Autor Tópico: Mac OS Ventura e Wacom - problemas com driver/usabilidade  (Lida 1479 vezes)

André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.778
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Online: 26 de Abril de 2023, 14:58:29
Mais alguém aqui no fórum usa a combinação Mac OS Ventura e Wacom(*) e tem problemas com driver/usabilidade?

(*) Qualquer modelo da Wacom.

Tenho uma Wacom Intuos Pro (PTH-660) e pelo menos umas 5 vezes por dia aparece a mensagem "entrada de toque habilitada (ou desabilitada) dependendo da configuração que uso. E isso acontece independente de estar conectado via bluetooth ou diretamente pelo cabo USB. Quando isso acontece é porque por algum motivo o computador perdeu a conexão com a Wacom e conectou novamente.

E desde que instalei o Ventura as configurações personalizadas já resetaram duas vezes do nada. E tive de ou voltar um backup (pelo utilitário da Wacom) ou configurar cada aplicativo novamente.

Acho que nesse meio tempo já teve duas atualizações do driver.... não lembro com certeza.  Mas a experiência de uso ainda está estranha.

Já vi pela internet de outros casos similares. Parece que é algo com o Ventura e não está relacionado com o fato do computador ter um processador Intel ou M1.

Alguém aqui na mesma situação ou similar? Alguma sugestão?
« Última modificação: 26 de Abril de 2023, 15:08:51 por André Sena »
André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #1 Online: 26 de Abril de 2023, 17:32:43
O problema acontece com vários drivers USB. Aparentemente o driver é desabilitado.


André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.778
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Resposta #2 Online: 25 de Maio de 2023, 12:25:22
Atualizei meu Mac para o Ventura 13.4 e o driver da Wacom para o 6.4.2-1 e parece que resolveu o problema que descrevi. Como atualizei os dois em sequencia, não sei dizer qual das duas atualizações resolveu o problema ou se foi a combinação delas.

De qualquer maneira, já tem praticamente 1 dia inteiro sem problemas.

Inclusive parece que o consumo da bateria da Wacom melhorou. :ponder:
« Última modificação: 31 de Maio de 2023, 12:57:29 por André Sena »
André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.