Autor Tópico: O botão de disparo da Canon R10 é levemente diferente das outras Canon?  (Lida 1946 vezes)

adrianojsmoreira

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 761
Salve, galera!

Estou testando uma Canon R10 e notei algo que me pareceu um pouco estranho: o botão de disparo dela exige um pouco mais de pressão/força para confirmar o foco (até a metade) do que o botão das outras câmeras mirrorless da Canon que já testei.
Nas outras quase não se precisa fazer força para o botão chegar até a metade e focar. Eu diria que, normalmente, essa pressão/força é comparável a pressão/força que fazemos ao tocar na tela do cel. É preciso pouqíssima pressão no toque do dedo.
Estranhei a R10 e fiquei bolado achando que possa ser algum defeito.

Vejam, não é que ele falhe. Não, o botão não falha. Mas, por exemplo: na minha memória muscular está meio que registrado o quanto de pressão os botões necessitam para focar, por isso quando vou fazer o foco nela, em algumas vezes, ela não faz (porque faltou um tantinho de pressão a mais no dedo).

Estava até relutante em trazer essa questão aqui porque é algo quase insignificante, nem sei se dá pra considerar um problema, já que não falha. E como é a primeira vez que pego essa câmera, não sei dizer se é assim mesmo, ou se esse modelo pode estar com alguma peculiaridade. O fato é que está diferente das outras câmeras que já usei.
16mm | 35mm | 24-105mm | 85mm | @adrianofotopro


LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.893
    • Dilone Fotografia
Resposta #1 Online: 07 de Abril de 2023, 11:35:08
Eu sei que cameras de entrada costumam ter os dois níveis do botão de disparo bem definidos, enquanto as cameras mais avançadas tem o primeiro estágio muito suave, como uma mola... talvez seja isso


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.544
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #2 Online: 07 de Abril de 2023, 12:25:15
Pode realmente ser isso. Lembro que quando a Fujifilm X-H1 foi lançada (foi a primeira câmera da marca com ênfase em vídeo), muita gente reclamou que o botão de disparo era macio demais, tanto que a marca ofereceu gratuitamente a modificação do botão a quem quisesse, durante o período de garantia da câmera.

Pelo lado bom, a gente acostuma bem rápido a essa mudança.


adrianojsmoreira

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 761
Resposta #3 Online: 07 de Abril de 2023, 17:44:48
Eu sei que cameras de entrada costumam ter os dois níveis do botão de disparo bem definidos, enquanto as cameras mais avançadas tem o primeiro estágio muito suave, como uma mola... talvez seja isso

É, talvez seja isso. Ainda estou sem minha outra câmera para comparar, mas de cabeça (e de memória muscular) estranhei pois era bem mais sensível o primeiro estágio. Algumas vezes chega a falhar, mas na verdade não falha, eu é que não apliquei a pressão necessária.

Leandro, uma curiosidade: vc é paraense? Fui no Instagram e vi algumas fotos da terrinha.
16mm | 35mm | 24-105mm | 85mm | @adrianofotopro


adrianojsmoreira

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 761
Resposta #4 Online: 07 de Abril de 2023, 17:49:11
Pode realmente ser isso. Lembro que quando a Fujifilm X-H1 foi lançada (foi a primeira câmera da marca com ênfase em vídeo), muita gente reclamou que o botão de disparo era macio demais, tanto que a marca ofereceu gratuitamente a modificação do botão a quem quisesse, durante o período de garantia da câmera.

Pelo lado bom, a gente acostuma bem rápido a essa mudança.

É, talvez seja isso mesmo, Felipe. Cheguei a pensar que estava com defeito. O primeiro estágio das minhas outras (R e RP) eram bem sensíveis. Um leve toque já era suficiente. Quando pegar a minha outra vou comparar com essa.

Agora pra desencanar 100% só quando tiver a oportunidade de pegar outra R10 pra testar.
16mm | 35mm | 24-105mm | 85mm | @adrianofotopro


fernandoomi

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.595
  • Sexo: Masculino
  • Eng. Mecânico/Fotógrafo Esportivo
    • Foco Radical
Resposta #5 Online: 07 de Abril de 2023, 23:02:36
Fiz o esquema de colocar na balança, apertar tara e ver com quanto marcava quando começava a focar... Tanto minha R10 quanto a RP tiveram o mesmo resultado... em torno de 90-120 gramas força para atuar.
Tenta aí e veja na sua se fica mais ou menos perto disso. Qualquer coisa, mete o bom e velho Spray limpa contato que o negócio costuma ajudar mesmo
Fotógrafo oficial Foco Radical


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.776
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #6 Online: 07 de Abril de 2023, 23:18:56
Fiz o esquema de colocar na balança, apertar tara e ver com quanto marcava quando começava a focar... Tanto minha R10 quanto a RP tiveram o mesmo resultado... em torno de 90-120 gramas força para atuar.
Tenta aí e veja na sua se fica mais ou menos perto disso. Qualquer coisa, mete o bom e velho Spray limpa contato que o negócio costuma ajudar mesmo

Agora aprendi uma coisa nova rsrs
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


adrianojsmoreira

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 761
Resposta #7 Online: 07 de Abril de 2023, 23:32:41
Fiz o esquema de colocar na balança, apertar tara e ver com quanto marcava quando começava a focar... Tanto minha R10 quanto a RP tiveram o mesmo resultado... em torno de 90-120 gramas força para atuar.
Tenta aí e veja na sua se fica mais ou menos perto disso. Qualquer coisa, mete o bom e velho Spray limpa contato que o negócio costuma ajudar mesmo

Sensacional esse teste, Fernando!  :o

Eu consigo uma balança digital ali na papelaria, fácil. Agora será que não dará um resultado diferente do teu por conta da balança que eu vou arrumar ser diferente da que vc usou ai? Digo, provavelmente vai ser diferente (modelo/marca).

Spray de limpa contato? Será?
16mm | 35mm | 24-105mm | 85mm | @adrianofotopro


adrianojsmoreira

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 761
Resposta #8 Online: 07 de Abril de 2023, 23:33:39
Agora aprendi uma coisa nova rsrs

rsrsrsrs eu tô de cara com essa ideia dele  :worship:
16mm | 35mm | 24-105mm | 85mm | @adrianofotopro


fernandoomi

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.595
  • Sexo: Masculino
  • Eng. Mecânico/Fotógrafo Esportivo
    • Foco Radical
Resposta #9 Online: 07 de Abril de 2023, 23:41:44

Spray de limpa contato? Será?

Se não melhorar mal não vai fazer. Só tenta não deixar cair no sensor ou no acrílico dos lcds pq vai que mancha...
Fotógrafo oficial Foco Radical


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.299
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 08 de Abril de 2023, 08:00:35
Agora aprendi uma coisa nova rsrs
Fiz o esquema de colocar na balança, apertar tara e ver com quanto marcava quando começava a focar... Tanto minha R10 quanto a RP tiveram o mesmo resultado... em torno de 90-120 gramas força para atuar.
Tenta aí e veja na sua se fica mais ou menos perto disso. Qualquer coisa, mete o bom e velho Spray limpa contato que o negócio costuma ajudar mesmo
Hahahaha

Eu também.
Fernando você é muito criativo kkk


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.544
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #11 Online: 08 de Abril de 2023, 14:19:17
Hahahaha

Eu também.
Fernando você é muito criativo kkk

O cara é engenheiro mecânico. Só podia ser inteligente!  :D


fernandoomi

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.595
  • Sexo: Masculino
  • Eng. Mecânico/Fotógrafo Esportivo
    • Foco Radical
Resposta #12 Online: 08 de Abril de 2023, 14:46:54
O rei das gambitechs  :hysterical:
Fotógrafo oficial Foco Radical


adrianojsmoreira

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 761
Resposta #13 Online: 08 de Abril de 2023, 15:07:22
Fala galera! Atualização:

Hoje consegui pegar minha outra câmera, uma R6. Definitivamente é preciso mais pressão no botão da R10 para acionar o primeiro estágio. Comparando lado a lado, apertando um e depois o outro, a quantidade de força que aciona o botão da R6 NÃO aciona o da R10. Posso ficar apertando em sequência (1,2,3,4,5...) com a mesma força que aciona o primeiro estágio na R6 que ele NÃO aciona na R10. Agora, quando se aplica esse pouquinho a mais de pressão ele vai e não falha. Mas definitivamente é diferente. Eu já havia notado isso devido a memória muscular, mesmo antes de ter a outra câmera aqui para comparar.

A consequência disso é que, devido a essa memória muscular que eu tenho por sempre ter usado Canon, tem horas que eu aperto mas o botão não vai, dando aquela sensação de falha. Seja ao tentar fazer o foco ou simplesmente apertar para sair do Menu, por exemplo.

É uma diferença pequena, mas notável. A minha dúvida é se essa pode ser a diferença que o Leonardo falou lá em cima, entre câmeras de entrada e modelos mais tops. Mas vale lembrar que o Fernando não notou diferenças entre a R10 e a RP dele lá.

Meu receio não é ter de acostumar com isso. É tranquilo porque, como o Felipe disse, acostuma rapidinho. Mas e se for um defeito, algo que vai piorar com o tempo? A câmera é nova.

Os próximos passos para fechar a questão: fazer o teste da balança que o Fernando fez e ver se o resultado é próximo do dele. Depois, arrumar outra R10 para pegar em mãos e tirar essa dúvida. Ai sim, saberei se é algo característico da câmera ou específico dessa minha cópia.
16mm | 35mm | 24-105mm | 85mm | @adrianofotopro


adrianojsmoreira

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 761
Resposta #14 Online: 08 de Abril de 2023, 15:54:35
Resumindo, galera, para quem não quiser ler esse textão ai em cima, a minha dúvida é apenas:

1. "Ah, é assim mesmo, tem que apertar com um pouco mais de pressão mesmo porque nas câmeras de entrada rola essa diferença" - Nossa, isso me pouparia um trabalho monstro.

2. "Não, isso não é normal numa câmera nova. É sinal de que pode ser o principio de um problema mais sério daqui a pouco" - Dai paciência, teria de fazer os tramites para troca/devolução.
16mm | 35mm | 24-105mm | 85mm | @adrianofotopro