Autor Tópico: Perdendo muitas fotos com Foco/Rastreamento das Mirrorless Rs  (Lida 8386 vezes)

vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.776
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #90 Online: 14 de Julho de 2023, 11:33:54
A Canon mudou o menu!

Na R3, R7 e R6 mark ii é diferente.

Agora qualquer modo de ponto de foco ativa o rastreio automático.

E tem uma opção para ignorar o ponto de foco e usar o sensor todo.
Confere aí no link https://www.fredmiranda.com/forum/topic/1783266




Postei isso no começo do tópico, não só tem como evoluiu.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.677
  • Sexo: Masculino
Resposta #91 Online: 18 de Julho de 2023, 19:54:37
Podemos dizer que existem dois tipos de pessoas que TRABALHAM com fotografia atualmente.
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


Douglas Fernando

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 686
  • Sexo: Masculino
Resposta #92 Online: 19 de Julho de 2023, 16:08:24
Postei isso no começo do tópico, não só tem como evoluiu.

Veja item 5.. do menu AF... tire a opção auto.. e coloque ponto central..
Voce aponta o ponto central no assunto.. so para mostrar qual assunto voce quer... ai o rastreio entra automatico, andando livre pela tela.. ou pelos colchotes que voce predeterminar.

Essa função existe.. desde as DSLR´s.. e é muito eficaz nas mirrorless, há não se perder.
Fotógrafo e birdwatching


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.776
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #93 Online: 19 de Julho de 2023, 18:48:15
Veja item 5.. do menu AF... tire a opção auto.. e coloque ponto central..
Voce aponta o ponto central no assunto.. so para mostrar qual assunto voce quer... ai o rastreio entra automatico, andando livre pela tela.. ou pelos colchotes que voce predeterminar.

Essa função existe.. desde as DSLR´s.. e é muito eficaz nas mirrorless, há não se perder.

Acho que não estamos falando da mesma coisa, só pra confirmar:




Estou falando que esse menu não existe mais dessa forma na R7.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #94 Online: 20 de Julho de 2023, 11:16:44
Veja item 5.. do menu AF... tire a opção auto.. e coloque ponto central..
Voce aponta o ponto central no assunto.. so para mostrar qual assunto voce quer... ai o rastreio entra automatico, andando livre pela tela.. ou pelos colchotes que voce predeterminar.

Essa função existe.. desde as DSLR´s.. e é muito eficaz nas mirrorless, há não se perder.
Preciso testar pra dominar a técnica de tracking no sistema Canon R.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Douglas Fernando

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 686
  • Sexo: Masculino
Resposta #95 Online: 20 de Julho de 2023, 14:20:13
Acho que não estamos falando da mesma coisa, só pra confirmar:




Estou falando que esse menu não existe mais dessa forma na R7.

Tiraram então a melhor função de definição de qual assunto voce realmente quer, e deixar o I.A fazer o serviço.. brincadeira isso heim.
O troço é bom demais... entrada de noiva... noivo por exemplo, marco a pessoa que quero.. e pode ter 50 pessoas olhando para frente... o foco so fica exatamente na pessoa que marquei, ou no caso de aves, que se tiver varias juntas, fica só na predeterminada.

Deve ser por isso que colocaram foco pelo direcionamento do olho, na R3.

Então só usar sistema com dois botões.. um botão foco central.. e imediatamente apertar o outro botão de foco al servo multi area..

Vou ver se encontro uma R7 emprestada e ja testo isso.

Obrigado pela informação, e desculpe pelo mal entendido inicial.
« Última modificação: 20 de Julho de 2023, 14:34:51 por Douglas Fernando »
Fotógrafo e birdwatching


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #96 Online: 20 de Julho de 2023, 16:46:00
Essa aqui é a técnica mais interessante que eu vi até agora. Já que não existe um modo de foco dedicado para "tracking" de maneira simples e direta como a Sony (desde o modelo RIV), essa técnica aqui me salvou no meu desespero inicial quando peguei a R6 na mão.


A técnica em si é bem simples, mas é importante ter os botões customizados para ajudar a sua vida.
Douglas, me parece que essa aqui é a técnica mais apropriada para os modelos da Canon R.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.776
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #97 Online: 20 de Julho de 2023, 17:19:16
Ainda é possível fazer como na R5, R6, Rp e etc.
Só mudou o nome do menu e agora não é mais um modo separado.
Qualquer modo escolhido, spot, wide area, etc, serve para ativar o rastreio.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


fernandoomi

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.595
  • Sexo: Masculino
  • Eng. Mecânico/Fotógrafo Esportivo
    • Foco Radical
Resposta #98 Online: 21 de Julho de 2023, 13:33:23
Eu indico, configurar as cameras, com pelo menos 2 botões para af...(eu deixo 3 botões de af ativos e configurados diferentes)

1- botão af e disparo: foco al servo pontual, que pode ser pequeno, grande, de colchete horizontal ou vertical (troco formato deles, apertando botão SET)
2- botão de af traseiro: foco al servo, com rastreio de olho, ele fica mostrando o ponto central, e voce aponta ele no assunto, o af o acompanha por toda tela.
3- botão *: foco com ponto de foco central, pequeno, e one shot, uso quando assunto está muito escondido e várias barreiras no meio do caminho. Então uso ele.. foco, troco o dedo para o botão de af traseiro, e inicia o rastreio.

No menu, colocar preferencia de af, no assunto inicial, assim ele pula menos para o assunto ao lado, e ignorar possíveis obstáculos também é útil.

A única coisa que eu queria na R6.. que tem na R7, R3, R6 mark II, é o rastreio de olho al servo, dentro do ponto de foco grande, e nos colchetes, me seria muito util isso.

Tenho configurado praticamente igual isso, pra cada botão fazer num modo. A única coisa que não uso é o botão one shot, que aqui eu deixo no MFn para mudar de One Shot para Contínuo já que não é uma função que uso tanto.
Eu estava pensando se dependendo compensasse colocar o botão do disparador como pontual, daí o AF-ON como área Colchete e o * como Eye AF.

Ontem eu tava vendo os comentários do vídeo do Duade Paton (que ele fala dos problemas de foco da R7) e lá tá chovendo de gente falando que tem os mesmos problemas.
Aí alguém também comentou outro problema que eu percebi, que é o da câmera continuar disparando sozinha depois de soltar o disparador. Esse glitch acontece eventualmente quando você usa dois botões, sendo um pra disparar e outro pra mudar o sistema de foco (AF-ON no meu caso muda pra Foco no olho). Quando solto o disparador mas continuo segurando o AF-On de vez em quando isso acontece. A câmera ainda dá uns 5 disparos não comandados. Pelo menos esse inconveniente não é tão crítico, até que dá pra conviver, mas não deixa de ser "orelhada" da Canon.
Fotógrafo oficial Foco Radical


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.776
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #99 Online: 21 de Julho de 2023, 14:30:36
Nos comentários desse vídeo estão reclamando de praticamente todas as Rx.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


fernandoomi

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.595
  • Sexo: Masculino
  • Eng. Mecânico/Fotógrafo Esportivo
    • Foco Radical
Resposta #100 Online: 21 de Julho de 2023, 14:48:18
Nos comentários desse vídeo estão reclamando de praticamente todas as Rx.

Sim, mas eu vejo que o lance de pulsar o foco acontece com a R7 e com a R10 também. Engraçado que eu tenho a impressão que no começo a R10 fazia mais isso, mas depois não sei se eu peguei a manha e melhorei o momento de clicar após engajar, mas tenho a impressão que a R10 agora perde menos do que a R7.
Eu uma vez ouvi falar que a câmera ia "ensinando" o sistema de inteligência artificial conforme você ia usando, mas não sei se isso procede.
Fotógrafo oficial Foco Radical


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.299
  • Sexo: Masculino
Resposta #101 Online: 21 de Julho de 2023, 17:06:06
O pulsing de fato está acontecendo com lentes RF também ou só as EF?


fernandoomi

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.595
  • Sexo: Masculino
  • Eng. Mecânico/Fotógrafo Esportivo
    • Foco Radical
Resposta #102 Online: 24 de Julho de 2023, 13:37:13
O pulsing de fato está acontecendo com lentes RF também ou só as EF?

Eu não tenho muitos dados para dar uma parecer já que a lente RF mais tele que tenho é a RF 24-105 F4L. Esta eu acabo usando ela bem menos devido à ela ser mais pesada, então por isso prefiro a 18-135. Esta (a 135) tem uma taxa de "keepers" bem maior, mas temos que lembrar que é uma objetiva muito mais leve do que a 70-200 ou a 100-400. Os motores precisam deslocar muito menos vidro, além de que por ser um comprimento focal menor, a distância que o motor precisa deslocar os elementos também é menor.
Além disso, o fato de ser uma distância focal menor e ter uma abertura menor implica que a profundidade de campo acaba sendo bem maior na lente 18-135, o que ajuda a disfarçar qualquer pequeno desvio de foco.
Mas se eu for dar uma opinião mais preliminar embora podendo ser tendenciosa, eu tenho alguma convicção que lente RF responda melhor do que objetiva EF, mas não creio que somente usar lentes RF resolveria o problema.
Fotógrafo oficial Foco Radical