Autor Tópico: A orientação da foto fica nos dados EXIF? (Retrato/Paisagem)  (Lida 1496 vezes)

fernandoomi

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.595
  • Sexo: Masculino
  • Eng. Mecânico/Fotógrafo Esportivo
    • Foco Radical
Online: 06 de Fevereiro de 2023, 12:56:56
Gostaria de saber se o arquivo da imagem tem algum dado embutido que diz se o mesmo é vertical ou horizontal?
Fiz um trabalho no final de semana com um lote bem grande de imagens (em torno de 6000), daí pra poder enviar eu utilizei um programa chamado Image Optim que reduz em torno de 75% do tamanho dos arquivos. Pelo que sei ele apaga vários dados do EXIF para conseguir compactar. Quando fui o olhar os arquivos estavam girados de maneira aleatória.... tinham vários arquivos de uma série que estavam em modo retrato no meio deles alguns foram rotacionados pra modo paisagem erroneamente.
A causa disso eu imagino ter sido esse programa que apaga tudo do EXIF.
Eu cheguei a abrir o Photo Mechanic e aplicar o comando para girar as fotos (Atalho é CMD+[ ) e nele as fotos ficaram corretas, porém depois olhando no explorador de arquivos elas ainda estavam desorganizadas.
Será que o Photo Mechanic tem algum comando pra "queimar" essa alteração e eu não estou sabendo?


Vocês indicam algum programa pra compactar JPEG? No Windows eu uso o JPEG Mini Pro, mas no MAC eu uso esse Image Optim, só que até então eu não tinha tido problemas pois só usava lotes pequenos.
« Última modificação: 06 de Fevereiro de 2023, 13:00:14 por fernandoomi »
Fotógrafo oficial Foco Radical


fernandoomi

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.595
  • Sexo: Masculino
  • Eng. Mecânico/Fotógrafo Esportivo
    • Foco Radical
Resposta #1 Online: 06 de Fevereiro de 2023, 13:10:37

Será que o Photo Mechanic tem algum comando pra "queimar" essa alteração e eu não estou sabendo?

Acabei de descobrir que tem:


Citar
Rotations in Photo Mechanic are "soft rotations," done through metadata. 

Many cameras have a sensor for camera orientation that saves embedded metadata (EXIF) in the photo. Photo Mechanic uses this EXIF orientation data (if available) when displaying your photos.

Rotating a photo in Photo Mechanic will only change the EXIF preferences. If you open a photo in other software, it may or may not read the EXIF data, so you may find that photos have "lost" their rotation when you open them in image editing software.


Although Photo Mechanic rotations are soft rotations done through metadata, you can force a "hard" rotation on JPEGs by re-writing the pixels to the desired orientation using Tools>Apply Rotation to JPEGs... Once you do this, your JPEG photos will appear in the same orientation in other software.

Fotógrafo oficial Foco Radical


André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.778
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Resposta #2 Online: 06 de Fevereiro de 2023, 15:11:47
Vocês indicam algum programa pra compactar JPEG? No Windows eu uso o JPEG Mini Pro, mas no MAC eu uso esse Image Optim, só que até então eu não tinha tido problemas pois só usava lotes pequenos.

Porque você não usa o JPEG Mini Pro no Mac?
André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.


fernandoomi

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.595
  • Sexo: Masculino
  • Eng. Mecânico/Fotógrafo Esportivo
    • Foco Radical
Resposta #3 Online: 06 de Fevereiro de 2023, 16:50:02
Pq não tinha comprado... aí lembro que quando peguei o Mac vi falando do Image Optim que era gratuito e achei melhor.
Fotógrafo oficial Foco Radical


André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.778
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Resposta #4 Online: 06 de Fevereiro de 2023, 17:11:39
Pq não tinha comprado... aí lembro que quando peguei o Mac vi falando do Image Optim que era gratuito e achei melhor.

Você habilitou o "Lossy minification" no Image Optim e achou o resultado melhor que no JPEG MINI?
André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.


fernandoomi

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.595
  • Sexo: Masculino
  • Eng. Mecânico/Fotógrafo Esportivo
    • Foco Radical
Resposta #5 Online: 06 de Fevereiro de 2023, 21:47:33
Então eu uso o Lossy.... A grande maioria das imagens que eu faço tem saída pra web que acaba derrubando muito a qualidade, então se é pra derrubar eu prefiro enviar já compactado.
Agora quanto à qualidade, não notei diferença entre o Image Optim e o JPEG Mini Pro.

No Img Optim coloco pra 75% da qualidade e ele consegue diminuir uns 72% do tamanho do arquivo, o que dá um belo adianto, no Windows não lembro o quanto dava.

Uma coisa que achei meio ruim é que o o Optim funciona em x64 e não tem versão Apple Silicon. Não sei se tem algum que tenha.
Sei que botei as 6000 fotos para compactar e depois de um tempo o notebook estava  pelando, chegou a dar thermal throttling, levantei o note para ventilar e voltou a responder. Talvez se fosse Apple Silicon nativo fosse mais rápido.
Fotógrafo oficial Foco Radical


lucas s

  • Trade Count: (9)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 340
  • Sexo: Masculino
  • Me divertindo com fotografia
Resposta #6 Online: 10 de Fevereiro de 2023, 19:16:47
o atributo orientation no EXIF tem essa responsabilidade(são 9 possibilidades "oficiais")

vale dizer que maioria dos visualizadores sabe lidar com esse atributo, mas tem alguns que não.

possivelmente a compressão da imagem tirou o metadado de orientation mesmo.

curiosidade: iOS nao usa o padrão , mas sim um outro atributo(rotation) que define um angulo de rotação. E volta e meia resulta em photos e videos de cabeça para baixo no windows e TVs
Canon R6 + 35 + 50 + 135


fernandoomi

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.595
  • Sexo: Masculino
  • Eng. Mecânico/Fotógrafo Esportivo
    • Foco Radical
Resposta #7 Online: 13 de Fevereiro de 2023, 13:51:23
o atributo orientation no EXIF tem essa responsabilidade(são 9 possibilidades "oficiais")

vale dizer que maioria dos visualizadores sabe lidar com esse atributo, mas tem alguns que não.

possivelmente a compressão da imagem tirou o metadado de orientation mesmo.

curiosidade: iOS nao usa o padrão , mas sim um outro atributo(rotation) que define um angulo de rotação. E volta e meia resulta em photos e videos de cabeça para baixo no windows e TVs

Obrigado, eu realmente não sabia disso.
Fotógrafo oficial Foco Radical