Autor Tópico: Formatos de arquivos (outra vez...)  (Lida 1424 vezes)

Claudio_2009

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 22
Online: 03 de Abril de 2023, 16:36:40
Pessoal, este é um tema antigo ainda tenho algumas dúvidas a respeito.
Sou amador e nos meus passeios fotografo sempre em raw com a camera e em jpg com o celular. Ao retornar importo separadamente as fotos raw e jpg em pastas distintas no FastStone. Após editar um arquivo jpg, salvo também em jpg, na mesma pasta do arquivo original adicionando -2 ao nome do arquivo para evitar conflitos.
O arquivo fica:
   [nome].jpg
   [nome]-2.jpg
Entendo que o jpg original está sendo preservado, sem degrada-lo.

Edito os arquivos raw no Affinity Photo e salvo sempre como tiff, também na pasta original para posterior impressão ou postagem na WEB
O arquivo fica:
   [nome]_CR2
   [nome]_TIFF

Este procedimento está correto?
Claudio_2009


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.776
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #1 Online: 03 de Abril de 2023, 16:41:20
Sem funciona para você, está tudo certo.

Única coisa para dizer se é correto ou não, é que fazer uma copia do jpg, preserva o original sim.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #2 Online: 03 de Abril de 2023, 17:03:46
Não existe certo ou errado, e sim o modo de trabalhar de cada um. O que pode funcionar bem para um pode não funcionar para outro.

A única dica que dou é não ficar editando jpegs sucessivamente pois a qualidade da imagem é degradada por causa da compressão.