Autor Tópico: BackUp: quais as tuas Opções?  (Lida 4783 vezes)

guigabala

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 65
Online: 15 de Março de 2023, 13:31:31
Olá meu povo,
Tudo bem por ai?

Andei pesquisando algumas opções e acessórios para realizar um bom/seguro backup, comprei recentemente um mac (primeiro da vida) e tô refazendo todo o meu sistema de trabalho. Por isso, vou também mexer na parte do BackUp.

Não pretendo usar minha memória interna do Mac (1tb) para guardar as fotos, apenas para o sistema operacional e os aplicativos/programas.
A minha dúvida é onde guardar o catálogo do Lightroom, onde vocês guardam? Na própria máquina ou em um suporte externo? Ou repartem ou o quê?
Bem, a ideia inicial é guardar o meu catálogo na memória interna do mac e as fotos em uma externa.

Outra questão é quais acessórios utilizar. Pensei em quatro opções - Ssd NVMe (Gen 3 e Gen 04), Ssd Sata III, HDD Interno e Ssd Externo.
Fazendo as pesquisa, foquei muito nas velocidades de gravação e leitura como também no preço. Importante dizer que meu mac é um mini pro, ou seja, é um desktop e não vou deslocar com ele, assim facilmente algum acessório interno me atende, já que não preciso de mobilidade.

Percebi que os preços tão bem parecidos, variando os acessórios entre $50 a 80 Dólares. Ou seja, a diferença de preço entre eles não é assim tão relevante se a funcionalidade for adequada.

A questão é se para fazer o backup de fotos será preciso de uma velocidade mais rápida do Ssd NVMe Gen 4 ou se o Gen 3 ou até o Sata III já atendem.

Meu fluxo de trabalho não é tão alto, já que tão dentro da fotografia de produtos e retratos. Mas pretendo entrar na área dos eventos, o que já me faz pensar mais nesse backup também.

Vou colocar uma tabela de preços/velocidades médias que eu encontrei e no final os acessórios.

HDD Interno (2TB)
- 256MB/s
- $50 - $70

SSD M.2 SATA III (1TB)
- 600 MB/s / 550 MB/s
- $50 - $80

SSD Externo Portátil (1TB)
- 1050MB/s / 1030 MB/s
- $80 - $100

Ssd NVMe Gen 3 (1TB)
- 3500MB/s – 3300MB/s
- $50 - $70

Ssd NVMe Gen 4 (1TB)
- 5000MB/s – 44000MB/s
- $60 - $80


Bem, pensei em algumas opções para dois compartimentos de armazenamento: Capacidades 1TB

1 - O armazenamento principal com Ssd NVMe Gen 4 5000MB/s – 44000MB/s, usando um case compatível.
O segundo também um Ssd NVMe Gen 4 ou um Gen 3 3500MB/s – 3300MB/se um case duplo para clonagem dos Ssd.

2- Principal Ssd NVMe Gen 4 / Case compatível e o segundo um Sata III 600 MB/s / 550 MB/s também com case ou até um HDD interno 256MB/s.

3- Dois Ssd NVMe Gen 3 com um case duplo e clonagem

4- Principal Ssd NVMe Gen 3 / Case compatível e o segundo um Sata III também com case ou até um HDD interno

5 - Dois Sata III, principal e secundário.

Obs: Existe a opção dos ssd externos 1050MB/s / 1030 MB/s que tem as velocidades melhores que os Sata III e só abaixo dos NVMe mas os preços deles são maiores que todos, de qualquer forma, podem se encaixar em qualquer opção acima.
Alguns SSDs NVMe ou Sata de 2TB ficam em promoção, as vezes, compensa muito mais do que 1TB.

Outra questão é ter uma terceira opção de armazenamento, será que tem uma importância e necessidade assim? Caso for, uma opção é usar um Sata III ou um HDD mais robusto.

 
CASES:
Para um Ssd:
- ACASIS 40Gbps NVMe Enclosure, M.2 Enclosure Compatible with USB 4/3.2/3.1/3.0/2.0, SSD Enclosure Support Size 2280 - 2.805 mb/s para leitura e 2.734 mb/s para gravação. ($115)
- Ankmax USBC 40Gbps Enclosure for NVMe M.2 SSD, UC4M2 USB Type-C 40Gbps Interface Compatible with Thunderbolt 4/3 USB4.0/3.1/3.0 (Suporta 8Tb) - A velocidade de leitura do UC4M2 é de até 2.901 MB/s e a de gravação de até 2.813 MB/ ($170)
- M.2 NVME SSD Enclosure, USB 4.0 40Gbps Data Transfer - 2700 MB/s, velocidade de gravação de até 1400 MB/s ($140)
- 40Gbps to NVME M.2 USB4 SSD Thunderbolt 3 ($129.99)
- SABRENT USB 3.2 10Gbps Type C Tool Free Enclosure for M.2 PCIe NVMe and SATA SSDs ($25)
- 40Gbps M.2 NVMe SSD Enclosure with Thunderbolt 4/3 ($129.99)

Duplo Ssd
- SABRENT Tool Free USB Type C Dual Docking PCIe NVMe M.2 SSDs USB 3.2 - com função de clonagem offline e portas TB3 2.500 MB/s. ($120)
- Unitek NVMe M.2 Duplicator with Offline Clone, Dual-Bay Tool-Free USB C 3.2 Gen 2*2 20Gbps to NVMe PCIe M-Key(B+M Key) ($150)
- ORICO Dual-Bay NVMe M.2 SSD Enclosure Aluminum USB3.2 Gen2 10Gbps M.2 USB3.2 Type C ($45)
- Acasis dupla-baía m2 ssd caso nvme/ngff gabinete duplo protocolo sata usb tipo c 3.1 - 10gbps (R$705)
Ssd Externo Portátil
- SAMSUNG T7 Shield 1TB, Portable SSD, up to 1050MB/s, USB 3.2 Gen2   ($89.99)
- LaCie Portable SSD 1TB External Solid State Drive - USB-C, USB 3.2 Gen 2, speeds up to 1050MB/s
- Seagate One Touch SSD 1TB External SSD Portable 1030MB/s
- SanDisk 1TB Extreme Portable SSD - Up to 1050MB/s - USB-C, USB 3.2 Gen 2 ($98.99)
- WD 1TB My Passport SSD Portable External USB 3.2/ USB-C / 1050 MB/s e velocidades de gravação de até 1000 MB/s ($84.99)


SSD NVMe GEN4 – 1TB
- WD_BLACK 1TB SN770 NVMe Internal Gaming SSD Solid State Drive - Gen4 PCIe, M.2 2280, Up to 5.150 MB/s ($59.99)
- Crucial 1TB P5 Plus PCIe 4.0 x4 M.2 2280 / 5.000MB/s ($80)
- Sabrent 1TB Rocket NVMe PCIe 4.0 M.2 - 5000 MB/s / 4400 MB/s ($89,99)
- Crucial 1TB P3 Plus NVMe PCIe 4.0 M.2 - 5000 MB/s / 3600 MB/s ($61,99)
- Kingston 1TB NV2 M.2 2280 PCIe 4.0 x4 NVMe SSD - 3.500 MB/s e 2.100 MB/s – ($79,99)

SSD NVMe GEN3 – 1TB
- Western Digital 1TB WD Green SN350 NVMe Gen3 PCIe,  M.2 Up to 3,200 MB/s ($52)
- SAMSUNG 970 EVO Plus SSD 1TB NVMe M.2 3500MB/s 3300MB/s ($70)
- PNY XLR8 CS3030 1TB M.2 PCIe NVMe Gen3 3,500 MB/s ($55)
- SSD PNY CS1030 1TB M.2 - 2.100 MB/s e 1.700 MB/s – ($48,99)
- WD 1TB Blue SN570 NVMe M.2 3.500 MB/s e 3.000 MB/s – ($52,99)


SSD NVMe GEN4 – 2TB
- Kingston 2TB NV1 M.2 2280 NVMe Gen 3- 2100 MB/s 1700 MB/s.

SSD SATA III – 1TB
- Kingston 960GB A400 SATA3 2.5 - 500 MB/s 450 MB/s ($50
- Crucial MX500 1TB 3D NAND SATA 2.5 - 560MB/s ($52)
- PNY CS900 1TB 3D NAND 2.5" SATA III - 535 MB/s seq. Leitura e 515 MB/s ($52)
- Western Digital 1TB WD Blue 3D NAND Internal PC SSD - SATA III 6 Gb/s, 2.5"/7mm, Up to 560 MB/s ($85)
- SAMSUNG 870 EVO SATA III SSD 1TB 2.5” – 560 / 530 MB/s ($48.37)
- SanDisk SSD PLUS 1TB Internal SSD - SATA III 6 Gb/s, 2.5"/7mm, Up to 535 ($78.49)

HDD Interno – 2TB
- Seagate BarraCuda 2TB Internal Hard Drive HDD – 3.5 Inch SATA 6Gb/s 7200 RPM 256MB ($49.99)
- Western Digital 2TB WD Red Plus NAS Internal Hard Drive HDD - 5400 RPM, SATA 6 Gb/s, CMR, 128 MB ($69.99)
- Western Digital 2TB WD Blue PC Internal Hard Drive - 7200 RPM Class, SATA 6 Gb/s, 256 MB ($49.99)
- Seagate IronWolf 2TB NAS Internal Hard Drive HDD – CMR 3.5 Inch SATA 6Gb/s 5900 RPM 64MB Cache for RAID ($69.99)
« Última modificação: 15 de Março de 2023, 13:38:46 por André Sena »


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.429
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 15 de Março de 2023, 13:52:30
Backup use disco rígido. Apesar de lentos são muito mais confiáveis e dão sinal quando estão morrendo.
Mas tem que ter cuidado com hd, pois não podem sofrer batidas/quedas.

Catálogo eu deixo na memória do pc mesmo e faço backup dele em hd externo, pendrive ou o que tiver em mãos na hora.

As imagens tenho servidor com hd´s em raid.
Backup delas em hd.

Ssd é mais para sistema operacional, pois é bem rápido né?
O problema que ele pode morrer de um dia para o outro sem sinal algum de que isso vai acontecer. Não recomendo usar para backup.
« Última modificação: 15 de Março de 2023, 13:53:43 por YP »


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.956
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #2 Online: 15 de Março de 2023, 14:05:38
Eu uso SSD, hd externo da muito problema por mais cuidadoso que seja.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.429
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 15 de Março de 2023, 14:27:47
Eu uso SSD, hd externo da muito problema por mais cuidadoso que seja.
Só tive problema uma vez, quando deixei cair.  :D

Lembrei de um pendrive da Sandisk que já fiz rma umas 4x
Tem garantia vitalícia, então vai mais alguns  :hysterical:
« Última modificação: 15 de Março de 2023, 14:38:21 por YP »


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.429
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 15 de Março de 2023, 15:05:26
Dê uma lida aqui e tire as próprias conclusões.

https://www.quora.com/Are-HDD-or-SSD-preferable-as-a-backup-drive


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.956
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #5 Online: 15 de Março de 2023, 17:50:39
Interessante mas preciso confirmar com fontes mais técnicas isso do ssd perder informação se não for ligado periodicamente.

Outro dia achei meu pendrive da faculdade e estava funcionando com os arquivos.
Lá se vão mais de 10 anos.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.956
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #6 Online: 15 de Março de 2023, 19:28:17
https://www.pcworld.com/article/427602/debunked-your-ssd-wont-lose-data-if-left-unplugged-after-all.html

Coisa de youtuber!
Me senti o Ernesto agora  :hysterical:

Enfim, o próprio engenheiro que fez a apresentação desmente a informação.

Ssd não perde os dados depois de 01 ano desligado.
Nem pen-drives e nem cartões de memória.....

"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.466
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #7 Online: 15 de Março de 2023, 21:08:07
Dê uma lida aqui e tire as próprias conclusões.

https://www.quora.com/Are-HDD-or-SSD-preferable-as-a-backup-drive


Não faz o menor sentido. Tenho backups em pen-drives de mais de 10 anos e estão perfeitos. Ja deixei SSD dois anos parado e funcionou perfeitamente.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.466
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #8 Online: 15 de Março de 2023, 21:17:26
@guigabala

Como você é usuário de Mac, te aconselho a usar um programa chamado SyncFolders Pro. Uso já tem vários anos e ele é perfeito para backups.

Se você quer uma solução barata, recomendo quatro HDS externos, seja SSD, mecânico, não importa.
A técnica de rotação de backups é ótima.

Primeiro defina qual o intervalo dos backups.

- Crie o primeiro backup, incremental do seu material de origem para o primeiro HD de backup
- Na primeira vez, faça igual para os 4 HDs de backup

Depois a rotina fica assim:

HD3 p/ HD4
HD2 p/ HD3
HD1 p/ HD2
HD mestre p/ HD1

Suponha que o intervalo de backup seja de 1 dia. Com isso você tem 4 backups defasados em um dia, ou seja, o do dia D, do D-1, do D-2 e do D-3. Isso é útil caso precise recuperar algo que foi sobreescrito, como por exemplo versões diferentes de um mesmo arquivo.

Dá para automatizar isso no SyncFolders Pro e muito mais.

Se quiser pode manter todos os HDs iguais também.

Pode ser interessante manter uma cópia extra do bkp do dia D, em outro local fisico.


O meu caso aqui é mais pesado, a massa de dados é grande. Uso um storage RAID Thunderbolt para o material em uso, e o Syncfolders faz o primeiro backup para outro dispositivo igual (se o primeiro pifar eu posso continuar a trabalhar normalmente). Depois os outros backups são em HDs externos USB3. Não precisam ser ultra rápidos porque o backup é incremental e só as diferenças são copiadas. No meu caso, são 3 HDs USB3, sendo que um fica armazendado em outro lugar.

« Última modificação: 15 de Março de 2023, 21:22:14 por AFShalders »


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.466
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #9 Online: 15 de Março de 2023, 21:24:29
Não uso o LR mas uso o Photo Supreme como DAM.

Catálogo sempre na máquina, e fazer backup externo obviamente.


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.429
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 16 de Março de 2023, 08:33:56

Não faz o menor sentido. Tenho backups em pen-drives de mais de 10 anos e estão perfeitos. Ja deixei SSD dois anos parado e funcionou perfeitamente.
https://www.pcworld.com/article/427602/debunked-your-ssd-wont-lose-data-if-left-unplugged-after-all.html

Coisa de youtuber!
Me senti o Ernesto agora  :hysterical:

Enfim, o próprio engenheiro que fez a apresentação desmente a informação.

Ssd não perde os dados depois de 01 ano desligado.
Nem pen-drives e nem cartões de memória.....
Sim, concordo.
Eu li essas coisas e fiquei na dúvida pois tenho pen drives bem antigos que nunca sumiu nada.


guigabala

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 65
Resposta #11 Online: 16 de Março de 2023, 09:27:26
Como você é usuário de Mac, te aconselho a usar um programa chamado SyncFolders Pro. Uso já tem vários anos e ele é perfeito para backups.

Se você quer uma solução barata, recomendo quatro HDS externos, seja SSD, mecânico, não importa.
A técnica de rotação de backups é ótima.

Primeiro defina qual o intervalo dos backups.

- Crie o primeiro backup, incremental do seu material de origem para o primeiro HD de backup
- Na primeira vez, faça igual para os 4 HDs de backup

Depois a rotina fica assim:
HD3 p/ HD4
HD2 p/ HD3
HD1 p/ HD2
HD mestre p/ HD1


Cara, valeu demais a dica do programa SyncFolders Pro!

Não devo ter esse tanto de backup, acredito que dois ou no máximo 03.

A ideia é ter um ssd nvme como principal, guardando as fotos e o catalogo no mac, só vou ver qual a velocidade dele e se vale a pena investir. O outro ou os outros dois, devem ser  Sata III ou Hdds.

Sua dica e esclarecimento já mudou o patamar do backup, valeu demais.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.466
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #12 Online: 16 de Março de 2023, 10:56:49
Cara, valeu demais a dica do programa SyncFolders Pro!

Não devo ter esse tanto de backup, acredito que dois ou no máximo 03.

A ideia é ter um ssd nvme como principal, guardando as fotos e o catalogo no mac, só vou ver qual a velocidade dele e se vale a pena investir. O outro ou os outros dois, devem ser  Sata III ou Hdds.

Sua dica e esclarecimento já mudou o patamar do backup, valeu demais.


Quanto ao SyncFolders Pro tem alguns detalhes importantes

Primeiro, recomendo fortemente que ao criar uma tarefa de backup nova mude os parâmetros padrão.



Mude o Sync Type para "=>". Isso quer dizer para copiar as diferenças do disco A para o disco B e fazer do B um espelho do A (todas as diferenças que existirem no B serão apagadas ou substituidas".

Se usar o padrão "<+>" vai dar uma zona total, porque isso quer dizer para copiar tudo que nao esta no A para o B e vice versa. Não serve no nosso caso.

Dá uma lida aqui antes de usar. É importante !

https://www.greenworldsoft.com/sync-folders-pro-help.php#Sync-modes

E o Comparison Mode para "Timestamp + Size" principalmente se seus HDs externos estiverem formatados para Windows.

Se tiver alguma dúvida, não hesite em perguntar


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.684
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 16 de Março de 2023, 11:08:35
Eu uso o Microsoft 365 que dá 1 TB na nuvem. Todo trabalho eu deixo carregado na nuvem, seja 100 GB 200 GB não importa o tamanho, fica na nuvem periodicamente eu faço cópias em um SSD externo das versões do trabalho.
Quando acaba o trabalho eu salvo o material final acabado, e depois de alguns meses que eu sei que eu trabalho ficou estabilizado e que o cliente não vai me reclamar mais nada eu descarto o material bruto.
O material mais antigo fica em HDs, vários HDs externos que tenho aqui.
Outro dia eu estava olhando os HDs eu tenho trabalho lá de 2004/2005 que eu até poderia descartar um dia ainda vou perder um tempo para dar uma limpada neles.
Ahhh, só lembrando, eu tenho também conexões rápidas de internet de fibra ótica e manter o trabalho na nuvem me permite abri-lo em vários lugares diferentes como em casa ou no meu estúdio sem a necessidade de ficar carregando no bolso.
« Última modificação: 16 de Março de 2023, 11:10:30 por Lindsay »
Conhecimento importa mais que equipamento.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.466
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #14 Online: 16 de Março de 2023, 11:14:36
Eu uso o Microsoft 365 que dá 1 TB na nuvem. Todo trabalho eu deixo carregado na nuvem, seja 100 GB 200 GB não importa o tamanho, fica na nuvem periodicamente eu faço cópias em um SSD externo das versões do trabalho.
Quando acaba o trabalho eu salvo o material final acabado, e depois de alguns meses que eu sei que eu trabalho ficou estabilizado e que o cliente não vai me reclamar mais nada eu descarto o material bruto.
O material mais antigo fica em HDs, vários HDs externos que tenho aqui.
Outro dia eu estava olhando os HDs eu tenho trabalho lá de 2004/2005 que eu até poderia descartar um dia ainda vou perder um tempo para dar uma limpada neles.
Ahhh, só lembrando, eu tenho também conexões rápidas de internet de fibra ótica e manter o trabalho na nuvem me permite abri-lo em vários lugares diferentes como em casa ou no meu estúdio sem a necessidade de ficar carregando no bolso.


1 TB para mim não faz nem cócegas....

Só em máquinas virtuais tenho perto de 600 GB
O acervo RAW tem uns 800 GB (isso ele limpo, deletando o que não presta)
Perto de 60 GB em catálogos
Uns 400 GB de imagens não raw, tageadas
Mais uns 400 GB no acervo de software
Ah e uns 100GB em documentos
« Última modificação: 16 de Março de 2023, 11:15:22 por AFShalders »