Autor Tópico: Paulistando na Paulista em pleno Sábado 06/05/2023  (Lida 1761 vezes)

cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Online: 07 de Maio de 2023, 00:20:37
Todas as fotos com 5D Coroa + 70-200 F4L USM . Raws tratados no Raw Therapee com simulação do filme Fuji Velvia aplicado. Só a foto do grande artista indígena foi aplicado a simulação do Kodak Ektar Asa 100, o qual eu gosto para tons de pele moreno ou africanos.

1
IMG_1178 by Chefferson Amaro Filho, no Flickr

2
IMG_1168 by Chefferson Amaro Filho, no Flickr

3
IMG_1142 by Chefferson Amaro Filho, no Flickr


4
IMG_1139 by Chefferson Amaro Filho, no Flickr

5
IMG_1143 by Chefferson Amaro Filho, no Flickr

6
IMG_1148 by Chefferson Amaro Filho, no Flickr

 E para quem comentar meu muito obrigado com o .... :hysterical: :hysterical: :hysterical:
joselito by Chefferson Amaro Filho, no Flickr


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.564
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 07 de Maio de 2023, 09:44:24
Chef, eu gosto de vc cara, sua amizade e contribuição aqui no fórum é muiiito legal, mas indo além disso, falando apenas de suas fotos, suas fotos são fotos comuns do tipo que qq criança pode fazer. Penso que vc precisa de um empurrão estético pra produzir fotos mais interessantes. To falando de fotografia, da imagem final que o espectador vê e interpreta, ou seja, nada a ver com sua câmera ou o programa que vc usou pra fazer o tratamento. Se essa questão técnica do equipamento é o mais importante pra vc então tá valendo; mas se o resultado da foto a imagem em si, ou se a construção da imagem é um objetivo, então vc precisa avançar bastante. Conte comigo e com a opinião dos colegas que podem te provocar para produzir imagens melhores do que essas que vc normalmente posta aqui.
 :ok:
« Última modificação: 07 de Maio de 2023, 09:46:08 por Lindsay »
Conhecimento importa mais que equipamento.


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #2 Online: 07 de Maio de 2023, 10:05:12
Chef, eu gosto de vc cara, sua amizade e contribuição aqui no fórum é muiiito legal, mas indo além disso, falando apenas de suas fotos, suas fotos são fotos comuns do tipo que qq criança pode fazer. Penso que vc precisa de um empurrão estético pra produzir fotos mais interessantes. To falando de fotografia, da imagem final que o espectador vê e interpreta, ou seja, nada a ver com sua câmera ou o programa que vc usou pra fazer o tratamento. Se essa questão técnica do equipamento é o mais importante pra vc então tá valendo; mas se o resultado da foto a imagem em si, ou se a construção da imagem é um objetivo, então vc precisa avançar bastante. Conte comigo e com a opinião dos colegas que podem te provocar para produzir imagens melhores do que essas que vc normalmente posta aqui.
 :ok:

Te entendo. Porém é muito subjetivo. Você disse que não gosta das minhas fotos é seu direito. Tem meu total respeito.

Porém entendo que as críticas precisam ser mais direcionadas. Por exemplo falar que são fotos comuns eu posso pegar as fotos do Cartier Bresson e dizer que são comuns.

Não vou me comparar a este grande mestre da fotografia . Mas é apenas para dizer que sua crítica acaba ficando muito vaga. Por exemplo seria interessante você dizer o que não gostou em uma fotografia específica minha e dizer o que posso melhorar e como você a faria melhor.

Creio que assim eu aprenderia contigo outro olhar de composição e isso contribuiria para maior debate e aprendizado do fórum pois acredite muita gente acessa aqui pra ver as fotos mesmo que não comente.

Forte abraço meu amigo  :ok:
« Última modificação: 07 de Maio de 2023, 10:06:17 por cheferson »


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.564
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 07 de Maio de 2023, 10:19:03
Te entendo. Porém é muito subjetivo. Você disse que não gosta das minhas fotos é seu direito. Tem meu total respeito.

Porém entendo que as críticas precisam ser mais direcionadas. Por exemplo falar que são fotos comuns eu posso pegar as fotos do Cartier Bresson e dizer que são comuns.

Não vou me comparar a este grande mestre da fotografia . Mas é apenas para dizer que sua crítica acaba ficando muito vaga. Por exemplo seria interessante você dizer o que não gostou em uma fotografia específica minha e dizer o que posso melhorar e como você a faria melhor.

Creio que assim eu aprenderia contigo outro olhar de composição e isso contribuiria para maior debate e aprendizado do fórum pois acredite muita gente acessa aqui pra ver as fotos mesmo que não comente
Legal Chef, boa abertura  :ok:

Cara eu acho que poderia pegar apenas uma imagem pra discutir, e entender as possibilidades da relação entre a cena e o equipamento, e as possibilidades que vc não usa.

E seria bem legal se outros colegas participassem dessa discussão, de como cada um faria a foto.

Acho que poderíamos pegar a primeira foto para discutir pode ser??? Somente ela.
Conhecimento importa mais que equipamento.


atpaula

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.222
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 07 de Maio de 2023, 10:28:54
Eu concordo com o Lindsay.
Voce poderia começar tentando produzir uma imagem mais limpa, isolando o que voce gostaria de mostrar, tanto no enquadramento ou com a profundidade de campo.
Aguinaldo
www.aguinaldodepaula.com
Nikon / Zeiss


Maneco Pizarro

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.144
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 07 de Maio de 2023, 18:46:53
Que coisa boa se isso acontecer. Na verdade uma situação dessas passa a ser uma ótima oportunidade de evolução. Eu gosto de fotografia e foi isso que me trouxe ao MF e aprendo muito com comentários consistentes, que vão além do "gostei". Até pq como disse o Cheferson, gostar é relativo e eu concordo, pois passa por referências de cada um.
Em contrapartida, quando o Lindsay fala em como uma cena pode ser registrada e suas diversas possibilidades, isso abre um tremendo leque de aprendizado. Veja que só por um comentário, já veio uma observação do Aguinaldo que, diga-se, faz cada foto de babar...
Oxalá aconteça! Seria, repito, uma grande oportunidade de aprendizado!


Pris WerSo

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.865
  • Sexo: Feminino
Resposta #6 Online: 08 de Maio de 2023, 12:03:35
Oi Chef! Espero que esteja bem...
Fotografia de rua não é meu forte por me sentir desconfortável fotografando os outros. Acredito que gosto pessoal é... pessoal, sempre, mas algumas coisas pode sempre pensar quando clicar. HCB tinha uma visão única. Ou ele catava um momento único ou brincava com a geometria. Eu particularmente gosto de geometrias, pessoas em silhueta, de costas, gosto das imagens do Rui Palha e de longa exposição.
Duas coisas percebo nas fotos que já vi de você... uma é uma não preocupação com o enquadramento, seja fundos confusos, seja cortes que prejudicam o resultado. Nessa série, como exemplo, a roda da bicicleta cortada na base do fotograma. A outra é não notar um propósito para a foto. Sei que o propósito é seu, mas não consigo encontrar algo que seja interessante, como a foto do prédio da Gazeta e a última, com o Sol batendo. Sei que nessa a intenção era o reflexo do Sol, mas faltou algo mais no restante da imagem.
Cada um tem seu estilo de foto. O seu não é o meu e poderia falar da edição que faz, mas aí é muito mesmo do gosto pessoal.
Meus pontos seriam os que coloquei antes, um cuidado maior com o enquadramento, um cuidado com a composição que deve incluir o entorno, o fundo e uma busca por um momento, objeto, geometrias...


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #7 Online: 08 de Maio de 2023, 21:33:52
Eu concordo com o Lindsay.
Voce poderia começar tentando produzir uma imagem mais limpa, isolando o que voce gostaria de mostrar, tanto no enquadramento ou com a profundidade de campo.


Obrigado pela dica. Já anotado aqui para melhoria.Em tempo pessoal , quero apenas frisar alguns comentários sobre essas fotos: foram feitas num sábado onde não estava muito legal (3 dias de diarréia). Então eu não esquentei a cabeça em composição, enquadramento, profundidade de campo, etc.

Tanto que meu engano foi ter levado a 70-200; nos lugares que fiz as fotos, uma lente abaixo de 50MM teria produzido fotos com uma estética melhor. Então pra mim , um breve rolê na Paulista foi algo mais terapêutico do que qualquer outra coisa. Hoje entendo que o emocional e físico de uma pessoa estar bem ou não, interfere e muito no resultado das fotos.

Obrigado a todos pelas críticas construtivas e pela maturidade com que discutimos o assunto.


atpaula

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.222
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 10 de Maio de 2023, 13:34:19
Acho que já publiquei isso aqui, mas tem a ver com esse tópico:

Duas frases muito verdadeiras sobre a fotografia:
To me, photography is an art of observation. It’s about finding something interesting in an ordinary place… I’ve found it has little to do with the things you see and everything to do with the way you see them.
( Para mim, fotografia é uma arte de observação. Trata-se de achar algo interessante num lugar comum. Descobri que tem pouco a ver com as coisas que voce vê e tudo a ver com o jeito que voce vê as coisas ).
Elliott Erwitt
You can look at a picture for a week and never think of it again. You can also look at a picture for a second and think of it all your life.( Voce pode olhar uma foto por uma semana e nunca mais pensar nela. Voce também pode olhar uma foto por um segundo e pensar nela o resto da vida ).
Joan Miró
Aguinaldo
www.aguinaldodepaula.com
Nikon / Zeiss


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.564
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 12 de Maio de 2023, 13:41:04
1
IMG_1178 by Chefferson Amaro Filho, no Flickr


Viu chef, vamos conversar mais um pouco sobre essas fotos, por ex. pegando a primeira.

Pergunta: O que foi que vc viu nesta cena que te levou a fazer a foto???

Normalmente a gente vê alguma coisa bem atrativa na cena, mas o que será que vc viu???
Indo um pouco adiante pergunto, essa foto que vc tirou é a mesma foto que vc viu em sua imaginação???

Normalmente funciona assim, a foto primeiro se forma dentro de sua mente. La dentro do seu pensamento a sua imaginação já deu uma referencia de como deveria ser a foto, e é um exercício que demanda treino, paciência, pra entender aquilo que vc viu e que era legal dentro do pensamento para conseguir tirar pra fora da imaginação e coloca-la através do click dentro da câmera.

Prestando atenção nisso e vc pode descobrir que a imagem tem até mesmo uma velocidade de exposição e distancia focal já pré determinado dentro do seu cérebro. Cara eu não posso afirmar, mas duvido muito que essa foto que vc tirou foi a mesma ou ao menos parecida com a que vc imaginou antes do click.

Esse comentário meu baseado em minha experiência de batalhar diariamente com essas questões de interpretar aquilo que o meu cérebro esta realmente enxergando.
E ainda tem que muitas vezes eu não consigo fotografar do jeito que imaginei devido a limitações que eu encontro, por ex. algumas vezes perdi o timming e a harmonia da cena se foi, mudou tudo, ou então pq a minha posição na rua me impedia de estar no melhor lugar ou ângulo para tirar a foto, ou então porque eu não tinha uma lente que me permitisse encontrar a distancia focal ideal, ou devido a iluminação, ou pelo horário do dia não ser o ideal, ou... enfim, por vários outros motivos.
Conhecimento importa mais que equipamento.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.564
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 12 de Maio de 2023, 13:52:05
1
IMG_1178 by Chefferson Amaro Filho, no Flickr

Vou pedir licença pra vc, vou pegar essa foto e editar do jeito que considero mais bacana.

Mas tarde volto aqui.
Conhecimento importa mais que equipamento.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.564
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 12 de Maio de 2023, 14:45:51
Então Chef, dei uma editada usando apenas o recorte e a ferramenta clonar, com o objetivo de dar uma limpada nas distrações e coisinhas que retiram atratividade da foto, não ficou perfeita, mas melhorou em minha opinião. Veja abaixo.





« Última modificação: 12 de Maio de 2023, 14:46:30 por Lindsay »
Conhecimento importa mais que equipamento.


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #12 Online: 14 de Maio de 2023, 21:59:21
Viu chef, vamos conversar mais um pouco sobre essas fotos, por ex. pegando a primeira.

Pergunta: O que foi que vc viu nesta cena que te levou a fazer a foto???

Normalmente a gente vê alguma coisa bem atrativa na cena, mas o que será que vc viu???
Indo um pouco adiante pergunto, essa foto que vc tirou é a mesma foto que vc viu em sua imaginação???

Normalmente funciona assim, a foto primeiro se forma dentro de sua mente. La dentro do seu pensamento a sua imaginação já deu uma referencia de como deveria ser a foto, e é um exercício que demanda treino, paciência, pra entender aquilo que vc viu e que era legal dentro do pensamento para conseguir tirar pra fora da imaginação e coloca-la através do click dentro da câmera.

Prestando atenção nisso e vc pode descobrir que a imagem tem até mesmo uma velocidade de exposição e distancia focal já pré determinado dentro do seu cérebro. Cara eu não posso afirmar, mas duvido muito que essa foto que vc tirou foi a mesma ou ao menos parecida com a que vc imaginou antes do click.

Esse comentário meu baseado em minha experiência de batalhar diariamente com essas questões de interpretar aquilo que o meu cérebro esta realmente enxergando.
E ainda tem que muitas vezes eu não consigo fotografar do jeito que imaginei devido a limitações que eu encontro, por ex. algumas vezes perdi o timming e a harmonia da cena se foi, mudou tudo, ou então pq a minha posição na rua me impedia de estar no melhor lugar ou ângulo para tirar a foto, ou então porque eu não tinha uma lente que me permitisse encontrar a distancia focal ideal, ou devido a iluminação, ou pelo horário do dia não ser o ideal, ou... enfim, por vários outros motivos.


Interessante, isso, amigo. Agora sim, você está realmente críticas construtivas pra gente pensar. E seu comentário, muito bom por sinal, me fez pensar em alguns aspectos os quais descrevo em partes aqui pra não confundir:
1) Realmente estava num dia não muito favorável: tempo nublado, saindo como forma de "terapia" ; diarréia, etc. Realmente não estava muito bem fisicamente neste dia. Se estivesse numa condição física melhor, com certeza, teria pensado nessas questões de composição, enquadramento, etc.

2) Lente: nesse dia levei uma 70-200 e houveram vários empecilhos para registrar a foto... um deles é o grande número de pessoas passando na rua; e pessoas na frente do artista. Uma lente como uma 50MM me daria a liberdade de me aproximar mais do assunto e isolar o sujeito melhor buscando um enquadramento mais "livre de distrações" do momento, pois o que eu queria era registrar o indígena usando seu talento para pintura. A única coisa que pensei foi registrar o momento com que tinha em mãos naquela hora e levar uma lente tele para esse tipo de foto se provou uma coisa não muito sábia quando precisamos estar perto da pessoa ou situação a ser fotograda.

3) Emocional conta muito mesmo. Então enxergue essas fotos como terapia. Veja meu amigo, eu faço fotografia esportiva e muito bem, sou bom no que faço. Mas é uma corrida de adredalina. Talvez eu tenha "esfriado" um pouco quando falamos de fotografias mais comuns e tranquilas do dia-a-dia como é o caso da fotografia de rua. E nesse dia não estava legal; pensa sair de casa depois de 3 dias de diarréia. Então, entendo suas críticas, mas faltou explicitar melhor o contexto que tirei as fotos ok



cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #13 Online: 14 de Maio de 2023, 22:01:35
Então Chef, dei uma editada usando apenas o recorte e a ferramenta clonar, com o objetivo de dar uma limpada nas distrações e coisinhas que retiram atratividade da foto, não ficou perfeita, mas melhorou em minha opinião. Veja abaixo.







Nossa sem dúvidas melhorou muito. É outra foto. Ainda pra complementar eu teria feito um leve corte acima da cabeça. Quem sabe eu não faça algum tratamento posterior ou vá treinar essas dicas num dia futuro. Mas deixarei isso para alguma eventual viagem, pois em viagem acho que a gente fica mais tranquilo hehe. Como te disse, meu cérebro parece que se acostumou com a adrenalina na hora de fotografar, devido ao esporte. Mas bora treinar essas fotos mais tranquilas e naturais. Abraços.


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #14 Online: 14 de Maio de 2023, 22:31:27
Agora peguei duas fotos e fiz um crop nas duas; creio que o resultado ficou muito melhor:

IMG_1139-1 by Chefferson Amaro Filho, no Flickr

IMG_1178-1 by Chefferson Amaro Filho, no Flickr