Autor Tópico: Spray Limpa contato... é uma das melhores "Assistências Técnicas"  (Lida 1139 vezes)

fernandoomi

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.595
  • Sexo: Masculino
  • Eng. Mecânico/Fotógrafo Esportivo
    • Foco Radical
Nunca imaginei o quanto o tal do  Spray Limpa contato poderia salvar minha pele!
Na verdade nem sabia que existia, até que um belo dia, estava fuçando no youtube e vi que o cara aplicava. Dias depois, estava na loja de ferragens e vi que tinha disponível, perguntei o preço e resolvi dispender R$18,00 no negócio.

Nessa época eu tinha uma Canon 60D que comprei de segunda mão de um cara que revendia usados lá do Ceará (Acho que o nome é KAMPA, hoje vende aparelho auditivo, mas teve época que vendia instrumento musical, Câmera, etc.).
https://lista.mercadolivre.com.br/_CustId_376318196

Bom acho que essa 60D era usada pra vídeo e casamento. Estava com 90 mil cliques, na época paguei barato, tipo foi uns R$800,00 no corpo.
Só que ela tinha uns probleminhas... O dial da velocidade não funcionava direito.... se girasse ele na manha ia beleza, mas se fizesse com pressa ele "pulava" clique... Eu sentia o clique mas não registrava a mudança na velocidade.
Eu cheguei a cogitar de comprar a peça no Ali e daí fazer a substituição, nem era cara, devia ser uns R$45,00 o problema é que precisava desmontar a câmera todinha até chegar na parte  da peça, acabei desistindo e convivendo com o problema.

Quando eu descobri o tal do spray, resolvi testar no dial pra ver se melhorava, e pra minha surpresa não é que o negócio resolveu mesmo! Me poupou aí uns R$250,00 de mão de obra, fora o tempo sem câmera e a dor de cabeça de achar algum técnico que fizesse o serviço (eu tinha começado a fotografar não tinha nem 6 meses, não sabia nada).


Depois disso, descobri que o líquido do Limpa contato (Recomendo o da Wurth) era o Hexano que também é usado para limpeza de lentes. Com isso, muitas foram as que eu abri e limpei (de fungo) além de também ter usado para tirar um fungo num sensor de uma 5D Clássica que hoje está com nosso amigo Chefferson.

Fora tudo isso, aqui quando começa a chover fica com o sinal da internet ruim. O link era pra ser de 10 mega, mas fui testar e tava dando malmente 1,1 mega. Peguei o limpa contato e fui limpando cada conexão do cabo coaxial. Fiz o teste de novo e depois disso incrivelmente subiu de 1 mega pra 11 mega!!!! Aqui meio que implantei essa manutenção programada de limpeza de fios.

Várias vezes meu PC comecou a dar problema de inicialização, erro de memória. Quem me salvou? Limpa contato.

Depois tive uma 70D que deu o mesmo probleminha do Dial, mas desta vez no traseiro, quem arrumou? Limpa Contato.

Hoje fui ligar a minha EOS R e ficava dando mensagem de erro dizendo que a bateria não era original... fui ver tinha um zinabre na conexão. Bastou uma esborrifada e o problema foi resolvido.


Enfim, o negócio é um santo remédio.
Fico pensando em quantas coisas eu já não joguei fora por conta de defeito que poderia ter sido resolvido com o tal do limpa contato. Então fica aqui a dica.
Fotógrafo oficial Foco Radical


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.299
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 26 de Janeiro de 2023, 08:17:40
Eu uso ele principalmente para limpeza de conectores em placas diversas quando desmonto algo para reparar.

Não sei se sou azarado mas nunca fez nenhum milagre desses  :(


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.776
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #2 Online: 26 de Janeiro de 2023, 09:49:31
Sempre usei em computadores, principalmente no socket das memorias.

Eu tinha uma 5d com esse problema do dial, era pra vc ter postado essa dica antes kkkkkk
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Lizandro Júnior

  • Trade Count: (19)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.619
  • Sexo: Masculino
  • "Com Deus, todas as coisas são possíveis."
    • Lizandro Júnior Fotografias
Resposta #3 Online: 26 de Janeiro de 2023, 11:10:06
Famoso limpa contato, já salvou muitas vidas técnicas por ai haha

É realmente um santo remédio pra salvar os técnicos em informática principalmente.

Eu sempre tenho um aqui pra quando eu imagino que dê pra utilizar.

O WD40 também, é um conjuntinho ótimo pra resolver muita coisa.
Nikon Z6II | Nikon D750 | Flash SB5000| Godox V1 | Godox Ad200 PRO | Nikkor 28mm Z | Nikkor 24mm f/1.4G ED | Sigma 85mm f/1.4 EX DG HSM | Tokina AT-X 16-28mm f/2.8 Pro FX|   Yongnuo 565EX | Yongnuo 622N | Yongnuo TX | Godox XPRO

www.lizandrojunior.com  | "Com Deus, todas as coisas são possíveis."


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #4 Online: 26 de Janeiro de 2023, 14:10:03
Muito cuidado com WD40.

Quando o solvente evapora, sobra uma espécie de cera que dependendo de onde pegar pode dar dor de cabeça.
WD40 é primariamente um protetor contra corrosão e um lubrificante leve, temporário.

O "limpa contato" geralmente é hexano ou "éter de petróleo" ou seja, são naftas. A função é como desengraxante para remover óleos, gorduras e alguns contaminantes insolúveis em água.

Uma coisa que tem que ter muito cudado esses solventes na forma de spray é que além do jato sair naturalmente frio da lata, o próprio processo de evaporação baixa ainda mais a temperatura, o que pode ocasionar condensação de água sobre a superfície e isso se não for seco seja com ar comprimido ou ar quente, pode causar danos ao equipamento se ligar com umidade condensada.
 


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.545
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #5 Online: 26 de Janeiro de 2023, 15:52:41
Minha astrocâmera tá com problema de condensação a temperaturas muito baixas (eu normalmente deixo a -10 graus C). O plano inicial era substituir o ar de dentro da câmera por nitrogênio, mas não encontrei em latas. Encontrei essas latas de ar comprimido que, na verdade, não é ar, e sim gás 152a, 1,1-Difluoroetano. Testei ontem, até agora, tudo bem.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #6 Online: 26 de Janeiro de 2023, 20:13:48
Minha astrocâmera tá com problema de condensação a temperaturas muito baixas (eu normalmente deixo a -10 graus C). O plano inicial era substituir o ar de dentro da câmera por nitrogênio, mas não encontrei em latas. Encontrei essas latas de ar comprimido que, na verdade, não é ar, e sim gás 152a, 1,1-Difluoroetano. Testei ontem, até agora, tudo bem.

Sim, funciona, e bem. Mas não é lá muito saudável de inalar.
Você não consegue ai alugar um cilindro pequeno de N2 seco ?


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.299
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 27 de Janeiro de 2023, 09:23:46
Ahhh queimei a língua!  :assobi:

Esse tópico me fez passar o limpa contato em um dial do Sb900 que estava horrível. Girava, girava de 10 click´s dava contato 2 :hysterical:
Então magicamente ficou perfeito sem precisar trocar a peça!

Se tiverem outras dicas sobre ele eu agradeço  :D


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.545
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #8 Online: 27 de Janeiro de 2023, 10:56:20
Sim, funciona, e bem. Mas não é lá muito saudável de inalar.
Você não consegue ai alugar um cilindro pequeno de N2 seco ?

Talvez consiga, mas deve ser caro e difícil de usar. O ar comprimido custa 6 dólares.


pablo.ebani

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.620
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 27 de Janeiro de 2023, 12:50:08
Vou tacar minha 5D clássica num balde disso, ai e depois eu falo aqui se ela ressuscitou. :assobi: :D
Fuji X-T2 (x2)
XF 23mm f/2 - XF 35mm f/1.4 (um tesão nessa lente)
7Artisans 50mm f/0.95
https://500px.com/PabloEbani
http://instagram.com/pabloebani_fotografia


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.299
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 27 de Janeiro de 2023, 14:59:09
Vou tacar minha 5D clássica num balde disso, ai e depois eu falo aqui se ela ressuscitou. :assobi: :D
Qual o b.o. dela?

Nunca tentou um tutorialzinho do Youtube?  :assobi:


pablo.ebani

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.620
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 30 de Janeiro de 2023, 10:37:58
Qual o b.o. dela?

Nunca tentou um tutorialzinho do Youtube?  :assobi:
Ela simplesmente nunca mais ligou depois que eu removi, com ela desligada, uma lente EF100mm f/2 que estava usando um adaptador macro com contatos de autofoco daqueles Chines.
Sempre que removia qualquer lente (sem adaptador), tanto ela quanto as outras 5DII e 6DII que tive, piscavam a luzinha indicativa ali na traseira, sinal de que havia sinal mesmo ela estando desligada. Suponho que esse adaptador do capiroto tenha fechado algum curto nos contatos levando a queima de algum circuito nela.

Ela está ali em casa enfeitando a estante agora. :( :aua:
Fuji X-T2 (x2)
XF 23mm f/2 - XF 35mm f/1.4 (um tesão nessa lente)
7Artisans 50mm f/0.95
https://500px.com/PabloEbani
http://instagram.com/pabloebani_fotografia


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.299
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 30 de Janeiro de 2023, 10:57:05
Ela simplesmente nunca mais ligou depois que eu removi, com ela desligada, uma lente EF100mm f/2 que estava usando um adaptador macro com contatos de autofoco daqueles Chines.
Sempre que removia qualquer lente (sem adaptador), tanto ela quanto as outras 5DII e 6DII que tive, piscavam a luzinha indicativa ali na traseira, sinal de que havia sinal mesmo ela estando desligada. Suponho que esse adaptador do capiroto tenha fechado algum curto nos contatos levando a queima de algum circuito nela.

Ela está ali em casa enfeitando a estante agora. :( :aua:
Puts que azar!
E conseguir peças para ela deve ser bem difícil achar.

Esses adaptadores paralelos sempre tem um risco.
Vi faz pouco sobre um adaptador das lentes Sony E para as Nikon Z e deu algum bode na câmera, e não foi pouca coisa...


fernandoomi

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.595
  • Sexo: Masculino
  • Eng. Mecânico/Fotógrafo Esportivo
    • Foco Radical
Resposta #13 Online: 30 de Janeiro de 2023, 17:01:17
Ela simplesmente nunca mais ligou depois que eu removi, com ela desligada, uma lente EF100mm f/2 que estava usando um adaptador macro com contatos de autofoco daqueles Chines.
Sempre que removia qualquer lente (sem adaptador), tanto ela quanto as outras 5DII e 6DII que tive, piscavam a luzinha indicativa ali na traseira, sinal de que havia sinal mesmo ela estando desligada. Suponho que esse adaptador do capiroto tenha fechado algum curto nos contatos levando a queima de algum circuito nela.

Ela está ali em casa enfeitando a estante agora. :( :aua:

Nesse caso não deve resolver.... O produto ajuda por conseguir dissolver alguma eventual oxidação ou incrustação que tenha acumulado.
Mas não custa tentar aplicar nos contatos da bateria e da lente, vai que tenha sido isso e vc está pensando que foi o adaptador.
Fotógrafo oficial Foco Radical


pablo.ebani

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.620
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 31 de Janeiro de 2023, 09:20:04
Puts que azar!
E conseguir peças para ela deve ser bem difícil achar.
O custo de conserto não vale a pena, visto que se encontra 5Dc por ai custando menos de R$1400 (na época). E também pela idade dela. Seria melhor pegar outra.
E nem vender ela me vale a pena, a não ser pra alguém que queira ter uma pra retirar peças, lembro que ela estava com menos de 50 mil cliks no obturador.

Nesse caso não deve resolver.... O produto ajuda por conseguir dissolver alguma eventual oxidação ou incrustação que tenha acumulado.
Mas não custa tentar aplicar nos contatos da bateria e da lente, vai que tenha sido isso e vc está pensando que foi o adaptador.
Dificil não ser, eu estava usando ela num newborn com a 100mm pra fazer os closes, ela parou no meio do ensaio, no exato momento que tirei a lente pra colocar sem o adaptador. Sorte que tinha a 6DII do lado e que não foi nela que coloquei aquela bosta  :hysterical:
Fuji X-T2 (x2)
XF 23mm f/2 - XF 35mm f/1.4 (um tesão nessa lente)
7Artisans 50mm f/0.95
https://500px.com/PabloEbani
http://instagram.com/pabloebani_fotografia