Autor Tópico: Sigma não irá desenvolver novas lentes para micro 4/3  (Lida 3537 vezes)

André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.778
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Online: 25 de Fevereiro de 2023, 00:50:23
Sigma não irá desenvolver novas lentes para micro 4/3:

A Photorend publicou sua entrevista com Kazuto Yamaki, CEO da Sigma Corp.:  A Sigma não está mais fabricando/desenvolvendo novas lentes Micro Four Thirds devido a uma diminuição significativa na demanda

Citar
Does Sigma still develop lenses for the Micro 4/3 ecosystem?
We still have several references that we will keep in our catalog. However, we do not plan to design new Micro 4/3 optics at this time. Perhaps because of this, the demand for this format is decreasing very sharply, and therefore it is quite difficult for us to develop completely new optics for this ecosystem.

But I think the Micro 4/3 has many advantages, especially its compactness. Personally, I really like this system. But currently, the trend is clearly in favor of full frame, alongside APS-C (which is also in decline, by the way).

I hope that with the arrival of the new OM System cameras demand will stabilize, but it is clearly tending to decrease for Sigma Micro 4/3 lenses. But it looks like OM-System is getting good results with their new cameras and lenses. So I’m hopeful that the demand for the Micro 4/3 will continue to exist.

Link para o original (em francês):
https://phototrend.fr/2023/02/sigma-cpplus-2023-interview-kazuto-yamaki-nikon-z/

Fonte:
https://www.43rumors.com/brutal-honest-statement-from-sigma-manager-yamaki-we-aint-going-to-develop-new-mft-lenses-as-the-mft-system-is-in-sharp-decline/
« Última modificação: 25 de Fevereiro de 2023, 00:55:15 por André Sena »
André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.


André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.778
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Resposta #1 Online: 25 de Fevereiro de 2023, 01:01:34
Uma coisa que me chamou a atenção no trecho acima:

Citar
But currently, the trend is clearly in favor of full frame, alongside APS-C (which is also in decline, by the way).

Mas atualmente, a tendência é claramente a favor do full frame, e paralelamente APS-C (que também está em declínio, diga-se de passagem).

Parece que a Sigma entende que o mercado APS-C está em declínio.  :ponder:
André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.545
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #2 Online: 25 de Fevereiro de 2023, 03:17:21
É um momento curioso, no mínimo. Eu uso uma câmera 4/3 em um sistema ótico capaz de ser Full frame. Mas os problemas em usar FF em óticas exigentes são tantos (imagina 1200mm f/3, não é incomum), que sensores menores tenham melhor desempenho que sensores grandes.

Mas, pra fotografia terrestre, tendo a concordar que o 4/3 está morrendo.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.776
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #3 Online: 25 de Fevereiro de 2023, 08:36:52
Uma coisa que me chamou a atenção no trecho acima:

Mas atualmente, a tendência é claramente a favor do full frame, e paralelamente APS-C (que também está em declínio, diga-se de passagem).

Parece que a Sigma entende que o mercado APS-C está em declínio.  :ponder:

Não entendi o parênteses, fiquei na dúvida se era do entrevistado ou do entrevistador.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #4 Online: 25 de Fevereiro de 2023, 10:54:58
Já tem muito tempo que 4/3 está se tornando um sistema de nicho para vídeo, e não há necessidade de tantos tipo de objetivas. Não estou nem falando do tamanho do sensor em si, mas dos sistemas de câmeras com lentes intercambiáveis. No sistema o que vai sobrar no fim serão as BlackMagic e algumas Panasonic. E mesmo assim eles que se cuidem porque a Sony não está para brincadeira nesse segmento.
« Última modificação: 25 de Fevereiro de 2023, 11:02:08 por AFShalders »


marciok

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.047
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 27 de Fevereiro de 2023, 08:55:39
Sim, foi por isso que (a contragosto) me afastei do m4/3. Panasonic e OM Digital parecem querer transformar em um mount de nicho - Panasonic para vídeo, OM Digital para wildlife, aventura e macro.

Panasonic, só consigo ver no horizonte a linha GH, talvez uma atualização da G9, e provavelmente atualização da G100 para o nicho de "creators" - o que a Sony anda fazendo com a linha APS-C dela, onde as únicas novidades foram as ZVs. Uma GX10 com PDAF e com um UVF um pouco melhor seria a minha câmera perfeita, mas não enxergo uma no horizonte. Assim como acho que a Panasonic está perdendo uma bela oportunidade em não lançar uma nova LX100 III - a X100V vende feito água e não tem concorrentes, fora a Ricoh GR.

OM Digital, parece que colocou todos os recursos na OM-1 e faltou gás pro resto. Codecs de vídeo seguem sendo um problema, a imagem é boa mas não se compara com a da concorrência, e a OM-5 foi mei decepcionante. Mas se eles fizerem uma E-M10 V com a mesma filosofia da OM-5 (colocar os recursos de um modelo superior em um menor), ou seja, colocarem uma E-M5 MK III no corpo da E-M10, com PDAF e tudo, pode ser uma câmera BEM interessante. Mas o futuro segue incerto.

Lentes, a mesma coisa - Panasonic só lançou lentes high-end de vídeo e a 9mm pro mercado "creator" e só. Olympus segue só lançando linha Pro, lentes excelentes mas caras e grandes. Atitude correta para as estratégias que parecem ser as deles, mas para mim, que quero uso híbrido e conjuntos leves e compactos, não serve.
Câmeras: Fujifilm X-S20, Panasonic Lumix LX100, Fujifilm S5Pro, Panasonic GH2, Olympus E-P1

http://www.flickr.com/photos/kakobr/
http://500px.com/marci


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #6 Online: 27 de Fevereiro de 2023, 12:25:24
Realmente uma LX100 com um sensor de 24 MP seria matadora... Só não acho que irá acontecer.

Eu não gosto nem das Sony RX100 nem das Fuji X100 por motivos bem específicos.

No caso das RX100, todas elas tem um problema crônico que me irrita demais que de vez em quando aparece um brilho difuso nas altas luzes, notadamente em iluminação pública e letreiros. As óticas das RX100 são inferiores às das LX100, disso não tenho a menor dúvida. Comprei na época uma RX100 III e vendi em menos de um mês. Até uma Nex 6 com a lente 16-50 power zoom "pancake" do kit é melhor e custa menos da metade.

Já as X100 seguem com o mesmo problema de sempre, que é a maldita lâmina de metal que serve para bloquear a entrada de luz do visor hibrido. Sempre dá problema, tive 3 LX100 que deram, aí desisti, nem quero mais olhar para essa câmera. Fora que não acho que valha o preço. Prefiro uma XE3 com uma 27mm.


marciok

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.047
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 28 de Fevereiro de 2023, 08:47:10
Realmente uma LX100 com um sensor de 24 MP seria matadora... Só não acho que irá acontecer.

Eu não gosto nem das Sony RX100 nem das Fuji X100 por motivos bem específicos.

No caso das RX100, todas elas tem um problema crônico que me irrita demais que de vez em quando aparece um brilho difuso nas altas luzes, notadamente em iluminação pública e letreiros. As óticas das RX100 são inferiores às das LX100, disso não tenho a menor dúvida. Comprei na época uma RX100 III e vendi em menos de um mês. Até uma Nex 6 com a lente 16-50 power zoom "pancake" do kit é melhor e custa menos da metade.

Já as X100 seguem com o mesmo problema de sempre, que é a maldita lâmina de metal que serve para bloquear a entrada de luz do visor hibrido. Sempre dá problema, tive 3 LX100 que deram, aí desisti, nem quero mais olhar para essa câmera. Fora que não acho que valha o preço. Prefiro uma XE3 com uma 27mm.

Não sabia desse problema das X100 - na verdade, o visor ótico pra mim faz zero diferença. Quando tive uma X100s, assim que peguei achei o máximo - e 5 dias depois estava só usando o EVF. Fui "criado" com mirrorless (iniciei já no m4/3) e pra mim ter a visão real time de como anda a exposição, e ter um replay rápido (tipo 1 segundo ou 0,5 segundos) só pra ver se estourou algo, pra mim é insubstituível (é também o motivo de eu achar uma idiotice o LCD traseiro da X-Pro 3 da Fuji, eu só faço "chimping" se precisar confirmar foco precisamente).

A X100S foi uma decepção pra mim, perdia de longe em low light pra LX100, e a lente era horrível em close up. Tudo isso foi resolvido na X100V, mas também prefiro uma X-E4.
Câmeras: Fujifilm X-S20, Panasonic Lumix LX100, Fujifilm S5Pro, Panasonic GH2, Olympus E-P1

http://www.flickr.com/photos/kakobr/
http://500px.com/marci


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #8 Online: 28 de Fevereiro de 2023, 10:45:20
A X100S foi uma decepção pra mim, perdia de longe em low light pra LX100, e a lente era horrível em close up. Tudo isso foi resolvido na X100V, mas também prefiro uma X-E4.

Idem. Tive a X100 e a X100S e admito que até fiz a asneira de comprar os dois conversores de lente.

A LX100 é simplesmente fenomenal, tem uma qualidade de imagem que beira o absurdo, principalmente se processar o raw no DxO Photolab. A minha LX100 de 1a geração já colocou muitas DSLRs caras para correr na hora do vamos ver em low light.

Concordo totalmente que o futuro do MFT está nas Panasonic GH para vídeo, onde os codecs da Panasonic são absurdamente bons.

Para fotos, na minha opinião o sistema não tem nenhuma vantagem mais salvo onde o peso e tamanho sejam realmente cruciais.

Mas veja bem, não há muita diferença de peso e tamanho entre uma GX85 com uma PZ14-42 e uma A6xxx com a PZ 16-50. A coisa só começa a fazer diferença para valer no caso das teles longas.

Vou manter aqui o meu kit GX85 porque nem vale a pena vender. Fica como equipamento de reserva ou kit de emergencia kkk. Mas não invisto nem mais um centavo no sistema, a não ser que um dia lancem uma LX100 de 24 MP...  :wub:
« Última modificação: 28 de Fevereiro de 2023, 10:47:14 por AFShalders »


marciok

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.047
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 28 de Fevereiro de 2023, 11:03:51
Idem. Tive a X100 e a X100S e admito que até fiz a asneira de comprar os dois conversores de lente.

A LX100 é simplesmente fenomenal, tem uma qualidade de imagem que beira o absurdo, principalmente se processar o raw no DxO Photolab. A minha LX100 de 1a geração já colocou muitas DSLRs caras para correr na hora do vamos ver em low light.

Concordo totalmente que o futuro do MFT está nas Panasonic GH para vídeo, onde os codecs da Panasonic são absurdamente bons.

Para fotos, na minha opinião o sistema não tem nenhuma vantagem mais salvo onde o peso e tamanho sejam realmente cruciais.

Mas veja bem, não há muita diferença de peso e tamanho entre uma GX85 com uma PZ14-42 e uma A6xxx com a PZ 16-50. A coisa só começa a fazer diferença para valer no caso das teles longas.

Vou manter aqui o meu kit GX85 porque nem vale a pena vender. Fica como equipamento de reserva ou kit de emergencia kkk. Mas não invisto nem mais um centavo no sistema, a não ser que um dia lancem uma LX100 de 24 MP...  :wub:

Eu passei pra Fuji, e sinto um pouco o peso a mais. Eles entraram num caminho bom com as Nocticrons, mas pararam por aí. A kit zoom antiga é bem boa e com tamanho ok, mas a 16-80 f/4 é muito grande.

O caminho lá tinha de ser o que a Sigma fez com a 18-50 f/2.8 - plástico de boa qualidade, tamanho pequeno e leveza. Hoje saiu uma Samyang 75mm f/1.8 pequena e leve também. Tudo que xiita de Fuji odeia, mas é o que deveria ser o diferencial pra FF.

No m4/3, ainda acho que a Panasonic vai soltar uma sucessora pra G100 (bem melhor, espero). A ZV-E10 está vendendo feito água com o pessoal de vídeo e vlog, se fizerem uma pequeninha com PDAF e (espero) IBIS, vai vender muito bem.

Ainda acho que tentar novamente voltar pro mote de tamanho em alguma linha, no m43, pode fazer sentido - e fazerem algo no estilo dos Film Simulations da Fuji. Digicams point & shoot viraram hype de novo com millenials por causa da portabilidade e das cores das imagens. Uma GM5 repaginada, com uma 12-32 e com profiles de cor diferentes pode fazer sucesso.
Câmeras: Fujifilm X-S20, Panasonic Lumix LX100, Fujifilm S5Pro, Panasonic GH2, Olympus E-P1

http://www.flickr.com/photos/kakobr/
http://500px.com/marci


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.545
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #10 Online: 28 de Fevereiro de 2023, 11:47:32
Hoje saiu uma Samyang 75mm f/1.8 pequena e leve também. Tudo que xiita de Fuji odeia, mas é o que deveria ser o diferencial pra FF.

Pô... Eu justamente comentei que perferia a 75mm maior da VIltrox lá no outro tópico.  :fight: