Autor Tópico: Aura  (Lida 894 vezes)

pkawazoe

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.002
Online: 05 de Maio de 2023, 14:00:56
Eu já sigo esse canal de uma arquiteta no Canada há algum tempo e de longe esse é um dos vídeos que mais gostei.


Ela fala sobre a "Aura" dos objetos um termo que o filosofo Walter Benjamin criou no inicio do séc.XX
descrito nesse texto "A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica"

e a perda dessa Aura é justamente pela reprodutibilidade técnica, ou seja fotografia(isso é um resumo do resumo, o texto é mais que isso)
mas a fotografia mudou tanto que eu acho que ele teria uma outra opinião, e é essa fotografia que une pessoas como nós nesse fórum,

mas o video tbm aborda outros temas como cidade, espaço e se perder

e é isso o que eu acho de mais interessante essa abordagem desse espaço a nossa volta e o senso de inesperado que o que faz a nossa busca por imagens ser mais interessante.

P.S. Tem bastante coisa video que dá pra ser debatido alem do que eu mencionei.


pkawazoe

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.002
Resposta #1 Online: 13 de Maio de 2023, 09:39:35
A fotografia evoluiu muito nesse último século, não estou falando sobre a máquina, mas sobre nós e o nosso olhar, sobre a percepção que temos do nosso mundo e em como podemos nos expressar através de imagens, o tempo de Cartie Bresson, a forma de Edward Weston, a cor de William Eggleston, o olhar em primeira pessoa do Robert Frank, a vida do fotografo como arte por Nan Goldin, a desconstrução da fotografia feita por David Hockney e a imagem como reflexo da alma por Minor White,  linguagens da fotografia que são a antítese daquilo que Walter Benjamin quis dizer com seu texto "A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica" de 1935.

A fotografia nasceu tentando copiar aquilo que era real, a foto de uma paisagem sempre será menos que a paisagem em si, é por isso que a gente só olha por alguns segundos ou máximo um minuto uma foto de por do sol e vários minutos o por do sol em si, pq o real tem calor, cheiro, som e vento no rosto ele emociona e fica na lembrança.

E se a minha fotografia não for uma tentativa de registrar aquilo que eu vejo, mas de registrar um sentimento, uma culpa, dor, amor, se for sobre forma ou tempo, e se a minha fotografia não for sobre a verdade mas como eu vejo a verdade.

Todo mundo pode fotografar um por do sol mas ninguém pode fotografar como eu me sinto em relação a esse por do sol, somente eu, e isso é único e talvez ela tenha um pouco de aura.

Aqui um exemplo de uma foto com aura





Aura, literalmente, tanto na estética como na metáfora.
a gente pode tentar reproduzir essa foto mas nunca a percepção do Leandro em relação ao cowboy.


pkawazoe

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.002
Resposta #2 Online: 14 de Maio de 2023, 23:12:15
Eu gostei muito desse video, não só pelo conteúdo mas pq eu tive a oportunidade  de conhecer Veneza em 2011 e de uma certa maneira me deu um saudosismo de um lugar que me encantou.

Nos últimos minutos o video aborda o tema de estar “a deriva” ou “se perder” e eu acho para quem fotografa é um exercício muito interessante, andar a esmo mas atento de que ao virar uma esquina é possível encontrar algo de interessante, seja uma luz, um objeto,  pessoa, movimento, linhas e formas.

E descobrir que o cotidiano, o banal e o simples podem ganhar uma nova dimensão simplesmente percebendo um novo ângulo.


LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.893
    • Dilone Fotografia
Resposta #3 Online: 17 de Maio de 2023, 13:26:49
Eu gostei muito desse video, não só pelo conteúdo mas pq eu tive a oportunidade  de conhecer Veneza em 2011 e de uma certa maneira me deu um saudosismo de um lugar que me encantou.

Nos últimos minutos o video aborda o tema de estar “a deriva” ou “se perder” e eu acho para quem fotografa é um exercício muito interessante, andar a esmo mas atento de que ao virar uma esquina é possível encontrar algo de interessante, seja uma luz, um objeto,  pessoa, movimento, linhas e formas.

E descobrir que o cotidiano, o banal e o simples podem ganhar uma nova dimensão simplesmente percebendo um novo ângulo.

Antes de tudo, obrigado por referenciar a minha fotografia!

Assisti o vídeo, deixei-o salvo para assistir novamente. Muito interessante!
Eu gosto tanto de fotografar como gosto de apreciar trabalhos de outros fotógrafos, e muitas vezes alguns trabalhos me encantam e não sei explicar o porquê, talvez seja isto, a fotografia tem " aura " ...

Sobre andar a deriva, tem uma frase interessante de Alex Webb, que está em seu livro The Suffering of Light:
"I only know how to approach a place by walking. For what does a street photographer do but walk and watch and wait and talk, and then watch and wait some more, trying to remain confident that the unexpected, the unknown, or the street heart of the known awaits just around the corner."

Aliás, é muito bonito este livro.. recebi o meu há 2 semanas valeu cada centavo  :wub:
« Última modificação: 17 de Maio de 2023, 13:38:04 por LeandroR »


pkawazoe

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.002
Resposta #4 Online: 18 de Maio de 2023, 21:10:13

Eu gosto tanto de fotografar como gosto de apreciar trabalhos de outros fotógrafos, e muitas vezes alguns trabalhos me encantam e não sei explicar o porquê, talvez seja isto, a fotografia tem " aura " ...


Eu penso exatamente como vc... :)


Sobre andar a deriva, tem uma frase interessante de Alex Webb, que está em seu livro The Suffering of Light:
"I only know how to approach a place by walking. For what does a street photographer do but walk and watch and wait and talk, and then watch and wait some more, trying to remain confident that the unexpected, the unknown, or the street heart of the known awaits just around the corner."

Aliás, é muito bonito este livro.. recebi o meu há 2 semanas valeu cada centavo  :wub:


Se vc gostou do Alex Webb acho que tbm vc vai se interessar pelo

Ernst Haas
https://ernst-haas.com/

e  Saul Leiter
https://br.pinterest.com/pkawazoe/fotografos/saul-leiter/
« Última modificação: 18 de Maio de 2023, 21:10:47 por pkawazoe »