Autor Tópico: Celulares Samsung tirando fotos falsas da Lua  (Lida 1616 vezes)

vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.776
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Online: 12 de Março de 2023, 08:45:10
https://www.reddit.com/r/Android/comments/11nzrb0/samsung_space_zoom_moon_shots_are_fake_and_here/

Basicamente substitui a lua do usuário por uma em alta resolução.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


cxpostal

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.715
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 12 de Março de 2023, 11:35:14
https://www.reddit.com/r/Android/comments/11nzrb0/samsung_space_zoom_moon_shots_are_fake_and_here/

Basicamente substitui a lua do usuário por uma em alta resolução.

Uma variante do WYSIWYG: What you get is NOT what you photograph - WYGINWYP

IA entrando com os pés no peito de todos neste segundo quarto do século XXI.  Para o bem e para o mal. Vejamos.


Carlos

"Quem descreve nao é dono do assunto, mas quem inventa é."  --Manoel de barros
https://www.instagram.com/reel/C3tJeUkR_jR/?igsh=MWZ4eGJ4NTl0bWJ4MQ==   --ariano suassuna


lsd

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.042
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 12 de Março de 2023, 17:08:19
Então... eu tenho um S22 Ultra, e acho curioso que as únicas fotos "boas" feitas com o zoom de 100x são fotos da Lua. Qualquer outra foto de outro assunto, é meio bizarro, tirando raríssimas exceções, como pixels de TVs (aliás é um bom uso desse "recurso", diga-se de passagem, mas com utilidade questionável).

Mas enfim, "boas" entre aspas, pois não são lá essas coisas.

Já fiz teste de fazer foto com zoom de 10x (óptico) do celular em RAW e depois tentar acertar, mas as imagens são ruins, com poucos detalhes da Lua.

Enfim, ou a IA da Samsung é extraordinária pra extrair os detalhes dos arquivos, ou ela inventa mesmo...


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.776
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #3 Online: 12 de Março de 2023, 18:00:25
Então... eu tenho um S22 Ultra, e acho curioso que as únicas fotos "boas" feitas com o zoom de 100x são fotos da Lua. Qualquer outra foto de outro assunto, é meio bizarro, tirando raríssimas exceções, como pixels de TVs (aliás é um bom uso desse "recurso", diga-se de passagem, mas com utilidade questionável).

Mas enfim, "boas" entre aspas, pois não são lá essas coisas.

Já fiz teste de fazer foto com zoom de 10x (óptico) do celular em RAW e depois tentar acertar, mas as imagens são ruins, com poucos detalhes da Lua.

Enfim, ou a IA da Samsung é extraordinária pra extrair os detalhes dos arquivos, ou ela inventa mesmo...

Na lua está claramente inventando ao invés de recuperar.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


lsd

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.042
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 12 de Março de 2023, 19:41:18
Sim com certeza. Principalmente ao ver as fotos em RAW, que tem pouquíssimos detalhes.

Nesses casos de zoom digital, fica bem evidente o trabalho da IA, pois quando vc tira uma foto com zoom de 30x ou 100x, a imagem na tela do telefone na hora de fazer a foto é bem diferente de quando, passados alguns segundos, vc vê a foto depois do processamento. Daí a depender do assunto, tem um resultado que vai de péssimo ao "usável". Geralmente é entre péssimo e ruim, exceto as tais fotos da lua.

Os telefones da linha S são excelentes, IMHO. A câmera principalmente, tirando essas bobagens de foto da lua.


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.299
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 13 de Março de 2023, 08:53:56
Nada mais me surpreende.

Eles pensaram o seguinte.
Se as pessoas adoram modificar o rosto nos apps de edição, o que é uma lua fake?  :hysterical:
« Última modificação: 13 de Março de 2023, 08:54:52 por YP »


LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.893
    • Dilone Fotografia
Resposta #6 Online: 13 de Março de 2023, 10:19:12
Nada mais me surpreende.

Eles pensaram o seguinte.
Se as pessoas adoram modificar o rosto nos apps de edição, o que é uma lua fake?  :hysterical:

Não é? Ninguém liga mais para autenticidade... o importante é parecer ser.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.544
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr


André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.778
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Resposta #8 Online: 13 de Março de 2023, 13:37:31
Tópico editado pela moderação.


Atenção, gentileza observar as regras de conduta do fórum:
https://forum.mundofotografico.com.br/index.php/topic,17842.0.html

2.1. É proibida a postagem de tópicos que possam ser considerados ofensivos, que contenham palavras de baixo calão, xingamentos, ofensas, ameaças e provocações.

2.2. É proibido qualquer tipo de ato de preconceito.

2.5. As postagens devem ser feitas com bom senso, evitando a criação de conflitos desnecessários e a quebra nas normas sociais de conduta e etiqueta.

André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.776
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #9 Online: 13 de Março de 2023, 13:44:33







Fotos do meu mi 11 ultra.
A com a lua estourada foi no modo automático.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


lsd

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.042
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 13 de Março de 2023, 14:21:24
Essa é uma imagem com zoom de 100x:


Essa é com zoom de 30x:


E essa é feita com o zoom óptico de 10x:


Acho que eu conseguiria um exemplo melhor com alguma paciência, mas acho que serve pra mostrar o "trabalho" da IA da Samsung...


André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.778
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.