Autor Tópico: Impressora L805 - Cores distorcidas no topo das imagens impressão sem borda  (Lida 4826 vezes)

eduardoll

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 9
Pessoal, tenho uma L805 e sempre que eu tento imprimir uma foto sem borda, uma faixa da parte superior dela (+- 1 cm) fica com cores distorcidas. E é só essa faixa superior de fora a fora da imagem, o restante da impressão sai perfeita.

Isso não acontece quando coloco impressão com borda.

Alguém sabe o que pode estar causando isso?

Obrigado.


André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.778
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.544
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Me parece que o papel está "sambando" durante o final da impressão. A primeira coisa que eu verificaria é se o papel está no tamanho certo, e se a impressora está ajustada (inclusive as guias) pro tamanho do papel.


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.677
  • Sexo: Masculino
tenho uma L805 a uns 5 anos e nunca me aconteceu isso, me tira umas dúvidas... qual o tamanho do papel que está usando? isso sempre aconteceu?
a aleta de ajuste do tamanho de papel está ajustada para o tamanho de papel setado na impressão?
não que seja este o problema mas está usando tinta original? a falha acontece no começo da impressão ou no final da impressão?
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


eduardoll

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 9
Me parece que o papel está "sambando" durante o final da impressão. A primeira coisa que eu verificaria é se o papel está no tamanho certo, e se a impressora está ajustada (inclusive as guias) pro tamanho do papel.

Estou imprimindo em folha A4 ou carta.. e esse problema já apareceu inclusive com o papel original "ultra premium photo paper glossy".

Acabei de fazer uma impressão normal aqui para vocês verem



Esse aí é a parte inicial da impressão.


eduardoll

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 9
tenho uma L805 a uns 5 anos e nunca me aconteceu isso, me tira umas dúvidas... qual o tamanho do papel que está usando? isso sempre aconteceu?
a aleta de ajuste do tamanho de papel está ajustada para o tamanho de papel setado na impressão?
não que seja este o problema mas está usando tinta original? a falha acontece no começo da impressão ou no final da impressão?
Sim!! Sempre ajusto o papel, acredito que se fosse isso o problema também poderia aparecer no restante do documento, mas só aparece no início da impressão.

Sei lá, parece até que o cabeçote de impressão fica com tinta suja, depois que ele "se limpa" com a impressão do início da folha, aí imprime normal

Coloquei uma imagem na resposta anterior para ilustrar o problema


eduardoll

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 9
Ah, esqueci de mencionar que a tinta ainda é a original que veio junto com a impressora


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.776
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Parece falha no cabeçote mesmo.

Já imprimiu aquele patrão de teste dela? Se tiver linhas falhadas poder isso.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


eduardoll

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 9
Parece falha no cabeçote mesmo.

Já imprimiu aquele patrão de teste dela? Se tiver linhas falhadas poder isso.

Já sim. Ele não sai falhado lá não, mas sai com cores distorcida na primeira vez que executa o teste (depois que "limpa" o teste sai normal)


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.776
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Aqui acontece o mesmo, sai com rastro de preto nas outras cores.
Olha uns vídeos pra limpar a esponja que cai a tinta.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.677
  • Sexo: Masculino
recomendo tb trocar de marca de papel... pode ser que o lote do papel não esteja absorvendo a tinta corretamente.
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


galeno

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 405
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 24 de Julho de 2023, 13:35:08
Olá, boa tarde.

Pense se vale a pena usar mesmo a opção de impressão sem borda. A impressão sem borda suja a impressora toda por dentro. A impressora "imprime" em cima do carrinho que alimenta a impressão. 
Nikon D810


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.677
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 24 de Julho de 2023, 15:50:01
Olá, boa tarde.

Pense se vale a pena usar mesmo a opção de impressão sem borda. A impressão sem borda suja a impressora toda por dentro. A impressora "imprime" em cima do carrinho que alimenta a impressão.

aqui eu sempre imprimo sem borda as fotografias mas é importante realmente fazer uma manutenção preventiva pois ela suja a impressora e o feltro que ela tem dentro dela acaba não tendo pra onde essa tinta ir.
também fiz aquela alteração desde que comprei ela pra jogar a tinta de descarte do cabeçote pra fora em uma garrafinha sem jogar na almofada de absorção.
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


eduardoll

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 9
Resposta #13 Online: 31 de Julho de 2023, 21:30:24
O que eu percebi é quando fico uns dias sem imprimir, parece que a cabeça de impressão fica suja e preciso imprimir todas as cores para "limpar" a cabeça. Sei lá se a cabeça esta vazando ou se é a espuma esteja muito suja.

Já limpei tudo e não saiu muita sujeira.


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.677
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 01 de Agosto de 2023, 09:39:39
O que eu percebi é quando fico uns dias sem imprimir, parece que a cabeça de impressão fica suja e preciso imprimir todas as cores para "limpar" a cabeça. Sei lá se a cabeça esta vazando ou se é a espuma esteja muito suja.

Já limpei tudo e não saiu muita sujeira.

isso é comum nas jato de tinta mano... aí não tem jeito msm tem que limpar...
a recomendação da Epson é para usar pelo menos uma vez a impressora por semana e sempre imprimir em modo normal ou otimizado para movimentar a tinta (como é tanque de tinta o valor é pequeno então sempre imprimo em modo normal ou otimizado), e se ficar dias sem imprimir executar o modo de limpeza padrão, o modo de limpeza padrão vai "empurrar" tinta por todos os pontos/jatos de saída de tinta da cabeça de impressão.
caso não resolva tem também o processo de limpeza forçada que vai, se não me engano, empurrar tinta suficiente para trocar totalmente a tinta que está dentro da cabeça de impressão.
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.