Autor Tópico: BackUp: quais as tuas Opções?  (Lida 4820 vezes)

AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.485
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #15 Online: 16 de Março de 2023, 11:19:45
Ahhh, só lembrando, eu tenho também conexões rápidas de internet de fibra ótica e manter o trabalho na nuvem me permite abri-lo em vários lugares diferentes como em casa ou no meu estúdio sem a necessidade de ficar carregando no bolso.


Aqui tenho o meu próprio servidor com acesso externo, se eu precisar. Mais pratico, mais seguro e mais barato.
Tambem tenho fibra aqui.

Só para dar uma ideia, aqui tenho conexao de 400Mbps de download, mas o upload é de 50Mbps.

Ou seja, enviar para a nuvem é na velocidade de 5 megabytes por segundo.
Se não tiver no mínimo dez vezes isso não me interessa.



Como ele tem Mac, pode usar o plano de 2TB do iCloud, o Mac trata como se fosse um HD local. Custa uns R$ 30 por mes, mas eu não uso, prefiro do meu jeito.
« Última modificação: 16 de Março de 2023, 11:26:04 por AFShalders »


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.975
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #16 Online: 16 de Março de 2023, 11:35:34
A vantagem de ter uma copia do backup na nuvem é que está geograficamente em outro local.

Servidores caseiros o ideal seria ficar em outra casa/local.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.485
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #17 Online: 16 de Março de 2023, 11:43:01
A vantagem de ter uma copia do backup na nuvem é que está geograficamente em outro local.

Servidores caseiros o ideal seria ficar em outra casa/local.

Sim, um na empresa outro em casa. Facilimo sincronizar os dois.

Quanto a nuvem, se precisar eu sincronizo rapidinho um SSD Sandisk Extreme e levo no bolso.
Nem morto que ponho meus documentos nem projetos na nuvem.

Se eu precisar de nuvem para alguma coisa especifica, crio um diretorio temporario, sincronizo e depois apago.


Ah e meus HDs externos são sempre criptografados
« Última modificação: 16 de Março de 2023, 11:46:58 por AFShalders »


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.693
  • Sexo: Masculino
Resposta #18 Online: 16 de Março de 2023, 12:03:23

Aqui tenho o meu próprio servidor com acesso externo, se eu precisar. Mais pratico, mais seguro e mais barato.
Tambem tenho fibra aqui.

Só para dar uma ideia, aqui tenho conexao de 400Mbps de download, mas o upload é de 50Mbps.

Ou seja, enviar para a nuvem é na velocidade de 5 megabytes por segundo.
Se não tiver no mínimo dez vezes isso não me interessa.



Como ele tem Mac, pode usar o plano de 2TB do iCloud, o Mac trata como se fosse um HD local. Custa uns R$ 30 por mes, mas eu não uso, prefiro do meu jeito.
pra mim funciona bem, estou na idade grande e tem grande aferta de conexões de fiba com alta velocidade. Eu até poderia contatar um plano mais rápido, porem esse ja me atende bem.
No momento em casa com 2 filhas trabalhando em outros computadores na mesma conexão, no estúdio é a mesma coisa:
fornecedor VIVO FIBRA


« Última modificação: 16 de Março de 2023, 12:13:09 por Lindsay »
Conhecimento importa mais que equipamento.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.693
  • Sexo: Masculino
Resposta #19 Online: 16 de Março de 2023, 12:12:32

1 TB para mim não faz nem cócegas....

Só em máquinas virtuais tenho perto de 600 GB
O acervo RAW tem uns 800 GB (isso ele limpo, deletando o que não presta)
Perto de 60 GB em catálogos
Uns 400 GB de imagens não raw, tageadas
Mais uns 400 GB no acervo de software
Ah e uns 100GB em documentos
o "microsoft 365" entrega 5TB sendo 1 TB por conta cadastrada, então eu posso conectar 5 onedrives diferentes com 1 TB cada, custo anual disso tudo é de aproximadamente R$ 300,00.

Uma das coisas que eu mantenho ali são os serviços em andamento, os antigos finalizados saem fora, vão para o HD, tenho aqui varios TBs acho que uns 20TB em HDs com 17 anos de serviços digitais. Como tem muita coisa que eu deveria jogar fora, não pretendo aumentar isso ai... preciso mesmo é limpar a área.

O One drive me permite tbm criar links e fazer entregas a vários clientes (compartilhar diretórios), e os clientes podem repassar os links para varias pessoas tbm, e podem com esses links baixar e/ou visualizar fotos em galerias ou videos diretamente no celular, então me agiliza muito todo esse processo no one drive, ao qual estou integrado ja faz uns anos. Funciona bem pra mim.  :ok:
« Última modificação: 16 de Março de 2023, 12:14:56 por Lindsay »
Conhecimento importa mais que equipamento.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.485
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #20 Online: 16 de Março de 2023, 12:31:16
o "microsoft 365" entrega 5TB sendo 1 TB por conta cadastrada, então eu posso conectar 5 onedrives diferentes com 1 TB cada, custo anual disso tudo é de aproximadamente R$ 300,00.

Uma das coisas que eu mantenho ali são os serviços em andamento, os antigos finalizados saem fora, vão para o HD, tenho aqui varios TBs acho que uns 20TB em HDs com 17 anos de serviços digitais. Como tem muita coisa que eu deveria jogar fora, não pretendo aumentar isso ai... preciso mesmo é limpar a área.

O One drive me permite tbm criar links e fazer entregas a vários clientes (compartilhar diretórios), e os clientes podem repassar os links para varias pessoas tbm, e podem com esses links baixar e/ou visualizar fotos em galerias ou videos diretamente no celular, então me agiliza muito todo esse processo no one drive, ao qual estou integrado ja faz uns anos. Funciona bem pra mim.  :ok:

Sim, cada caso é um caso.

Não trabalho profissionalmente com fotografia, é hobby para mim.
Mas trabalho com desenvolvimento em software e hardware, tem a questão de confidencialidade, etc. Não é algo que dê para ficar arriscando deixar na núvem. Quando e se precisar vai via um compartilhamento pelo google drive que é apagado em seguida.


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.450
  • Sexo: Masculino
Resposta #21 Online: 16 de Março de 2023, 13:40:02
Sim, um na empresa outro em casa. Facilimo sincronizar os dois.

Quanto a nuvem, se precisar eu sincronizo rapidinho um SSD Sandisk Extreme e levo no bolso.
Nem morto que ponho meus documentos nem projetos na nuvem.

Se eu precisar de nuvem para alguma coisa especifica, crio um diretorio temporario, sincronizo e depois apago.


Ah e meus HDs externos são sempre criptografados
Fiquei de montar um openmediavault em casa para sincronizar com o do estúdio e ainda não fiz isso.
Tem o fato também de ter um certo receio, o que acha?

Seria usado o Rsync com certificado sshkey.


André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.866
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Resposta #22 Online: 16 de Março de 2023, 14:09:45
Meu esquema de backup e utilização com o Lightroom Classic é esse aqui:

Meu computador principal é um MacBook Pro 14".

Tenho dois SSD'S Sandisk Extreme de  1TB cada (modelo de 1000MB/s de taxa de transferência). Um SSD é o principal e o outro é backup.

Nele ficam meus catálogos do Lightroom Classic e as fotos/vídeos que estou trabalhando no momento. E é esse conjunto de SSD's que levo nas viagens para backup das fotos/vídeos.

Se eu precisar verificar alguma coisa no meu acervo, como tenho os catálogos do LRC (e os previews) tenho como fazer isso. E dependendo como for posso gerar previsualizações inteligentes no LRC antes de viajar e ainda conseguir editar alguma foto ou até mesmo exportar um JPEG se precisar de mostrar alguma coisa para algum cliente.

Para backup eu uso o GoodSync (possui versão para Windows e Mac). Faço o backup com a opção de colocar os arquivos apagados/modificados em um pasta temporária. No software tenho a opção de apagar essa pasta manualmente ou por a cada XX dias automaticamente.

Goodsync tem uma versão de avaliação se quiser testar.
https://www.goodsync.com

Outra opção de software para quem usa Apple é o ChronoSync. Paga uma vez apenas e nunca mais precisa pagar de novo. Com direito a todas as atualizações. Comprei a minha licença em 2010 e uso até hoje (sempre atualizado).
https://www.econtechnologies.com/chronosync/overview.html

Depois que finalizo um determinado conjunto de imagens/vídeo transfiro esse conteúdo para meu DAS que é um OWC Thunderbay 6 com 4 HD's Seagate Ironwolf de 8 TB cada. Com isso tenho 24 TB em RAID-5 conectados ao meu Mac via Thunderbolt 3. Taxa de leitura na faixa ~500MB/s e taxa de escrita na faixa de 350MB/s.  Esse DAS está funcionando desde 2018.

O backup local do Thunderbay 6 é feito em um HD externo WD Elements de 14 TB. Como o Thunderbay 6 tem aproximadamente 10 TB de dados o WD Elements de 14 TB é suficiente para o Backup. Aqui não estou preocupado com tempo de backup, e sim ter uma opção com custo/beneficio interessante.

Backup na nuvem eu uso o Backblaze. Tem praticamente 11 TB de dados lá. O software deles gerencia todo o backup. Tem opção para otimizar a desempenho do backup de acordo com a conexão internet disponível. O Backup possui uma linha do tempo que é possível escolher um arquivo antigo/apagado/modificado se precisar.

Se acontecer algum desastre localmente tenho tudo armazenado no Backblaze.

No pior das hipóteses o Backblaze oferece a opção de enviar um HD externo com todo o conteúdo. E enviam para a maioria dos países. Obviamente o HD chegando no Brasil pode ser que tenha de pagar imposto. Mas ai é outra conversa.

Os dados são criptografamos automaticamente no meu computador antes de serem enviados para os servidos do Backblaze.
https://www.backblaze.com/backup-encryption.html

Além disso tenho um outro HD externo de 2 TB que uso exclusivamente para o Time Machine no Mac. HD comum, não é SSD.

No Thunderbay6 e Backblaze tem backup completo dos meus arquivos (foto/vídeo/planilhas/docs/musicas, etc..). O Time Machine fica como um backup completo do computador. Se precisar trocar de computador posso usar o TM para trazer todo a minha instalação no computador novo e não perder tempo instalando tudo do zero. E na eventual possibilidade do computador dar algum defeito ou alguma atualização de SO falhar, tenho o TM para voltar o computador ao estado antes da atualização/falha.

André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.


André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.866
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Resposta #23 Online: 16 de Março de 2023, 14:23:45
CASES:
Para um Ssd:
- ACASIS 40Gbps NVMe Enclosure, M.2 Enclosure Compatible with USB 4/3.2/3.1/3.0/2.0, SSD Enclosure Support Size 2280 - 2.805 mb/s para leitura e 2.734 mb/s para gravação. ($115)
- Ankmax USBC 40Gbps Enclosure for NVMe M.2 SSD, UC4M2 USB Type-C 40Gbps Interface Compatible with Thunderbolt 4/3 USB4.0/3.1/3.0 (Suporta 8Tb) - A velocidade de leitura do UC4M2 é de até 2.901 MB/s e a de gravação de até 2.813 MB/ ($170)
- M.2 NVME SSD Enclosure, USB 4.0 40Gbps Data Transfer - 2700 MB/s, velocidade de gravação de até 1400 MB/s ($140)
- 40Gbps to NVME M.2 USB4 SSD Thunderbolt 3 ($129.99)
- SABRENT USB 3.2 10Gbps Type C Tool Free Enclosure for M.2 PCIe NVMe and SATA SSDs ($25)
- 40Gbps M.2 NVMe SSD Enclosure with Thunderbolt 4/3 ($129.99)

Eu não olhei nenhum desses modelos que você citou para ver as especificações. Mas um coisa que tem de ficar atento é garantir que o case realmente seja compatível com Thunderbolt 3 (40gps).
Tem vários cases que colocam compatível com Thunderbolt3/USB-C simplesmente porque a porta dos MAC's usa conector USB-C. MAs na verdade o case funciona apenas no padrão USB 3.1 gen 2 (1 Gbps).

Para SSD NVME M.2 para ter velocidade acima de 1 Gbps precisa ser Thunderbolt 3. Isso implica o case ser compatível e ter um cabo Thunderbolt 3. Cabo USB-C comum não irá permitir o desempenho do padrão Thunderbolt 3.

Outra coisa para ficar atento é o modelo novo de SSD externo da Sandisk Extreme Pro V2 que é USB 3.2 Gen 2x2 e tem taxas na faixa de 2000 MB/s
https://www.westerndigital.com/products/portable-drives/sandisk-extreme-pro-usb-3-2-ssd#SDSSDE81-1T00-G25

Nenhum MAC, na data de hoje, vai permitir esse desempenho de 2000MB/s. Vai ficar no máximo os 1000MB/s.

Se precisar de desempenho superior ao 1000 MB/s precisa avaliar uma solução Thunderbolt 3. Mas lembre, não é simplesmente porque a interface é Thunderbolt 3 que automaticamente vai ter velocidades altas, precisa avaliar também o tipo do dispositivo de armazenamento utilizado.
« Última modificação: 16 de Março de 2023, 14:35:03 por André Sena »
André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.


André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.866
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Resposta #24 Online: 16 de Março de 2023, 14:39:50
pra mim funciona bem, estou na idade grande e tem grande aferta de conexões de fiba com alta velocidade. Eu até poderia contatar um plano mais rápido, porem esse ja me atende bem.
No momento em casa com 2 filhas trabalhando em outros computadores na mesma conexão, no estúdio é a mesma coisa:
fornecedor VIVO FIBRA

Essa taxa de upload é super de boa para fazer backup na nuvem. :ok:

A minha taxa de upload é similar a sua: 143 Mbps
André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.450
  • Sexo: Masculino
Resposta #25 Online: 16 de Março de 2023, 14:54:58
Criei um tópico para saber os planos de internet dos colegas.  :assobi:


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.485
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #26 Online: 16 de Março de 2023, 15:13:09
Fiquei de montar um openmediavault em casa para sincronizar com o do estúdio e ainda não fiz isso.
Tem o fato também de ter um certo receio, o que acha?

Seria usado o Rsync com certificado sshkey.

O meu é um Linux dedicado devidamente configurado no que diz respeito a estar isolado do armazenamento real e com um firewall bem chato.

A regra é a seguinte, tem realmente que entender esse recado: Nenhum servidor conectado na internet é 100% seguro. Sempre existe o risco de ser hackeado, não interessa quem montou ou configurou. Mas estatisticamente esse servidor é uma gota no oceano. Cabe ao dono fazer o máximo para mitigar o problema.

Basicamente, no meu caso é o seguinte:

- Meu servidor sincroniza o HD interno dele a partir do meu storage de trabalho através do RSYNC. Isso é feito em horários específicos, e o meu computador de trabalho se desconecta do servidor via bloqueio de firewall. Se hackearem o servidor, não tem acesso ao HD de trabalho e nem muito menos aos backups.

Eu sou paranoico com segurança, trabalhei com isso por anos... Não confio em soluções prontas de NAS pelo menos nao se eles estiverem conectados ao restante do meu sistema. Se eu for usar um NAS (nesse caso um servidor mesmo) ele não ficará conectado permanentemente á minha estrutura interna. Nem a porrada.

Ah mas isso é paranoia, o usuário comum não precisa disso !
Perfeito, problema de quem achar isso, se der merda não reclame...

Nesse caso, melhor usar mesmo um OneDrive, iCloud Drive, Google Drive e se conformar com o tipo de solução.

Na verdade eu decidi desativar esses servidores externos. Cheguei à conclusão de que não preciso mais disso e fazer tudo internamente e guardar um HD em outro local é o que acho mais prático no meu caso específico.
Como disse, se precisar compartilhar algo coloco temporariamente na nuvem e depois apago.
Algo maior vai no bolso, em um ssd Sandisk Extreme de 1TB.

Aqui eu medi as velocidades e deu 400 de upload e 100 de download. Quebra o galho, mas tem que ter em mente que não é todo mundo que tem fibra ou que pode pagar por isso.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.693
  • Sexo: Masculino
Resposta #27 Online: 16 de Março de 2023, 15:53:24
Por que eu não fiz um servidor dedicado??? Pq esses hds externos são como arquivo morto, eu não preciso de acessar os arquivos o tempo todo. Apenas os SSDs de bkp que ficam conectado (qd preciso), e ai eu tenho mais exatamente 3 SSDs USB com velocidade de 5 e 10 GBps (acho que chamam as conexões de USB 3.1 e USB 3.2).
apesar da incrível velocidade das interfaces desses SSDs, toda vez que eu vou transferir por ex 100 Gigas, os SSDs que estão gravando da maquina esquentam lá por volta dos 30 ou 40Gigas e a partir dai a velocidade cai bastante pois é a proteção natural da controladora do equipamento. Mas isso só acontece qd entra o trabalho na edição, depois disso só transfere os arquivos de trabalho do LR ou Première.

A questão do Antonio é diferente, ai segurança dos dados é fundamental, tenho colega aqui que trabalha com projetos de engenharia, e o caso dele é o mesmo, afinal não se quer que os dados sejam roubados (inclusive por funcionários).

Esse assunto é interessante, e a minha opção foi pelo custo anual do MS365 que é baixo. Fico lembrando aqui da época que a gente tinha que comprar espaço e programas/ferramentas em provedores para publicar e transferir coisas na web.
« Última modificação: 16 de Março de 2023, 15:55:35 por Lindsay »
Conhecimento importa mais que equipamento.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.485
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #28 Online: 16 de Março de 2023, 16:02:55
Mas Lindsay, ninguém fica transferindo a massa toda de dados no backup ! Pelo menos não deveriam !
O seu backup não é incremental ou somente da diferença ?


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.693
  • Sexo: Masculino
Resposta #29 Online: 17 de Março de 2023, 01:06:07
Mas Lindsay, ninguém fica transferindo a massa toda de dados no backup ! Pelo menos não deveriam !
O seu backup não é incremental ou somente da diferença ?
Por ex qd o LR renomeia as fotos, ou qd faço correção de horário para alinhamento (vários fotógrafos), existe a necessidade de fazer novamente o bkp do material bruto tbm (RAW). Da mesma forma no premiere, um trabalho de edição que dura 10 ou 15 dias, sempre muticâmera, que começa com correções de cores, alinhamentos e correções de alinhamento devido a diversidade de modelos de câmeras, correções e tratamento do áudio, vou salvando versões de passos que foram exportados, então se der merda em algum momento, consigo retomar a partir de algum milestone.
Então não é sempre que ocorre, mas vez ou outra  tenho que fazer o bkp de tudo. Mas qd as coisas estão maduras ai só os arquivos indexados próprios dos programas.
Conhecimento importa mais que equipamento.