Autor Tópico: Testando o redutor focal (speedbooster) da C70 na R10  (Lida 715 vezes)

fernandoomi

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.595
  • Sexo: Masculino
  • Eng. Mecânico/Fotógrafo Esportivo
    • Foco Radical
Online: 23 de Fevereiro de 2023, 02:16:07
Bom eu tenho o speedbooster da Viltrox p/ a EOS M (EF:EF-M) e gosto bastante. Cheguei a vender, mas o comprador desatento pegou achando que era pra Panasonic GH então tá voltando :doh:.
Assim que vendi, peguei Viltrox R3 que é a versão para Canon mount RF.
Primeira coisa é que os caras enfiam a faca. É a mesma coisa do EF-M só que custa uns 50% a mais, tudo por conta da escassez, afinal até pouco tempo a Canon não tinha nenhuma R versão APSC. O mais próximo disso até então era a EOS C70 que é uma câmera com recursos de filmagem e sensor Super 35. Se alguém puder me explicar que diabo é esse sensor agradeço. Tenho pra mim que seja um APSC mais cortado ainda, só que com proporção Wide (talvez 16:9) sendo que num dos lados ele tem a mesma medida do APSC enquanto na altura seja menor por conta da proporção (estou certo?).
Assim que saíram as Rs cropadas fiquei assanhado empolgado com essa possibilidade já que aproveito minhas lentes EF e ainda ganho 1 ponto de luz.
Agora o inusitado foi o seguinte: Na M50 e na EOS R quando colocamos o redutor fecal focal, a câmera apresenta a abertura já modificada (F4 vira f2.8, f5.6 vira f4, e assim por diante), até aí normal. Porém na EOS R10, a abertura permanece inalterada. Não faço ideia do porquê. Embora não mostre os novos valores recalculados (a R10 tem como mostrar o comprimento focal atual na tela), percebo que o fotômetro ganha anda um ponto.
A questão é, será que na EOS R7 irá aparecer recalculado? afinal o estabilizador de imagem precisa da distância focal certa para poder fazer o trabalho.

Na EOS R aparece a vinheta mecânica quando se está em full frame. Eu tolamente imaginei que talvez o speedbooster pudesse cobrir todo o sensor full frame, transformando assim uma câmera FF em médio formato (iria ser demais - pois existem algumas lentes FF que conseguem ser adaptadas em Médio formato).
Depois vou testar com calma a questão da nitidez e eventuais problemas óticos do aparato.
« Última modificação: 23 de Fevereiro de 2023, 02:18:05 por fernandoomi »
Fotógrafo oficial Foco Radical


fernandoomi

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.595
  • Sexo: Masculino
  • Eng. Mecânico/Fotógrafo Esportivo
    • Foco Radical
Resposta #1 Online: 23 de Fevereiro de 2023, 11:48:34
Outra coisa estranha... quando uso na R funciona normalmente, mas quando coloco na R10, além de não calcular os novos parâmetros, se eu estiver com a lente toda aberta eu vejo o diafragma fechando no momento do disparo.
Isso para foto. No vídeo isso de fechar a lente não acontece, filma normalmente mas também não mostra os novos parâmetros (comprimento focal e abertura novas).
« Última modificação: 23 de Fevereiro de 2023, 11:51:11 por fernandoomi »
Fotógrafo oficial Foco Radical


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.776
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #2 Online: 23 de Fevereiro de 2023, 11:56:36
Outra coisa estranha... quando uso na R funciona normalmente, mas quando coloco na R10, além de não calcular os novos parâmetros, se eu estiver com a lente toda aberta eu vejo o diafragma fechando no momento do disparo.
Isso para foto. No vídeo isso de fechar a lente não acontece, filma normalmente mas também não mostra os novos parâmetros (comprimento focal e abertura novas).

Problema....
Se eu entendi ele está fechando o diafragma em 1 stop, na hora do click a câmera entende a lente como 2.8, pensa que vc setou em f/4 e manda a lente fechar 01 stop, fazendo a foto em f5.6?
Confirmou se fica sub exposta mesmo?
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


fernandoomi

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.595
  • Sexo: Masculino
  • Eng. Mecânico/Fotógrafo Esportivo
    • Foco Radical
Resposta #3 Online: 23 de Fevereiro de 2023, 12:21:55
Problema....
Se eu entendi ele está fechando o diafragma em 1 stop, na hora do click a câmera entende a lente como 2.8, pensa que vc setou em f/4 e manda a lente fechar 01 stop, fazendo a foto em f5.6?
Confirmou se fica sub exposta mesmo?

Estou fazendo os testes aqui agora... ao que tudo indica é isso que está acontecendo mesmo.

Percebi que depende da lente e câmera. Com a R10 as lentes que tenho aqui e dão esse problema:
EF-70200 F4L
EF 17-40 F4L

Na seguintes lentes funcionou parcialmente:
EF 24-105 f3.5-5.6 STM
EF 40mm f2.8 STM
EF 100mm f2.8L Macro USM

Nelas aparece a distância focal corrigida e o novo diafragma, porém a câmera fica meio louca. Se estiver escuro ou muito claro o diafragma fica pulsando loucamente enquanto pressiona até a metade o disparador. Tem hora que até muda sozinha a abertura, saindo de f2.8 pra f9 ou f22. Quando isso acontece geralmente em mais uns cliques dá erro 01 - problema de comunicação com a lente.
Fotógrafo oficial Foco Radical