Autor Tópico: Softbox num casamento - Qual o limite para boas fotos?  (Lida 1757 vezes)

Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.818
  • Sexo: Masculino
Online: 24 de Abril de 2023, 19:05:32
Olá galera, beleza?

Essa semana, um celebrante de casamentos aqui da cidade postou uma foto no Instagram.
Acontece que tinha um octabox de pelo menos 95cm ali em cima da noiva, no altar/cerimonial.

Mais ou menos assim:


Vão desculpando o desenho, mas sou péssimo nisso, kkkkkk


Sei que nós, fotógrafos, buscamos sempre o melhor, para deixar nossas fotos mais bonitas.
Mas euzinho aqui, acho um excesso, um exagero.
Não sei quem é o fotógrafo, se é amigo ou concorrente, rsrsrs.

Não quero malhar o sujeito, nem criticar ninguém, mas sei lá. O casal paga tanto na decoração, gasta uma baba na cerimônia, pra ficar um TRIOPO gigante no meio da cerimônia.
Acho que tinha outras formas de iluminar, de conseguir sua foto. O softbox estava MUITO perto. Coisa de um metro e meio, dois, e olhe lá. Gigante na cabeça dos noivos. Fora que aparece no segundo fotógrafo, no video...

Eu uso softbox às vezes, no ensaio entre cerimônia e recepção, ou nas protocolares, no espaço apropriado para fotos. Acho válido nessas situações. Mas no meio da cerimônia, protagonizando assim, não é muito minha cara não, rsrs.

Qual a opinião de vocês sobre isso?



Lizandro Júnior

  • Trade Count: (19)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.619
  • Sexo: Masculino
  • "Com Deus, todas as coisas são possíveis."
    • Lizandro Júnior Fotografias
Resposta #1 Online: 24 de Abril de 2023, 19:16:14
Eu acho meio sem noção... minha opinião, claro. Eu trabalho com casamentos há muitos anos, desde a época das tochas.

Acho que chama muita atenção. Aqui na minha cidade estão impedindo até de subir no altar, quem dirá usar um mega softbox lá em cima.

Eu até utilizo, mas nos ensaios após a cerimônia. Dentro da Igreja eu acho muito complicado usar. A luz vai ficar boa? Demais, mas será que vale a atenção que chamará?

Cada um tem uma opinião, com certeza o fotógrafo tinha algo em mente com isso. O que seria? Não sei, mas creio que pela repercussão não acontecerá novamente.
Nikon Z6II | Nikon D750 | Flash SB5000| Godox V1 | Godox Ad200 PRO | Nikkor 28mm Z | Nikkor 24mm f/1.4G ED | Sigma 85mm f/1.4 EX DG HSM | Tokina AT-X 16-28mm f/2.8 Pro FX|   Yongnuo 565EX | Yongnuo 622N | Yongnuo TX | Godox XPRO

www.lizandrojunior.com  | "Com Deus, todas as coisas são possíveis."


erickdlm

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (8)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.196
  • Sexo: Masculino
  • Feliz usuário de DSLR...Isso mesmo, DSLR.
Resposta #2 Online: 24 de Abril de 2023, 19:41:29
Também não usaria, prefiro mais discrição, sem falar que geralmente fotografo em locais com pouco espaço e muita gente, já tive que salvar um led (que estava num tripé)  do pessoal do video que no tumulto alguém esbarrou e quase foi no chão.


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #3 Online: 24 de Abril de 2023, 19:55:50
Esse ganhou o troféu ...
_joselito by Chefferson Amaro Filho, no Flickr

Joselito do ano kkkkk
 OBS: Mike me desculpe estou rindo duplamente... uma pelo troféu Joselito do fotógrafo citado; outro pelo seu desenho mega ilustrator Tabajara  :hysterical: :hysterical: :hysterical:
« Última modificação: 24 de Abril de 2023, 19:57:03 por cheferson »


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.818
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 24 de Abril de 2023, 21:46:56
Vocês compartilham da mesma opinião que eu, então.

Achei muito espalhafatoso aquilo, Jesus amado, kkkkkkk

Quando eu fotografo sem assistente, coloco os tripezões, um de cada lado da igreja, bem na beiradinha, e já acho escandaloso, imagina isso aí.

Dia desses vi uns reels do Robison Kunz, ele dizendo que usa led, rapais, um painelzão de led, enorme de grande também, porém mais longe, um de cada lado.
Ainda assim, eu achei esquisito aquele farolzão de frente na cara do povo. Sei lá.


 OBS: Mike me desculpe estou rindo duplamente... uma pelo troféu Joselito do fotógrafo citado; outro pelo seu desenho mega ilustrator Tabajara  :hysterical: :hysterical: :hysterical:


Rapais, você zoa, mas é porque não compreende minha arte. Estou à frente do meu tempo. Quando eu morrer, isso aí vai valer dezenas de milhares de reais.  :hysterical: :hysterical: :hysterical:




YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.299
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 25 de Abril de 2023, 07:55:46
Muito sem noção.

Quando tenho que colocar tripé com flash ou led sempre coloco o mais escondido/discreto possível.
Tem uma igreja aqui que possui umas colunas bem largas e fica perfeito atrás.
« Última modificação: 25 de Abril de 2023, 07:56:31 por YP »


lucas s

  • Trade Count: (9)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 340
  • Sexo: Masculino
  • Me divertindo com fotografia
Resposta #6 Online: 25 de Abril de 2023, 09:45:45
Muito sem noção.

Quando tenho que colocar tripé com flash ou led sempre coloco o mais escondido/discreto possível.
Tem uma igreja aqui que possui umas colunas bem largas e fica perfeito atrás.

Se tu for do RS, acho que ja fui em casamento  que tu fotografou :)
Ja vi duas vezes pelo menos essa de esconder atrás de colunas(varias igrejas antigas tem colunas próximas do altar.

Nessa foto a igreja de Mostardas(existe desde 1773), da pra ver a direita que tem um recuo a direita perto do alta que da pra posicionar luz atrás, relativamente próximo.


Pra mim é completamente sem noção, falta de profissionalismo até mesmo.

E me coloco muito mais como casal ali, com esse softbox aparecendo em varias outras fotos e na filmagem, sem falar na quebra do ritual/cerimonial, da imagem,  pelo elemento externo ao momento.
Canon R6 + 35 + 50 + 135


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.544
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #7 Online: 25 de Abril de 2023, 11:07:16
Quando eu vi o título, já pensei num auxiliar carregando um softbox não mão pra lá e pra cá, e achei ruim. Mas no tripé me parece ainda pior ideia...


fernandoomi

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.595
  • Sexo: Masculino
  • Eng. Mecânico/Fotógrafo Esportivo
    • Foco Radical
Resposta #8 Online: 27 de Abril de 2023, 20:22:16
Realmente é difícil achar um equilíbrio entre portabilidade e maciez de luz. Se usa um modificador muito pequeno (ou sem), fica aquele flash estourado no primeiro plano, se coloca um grande atrapalha a composição e o pessoal do filme.
Apesar que na real eu tenho percebido que o esquema da luz é usar uma que dê só um "bafinho" e que esteja de acordo com a temperatura da luz principal. Essa é a famosa luz de preenchimento.

Um modificador eu tenho visto que parece ser interessante é esse aqui:


É tipo um strip light pra speedlite. Acho que dá pra deixar com um assistente de luz que fique volante pra fazer, ou mesmo deixar em um tripé  não tão "na cara do gol".
Fotógrafo oficial Foco Radical


C. Ferrari

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.284
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de conhecimento, sempre.
    • Trabalhos
Resposta #9 Online: 27 de Abril de 2023, 20:42:12
Eu faço pouco em igreja, mas sempre uso a luz do local ou no máximo um flash em cima da câmera.
Geralmente a luz quem tem colocado é o pessoal do vídeo, acabo usando tbm.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.776
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #10 Online: 27 de Abril de 2023, 20:48:14
Pessoal complica muito, só rebater o flash do tripé nas paredes que vai ter a luz mais suave possível....
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #11 Online: 27 de Abril de 2023, 21:48:49
Eu faço pouco em igreja, mas sempre uso a luz do local ou no máximo um flash em cima da câmera.
Geralmente a luz quem tem colocado é o pessoal do vídeo, acabo usando tbm.
Cara, acho que tem gente que complica demais a fotografia.

Pra mim o flashão em cima da câmera com um bom difusor desse tipo resolve o problema. Na maioria das vezes, o mais simples, é o que mais funciona!
https://pt.aliexpress.com/item/4000039914560.html?spm=a2g0o.productlist.main.27.676633baq92iCq&algo_pvid=9a749f13-2836-4544-a5b1-c826c3f9fe96&algo_exp_id=9a749f13-2836-4544-a5b1-c826c3f9fe96-13&pdp_npi=3%40dis%21BRL%2114.04%2111.23%21%21%21%21%21%40211bd7d616826428117557740d0833%2110000000088854813%21sea%21BR%213456642992&curPageLogUid=eqihrheWtf65


pablo.ebani

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.620
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 28 de Abril de 2023, 10:44:32
Fica parecendo o tipo de profissional que só pensa na qualidade do seu trabalho e danem-se os outros, to nem ai se vai atrapalhar o vídeo ou meu segundo fotógrafo, quero minhas fotos lindas. 8-)

Eu usaria apenas em fotos protocolares, não num lugar de visualização coletivo como um altar.
Se eu fosse o noivo tbm não gostaria daquele troço me distraíndo.
Fuji X-T2 (x2)
XF 23mm f/2 - XF 35mm f/1.4 (um tesão nessa lente)
7Artisans 50mm f/0.95
https://500px.com/PabloEbani
http://instagram.com/pabloebani_fotografia


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.299
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 28 de Abril de 2023, 11:03:09
Já fiz casamento que os cinegrafistas levaram dois softbox , acho que era com lâmpada fluorescente, um de cada lado dos noivos.
Estava um pouco longe, para mim não atrapalhou nas fotos mas a estética no geral não ficou muito legal para os convidados.

Outra coisa sobre os cinegrafistas.

Me dou bem e tals, acabo que muitas vezes nem falando para o bom andamento do evento.
Porém, eles estão muito abusados ultimamente. Ficam em ciiimaaaa dos noivos/debutante/outros.
Eles vão com o gimbal e não querem nem saber se tem fotógrafo/convidado ou seja o que for para ver.

Tem uns que usam uma 50 na crop mas que na verdade tinham que estar com uma 200mm  :hysterical:
Querem acompanhar entrada/saída e as fotos que se ferrem. É sério isso, infelizmente.


O segundo fotógrafo disse o mesmo sobre.  8-)


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.776
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #14 Online: 28 de Abril de 2023, 11:22:44
Já fiz um com cinegrafista usando 50mm em FF fazendo isso ai  :doh:
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs