Autor Tópico: Anel de zoom descolando  (Lida 3275 vezes)

Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.545
  • Sexo: Masculino
Online: 23 de Maio de 2023, 13:08:41
      Oi pessoal. Estou com uma lente inteira, mas o anel de zoom de borracha descolando. Foi muito esquisito, eu via notando o anel escorregar um pouco.  pois o tubo da lente e o anel de borracha borracha estavam com um produto como se fosse silicone. Alguém conhece alguma cola especial que seja utilizada nas assistências técnicas, ou que ja tenha utilizado para colar o anel de zoom? Desde ja agradeço.
     


André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.778
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Resposta #1 Online: 23 de Maio de 2023, 13:21:40
A muito tempo atrás precisei trocar as borrachas do corpo de uma D200 e comprei o conjunto de adesivos já devidamente cortados no Ebay. Comprei o conjunto de adesivos e as borrachas. Resolveu 100%.

Eram adesivos do tipo fita dupla face.


André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.545
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 23 de Maio de 2023, 13:42:52
A muito tempo atrás precisei trocar as borrachas do corpo de uma D200 e comprei o conjunto de adesivos já devidamente cortados no Ebay. Comprei o conjunto de adesivos e as borrachas. Resolveu 100%.

Eram adesivos do tipo fita dupla face.

Obrigado André Senna. Recém peguei essa Sigma 17 70.  Foi muito esquisito, eu tive que secar a borracha e o zoom, tinha algo oleoso mas sem cheiro.


André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.778
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Resposta #3 Online: 23 de Maio de 2023, 13:46:06
Provável de ser silicone, esse usado para automóveis, pessoal adora passar para tentar remover aquelas manchas brancas que aparecem com o tempo.
André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.545
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 23 de Maio de 2023, 14:23:07
Provável de ser silicone, esse usado para automóveis, pessoal adora passar para tentar remover aquelas manchas brancas que aparecem com o tempo.

 :ponder: André..... fui eu mesmo. .. :hysterical:
Eu uso spray de silicone para a borracha não secar por causa da sílica gel. A borracha cedeu um pouco e o silicone tirou o atrito. Hahahahaha.


André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.778
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Resposta #5 Online: 23 de Maio de 2023, 14:38:21
:ponder: André..... fui eu mesmo. .. :hysterical:
Eu uso spray de silicone para a borracha não secar por causa da sílica gel. A borracha cedeu um pouco e o silicone tirou o atrito. Hahahahaha.



:hysterical: :hysterical: :hysterical:

mistério resolvido!
André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.776
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #6 Online: 23 de Maio de 2023, 19:04:29
Silicone ataca borracha.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.893
    • Dilone Fotografia
Resposta #7 Online: 24 de Maio de 2023, 08:37:20
Cara não cola a borracha não, deve ter parafuso por baixo que precisa acessar pra abrir a lente.


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.299
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 24 de Maio de 2023, 08:56:35
Troca essa borracha.
Eu já troquei umas 5x da lente mais usada.

No Aliexpress é baratinho...


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.545
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 24 de Maio de 2023, 10:00:56
Obrigado Vangelism, Leandro e Yp.
eu encontrei algumas da 3m . Tem uma para policarbonato outra para poliestireno.
Mas não comprei nenhuma ainda.  Coloquei novamente na lente, e te uma folga minúscula, de um milímetro ou dois. Só percebido se prestar muito a atenção. . O anel voltou a prender normal.
Já pensei em botar dupla face por prevenção, pois cedeu.

No anel tem um adesivo quadrado isolando provavelmente furo e algum parafuso. Também da para notar um fio de cola nas bordas, que a silicone deve ter soltado. Economizaram na cola.


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.818
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 25 de Maio de 2023, 16:48:53
Provável de ser silicone, esse usado para automóveis, pessoal adora passar para tentar remover aquelas manchas brancas que aparecem com o tempo.

Sem querer desvirtuar, mas já desvirtuando, o que é bom pra limpar aquilo?  :ok:


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.545
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 27 de Maio de 2023, 02:23:55
Sem querer desvirtuar, mas já desvirtuando, o que é bom pra limpar aquilo?  :ok:

Então Mike, eu utilizarei vaselina em pasta. Que eu já tinha.