Autor Tópico: Projetos ou processos que eu gostaria de fazer.  (Lida 781 vezes)

pkawazoe

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.002
Online: 03 de Maio de 2023, 11:24:13
Esse é um tópico para se discutir projetos e processos,
fotografia é muito mais que registrar uma imagem, ela é um processo
em chegar ao que se quer fotografar, como obter o registro e pós produção (como dar saída)

por ex: no fotojornalismo vc quer documentar uma vila de pescadores, então ter o contato, pedir permissão,
ver onde vc vai dormir ou como vc vai fazer a abordagem, como vai registrar e como vai dar saída, se será cor ou PB, etc

então tirar uma foto é apenas parte do processo, por isso que AI nunca irá substituir o ato fotográfico, mas isso é assunto para o outro tópico,
aqui eu gostaria de saber os processos e projetos que vcs aqui do fórum tem vontade de fazer, não precisa ser algo que está em andamento,
pode ser um sonho para o futuro mas que a troca de informação pode ajudar viabilizar algo.
« Última modificação: 03 de Maio de 2023, 11:37:22 por pkawazoe »


pkawazoe

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.002
Resposta #1 Online: 03 de Maio de 2023, 11:36:02
Eu vou começar com algo que já tenho em mente há muito tempo,

outro dia numa loja de artigos de fotografia vi uma Horseman 4X5 do tipo View super barato só faltava o fole,
ela é uma camera de grande formato usa chapas 4X5 polegadas, e usaria pra fazer Cólodio ou como tbm é chamado Chapa Úmida,
processo do Séc XIX antes da invenção da emulsão de gelatina.

Mas pensando melhor eu usaria uma camera do tipo Field e 8X10.....
aqui no Japão é muito difícil conseguir os produtos químicos enquanto no Brasil eu tenho conhecidos que já fazem o Colódio

é um projeto para daqui há alguns anos, não pra agora.


Carlos HP

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.836
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de tempo!
    • Do Infinito ao Bokeh
Resposta #2 Online: 03 de Maio de 2023, 13:58:08
Eu tenho algumas aspirações mais imediatas, possíveis de realizar, outras nem tanto. Penso em algum dia fazer uma série fotográfico, (pretensiosamente) fotojornalismo inspirado em Araquém Alcântara/Sebastião Salgado com cores a la Walter Firmo, em povoados das zonas rurais de cidades da região do médio São Francisco na Bahia, vizinhas à minha cidade natal. Foi um projeto que já estive mais próximo de começar, hoje vejo mais distante por estar morando longe, com filhos, etc. E o tempo acaba jogando contra, ou pelo menos contra as minhas memórias de infância com vários elementos de modernidade que foram chegando ao longo dos anos. Enquanto isso, vou tentando melhorar minha técnica para estar pronto.


pkawazoe

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.002
Resposta #3 Online: 04 de Maio de 2023, 14:36:23
Eu tenho algumas aspirações mais imediatas, possíveis de realizar, outras nem tanto. Penso em algum dia fazer uma série fotográfico, (pretensiosamente) fotojornalismo inspirado em Araquém Alcântara/Sebastião Salgado com cores a la Walter Firmo, em povoados das zonas rurais de cidades da região do médio São Francisco na Bahia, vizinhas à minha cidade natal. Foi um projeto que já estive mais próximo de começar, hoje vejo mais distante por estar morando longe, com filhos, etc. E o tempo acaba jogando contra, ou pelo menos contra as minhas memórias de infância com vários elementos de modernidade que foram chegando ao longo dos anos. Enquanto isso, vou tentando melhorar minha técnica para estar pronto.

Legal, acho que vc não precisa esperar melhorar a técnica, acho que vc se surpreenderia(de um modo positivo) com o que vc conseguiria hoje....
sabe, click e composição as vezes não é tudo.......as vezes saber como chegar em alguém, como conversar e tirar dela uma história é tão importante quanto.
ex: vc conversa com o dono, fala que a sua familia é da região, ai ele te indica uma pessoa, que te indica uma senhora de 90 anos pra fotografar,
não é só a imagem, mas a vivencia tbm, ai essas pessoas te oferecem a imagem delas, não é uma foto roubada....
eu tenho como exemplo o fotografo Lee Jeffries
aqui dois textos falando do trabalho dele,

https://www.all-about-photo.com/photographers/photographer/76/lee-jeffries

https://www.greatermancunians.blog/lee-jeffries-photographer-homeless

e quando vc começar, não tem que ser por obrigação, mas pq te dá uma felicidade resgatar essas memórias.



Carlos HP

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.836
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de tempo!
    • Do Infinito ao Bokeh
Resposta #4 Online: 05 de Maio de 2023, 08:40:02
Legal, acho que vc não precisa esperar melhorar a técnica, acho que vc se surpreenderia(de um modo positivo) com o que vc conseguiria hoje....
sabe, click e composição as vezes não é tudo.......as vezes saber como chegar em alguém, como conversar e tirar dela uma história é tão importante quanto.
ex: vc conversa com o dono, fala que a sua familia é da região, ai ele te indica uma pessoa, que te indica uma senhora de 90 anos pra fotografar,
não é só a imagem, mas a vivencia tbm, ai essas pessoas te oferecem a imagem delas, não é uma foto roubada....
eu tenho como exemplo o fotografo Lee Jeffries
aqui dois textos falando do trabalho dele,

https://www.all-about-photo.com/photographers/photographer/76/lee-jeffries

https://www.greatermancunians.blog/lee-jeffries-photographer-homeless

e quando vc começar, não tem que ser por obrigação, mas pq te dá uma felicidade resgatar essas memórias.

Obrigado pelas sugestões e links. Verei o trabalho do Lee Jeffries com mais calma, gostei do que vi.

Eu penso em fazer muito pela satisfação pessoal mesmo, daria até para fazer fotos de pessoas amigas, familiares que ainda vivem por lá e seus conhecidos, amigos. O ideal é que fosse algo feito com calma para poder ter a vivência, que iria muito além das fotos. Deixo sempre essa ideia anotada para planejar a execução quando for mais possível.


pkawazoe

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.002
Resposta #5 Online: 05 de Maio de 2023, 13:37:52
As vezes eu vejo uns videos no youtube e digo, "nossa! eu preciso fazer isso" mas é claro que eu não faço,
ainda mais na minha atual realidade(para coisas de laboratório)
coisas super interessantes que vou anotando num caderninho, e uma dessas coisas é ampliação em Platinum Palladium,
deve ser um processo bem desafiante ainda mais pelo valor que se gasta, substituir o nitrato de prata por Platina não deve ser nada barato,
não é algo que estou desesperado pra fazer, mas esta na minha listinha de "talvez algum dia"

tomei conhecimento desse processo há alguns anos por esse video,