Autor Tópico: Encerramento das atividades do DigiForum.  (Lida 1687 vezes)

peridapituba

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 324
Online: 13 de Março de 2023, 10:37:21
O DigiForum anunciou seu término.
É um fórum que vai deixar muitos órfãos de todo o acervo, tanto fotográfico quanto informativo, que possui.
Uma pena acabar.



LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.893
    • Dilone Fotografia
Resposta #1 Online: 13 de Março de 2023, 10:50:36
DigiForum marcou meu início na fotografia, lia muita coisa por lá, enquanto pacientemente juntava meu soldo de estagiário no cartório da cidade para poder comprar minha primeira câmera, uma Sony H1.

Há alguns anos atrás lembro que fui dar uma olhada por lá e já se encontrava praticamente abandonado.


Assim como foi comigo, tenho certeza que vários outros colegas aqui tenham lembranças boas dessa época.  :ok:


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.544
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #2 Online: 13 de Março de 2023, 11:15:28
Uma pena. Eu já comecei neste fórum, mas é sempre ruim quando uma opção acaba.


peridapituba

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 324
Resposta #3 Online: 13 de Março de 2023, 11:34:02
As informações que existem lá são muito valiosas.
Pena é que tudo isso se perde.
Se ao menos ficassem disponíveis para consulta seria legal, mas isso não acontece.

DigiForum marcou meu início na fotografia, lia muita coisa por lá, enquanto pacientemente juntava meu soldo de estagiário no cartório da cidade para poder comprar minha primeira câmera, uma Sony H1.

Há alguns anos atrás lembro que fui dar uma olhada por lá e já se encontrava praticamente abandonado.


Assim como foi comigo, tenho certeza que vários outros colegas aqui tenham lembranças boas dessa época.  :ok:


LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.893
    • Dilone Fotografia
Resposta #4 Online: 13 de Março de 2023, 11:34:13
Uma pena. Eu já comecei neste fórum, mas é sempre ruim quando uma opção acaba.

Tens razão... mas a verdade é que já havia acabado há bastante tempo.


peridapituba

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 324
Resposta #5 Online: 13 de Março de 2023, 11:35:17
É sim, Felipe.
Com certeza.

Uma pena. Eu já comecei neste fórum, mas é sempre ruim quando uma opção acaba.


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.818
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 13 de Março de 2023, 18:59:33
Lamento pelo fim, mas me desculpem, eu nunca gostei do DigiFórum.

Achava o esquema deles com sub-salas demais, confuso e difícil de encontrar as coisas lá.

E não sei vocês, mas conheci aquele fórum numa época que tinha uns moderadores chatos pra c******, tópico desandava meio centímetro do assunto, tranca. Tópico repetido, tranca. Sim, isso parece certo, mas lá era levado demais, com exagero. Aí eu perdi o tesão de entrar e postar lá.
Tinha uns malas lá que só por Deus.

Já o BRFoto e o Esquina da Foto, eu adorava.

As informações que existem lá são muito valiosas.
Pena é que tudo isso se perde.
Se ao menos ficassem disponíveis para consulta seria legal, mas isso não acontece.


Duro é manter tudo isso, tem um custo e imagino não ser baixo. Infelizmente.

Mas também, a linguagem de fórum hoje me parece meio abandonada por essa molecada mais acelerada, acostumados com tudo "na hora". Informação rasa, porém instantânea.
NEsses grupos de WhatsApp/Telegram e Facebook, chega a dar desgosto:
"Vou fotografar um casamento, não sei o que fazer nem como configurar a cÂmera... mê dêem dicas!"

Aí aquele monte de comentário curto, simplão, sem nexo algum, alguns com boa intenção, mas...
Se o post demora a ter respostas, logo vem o "up" kkkkkk
Muita impaciência, kkkkkkk


peridapituba

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 324
Resposta #7 Online: 13 de Março de 2023, 19:41:56
Cada fórum tinha seu esquema, assim como no DF a moderação era mais rigorosa, no BR o coro comia e ninguém ligava.
Questão do próprio direcionamento da ADM de cada um.
Mas não tem como negar que em um fórum com o tamanho do DF não tem como deixar a coisa tão solta.

Lamento pelo fim, mas me desculpem, eu nunca gostei do DigiFórum.

Achava o esquema deles com sub-salas demais, confuso e difícil de encontrar as coisas lá.

E não sei vocês, mas conheci aquele fórum numa época que tinha uns moderadores chatos pra c******, tópico desandava meio centímetro do assunto, tranca. Tópico repetido, tranca. Sim, isso parece certo, mas lá era levado demais, com exagero. Aí eu perdi o tesão de entrar e postar lá.
Tinha uns malas lá que só por Deus.

Já o BRFoto e o Esquina da Foto, eu adorava.

Não irão manter.
É bem provável que tudo se perca, como aconteceu com o BR.

Citar
Duro é manter tudo isso, tem um custo e imagino não ser baixo. Infelizmente.

Fóruns de qualquer natureza não são mais viáveis. Mesmo para entusiastas, chega um momento que a lentidão das informações e a forma como a dinâmica deles acontece gera desinteresse.

Citar
Mas também, a linguagem de fórum hoje me parece meio abandonada por essa molecada mais acelerada, acostumados com tudo "na hora". Informação rasa, porém instantânea.
NEsses grupos de WhatsApp/Telegram e Facebook, chega a dar desgosto:
"Vou fotografar um casamento, não sei o que fazer nem como configurar a cÂmera... mê dêem dicas!"

Aí aquele monte de comentário curto, simplão, sem nexo algum, alguns com boa intenção, mas...
Se o post demora a ter respostas, logo vem o "up" kkkkkk
Muita impaciência, kkkkkkk


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.818
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 13 de Março de 2023, 23:56:14
Cada fórum tinha seu esquema, assim como no DF a moderação era mais rigorosa, no BR o coro comia e ninguém ligava.
Questão do próprio direcionamento da ADM de cada um.
Mas não tem como negar que em um fórum com o tamanho do DF não tem como deixar a coisa tão solta.

Ah mas lá era demais.
E a coisa desandou por conta de uns, apenas.
Teve um monte de gente que saiu fora de lá, por conta do jeito dos caras. Era chato kkkkkk
Tanto que quando os caras deixaram a moderação, o digiforum já tinha resfriado, por conta da fama.
Não lembro o nome agora, era um ou dois moderadores, chatissimos, que faziam isso.
Levavam muito a ferro e fogo.


peridapituba

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 324
Resposta #9 Online: 14 de Março de 2023, 12:26:50
Vc tem razão sim.
A falta de tato de alguns era mesmo um saco.
Fora as ameaças de exclusão, banimento e etc.
Parecia regime militar. O cara ia no fórum para refrescar a cabeça e saía mais aborrecido do que entrou.

Ah mas lá era demais.
E a coisa desandou por conta de uns, apenas.
Teve um monte de gente que saiu fora de lá, por conta do jeito dos caras. Era chato kkkkkk
Tanto que quando os caras deixaram a moderação, o digiforum já tinha resfriado, por conta da fama.
Não lembro o nome agora, era um ou dois moderadores, chatissimos, que faziam isso.
Levavam muito a ferro e fogo.


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #10 Online: 02 de Abril de 2023, 20:24:38
É realmente triste que todo o conteúdo daquele fórum se perca.
« Última modificação: 02 de Abril de 2023, 20:28:28 por Roberto Dellano »


dlgoes

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 569
Resposta #11 Online: 18 de Maio de 2023, 10:54:20
É uma pena mesmo,  apesar disso não ter me surpreendido. O Digiforum foi o primeiro fórum de fotografia que comecei participar ativamente em meados de 2007 e só frequentava ele pra falar verdade . Mas ele começou a ficar "às moscas" já faz um tempinho, lá pra meados de 2014, 2015 quase ninguém mais postava por lá. Aí foi nessa época que eu migrei pra cá pro MF e por sugestão de uma pessoa que eu conheci lá. Tinha uns caras muitos legais lá que agora me fugiu o nome, como um que tinha um tópico  de recomendação de livros de fotografia (apesar que um livro sobre iluminação que ele recomendou uma vez, do Harold Davis ,  eu não gostei não, rsrs).
« Última modificação: 18 de Maio de 2023, 10:55:49 por dlgoes »