Autor Tópico: ATENÇÃO! Tentativa de golpe em nome do Mercado Livre  (Lida 1017 vezes)

AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Online: 16 de Março de 2023, 20:05:44
Prezados,

Fiz uma compra no Mercado Livre na semana passada e depois de um tempo o rastreamento da mercadoria sumiu e recebi pelo site do ML uma mensagem dizendo que a compra não seria entregue e o pagamento foi imediatamente estornado. Perfeito.

Hoje, uma semana depois, recebi uma mensagem pelo whatsapp do delefone (12) 99102 0971 em nome de um tal Claudio "Gerente de qualidade do ML", querendo saber se a encomenda numero tal foi entregue, recusada ou cancelada, com umas opções para responder.

Desconfiei imediatamente porque o ML nunca fez esse tipo de comunicado. Entrei em contato com o ML e me confirmaram que era uma tentativa de golpe.

Na certa roubaram a mercadoria, leram a etiqueta e tentaram o golpe.

Fiquem ligados com isso.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.776
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #1 Online: 16 de Março de 2023, 20:30:23
E qual seria o golpe em si depois do contato? Fiquei curioso
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #2 Online: 16 de Março de 2023, 20:33:18
E qual seria o golpe em si depois do contato? Fiquei curioso

No minimo roubo de dados


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.299
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 17 de Março de 2023, 08:21:37
Golpistas sendo golpistas.


Lizandro Júnior

  • Trade Count: (19)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.619
  • Sexo: Masculino
  • "Com Deus, todas as coisas são possíveis."
    • Lizandro Júnior Fotografias
Resposta #4 Online: 17 de Março de 2023, 11:55:58
Atualização do velho golpe da compra falsa, que o cara copia os dados do seu anúncio e fala que pra pagar precisa do seu email. Ai quando você fornece o e-mail, ele manda um falso como se o mercado livre tivesse confirmado a compra.

Os caras não param e nunca vão parar. Nos resta ficar espertos, cada dia mais.
Nikon Z6II | Nikon D750 | Flash SB5000| Godox V1 | Godox Ad200 PRO | Nikkor 28mm Z | Nikkor 24mm f/1.4G ED | Sigma 85mm f/1.4 EX DG HSM | Tokina AT-X 16-28mm f/2.8 Pro FX|   Yongnuo 565EX | Yongnuo 622N | Yongnuo TX | Godox XPRO

www.lizandrojunior.com  | "Com Deus, todas as coisas são possíveis."


fernandoomi

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.595
  • Sexo: Masculino
  • Eng. Mecânico/Fotógrafo Esportivo
    • Foco Radical
Resposta #5 Online: 22 de Março de 2023, 17:05:09
Estranho que agora no ML não dá mais pra ver o telefone ou email do contato. Até mesmo se você (seja comprador ou vendedor) tentar passar eles bloqueiam a mensagem. Aqui eu consigo passar meu telefone informando assim: 11xxxxxxxx/119xxxxxxxx desse jeito acho que o programa entende que é um código e não um telefone.
De toda forma, direto eu precisava pegar o telefone do comprador pra combinar alguma coisa , passar um vídeo do produto funcionando ou mesmo uma instrução. Pensa, vc vende um item caro e o comprador não tem perícia e faz caca, depois ainda vai colocar a reclamação e o vendedor que acaba tendo que pagar o pato.
Aqui teve uma vez que vendi uma 28-70 da Tokina, aí a compradora reclamou que não estava funcionando o Autofoco. Eu peguei e telefonei, expliquei que a objetiva da Tokina tem que fazer o push-pull pra desengatar o motor do AF, com isso resolvi o problema.


Na etiqueta, não costuma constar o telefone, a não ser que o comprador tenha colocado como referência.
Fotógrafo oficial Foco Radical