Autor Tópico: IS OFF X FOCO RAPIDO  (Lida 1108 vezes)

Marcelo Rezende

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.988
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo Rezende Fotografia
Online: 22 de Março de 2023, 09:30:31
Ola Colegas,

Estou para fotografar um jogo de futebol e fui buscar dicas de profissionais, uma delas é desligar o IS para que o foco seja mais rapido, no caso ele falava das lentes canon. Vou testar no FDS, mas alguem aqui confirma essa info?

Pensei em
Velocidade: 1250 no minimo
Abertura: 5.6 ou menor (minha lente é 4.0)
ISO: Auto

Alguem que faz fotos de esportes tem dicas?  :worship:

Abs


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.776
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Douglas Fernando

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 686
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 22 de Março de 2023, 14:27:04
Ola Colegas,

Estou para fotografar um jogo de futebol e fui buscar dicas de profissionais, uma delas é desligar o IS para que o foco seja mais rapido, no caso ele falava das lentes canon. Vou testar no FDS, mas alguem aqui confirma essa info?

Pensei em
Velocidade: 1250 no minimo
Abertura: 5.6 ou menor (minha lente é 4.0)
ISO: Auto

Alguem que faz fotos de esportes tem dicas?  :worship:

Abs

Nos casos de DSLR, em raros casos de luz... desligar o IS, "parecia" que cravava mais cedo no assunto. Não sei se voce testou uma teleobjetiva em cima de um tripe ou monopé, ao ligar o is, voce nota que a imagem mexe no visor da camera, levemente.
No caso das mirrorless.. isso não existe mais... já que é foco em tempo real.. e o is até ajuda.

Tanto na 600mm serie II, 500mm serie I e na 100-500 ..só is ligado tempo integral e tudo muito muito rapido.
Fotógrafo e birdwatching


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #3 Online: 22 de Março de 2023, 15:27:59
Ola Colegas,

Estou para fotografar um jogo de futebol e fui buscar dicas de profissionais, uma delas é desligar o IS para que o foco seja mais rapido, no caso ele falava das lentes canon. Vou testar no FDS, mas alguem aqui confirma essa info?

Pensei em
Velocidade: 1250 no minimo
Abertura: 5.6 ou menor (minha lente é 4.0)
ISO: Auto

Alguem que faz fotos de esportes tem dicas?  :worship:

Abs


Marcelo, boa tarde.

Bem antes de fazer uma breve explanação de como eu fotografo, preciso dizer que ainda sou usuário de DSLRs uma 7D e uma 40D véia de guerra. Fotografo corridas de mountain bike, corridas de rua e de vez em quando partidas de futebol. Todos os eventos pela fotop e as vezes alguns particulares que consegui , digamos, clientes fixos. Todos os eventos são com a luz natural (nenhum evento interno, noturno ou de pouca luz).

Dito isto, minha experiência é com esse tipo de equipamento ok. Bem, vamos aos fatos:

-> Seja com tripé, monopé ou na mão, não abro mais mão do IS. Só o fato de estabilizar o viewfinder (ou visor eletrônico no caso das mirrorless) ajuda demais . Conforme postado pelo Vangelism, o IS ligado até ajuda a câmera mais estabilizada a achar o contraste necessário para cravar o foco contínuo. Portanto acho uma besteira desligá-lo e se houver alguma perda no foco , acredite, na prática ela é insignificante.

-> Sobre velocidade: eu fotografo com medição Matricial, Exposição de Compensação em +1 ou +2/3 além do fotômetro no zero. Bem o motivo é que a medição em geral fica com uma ótima exposição;

-> Foco AI SERVO e disparo Contínuo (H+)

-> Pontos de foco , vai depender da sua câmera já que há uma diferença significativa entre os modos de foco de uma DSLR e de uma mirrorless.

Na minha opinião de quem já fotografou desde  75-300 barata e horrível , até uma 70-200 2.8 com IS, a velocidade e precisão do foco vai muito mais da combinação entre lente e corpo de câmera e sua técnica do que o IS. A título de exemplo,  minha 7D tem um foco muito bom. Sempre volto pra casa com no mínimo, 80-85% das fotos com foco cravado, o que pra mim está excelente. Mas o IS nada tem a ver com isso , no meu uso prático do dia-a-dia.

Sobre a velocidade do obturador, bem eu sempre usei modo de Abertura e media com a fotometria em +1 em quanto ia ficar a velocidade do obturador. Acredite, pra esportes como corrida e futebol, você não precisa de velocidades tão rápidas como 1/1600 , 1/200. Pra mim 1/800 com IS já é mais que suficiente pra congelar o movimento. Talvez velocidades como 1/2000 , 1/4000 façam sentido pra fotografar beija-flor, ou corridas de motos, de carros, etc; mas pra fotografar ação humana nem é algo que tenha tanta necessidade assim. Dito isso, vai depender também da luz ambiente, pois se você tiver em dia muito nublado, pra ter velocidades como 1/1600 ou mais rápido precisará aumentar a abertura e/ou subir o ISO.


fernandoomi

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.595
  • Sexo: Masculino
  • Eng. Mecânico/Fotógrafo Esportivo
    • Foco Radical
Resposta #4 Online: 22 de Março de 2023, 16:00:31
Na minha opinião 1/1250 já é mais do que suficiente para congelar o movimento. Nesse caso, o IS não faz muita diferença.
As vezes uso 1/500, e já cheguei a usar 1/160 pra fotografar corrida, fica com um pouquinho de rastro, mas só se estiver muito de lado porque de frente o movimento relativo é menor. Outra coisa é que só a gente que é mais "alfabetizado" em fotografia que vai perceber um rastrinho ou uma aberração cromática, no geral a grande massa não se liga nisso. A galera gosta mesmo é de ver o fundo desfocado, cores equilibradas e uma composição não muito caótica.
O IS também depende muito do comprimento focal da lente. Usar em 50mm é uma coisa, já em 600mm acaba fazendo uma boa diferença.
O grande problema de foto de esporte assim nem é tanto a lente, mas sim a limitação do corpo em acompanhar/prever a posição do autofoco.
Uma coisa que percebo é que de longe, raramente a câmera erra o foco, exceto se estiver com alguma coisa em primeiro plano na frente (tipo uma grade ou outro atleta). Porém, quanto mais o assunto se aproxima da câmera menor vai sendo a taxa de acerto. Na minha 70-200 eu vejo que quando o atleta vai chegando próximo, quando passa de 4m e continua se aproximando é justamente quando a câmera se perde. Direto pego umas fotos que estão completamente fora de foco nessa condição. Agora de longe e isolado, raramente a câmera se perde.
Fotógrafo oficial Foco Radical


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.545
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #5 Online: 22 de Março de 2023, 19:09:10
Na minha opinião 1/1250 já é mais do que suficiente para congelar o movimento. Nesse caso, o IS não faz muita diferença.

Depende do movimento. Pra aves em voo, por exemplo, eu deixo de 2000 pra cima.

No geral, eu prefiro usar o IS porque facilita o enquadramento com lentes muito longas. Claro que isso só funciona com aves paradas. Quando estão em voo, se tivesse como mudar rápido, eu deixaria desligado. Mas se eu ficar mudando toda hora, perco um monte de fotos. Ainda queria uma câmera que tivesse C1 pra IS ligado, auto ISO baixo e foco AF-S, e um modo C2 pra IS desligado, auto ISO alto e foco AF-C.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.776
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #6 Online: 22 de Março de 2023, 19:31:19
Acho que você precisa do modo 03 do IS das Teles canon.

Desligado para rastrear as aves e ativado somente ao apertar o obturador.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #7 Online: 22 de Março de 2023, 19:35:08
Acho que você precisa do modo 03 do IS das Teles canon.

Desligado para rastrear as aves e ativado somente ao apertar o obturador.

É uma boa opção.

Agora , galera, há uma boa diferença em questão de precisão de foco - independente da lente , câmera e ter IS na lente ou IBIS no sensor, no que se refere ao ângulo e à velocidade que o objeto, animal ou pessoa se movimenta .

Por exemplo, aves em movimento, carros , motos - exigem uma velocidade mais rápida do obturador. Já um ser humano correndo, andando de bicicleta , é mais de boa... 1/500 , 1/800 é mais que suficiente. Já fotografar um beija flor no ar, até com 1/4000 é complicado rsrsrs


LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.893
    • Dilone Fotografia
Resposta #8 Online: 22 de Março de 2023, 21:33:58
Eu sempre desligo o IS... ja que estarei utilizando velocidades onde o IS se torna irrelevante, eu desligo ele para ter maior duração da bateria e para o sistema ficar la desligadinho... nao sinto falta


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.545
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #9 Online: 23 de Março de 2023, 00:52:17
Acho que você precisa do modo 03 do IS das Teles canon.

Desligado para rastrear as aves e ativado somente ao apertar o obturador.

De novo, depende. Existe esse modo nas Fuji também, pra assuntos parados, o IS contínuo ajuda mais. O IS somente ao apertar o obturador pode atrasar um pouquinho o disparo.


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.299
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 23 de Março de 2023, 07:57:51
Fico no aguardo do resultado, que nem aquelas que fez da luta.  :assobi:


FabioDuarte

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 179
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 24 de Março de 2023, 12:03:46
Ola Colegas,

Estou para fotografar um jogo de futebol e fui buscar dicas de profissionais, uma delas é desligar o IS para que o foco seja mais rapido, no caso ele falava das lentes canon. Vou testar no FDS, mas alguem aqui confirma essa info?

Pensei em
Velocidade: 1250 no minimo
Abertura: 5.6 ou menor (minha lente é 4.0)
ISO: Auto

Alguem que faz fotos de esportes tem dicas?  :worship:

Abs

Eu não fotografo esportes, mas aves. Quando o assunto é aves em voo (fotos de ação) eu normalmente desligo o IS, mas o motivo que é que assim fica mais fácil de encontrar o assunto e fazer o tracking. Com o IS ligado eu preciso ficar "brigando" com o sistema. Eu mexo pra cá e o IS compensa pra lá, aí o bicho já foi...

Abs.


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #12 Online: 24 de Março de 2023, 14:36:55
Eu não fotografo esportes, mas aves. Quando o assunto é aves em voo (fotos de ação) eu normalmente desligo o IS, mas o motivo que é que assim fica mais fácil de encontrar o assunto e fazer o tracking. Com o IS ligado eu preciso ficar "brigando" com o sistema. Eu mexo pra cá e o IS compensa pra lá, aí o bicho já foi...

Abs.

Bom saber dessa visão. Aves são muito mais rápidas do que seres humanos. Assim faz sentido sua afirmação; já que há um "lag" ou um "tempo" entre o IS ajudar a estabilizar os elementos óticos dentro da objetiva e o foco fazer o devido rastreamento. Mas acredito que isso se aplica apenas para aves ou objetos que se movem muito rapidamente. Para rastrear seres humanos correndo, por exemplo, ou andando de bike, esse tempo é irrelevante, por isso eu ligo o IS.


Marcelo Rezende

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.988
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo Rezende Fotografia
Resposta #13 Online: 25 de Março de 2023, 08:32:36
Ola pessoal!

Obrigado pelos comentários  :worship: Hoje farei essas fotos, não é um job remunerado, são jogos da escola de futebol do meu filho, então não tenho "aquele compromisso" com o sucesso rsrs. Usarei técnicas e dicas diversas para analisar o resultado.

Ate mais! Abs


Douglas Fernando

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 686
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 30 de Março de 2023, 16:09:29
Eu não fotografo esportes, mas aves. Quando o assunto é aves em voo (fotos de ação) eu normalmente desligo o IS, mas o motivo que é que assim fica mais fácil de encontrar o assunto e fazer o tracking. Com o IS ligado eu preciso ficar "brigando" com o sistema. Eu mexo pra cá e o IS compensa pra lá, aí o bicho já foi...

Abs.

Eu já uso IS ligado para aves em voo, hoje melhoraram ele demais, ainda mais com o IBIS do sensor ativado também. Tanto na 600mm f4 serie II que tive um tempo... e agora com a RF 100-500 e tc 1.4x, IS 100% do tempo ligado.
Fotógrafo e birdwatching