc pode deixar configurado na lente para funcionar como focagem manual, ou para controle. Isso nas lentes atuais é muito chato, pois a focalização manual é feita por meio eletrônico, não como antes que existia tipo uma embreagem.  Se vc não tiver uma câmera tipo a R7, R10 ou mais nova, você terá que navegar por vários menus de configuração para mudar do modo Manual para o modo AF e vice-versa. Isso é um baita incomodo Se você faz empilhamento de foco, bracketing ou fotografia imobiliária no tripé. Muitas vezes vc dispara a câmera e no segundo disparo subsequente a câmera muda o ponto de foco, ou você acaba movendo a câmera por apertar muitos botões até desligar o foco. Depois na hora de alinhar no Photoshop isso dá xabú.
A Canon poderia ter colocado um botão AF/MF na câmera, ou pelo menos no Quick menu ter essa opção. Até onde sei, também não tem como atribuir isso para um botão da câmera... a não ser aquele esquema do Back Button Focus, que eu já testei e não gostei. Teve uma vez que configurei a Câmera para usar o botão traseiro AF-On para focagem e o disparador somente para fotometria e disparo.... Passou um mês, eu precisei usar a câmera num evento cadê que fazia o foco? Pensei putz, deu problema na minha lente e não tá focando... Tive que meter f16 e fazer as fotos....Duas horas depois me lembrei que tinha colocado no AF-On o foco.. aí Inês já era morta.

Voltando o assunto, o anel de controle da lente não tem cliques, ele gira solto, não sei porque mas em outras lentes ele gira com pequenas paradas (tipo a RF 35mm e a 85mm). Acredito que nas lentes RF que possuem a chave FOCUS/CONTROL, As lentes não tenham esse sistema de cliques, O que é ruim pois, é comum de acidentalmente você girar o anel de controle e alterar sem querer alguma configuração. Quando se tem os cliques, fica mais difícil acontecer e mais perceptível devido à essa resposta tátil.

A lente aceita filtros de 67mm. Experimentei um filtro de 77 mm com adaptador step up, mas ficou com vinheta em 15mm, talvez pelo adaptador ou devido ao filtro não ser modelo SLIM (que tem a espessura menor).

Ela tem uma boa distorção nos 15mm, assim como vinheta, precisando bastante correção pelo software. Isso tem sido padrão da marca. Percebam que a lente não chega a completar todo o quadro. Talvez ela tenha uns 12mm e a câmera apare as arestas para corrigir as distorções e entregar uma imagem com campo de visão de 15mm retilíneo. No geral os perfis de correção fazem um ótimo trabalho, inclusive já usei outra lente RF distorcida assim (a 16mm f/2.8) para entregar trabalhos profissionais de interior e todos  foram aprovados sem problemas. O único ponto é que quando isso acontece, perdemos um pouco da nitidez na borda já que o programa cria uma uma interpolação do arquivo original recortado para caber novamente nos 30 megapixels da câmera, em outras palavras: faz um pequeno zoom digital.

Distorção sem correção nos 15mm:

Percebemos bastante distorção de barril na imagem, o que é bem comum em lentes ultra grade angular.


Imagem corrigida pelo Adobe Camera Raw:




Note como a correção "come" bastante da imagem. No lado esquerdo, quase some por inteiro um dos vidros da janela.
« Última modificação: 24 de Janeiro de 2023, 14:18:38 por fernandoomi »
Fotógrafo oficial Foco Radical


fernandoomi

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.595
  • Sexo: Masculino
  • Eng. Mecânico/Fotógrafo Esportivo
    • Foco Radical
Resposta #1 Online: 24 de Janeiro de 2023, 14:27:21
Continuando....
Gostei que ela tem um modo "macro"... se usar ela com focagem manual, ela consegue ultrapassar o limite inferior e focar mais próximo. Vi em algum lugar que dá uma magnificação de 1:2, o que pra mim quebra um belo galho pois uso bastante de colocar algo muito colado com a lente e ainda mostrando o ambiente. Aqui aquela máxima do Robert Cappa faz todo sentido:
"Se uma foto não está suficiente boa, é porque você não se aproximou o suficiente do fato."

Uma coisa que achava ruim na RF16mm era que pra achar filtros do tamanho da lente era um parto.... Ela usa a rosca de 43mm que é bem incomum e só perde para Sony que usa 40.5mm na lente zoom do kit.
Enfim, pelo menos na RF15-30 filtro de 67mm eu consigo fácil e barato.
Fotógrafo oficial Foco Radical


fernandoomi

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.595
  • Sexo: Masculino
  • Eng. Mecânico/Fotógrafo Esportivo
    • Foco Radical
Resposta #2 Online: 24 de Janeiro de 2023, 14:43:17
Aqui segue a comparação dela com minha outra Zoom wide, a EF 17-40 F4L USM.

Diferença no recorte (17mm dentro, 15mm fora, camadas alinhadas no PS):



Lembrando que dá para abrir ainda mais a RF15mm se desfazer a ampliação que ela faz... a única coisa é que você precisará preencher alguns espaços em formato de meia lua:




Eu particularmente faço bastante isso nas minhas fotos pois há casos de fotos de banheiros apertados que cada pixel extra tem muito valor. Dependendo do caso a área "furada" é somente uma parede branca que é facilmente  preenchida com o "Content Aware Fill".


Apesar dos percalços das correções, a lente na minha opinião é bem nítida.

Aqui vou deixar duas imagens do RAW convertido pelo ACR para JPG sem nenhuma alteração.







Aqui uma imagem da 17 nas mesmas configurações:


« Última modificação: 24 de Janeiro de 2023, 14:52:40 por fernandoomi »
Fotógrafo oficial Foco Radical


fernandoomi

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.595
  • Sexo: Masculino
  • Eng. Mecânico/Fotógrafo Esportivo
    • Foco Radical
Resposta #3 Online: 24 de Janeiro de 2023, 15:07:39
Conclusões parciais:

A priori com a RF eu perco 1/3 de EV na ponta wide, que é pouco se formos pensar, mas ganho 2mm a mais de enquadramento que numa câmera full frame dá bastante diferença.
Na ponta tele, eu perco 10mm, o que não é tanto assim, mas também perco 1 1/3 de EV de abertura, o que já começa a fazer uma certa diferença... talvez para um retrato, o assunto fique sem destaque do fundo.

Em tamanho:

Comparando a RF15-30 com a EF 17-40 + Adaptador EF/RF

A RF fica ligeiramente menor e melhor equilibrada no corpo Mirrorless. A 17-40 embora seja maior até que não fica ruim quando acoplada a um corpo mais leve tipo a EOS RP.

Em funcionalidades:
Ganho o estabilizador de imagem, ganho anel de controle.
Perco janela de foco, selagem e foco mecânico (na DSLR se romper um flat ou der algum problema de conexão, você ainda consegue usar a lente fazendo a focagem manual baseado na janelinha de distância, também consegue economizar bateria fazendo a pré focagem e composição sem ter que ligar a câmera).

Acredito que hoje esse comparativo seja pertinente visto que o preço da 17-40 F4L acaba sendo próximo ao da RF15-30 STM. Talvez o comparativo ideal seria  da RF14-35 F4L com a 17-40, mas neste caso o preço é extremamente discrepante... Uma vai custar tipo R$3500,00 enquanto outra vai para R$8000-12000
« Última modificação: 24 de Janeiro de 2023, 15:16:55 por fernandoomi »
Fotógrafo oficial Foco Radical


fernandoomi

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.595
  • Sexo: Masculino
  • Eng. Mecânico/Fotógrafo Esportivo
    • Foco Radical
Resposta #4 Online: 24 de Janeiro de 2023, 16:22:39
Faltou dizer que achei que demorou muito essa encomenda.
Foi praticamente um mês de espera entre postar e receber. Essa modalidade de envio não tem o rastreamento completo, então não sei exatamente quando saiu de Curitiba e veio para São Paulo e finalmente Mogi.

Segue o rastreamento:
https://www.muambator.com.br/pacotes/RV220489288UZ/detalhes/
Fotógrafo oficial Foco Radical


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.776
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #5 Online: 24 de Janeiro de 2023, 16:34:23
Acho a comparação com a 17-40 justa pela idade do projeto dela.
L antiga vs non L nova.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


fernandoomi

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.595
  • Sexo: Masculino
  • Eng. Mecânico/Fotógrafo Esportivo
    • Foco Radical
Resposta #6 Online: 24 de Janeiro de 2023, 17:10:31
Acho a comparação com a 17-40 justa pela idade do projeto dela.
L antiga vs non L nova.

Tem dois motivos.. são as que eu tenho e ambas estão na mesma faixa de preço.
Eu não compraria a RF L devido ao preço que é praticamente o preço de um corpo novo (mesmo preço da EOS R em dólares). Nesse caso eu iria pensar mais em pegar uma 16-35 f2.8 ou f4 IS e usar adaptada. Mas de toda forma, a 15mm já deve me atender. O único porém é esse do f6.3, acho que se fosse f3.5 a no máximo f5 na ponta tele seria ideal.
Fotógrafo oficial Foco Radical


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.299
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 24 de Janeiro de 2023, 22:30:55
Bom preço.

Amanhã que tiver mais tempo leio tudo.