Autor Tópico: A Cadeia de Markarian  (Lida 612 vezes)

felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.547
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Online: 19 de Abril de 2023, 02:25:24
É temporada de galáxias!

A Cadeia de Markarian é um grupo de galáxias que faz parte do Aglomerado de Virgem. É chamado de "cadeia", porque, quando vistas da Terra, as galáxias se encontram ao longo de uma linha suavemente curva. Há partes desta cadeia que não aparecem na foto. Foi nomeada em homenagem ao astrofísico armênio B. E. Markarian, que a descobriu em meados dos anos 1970.

Pelo menos sete galáxias na cadeia parecem se mover de forma coerente (interagem gravitacionalmente), embora outras pareçam estar sobrepostas por acaso. De qualquer forma, é um número enorme de galáxias. Eu consigo contar mais de 50 só nesta foto.


Tenho fotografado bem pouco, pois o tempo não tem ajudado há várias semanas. Mesmo no dia em que capturei os quadros desta imagem, a previsão estava de céu limpo, mas nuvens ocuparam o céu por mais de 2 horas; Quando limpou um pouco, fotografei mais uma hora até que o céu nublou de vez.

Efetivamente tive míseros 43x2 min=1:26 horas de integração. E previsão de tempo nublado pelas próximas 2 semanas, pelo menos.


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.545
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 19 de Abril de 2023, 02:57:33
O assunto é super interessante. Muito bonita a foto.



Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.545
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 19 de Abril de 2023, 03:05:09
https://www.cloudynights.com/topic/486531-astrophotography-by-pavel-pech/

No quarto ao lado do meu de vez em quando vem um funcionário que trabalha com minha irmã e o hobby dele é astrofotografia, ele tem esse equipamento dedicado. Ele deu um calendário dele com as fotos. Sem dúvida é um nerd.  Gente muito fina. Pelo que eu conversei com ele. Não anda muito envolvido com fotografia, mas fica aí o contato Felipe.


erickdlm

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (8)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.196
  • Sexo: Masculino
  • Feliz usuário de DSLR...Isso mesmo, DSLR.
Resposta #3 Online: 19 de Abril de 2023, 07:11:39
É temporada de galáxias!

A Cadeia de Markarian é um grupo de galáxias que faz parte do Aglomerado de Virgem. É chamado de "cadeia", porque, quando vistas da Terra, as galáxias se encontram ao longo de uma linha suavemente curva. Há partes desta cadeia que não aparecem na foto. Foi nomeada em homenagem ao astrofísico armênio B. E. Markarian, que a descobriu em meados dos anos 1970.

Pelo menos sete galáxias na cadeia parecem se mover de forma coerente (interagem gravitacionalmente), embora outras pareçam estar sobrepostas por acaso. De qualquer forma, é um número enorme de galáxias. Eu consigo contar mais de 50 só nesta foto.


Tenho fotografado bem pouco, pois o tempo não tem ajudado há várias semanas. Mesmo no dia em que capturei os quadros desta imagem, a previsão estava de céu limpo, mas nuvens ocuparam o céu por mais de 2 horas; Quando limpou um pouco, fotografei mais uma hora até que o céu nublou de vez.

Efetivamente tive míseros 43x2 min=1:26 horas de integração. E previsão de tempo nublado pelas próximas 2 semanas, pelo menos.
Ficou bem legal a foto e informação.  :clap: :clap:


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.547
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #4 Online: 19 de Abril de 2023, 11:59:29
https://www.cloudynights.com/topic/486531-astrophotography-by-pavel-pech/

No quarto ao lado do meu de vez em quando vem um funcionário que trabalha com minha irmã e o hobby dele é astrofotografia, ele tem esse equipamento dedicado. Ele deu um calendário dele com as fotos. Sem dúvida é um nerd.  Gente muito fina. Pelo que eu conversei com ele. Não anda muito envolvido com fotografia, mas fica aí o contato Felipe.

Obrigado, Leo!

Participo ativamente do Cloudynights, aprendo muito sobre o assunto por lá. Seu amigo tem fotos excelentes. Aqui onde moro é de baixa altitude e alta umidade. Tudo joga contra. Daqui, preciso dirigir cerca de 1 hora pra chegar a um lugar razoavelmente escuro, e 9 horas pra chegar a um lugar escuro de verdade. Seu amigo tem a vida um pouquinho mais fácil neste aspecto.  ;)


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.303
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 19 de Abril de 2023, 13:41:03
Mesmo com as dificuldades eu achei bonita. Parece pxb antigo  :D

Se for parar para pensar, somos um alfinete nesse mundão.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.547
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #6 Online: 19 de Abril de 2023, 14:18:21
Mesmo com as dificuldades eu achei bonita. Parece pxb antigo  :D

Se for parar para pensar, somos um alfinete nesse mundão.

É muito louco isso. Quando vc diz "somos", implica em presente. E essa foto é uma foto do passado... Imagina um alienígena olhando por um telescópio e vendo o que fazemos aqui na Terra. No que nos diz respeito, este alenígena vive milhares (ou milhões) de anos no futuro. Pela regra das probabilidades, a vida na Terra já terá se extinguido (nosso futuro) há muitos anos...

Ainda tem que achamos que o Universo tem um tamanho somente porque é até onde conseguimos enxergar. Mas o JWST viu galáxias que, se o Universo fosse do tamanho que acreditamos, não deveriam existir em estágio tão avançado. Isto pode ser um indício de que o Universo seja maior que pensamos, e que parte dele simplesmente não nos seja mais acessível.


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #7 Online: 19 de Abril de 2023, 18:34:47
Show de bola, hein Felipe! Admiro quem faz astrofotografia. Realmente é uma contemplação da natureza e do cosmos. Belo registro.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.547
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #8 Online: 01 de Abril de 2024, 23:41:43
Refiz essa imagem, a partir do Big Bend National Park, fronteira com o México. É uma região desértica e afastada de grandes centros urbanos. O céu é perfeitamente escuro por causa da falta de umidade e pelo relevo.


A imagem anotada:






Em um lugar como esse, filtros são, em grande parte, desnecessários pra foto em cores. Foram 200 quadros de 1 minuto cada, em 200mm f/4 (distância focal de 800mm) com uma câmera Ogma AP26C (APS-C). Processado no Pixinsight somente.


« Última modificação: 02 de Abril de 2024, 00:08:49 por felipemendes »


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.818
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 11 de Abril de 2024, 01:21:35
Felipe, meu filho tem 12 anos, e pouquissimas vezes ele para atrás de mim no computador para xeretar as fotos. Digamos que o moleque não é de se impressionar fácil.

Mas as vezes ele para, olha, "CARACA PAI QUE MASSA"

É o caso dos seus posts. Ele — eu também, claro — adora suas fotos! São realmente incríveis. Dia desses ficamos um tempão vendo seus tópicos e posts de astrofotografia. Ele fica pasmado, acha incrível como consegue tanto detalhe, tanto capricho. Eu puxo o zoom, abro em resolução maior, mostro detalhes, ele fica maluco!

Abraço e parabéns!



YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.303
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 11 de Abril de 2024, 08:05:57
Felipe é o gênio do MF


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.547
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #11 Online: 11 de Abril de 2024, 09:46:00
Felipe, meu filho tem 12 anos, e pouquissimas vezes ele para atrás de mim no computador para xeretar as fotos. Digamos que o moleque não é de se impressionar fácil.

Mas as vezes ele para, olha, "CARACA PAI QUE MASSA"

É o caso dos seus posts. Ele — eu também, claro — adora suas fotos! São realmente incríveis. Dia desses ficamos um tempão vendo seus tópicos e posts de astrofotografia. Ele fica pasmado, acha incrível como consegue tanto detalhe, tanto capricho. Eu puxo o zoom, abro em resolução maior, mostro detalhes, ele fica maluco!

Abraço e parabéns!

Rapaz, e tem elogio maior??? Muito obrigado!!!!

Felipe é o gênio do MF

Pra eu ser gênio, só falta a inteligência!  :D

Sério agora, eu vejo as fotos de um monte de gente aqui e fico imaginando "como ele/ela teve essa ideia? Nem em um milhão de anos eu teria pensado nisso!". Acho que cada um tem um tipo de inteligência diferente.