Autor Tópico: Flash Manual em eventos/guerrilha.... quem tiver técnicas posta aqui  (Lida 5717 vezes)

fernandoomi

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Pessoal, eu considero que tenho uma boa noção de uso de flashes em foto de estúdio, porém em situações de guerrilha (quando não dá pra ir com flashmeter, não tenho disponível modificadores ou estou sozinho)  eu confesso que não sou muito bom.
Já tentei usar o tal do TTL, mas a medição dele é meio inconsistente em certas situações, por exemplo se estiver no contra-luz ele fica louco, ou se tiver Canon e a composição for fora do centro ele também se perde.

Hoje recebi um vídeo do Omar Gonzalez dando uma dica no modo bem receitinha de como fazer a foto no modo manual.
Vou compartilhar com vocês. Quem tiver mais outras dicas, se puder colocar aqui seria legal ter esse "catado" de dicas.

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AFShalders

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Resposta #1 Online: 31 de Janeiro de 2023, 18:14:21
Não complique as coisas. É só dividir o número-guia pela distância em metros que você tem a abertura para ISO 100.


C. Ferrari

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Resposta #2 Online: 01 de Fevereiro de 2023, 14:17:57
Não sei os modelos de flashes que tu usa, mas sempre usei TTL desde nikon (sb 900/910), passando nas sonys (godox V1/V860) e agora com canon (godox v860iii).. nunca tive problema. Manual em evento por exemplo é dar sorte pro azar.


fernandoomi

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Resposta #3 Online: 01 de Fevereiro de 2023, 18:49:31
Não sei os modelos de flashes que tu usa, mas sempre usei TTL desde nikon (sb 900/910), passando nas sonys (godox V1/V860) e agora com canon (godox v860iii).. nunca tive problema. Manual em evento por exemplo é dar sorte pro azar.

De TTL eu tenho o V350/TT350 e o AD200, mas uso mais o TT600 que é só manual.
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vangelismm

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Resposta #4 Online: 01 de Fevereiro de 2023, 19:41:20
Não complique as coisas. É só dividir o número-guia pela distância em metros que você tem a abertura para ISO 100.

Ai você assumiu uma habilidade de medir a distância a olho nu.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


AFShalders

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Resposta #5 Online: 01 de Fevereiro de 2023, 20:49:40
Ai você assumiu uma habilidade de medir a distância a olho nu.

E qual o problema disso ?  Já fiz muito e hoje em dia com iso alto e abertura mediana ou pequena não tem a menor dificuldade.
Complicado era na época do filme com iso 100 e GN24.

Aliás não tenho nenhum flash externo TTL aqui. Tenho 2 Metz por tiristor e olhe lá.
« Última modificação: 01 de Fevereiro de 2023, 20:50:57 por AFShalders »


vangelismm

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Resposta #6 Online: 01 de Fevereiro de 2023, 21:41:05
Eu as vezes uso flash no manual, economiza tempo de reciclagem nos eventos.
A verdade é que com o flash rebatido é muito difícil perder uma foto por estouro das altas luzes.

Mas não tenho essa habilidade de medir distância no olho.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


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Resposta #7 Online: 01 de Fevereiro de 2023, 22:01:13
Eu as vezes uso flash no manual, economiza tempo de reciclagem nos eventos.
A verdade é que com o flash rebatido é muito difícil perder uma foto por estouro das altas luzes.

Mas não tenho essa habilidade de medir distância no olho.


Cara... Não precisa medir com precisão absoluta.
Suponha que irá usar ISO 1600 e o flash tem GN de 28/ISO 100

F = GN / D

para 10m :    F = 28/10 = 2.8 (ISO 100) então para ISO 1600 é só fechar 4 pontos, ou seja F11, o que dá uma boa margem de profundidade

Depois dá para compensar razoavelmente bem a exposição, se fotografar em raw.
Óbvio que tem que ter prática, mas é bem factível. Lembre-se que nem sempre existiu TTL e que todo mundo se virava perfeitamente.

Se for rebatido em 45 ou 60 graus para cima, dobre a distancia e compense.
« Última modificação: 01 de Fevereiro de 2023, 22:02:52 por AFShalders »


cheferson

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Resposta #8 Online: 01 de Fevereiro de 2023, 23:42:38
Cara vou te dar a minha "receita de bolo" e pra isso você vai precisar de uma lente com maior abertura. Nunca uso a lente em abertura máxima, mas é sempre uma abertura entre 2.8 a F4.0.

Quando tinha a Tamron 17-50 fiz muitos eventos, principalmente festinhas infantis, com a Tamron 17-50 em F4 e o flash em cima da Câmera com um simples difusor  e o flash levantado um pouco a 45 graus para espalhar a luz e dar uma leve suavizada nas sombras (aliás não gosto da falta de sombra, eu prefiro sombras um pouco suavizadas, acho uma loucura o pessoal querer "zerar as sombras" kkk, pois a sombra que dá volumetria para tecidos, rostos, etc).

Voltando ao assunto, vou dar uma "receita de bolo", mas antes de tudo o melhor que você tem a fazer é avaliar a iluminação do local,  e se é possível fazer o rebatimento do flash em paredes ou teto branco de até 3-4 metros.

Mas não se pode contar com isso, pois nem todo lugar é assim. Por isso cabe ao profissional fazer a análise da luz do ambiente a ser fotografado no evento e contornar eventuais limitações (sabemos que no Brasil, os salões de festa nem sempre tem boa iluminação). Caso não dê para usar o rebatimento em tetos ou paredes, o ideal é subir 45 graus a cabeça do flash para evitar olhos vermelhos e dar uma leve suavizada nas sombras (considerando que você está usando o flash em cima da câmera).

Para usar o flash manual, eu creio que a iluminação do local precisa ter ser homogênea. Se houver uma diferença muito grande na iluminação, por exemplo, digamos que um local bem iluminado do salão de festas fazendo a fotometria com ISO 1600, Abertura F4.0, Modo AV, Compensação de Exposição +0.3 , flash em 45 e uma carga de 1/32 , você obtêm uma boa iluminação do primeiro plano e uma boa exposição para o fundo. Com essa informação, faço o evento.

Se tú for para uma área escura do ambiente, você pode abrir 1 stop a abertura da lente, deixando na mesma potência do flash, mas permitindo maior passagem da luz (neste exemplo seria abrindo 1 Stop de Luz, de F4 para F2.8). Se a área for muito escura, dai considere também aumentar a potência do flash. Exemplo: de 1/32 para 1/16.

Bem, no resumo , como eu faço isso? Simplesmente chegando no evento com antecedência e usando essa configuração e fazendo as medições em partes mais claras do cenário e nas partes escuras do local e fazendo as relações (nas áreas com iluminação mais clara, vou usar a potência e abertura X; nas áreas com iluminação mais escura, vou abrir o diafragma e usar potência Y).

Com 5,6 fotos de testes, já consigo obter o resultado esperado e bora fotografar o evento.

Agora um detalhe: tenho dois flashs Youngnuo 568 EX3, e os dois são ótimos. O TTL deles nunca me deixou na mão. Mas nunca fotografo na minha exposição com o cinza médio (zerar o fotômetro), sempre uso exposição de compensação (geralmente pra +0,3 ou +0,7 pra poder pegar mais informações com altas luzes e reduzir o ruído das imagens no RAW) . O TTL gasta mais pilha, por outro lado, evita problemas. Os erros de TTL geralmente advêm de não fazer a compensação de exposição para o que se está fotografando.

É aquilo, se você fotometrar um objeto ou pessoa que tem tons mais claros e zerar o fotômetro, a tendência é sub-expor a imagem. Por exemplo, se você fotografar o vestido de uma noiva, a fotometria vai dar algo entre +1 e +2. O inverso também ocorre: se você fotografar uma pessoa vestida de preto, a fotometria deste objeto vai ser algo entre -1 a -2 .

Se você fotometrar um preto, no cinza médio, zerando fotomêtro, obterá uma cena super-exposta, muito clara. Tudo isso ocorre porque os tons escuros são trazidos para o cinza médio, deixando o branco cinza. E os tons escuros são trazidos para o cinza médio , então o fotômetro da sua câmera vai tentar clarear os tons escuros para deixar eles em "cinza médio". Por isso, geralmente, fotografar eventos com flash em TTL e fotômetro no meio é loucura.

E apenas reforçando que a abertura tem relação direta com a potência de disparo do flash. A velocidade do obturador não interfere nisso porque o flash vai iluminar apenas o primeiro plano. O que vai fazer com o que fundo fique mais iluminado é um ISO mais alto também.

Este é o meu resumo kkkk   
« Última modificação: 01 de Fevereiro de 2023, 23:53:29 por cheferson »


cheferson

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Resposta #9 Online: 01 de Fevereiro de 2023, 23:56:14
Fernando e perdão se digitei algo errado ai na história kkkk é que estou com sono agora .


YP

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Resposta #10 Online: 02 de Fevereiro de 2023, 08:11:07
Sempre uso manual em tudo e dificilmente sai alguma foto superexposta.
Com o tempo pega a manha.


AFShalders

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Resposta #11 Online: 02 de Fevereiro de 2023, 10:18:09
Perfeito Cheferson.

Teve a paciência que não tive para escrever isso.

Faltou lembrar uma coisinha, a cor das paredes e dos objetos a serem fotografados também interfere um pouco no TTL, por isso conhecer bem o equipamento e treinar bastante antes podem evitar muitas dores de cabeça.


cheferson

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Resposta #12 Online: 02 de Fevereiro de 2023, 15:09:06
Perfeito Cheferson.

Teve a paciência que não tive para escrever isso.

Faltou lembrar uma coisinha, a cor das paredes e dos objetos a serem fotografados também interfere um pouco no TTL, por isso conhecer bem o equipamento e treinar bastante antes podem evitar muitas dores de cabeça.

AFShalders eu recomendaria ao Fernando que rebatimento apenas em paredes totalmente brancas e isso depende não só da cor da tinta do teto ou da parede, depende também da luz que incide sobre essa parede. Pela minha experiência no assunto, raramente eu usei flash rebatido em parede ou teto pois você encontrar algo totalmente branco não é tão fácil. Outrora rebater no teto, também deixa um aspecto estranho da luz nos olhos das pessoas; eu prefiro o flash em 45 graus mesmo.

Quanto as dicas é isso mesmo,  avaliar o ambiente ; por isso costumo chegar uma meia hora antes para fazer os testes.


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Resposta #13 Online: 03 de Fevereiro de 2023, 09:37:46
AFShalders eu recomendaria ao Fernando que rebatimento apenas em paredes totalmente brancas e isso depende não só da cor da tinta do teto ou da parede, depende também da luz que incide sobre essa parede. Pela minha experiência no assunto, raramente eu usei flash rebatido em parede ou teto pois você encontrar algo totalmente branco não é tão fácil. Outrora rebater no teto, também deixa um aspecto estranho da luz nos olhos das pessoas; eu prefiro o flash em 45 graus mesmo.

Quanto as dicas é isso mesmo,  avaliar o ambiente ; por isso costumo chegar uma meia hora antes para fazer os testes.
Cheguei num bar pra fotografar uma formatura uma vez, as parede todas pretas ou cinzas, teto escuro  :shock: :eek:
Fiz praticamente todo o evento segurando o flash na mão e usando ele direto com o rádio. Eu acabo utilizando TTL nos eventos. Como ele quase sempre não é a luz principal não é preciso absurdo de precisão tbm.
Fuji X-T2 (x2)
XF 23mm f/2 - XF 35mm f/1.4 (um tesão nessa lente)
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vangelismm

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Resposta #14 Online: 03 de Fevereiro de 2023, 09:44:07
Cheguei num bar pra fotografar uma formatura uma vez, as parede todas pretas ou cinzas, teto escuro  :shock: :eek:
Fiz praticamente todo o evento segurando o flash na mão e usando ele direto com o rádio. Eu acabo utilizando TTL nos eventos. Como ele quase sempre não é a luz principal não é preciso absurdo de precisão tbm.

Mas você testou rebater? Funciona melhor do que a gente imagina em superfícies escuras.

Eu acho pior parede colorida do que escura, principalmente se for uma cor difícil de neutralizar com ajuste de WB.
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