Um ex-desenvolvedor de câmeras da Sony diz que parte da estratégia da empresa nos primeiros dias do mirrorless era levar marcas como Canon e Nikon a uma falsa sensação de segurança de que a nova tecnologia não seria tão boa quanto as DSLRs - até que fosse tarde demais .
Em entrevista ao Nikkei Business , o ex-desenvolvedor de câmeras digitais da Sony, Shigeki Ishizuka, disse que parte da estratégia mirrorless da Sony era pegar os fabricantes de DSLR desprevenidos, fazendo-os pensar que o desenvolvimento mirrorless "não era grande coisa".
Como a Canon e a Nikon eram tão dominantes, foi muito difícil para a Sony fazer ondas no negócio depois que adquiriu o segmento de fabricação de câmeras da Konica Minolta em 2006. Embora a série NEX se mostrasse promissora, não foi o suficiente para atrair profissionais que procuravam um certo nível de qualidade e desempenho geral. Então, a Sony elaborou uma estratégia para se aproximar dos líderes de mercado.
A câmera Alpha 7, a primeira mirrorless full-frame da Sony a ser lançada, podia capturar lindas fotos, mas não era muito boa em foco automático.
“A Sony ainda carecia de poder de marca em câmeras com lentes intercambiáveis e, antes de tudo, o desempenho do produto não era bom o suficiente. A qualidade da imagem é boa, mas a velocidade de focagem é lenta. Posso tirar fotos de paisagens e flores, mas não consigo tirar boas fotos de objetos em movimento. E o fato de ainda haver poucos tipos de lentes intercambiáveis teve um grande impacto”, diz Ishizuka.
Ishizuka admite que a empresa sabia que o primeiro mirrorless full-frame não iria competir bem contra os líderes de mercado. Além disso, a falta de uma boa linha de lentes tornava o sistema indesejável e nada assombroso em comparação com as DSLRs da época. Isso era, supostamente, parte do plano.
“Eu estava calculando que deixaria os principais fabricantes de DSLRs dizerem: 'mesmo as câmeras full-frame sem espelho não são grande coisa.' Externamente, não ousei dizer uma vez que seria o número um”, diz Ishizuka.
“Resumindo, é melhor fazer as pessoas pensarem que a Sony tem pouca participação no mercado de câmeras com lentes intercambiáveis e que é um fabricante de eletrônicos que não entende muito de câmeras.”
Ele continua dizendo que queria que fabricantes de DSLR como Canon e Nikon continuassem a acreditar que mirrorless não era uma ameaça para seus negócios até que fosse tarde demais para reagir.
“Eu queria que eles pensassem: 'A Sony ainda tem um longo caminho a percorrer'”, acrescenta.
Basicamente, se a Canon e a Nikon soubessem desde o início que mirrorless era o futuro e optassem por levar a sério o desenvolvimento da tecnologia, a Sony enfrentaria uma dura luta porque teria que combater marcas mais fortes com a sua, reconhecidamente, mais fraca.
“Eu esperava que o sentimento comum no mundo dos profissionais e amadores avançados, as câmeras sem espelho não são páreo para as câmeras reflex digitais de lente única, fosse mantido até que estivéssemos prontos para nossa reversão”, acrescenta ele. “Antes que você perceba, você estará lá e vencerá a batalha.”
Se o que Ishizuka diz for verdade, a posição de anos da Sony no topo do mercado mirrorless não foi um acidente, mas o resultado de uma estratégia elaborada para pegar seus maiores concorrentes desprevenidos. É fácil de acreditar, já que foi basicamente isso que aconteceu.
A Sony passou muito tempo sentada como a única opção “séria” em mirrorless e lançou vários recursos que simplesmente não eram possíveis em uma DSLR em rápida sucessão, deixando os concorrentes comendo poeira. Levaria anos até que Nikon e Canon alcançassem, e alguns argumentam que até hoje as duas marcas ainda estão atrás da Sony.
https://petapixel.com/2023/04/20/sony-tricked-dslr-makers-into-thinking-mirrorless-was-not-a-threat/