Autor Tópico: Filtro CPL Hoya, Tiffen, K&F ou alguma outra indicação?  (Lida 1151 vezes)

fernandoomi

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.595
  • Sexo: Masculino
  • Eng. Mecânico/Fotógrafo Esportivo
    • Foco Radical
Online: 31 de Março de 2023, 14:14:34
Estou querendo um CPL que fosse agressivo na polarização do céu, pra literalmente "torar" o azul. O que tenho (ganhei de brinde com uma lente) sinto que derruba a nitidez. Daí estava querendo um melhorzinho. Estou na busca de algo com boa relação preço - qualidade. Ou seja, num paralelo não precisa ser uma Leica mas também não precisa ser uma Tekpix... uma "T3i" já deve servir.
Vejo essas marcas que mencionei no título sendo bastante ofertadas, mas não sei direito... me parece que a K&F tem uma linha mais barata e depois uma mais especificada (acho que Nano alguma coisa).
Ouvi uma vez que da Hoya e Tiffen esses mais baratos (nem tanto) na verdade são uns chinesinhos com a logomarca,  e não tem a mesma qualidade dos modelos que fizeram a fama da marca.
Isso procede?
Resenha boa só tem de gringo com produto que só vende lá na vc Adorana/BH/Calumet.
Fotógrafo oficial Foco Radical


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #1 Online: 31 de Março de 2023, 14:57:48
Por experiencia própria e por ter quebrado muito a cara...

Filtro sempre Hoya HMC, comprados em distribuidores oficiais. A imensa maioria dos Hoyas comprados baratos são falsificados.
Um Hoya CPL NXT de 58mm custa em média $50. Se achar por muito menos pode ter certeza que é falsificado.

As outras marcas que uso são Heliopan, Rodenstock e B+W. Não passo nem perto de polarizadores de outras marcas.
Ou se perde nitidez ou muda o balanço de cor.


Literalmente todos os Tiffen que já tive deram problema no longo prazo, e digo antigos, novos todos comprados na B&H, portanto genuinos.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.776
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #2 Online: 31 de Março de 2023, 15:29:49
Tenho o k&f slim, só não sei se tora o azul rsrs
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.778
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Resposta #3 Online: 02 de Abril de 2023, 15:14:07
Estou querendo um CPL que fosse agressivo na polarização do céu, pra literalmente "torar" o azul. O

Mais ou menos isso aqui?
Ipê Amarelo by Andre Sena, no Flickr

Usei um filtro Hoya CLP simples. Não era HMC.
André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.


André Sá

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 1
Resposta #4 Online: 03 de Abril de 2023, 13:45:46
Comprei o kit magnético da K&F (cpl + nd + uv) e achei bem bom, a ponto de recomendar - vi um review no canal do Vernaglia confirmo todas as (boas) impressões que ele teve.


Bretas

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.136
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 03 de Abril de 2023, 15:25:05
Hoya ou B+W.


fernandoomi

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.595
  • Sexo: Masculino
  • Eng. Mecânico/Fotógrafo Esportivo
    • Foco Radical
Resposta #6 Online: 04 de Abril de 2023, 11:20:39
Mais ou menos isso aqui?
Ipê Amarelo by Andre Sena, no Flickr

Usei um filtro Hoya CLP simples. Não era HMC.

Isso!

André não sei o que é HMC, pode me explicar?
Fotógrafo oficial Foco Radical


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.776
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #7 Online: 04 de Abril de 2023, 11:28:04
Ta ligado que o ângulo em relação ao sol é crucial né? 90 graus é onde dá o efeito máximo.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


fernandoomi

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.595
  • Sexo: Masculino
  • Eng. Mecânico/Fotógrafo Esportivo
    • Foco Radical
Resposta #8 Online: 04 de Abril de 2023, 11:46:54
Ta ligado que o ângulo em relação ao sol é crucial né? 90 graus é onde dá o efeito máximo.

Ahh sim.
O que eu tinha fiquei com a sensação de que estava perdendo nitidez, vou dar uma limpada (pode ser meleca) e refazer os testes, se realmente constatar, eu vou correr atrás de um bom. Agora vou ver se acho alguma coisa dentro das recomendações.
Fotógrafo oficial Foco Radical


André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.778
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Resposta #9 Online: 04 de Abril de 2023, 12:49:13
Isso!

André não sei o que é HMC, pode me explicar?

Os filtros HMC (Hoya Multi-Coated) utiliza revestimento (coat) múltiplo e isso minimiza a reflexão nas superfícies do filtro, o que reduz reflexos e flare. O resultado é uma melhor transmissão de luz e uma imagem mais nítida.

HMC é o termo que a Hoya utiliza. Eu tenho filtros da NiSi e eles usam o termo Nano Pro multi-coating.
Citar
Our proprietary NiSi Nano Pro multi-coating reduces reflections and glare, and adds a waterproof layer on both sides of the filter for easy cleaning and removal of fingerprints, smudges, and dust. The scratch resistant coating increases durability and shatter resistance while ensuring image quality is not jeopardized when the coating is applied to the high quality optical glass used in our NiSi filter range.

André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.


André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.778
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Resposta #10 Online: 04 de Abril de 2023, 12:51:06
vou dar uma limpada (pode ser meleca) e refazer os testes,

 :shock:

Se estiver perdendo nitidez por conta de sujeira/óleos acumulado no filtro.....  :eek: :eek:

 :hysterical:
André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.