Autor Tópico: Uniformidade de imagem em monitor Dell  (Lida 3205 vezes)

FabioDuarte

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 179
  • Sexo: Masculino
Online: 22 de Março de 2023, 15:04:41
Olá pessoal, em 2021 comprei um monitor Dell P2219H com tela IPS. Há poucos dias, quando fui editar duas fotos lado a lado para "copiar" a tonalidade de uma para outra, percebi que tinha algo errado. Depois de alguns testes, vi que a lado esquerdo do monitor está mais "azulado" e o lado direito está mais "amarelado". Isso é bem visível com um fundo cinza. No extremo esquerdo a tela fica cinza e no extremo direito está praticamente bege.

Pelas minhas pesquisas, isso está relacionado à "uniformidade" da tela.

Alguém já percebeu isso alguma vez? Existe algum jeito de consertar?

Achei esse artigo da Benq sobre o assunto e suas causas.
https://www.benq.com/en-us/knowledge-center/knowledge/screen-uniformity.html#:~:text=aspects%20to%20consider%3A-,A.,uniform%20brightness%20and%20visual%20balance

Abraços,
Fabio.


lucas s

  • Trade Count: (9)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 340
  • Sexo: Masculino
  • Me divertindo com fotografia
Resposta #1 Online: 22 de Março de 2023, 15:09:42
Talvez tu ja conheça, mas um lugar legal olhar antes de comprar(ou para pegar as configurações otimizadas) é no rtings.
Fazem testes aprofundados de TVs e Monitores, gosto muito do trabalho deles.

Uniformidade de preto e cinza é um dos pontos testados.
Acompanhando eles da pra perceber que sempre ressalvam que pode variar até mesmo por unidade.

Olha esse review(do monitor top1 segundo a analises deles pra edição de fotos)
https://www.rtings.com/monitor/reviews/dell/u3223qe
Canon R6 + 35 + 50 + 135


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.299
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 23 de Março de 2023, 07:53:12
Testou trocar os cabos? Apenas por descargo de consciência.
Era bem comum com os antigos vga danificados a imagem mudar de cor principalmente para o azul.


FabioDuarte

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 179
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 23 de Março de 2023, 14:36:31
Testou trocar os cabos? Apenas por descargo de consciência.
Era bem comum com os antigos vga danificados a imagem mudar de cor principalmente para o azul.

Não fiz esse teste, mas é uma esperança. Uso a partir do HDMI.

Abs.


FabioDuarte

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 179
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 23 de Março de 2023, 14:36:54
Talvez tu ja conheça, mas um lugar legal olhar antes de comprar(ou para pegar as configurações otimizadas) é no rtings.
Fazem testes aprofundados de TVs e Monitores, gosto muito do trabalho deles.

Uniformidade de preto e cinza é um dos pontos testados.
Acompanhando eles da pra perceber que sempre ressalvam que pode variar até mesmo por unidade.

Olha esse review(do monitor top1 segundo a analises deles pra edição de fotos)
https://www.rtings.com/monitor/reviews/dell/u3223qe

Obrigado, vou dar uma olhada.

Abs.


FabioDuarte

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 179
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 23 de Março de 2023, 15:33:54
Testou trocar os cabos? Apenas por descargo de consciência.
Era bem comum com os antigos vga danificados a imagem mudar de cor principalmente para o azul.

Agora que me dei conta, mas durante o processo junto ao suporte da Dell eu desconectei todos os cabos (menos o de força, é claro) e entrei no menu onde o próprio monitor gera uma imagem toda cinza na tela. Nesse momento já dava para ver o problema, ou seja, não é o cabo e sim a tela.

Abs.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.776
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #6 Online: 23 de Março de 2023, 15:36:28

Uniformidade de preto e cinza é um dos pontos testados.
Acompanhando eles da pra perceber que sempre ressalvam que pode variar até mesmo por unidade.



Interessante, eu notava esse problema de uniformidade do cinza mas não sabia que era uma coisa assim reconhecida.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.299
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 23 de Março de 2023, 15:36:36
Agora que me dei conta, mas durante o processo junto ao suporte da Dell eu desconectei todos os cabos (menos o de força, é claro) e entrei no menu onde o próprio monitor gera uma imagem toda cinza na tela. Nesse momento já dava para ver o problema, ou seja, não é o cabo e sim a tela.

Abs.
Ainda está na garantia?


FabioDuarte

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 179
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 23 de Março de 2023, 19:42:22
Ainda está na garantia?

Sim. Mas o suporte técnico precisa reconhecer o problema. Só que o suporte que eu contratei é só on-line, aí tem que tirar uma foto do monitor e mandar por whatsapp. Só que assim é muito difícil de perceber o problema.

Eu vou fazer um vídeo mostrando a diferença de cor usando o colorímetro, talvez isso convença eles. O problema é fazer tudo isso e depois receber outro monitor em pior estado. Não sei o que fazer.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.564
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 23 de Março de 2023, 21:56:13
mas esse monitor é de escritório, se não for algo gritante não sei se a garantia vai garantir...
Conhecimento importa mais que equipamento.


FabioDuarte

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 179
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 24 de Março de 2023, 11:58:03
mas esse monitor é de escritório, se não for algo gritante não sei se a garantia vai garantir...

Exato. Não é algo gritante. Por isso o suporte não reconheceu o problema. Quando estava escolhendo o monitor, minha ideia era a série Ultrasharp, porém achei essa que aparentemente tinha o mesmo painel, sendo que a diferença estava em outros detalhes.

Você acha que a qualidade e uniformidade do painel da Série Ultrasharp ou outra série da Dell deve ser melhor? Se for, aí eu vendo esse e pego outro.

Abs.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.564
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 24 de Março de 2023, 12:17:50
Exato. Não é algo gritante. Por isso o suporte não reconheceu o problema. Quando estava escolhendo o monitor, minha ideia era a série Ultrasharp, porém achei essa que aparentemente tinha o mesmo painel, sendo que a diferença estava em outros detalhes.

Você acha que a qualidade e uniformidade do painel da Série Ultrasharp ou outra série da Dell deve ser melhor? Se for, aí eu vendo esse e pego outro.

Abs.
apenas os monitores Dell profissionais premier color terão consistência boa. Os ultrasharp são ótimos (atualmente restou um ultimo de 2019 está no comput de minhas filhas), mas ja tive vários em mais de 10 talvez, em 15 anos editando fotos com eles. O painel sempre tem alguma coisinha, e com o passar dos anos os painéis vão desgastando, a reprodução de cores vai piorando, manchas vão aparecendo, a ponto de depois de anos nem conseguir mais calibrar da direito.

Não sei o que vc realmente busca, qual a sua necessidade, mas eu digo desencana, relaxa, pois fotografia é referencial, não sei qual a real importância de se pegar com essas diferenças.

A partir de sua edição para cada gadget que sua foto vai circular vai mostrar a foto diferente do que vc editou, seja qq tipo de tela, impressora, ou saída de papel.
« Última modificação: 24 de Março de 2023, 12:19:04 por Lindsay »
Conhecimento importa mais que equipamento.


FabioDuarte

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 179
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 24 de Março de 2023, 17:15:37
apenas os monitores Dell profissionais premier color terão consistência boa. Os ultrasharp são ótimos (atualmente restou um ultimo de 2019 está no comput de minhas filhas), mas ja tive vários em mais de 10 talvez, em 15 anos editando fotos com eles. O painel sempre tem alguma coisinha, e com o passar dos anos os painéis vão desgastando, a reprodução de cores vai piorando, manchas vão aparecendo, a ponto de depois de anos nem conseguir mais calibrar da direito.

Não sei o que vc realmente busca, qual a sua necessidade, mas eu digo desencana, relaxa, pois fotografia é referencial, não sei qual a real importância de se pegar com essas diferenças.

A partir de sua edição para cada gadget que sua foto vai circular vai mostrar a foto diferente do que vc editou, seja qq tipo de tela, impressora, ou saída de papel.

Obrigado pelas informações. Estou trabalhando na edição de fotos para um guia de campo de identificação de aves. As fotos das aves (com fundo recortado) ficam lado a lado no guia então é importante que elas não variem de tom (balanço de branco, etc). Percebi o problema quando eu tentei deixar uma imagem igual a uma de referência e a imagem da esquerda estava mais azulada e a da direita mais amarelada. Achei que eram as imagens que precisavam de ajuste, mas na verdade era o monitor!

Acho que vou continuar com o monitor assim e talvez mais adiante, quando chegar nessa fase de equalização de imagens, eu compre um mais confiável e deixe esse como monitor auxiliar.

Abs.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.564
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 24 de Março de 2023, 17:41:50
Obrigado pelas informações. Estou trabalhando na edição de fotos para um guia de campo de identificação de aves. As fotos das aves (com fundo recortado) ficam lado a lado no guia então é importante que elas não variem de tom (balanço de branco, etc). Percebi o problema quando eu tentei deixar uma imagem igual a uma de referência e a imagem da esquerda estava mais azulada e a da direita mais amarelada. Achei que eram as imagens que precisavam de ajuste, mas na verdade era o monitor!

Acho que vou continuar com o monitor assim e talvez mais adiante, quando chegar nessa fase de equalização de imagens, eu compre um mais confiável e deixe esse como monitor auxiliar.

Abs.
nos ultimos anos tenho preferido um único monitores widescreen, mas lembro do tempo em que usava 2 dell ultrasharp de 22 pol e depois de 24 pol um ao lado do outro, e mesmo usando calibração da xRite, era bem difícil fazer os dois ficarem iguaizinhos, dai passava um tempo, e mesmo com os refinamentos de calibração era nítido ver que as regulagens de um se distanciavam do outro, isso era bem curioso (niveis RGB contraste, gama etc...), então os ultrasharp carregam mesmo esse tipo de problema.
E comprar um premier color.... o investm é grande.
Conhecimento importa mais que equipamento.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.564
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 24 de Março de 2023, 17:48:15
Obrigado pelas informações. Estou trabalhando na edição de fotos para um guia de campo de identificação de aves. As fotos das aves (com fundo recortado) ficam lado a lado no guia então é importante que elas não variem de tom (balanço de branco, etc). Percebi o problema quando eu tentei deixar uma imagem igual a uma de referência e a imagem da esquerda estava mais azulada e a da direita mais amarelada. Achei que eram as imagens que precisavam de ajuste, mas na verdade era o monitor!

Acho que vou continuar com o monitor assim e talvez mais adiante, quando chegar nessa fase de equalização de imagens, eu compre um mais confiável e deixe esse como monitor auxiliar.

Abs.

agora só comentando isso que vc faz é muito difícil, pq dependendo do ângulo da câmera, da iluminação, do horário do dia (temp de cor), da incidência de reflexos de outras cores e luzes da natureza em volta do pássaro, a foto já vem bem diferente, de maneira que sem um monitor PróZão mesmo bem calibrado fica difícil acertar.
Talvez tomando alguns cuidados em não mexer muito e no que mexer durante a edição fique mais fácil, se quiser entrar mais nesse assunto, abre um tópico especifico que tem uns feras aqui que podem dar algumas ideias.
Conhecimento importa mais que equipamento.