Autor Tópico: Perdendo muitas fotos com Foco/Rastreamento das Mirrorless Rs  (Lida 8384 vezes)

fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.677
  • Sexo: Masculino
Resposta #45 Online: 23 de Junho de 2023, 08:42:05
Maneco sendo bem sincero não é diferente não. Compare uma D5100 com uma D500 ; ou uma D610 com uma D850 . Não dá pra comparar . Imagino que no mundo mirrorless não seja muito diferente.

Penso que a vantagem é que o sistema de foco das mirrorless pode avançar e muito ainda. Essa é uma vantagem que pode contar pontos a favor do sistema futuramente.

A Verdade é que não adianta debater com quem já investiu (bem mais) o dinheiro suado em uma ML ao invés de DSLR...
concordo com você, o usuário recebe pelo que paga... o problema que nas primeiras gerações de ML e nas linhas de entrada ela não entrega nem o básico.
aí o pessoal vem dizer ahhh mas se clicar 100x em uma situação perfeita de luz a ML ganha... claro que ganha... em condicões perfeitas de luz com bom contrate o AF no sensor com será muito mais preciso.

Agora no mundo real...

As linhas tops de ML atualmente são realmente boas (apesar do custo maior) mas fazem o que se paga para fazer... o problema é "aquele 1%" de situações que você precisa de uma foto crítica mas ela perde...

#ErnestoTinhaRazão  :eek: kkkk
« Última modificação: 23 de Junho de 2023, 08:44:19 por fabianob »
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.564
  • Sexo: Masculino
Resposta #46 Online: 23 de Junho de 2023, 11:37:22

#ErnestoTinhaRazão  :eek: kkkk

kkkkkkkkk quem diria hein????
Pow saudades do Ernesto, por onde anda ele??? Será que está bem???

Conhecimento importa mais que equipamento.


José Getúlio Oliveira

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 666
  • Sexo: Masculino
Resposta #47 Online: 23 de Junho de 2023, 13:21:39
A Verdade é que não adianta debater com quem já investiu (bem mais) o dinheiro suado em uma ML ao invés de DSLR...
concordo com você, o usuário recebe pelo que paga... o problema que nas primeiras gerações de ML e nas linhas de entrada ela não entrega nem o básico.
aí o pessoal vem dizer ahhh mas se clicar 100x em uma situação perfeita de luz a ML ganha... claro que ganha... em condicões perfeitas de luz com bom contrate o AF no sensor com será muito mais preciso.

Agora no mundo real...

As linhas tops de ML atualmente são realmente boas (apesar do custo maior) mas fazem o que se paga para fazer... o problema é "aquele 1%" de situações que você precisa de uma foto crítica mas ela perde...

#ErnestoTinhaRazão  :eek: kkkk

Verdade.


José Getúlio Oliveira

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 666
  • Sexo: Masculino
Resposta #48 Online: 23 de Junho de 2023, 13:35:12

kkkkkkkkkkkkk eu brinco com o Fernando pq ele é um bom menino e tem encaixe. Ademais um pouco de pimenta no fórum ajuda o movimento.

Mas falando sério, sobre MLs, elas ainda estão aquém de varias coisas que se fazíamos com as DSLRs. Uso a minha EOSR com frequência, mas uso tbm a antiga DSLR (6D1) dependendo da situação, inclusive este ano tenho usado bastante a câmera antiga, bem mais do que eu imaginava/esperava. Vou pular algumas gerações de MLs antes de trocar a minha, na expectativa que o sistema fique mais maduro.

Essas câmeras novas melhoraram o sistema ML, evoluíram, mas obviamente que todo mundo está querendo agora coisas que somente as top de linha carrissimas conseguem fazer. Então é fora de minha realidade.

Tem tbm que acho que esse será mais um tópico onde vai se provar que somente o sistema full com lentes e corpos da mesma geração e marca é que vai funcionar melhor. Intercambiar com a mesma facilidade de antigamente ainda não é bom.


Verdade, também Lindsay.
Não é saudosismo... Lindsay, escreveu, mais 'maduro'
90% fotografia de aves
Eu fotografo pessoas, paisagens, macro 10% mas canon R ou Rp serviria...

Com Canon 80D + lentes 70-300 + 100-400 acredito fotografo melhor. (Também não tinha ainda 2021 canon R7)


fernandoomi

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.595
  • Sexo: Masculino
  • Eng. Mecânico/Fotógrafo Esportivo
    • Foco Radical
Resposta #49 Online: 24 de Junho de 2023, 14:10:17
Pow o Fernando não esta conseguindo fotografar. Foto verde e fora de foco...

ML tem um jeito diferente ao qual a gente precisa se acostumar, entender as limitações etc...

Fernando, ja pensou em voltar para a câmera anterior??? Ao menos até vc conseguir colocar a ML em trabalho???

Tem coisas aqui que eu ainda não me habituei com as MLs, fotos de estúdio por ex. com flash de estúdio, seja pessoas ou produtos, acho mais fácil e rápido fazer com DSLR.


Tá osso hein ahaha
Vou mudar de ramo, vou fazer fotos de "bokeh" para banco de imagens hahahaa.

O pior que eu não tenho mais DSLR pra fotografar a minha última foi a 6D que vendi faz um tempo. Bobear eu pego uma 40D "pra bater".
Fotógrafo oficial Foco Radical


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #50 Online: 24 de Junho de 2023, 23:30:46
Pessoal realmente alguns problemas específicos de foco das mirrorless não são exclusividade de um fabricante de câmeras apenas . Vejam que interessante esse vídeo sobre o rastreamento de rosto da Sony a7 três em modo vídeo quando o fundo é mais claro do que o primeiro plano... Onde a solução foi usar um perfil de imagem com o contraste e saturação mais baixo possível.

Fernando...será que se você estar a câmera para Neutral e jogar no contraste e saturação algo como -1 ou -2 ... Não resolveria esses problemas de foco???

Segue o vídeo:

« Última modificação: 10 de Julho de 2023, 09:57:19 por Thales Souto »


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.564
  • Sexo: Masculino
Resposta #51 Online: 25 de Junho de 2023, 11:55:21

Tá osso hein ahaha
Vou mudar de ramo, vou fazer fotos de "bokeh" para banco de imagens hahahaa.

O pior que eu não tenho mais DSLR pra fotografar a minha última foi a 6D que vendi faz um tempo. Bobear eu pego uma 40D "pra bater".
Fernando esse será mais um tópico onde vai se provar que o sistema nativo Canon R com objetivas RF é mais eficiente.

Quando a Canon criou esse novo sistema ela fez um bus de comunicação mais largo do que o EF, ou seja ela já sabia que pra comandar as informações da nova tecnologia precisaria de uma interface com informações trocadas com mais velocidade.

Teve até outro tópico ai onde o cara queria processar a Canon pq isso não estava escrito no manual do jeito que ele imaginava, mas em minha opinião não adianta imaginar que uma objetiva EF com tecnologia de 30 anos atrás vai se comportar do mesmo jeito que outra RF mais moderna e compatível com o sistema atual.

O problema é que as pessoas vão descobrindo isso aos poucos e enquanto descobrem, vão dando opiniões detonando as marcas, pois o mesmo ocorre com Nikon e Sony.

Penso que para esse tipo de tracking que vc quer fazer e pelo seu jeito de fotografar, uma câmera EF moderna vai sem mais eficiente, ainda mais pq atualmente tem ótimas câmeras com preços bem atraentes.

Veja o caso do nosso amigo Nando, que fotografa espetáculos de dança, são movimentos rápidos, saltos, giros de bailarinos, com quantidade de luz muitas vezes precária, com efeitos visuais que atrapalham (ex. fumaça de gelo seco), etc... ou seja uma condição bem adversa pra fotografar. No ano passado o Nando optou por comprar uma 5D4 (se não me engano) e não embarcou no hipe de ML, pois considerou que para se integrar com as objetivas que ele já tinha, e com o jeitão que ele já estava acostumado a fotografar, melhor mesmo seria ficar com DSLR.

« Última modificação: 25 de Junho de 2023, 11:57:16 por Lindsay »
Conhecimento importa mais que equipamento.


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #52 Online: 25 de Junho de 2023, 13:10:47
Fernando esse será mais um tópico onde vai se provar que o sistema nativo Canon R com objetivas RF é mais eficiente.

Quando a Canon criou esse novo sistema ela fez um bus de comunicação mais largo do que o EF, ou seja ela já sabia que pra comandar as informações da nova tecnologia precisaria de uma interface com informações trocadas com mais velocidade.

Teve até outro tópico ai onde o cara queria processar a Canon pq isso não estava escrito no manual do jeito que ele imaginava, mas em minha opinião não adianta imaginar que uma objetiva EF com tecnologia de 30 anos atrás vai se comportar do mesmo jeito que outra RF mais moderna e compatível com o sistema atual.

O problema é que as pessoas vão descobrindo isso aos poucos e enquanto descobrem, vão dando opiniões detonando as marcas, pois o mesmo ocorre com Nikon e Sony.

Penso que para esse tipo de tracking que vc quer fazer e pelo seu jeito de fotografar, uma câmera EF moderna vai sem mais eficiente, ainda mais pq atualmente tem ótimas câmeras com preços bem atraentes.

Veja o caso do nosso amigo Nando, que fotografa espetáculos de dança, são movimentos rápidos, saltos, giros de bailarinos, com quantidade de luz muitas vezes precária, com efeitos visuais que atrapalham (ex. fumaça de gelo seco), etc... ou seja uma condição bem adversa pra fotografar. No ano passado o Nando optou por comprar uma 5D4 (se não me engano) e não embarcou no hipe de ML, pois considerou que para se integrar com as objetivas que ele já tinha, e com o jeitão que ele já estava acostumado a fotografar, melhor mesmo seria ficar com DSLR.



Cara por isso não sigo o hype de muitos desse fórum. Notaram que a nível inconsciente é como se o marketing desse a sugestão de que todas as DSLRs não servem mais e que mirrorless é o presente? Isso ocorre por marketing em fóruns, redes sociais, mas principalmente Youtubers.

Eu não penso em migrar tão cedo; pensei em migrar em 2021; adiei pra 2022, adiei pra 2024... e ainda não estou convencido que essa migração traria ganhos reais à minha fotografia.

Agora esse vídeo que deixei sobre fazer com perfil de baixo contraste é interessante. Vou deixar o link aqui novamente:

E embora poucos citem, mas a 5D Mark 4 é um equipamento fantástico até para os dias atuais.
« Última modificação: 25 de Junho de 2023, 13:11:54 por cheferson »


C. Ferrari

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.284
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de conhecimento, sempre.
    • Trabalhos
Resposta #53 Online: 25 de Junho de 2023, 19:14:11
A questão é comparar com câmeras equivalentes.

A R é de 2018. Em 2018 a Sony a73 era a melhor em questão de foco.

Hoje uma R6,R6mk2, R5 etc são melhores em foco que a74 e Z6,z7, etc... tu vai ter concorrencia com Z8 e Z9, talvez A9II e A1. Mas são câmeras de outro segmento (flagship)
O sistema canon evoluiu. Não tem como negar e nem querer comparar uma R que é o início do sistema ML.

Não é questão de Hype ou qualquer outra coisa.

Tenho vários colegas que saíram de MK4 pra R6+ e usavam por exemplo a 50 1.2 EF que antes era complicada de acertar e simplesmente agora pega tudo.
Existe uma curva de aprendizado e mais do que isso, uma configuração correta do sistema de AF que precisa ser específico para cada tipo de assunto que se fotografa pra tirar o melhor.

Eu reclamei no início da R6 que pegava nuca das pessoas ao invés do rosto na frente, e isso foi resolvido por firmware. Hoje foco sem luz e movimento, principalmente para fotografia de pessoas a Canon tem o melhor AF do mercado.
Se usar lentes RF, ótimo. Se for usar adaptada, com adaptador original, vai funcionar tão bem quanto.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.564
  • Sexo: Masculino
Resposta #54 Online: 26 de Junho de 2023, 12:05:11
A questão é comparar com câmeras equivalentes.

A R é de 2018. Em 2018 a Sony a73 era a melhor em questão de foco.

Hoje uma R6,R6mk2, R5 etc são melhores em foco que a74 e Z6,z7, etc... tu vai ter concorrencia com Z8 e Z9, talvez A9II e A1. Mas são câmeras de outro segmento (flagship)
O sistema canon evoluiu. Não tem como negar e nem querer comparar uma R que é o início do sistema ML.

Não é questão de Hype ou qualquer outra coisa.

Tenho vários colegas que saíram de MK4 pra R6+ e usavam por exemplo a 50 1.2 EF que antes era complicada de acertar e simplesmente agora pega tudo.
Existe uma curva de aprendizado e mais do que isso, uma configuração correta do sistema de AF que precisa ser específico para cada tipo de assunto que se fotografa pra tirar o melhor.

Eu reclamei no início da R6 que pegava nuca das pessoas ao invés do rosto na frente, e isso foi resolvido por firmware. Hoje foco sem luz e movimento, principalmente para fotografia de pessoas a Canon tem o melhor AF do mercado.
Se usar lentes RF, ótimo. Se for usar adaptada, com adaptador original, vai funcionar tão bem quanto.
Então a gente tá falando de corredores em movimento rápido onde o assunto se movimenta em 3 eixos, em externas com contra luz etc... É disso que vc esta falando???

Pq casamento ou situações onde tudo ocorre lentamente é mais fácil, em diversas situações as MLs mandam bem, porem aqui tamo falando de esportes.

E ainda tem que o cara desce o dedo no botão fazendo o tracking pra ver se alguma sai boa.

Vc tem esse tipo de experiência???
Conhecimento importa mais que equipamento.


Douglas Fernando

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 686
  • Sexo: Masculino
Resposta #55 Online: 26 de Junho de 2023, 14:07:40
Uma raiva que muitos observadores/fotografos de aves passaram e alguns ainda passam, é uma mania que todas mirrorless do mercado tem, é ao usar lentes teleobjetivas, e estiver focando algo por exemplo a 25m de distancia...e precisa focar algo que esteja a 5m, voce aponta a camera, olha o visor... vê o assunto (desfocado é claro, devido o foco estar la nos 25m) e voce aperta o botão para focar na mancha desfocada... a camera não volta o AF para tentar focar naquela mancha. Isso é crônico de todas marcas, principalmente se usar lentes com adaptadores, ao usar lentes nativas amenizam uns 50% o problema, e se usar os modelos top´s de linha de camera ameniza mais uns 30%. E na mesma situação.. se fosse uma 7d2, 5d4, 5d3... 6d classica, voltaria o af e cravaria no assunto.
Quando uso a RF 100-500 sem o tc, muito raramente mas muito mesmo, ela volta o af e crava, porem quando uso o tc 1.4x, e situação de baixa luz, as vezes não volta, na qual tenho que resolver dando um toque no anel de AF com o polegar e voltar o foco que depois a camera acha e conclui onde quero focar.

Dizem que a Canon irá resolver isso, com a tecnologia quad pixel de sensor, assim a camera terá foco tipo cruzado.

Eu sou um, que muito, mas muito dificilmente irei voltar para DSLR, os beneficios de af, das mirrorless... vale a pena demais, para o meu uso e custo que tive. Talvez para alguns, não é ainda interessante.
Fotógrafo e birdwatching


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #56 Online: 26 de Junho de 2023, 16:32:56
Uma raiva que muitos observadores/fotografos de aves passaram e alguns ainda passam, é uma mania que todas mirrorless do mercado tem, é ao usar lentes teleobjetivas, e estiver focando algo por exemplo a 25m de distancia...e precisa focar algo que esteja a 5m, voce aponta a camera, olha o visor... vê o assunto (desfocado é claro, devido o foco estar la nos 25m) e voce aperta o botão para focar na mancha desfocada... a camera não volta o AF para tentar focar naquela mancha. Isso é crônico de todas marcas, principalmente se usar lentes com adaptadores, ao usar lentes nativas amenizam uns 50% o problema, e se usar os modelos top´s de linha de camera ameniza mais uns 30%. E na mesma situação.. se fosse uma 7d2, 5d4, 5d3... 6d classica, voltaria o af e cravaria no assunto.
Quando uso a RF 100-500 sem o tc, muito raramente mas muito mesmo, ela volta o af e crava, porem quando uso o tc 1.4x, e situação de baixa luz, as vezes não volta, na qual tenho que resolver dando um toque no anel de AF com o polegar e voltar o foco que depois a camera acha e conclui onde quero focar.

Dizem que a Canon irá resolver isso, com a tecnologia quad pixel de sensor, assim a camera terá foco tipo cruzado.

Eu sou um, que muito, mas muito dificilmente irei voltar para DSLR, os beneficios de af, das mirrorless... vale a pena demais, para o meu uso e custo que tive. Talvez para alguns, não é ainda interessante.

Cara deixei acima um artigo onde a Nikon Z9 , que é uma câmera topo de linha , simplesmente não foca pássaros brancos com lentes tele, mesmo as teles da linha Z. No mais, pelo relato do link citado, a câmera foca muito bem. Como dito, o foco das mirrorless é excelente, mas há algumas situações específicas, que ainda deixam a desejar e que precisarão de melhorias das fabricantes.


C. Ferrari

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.284
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de conhecimento, sempre.
    • Trabalhos
Resposta #57 Online: 26 de Junho de 2023, 19:16:39
Então a gente tá falando de corredores em movimento rápido onde o assunto se movimenta em 3 eixos, em externas com contra luz etc... É disso que vc esta falando???

Pq casamento ou situações onde tudo ocorre lentamente é mais fácil, em diversas situações as MLs mandam bem, porem aqui tamo falando de esportes.

E ainda tem que o cara desce o dedo no botão fazendo o tracking pra ver se alguma sai boa.

Vc tem esse tipo de experiência???

Lindsay, não sei se tu acompanha o mercado de casamentos mas hoje em dia o que menos tem é coisas ocorrendo lentamente. É loucura a todo instante.
Casamento é onde qualquer equipamento é testado ao extremo na questão de foco. Nada é linear, tudo é errático, luz, movimento velocidade estão a todo momento variando, principalmente em festa. Em casamento não há controle algum de nada.

50% das fotos que eu faço hoje em festa são por conta do sistema de AF das Canon. Nem com sony a73 era possível.
O rastreamento sem luz é muito eficiente e rápido, e o melhor não erra.

Eu ainda acho que falta muita experiência no geral das pessoas entenderem que o sistema de AF evoluiu e precisa se adaptar, testar e colocar no seu dia a dia em prática.

Tô com a RF600F11 aqui mas não consegui ainda tirar um tempo pra caçar uns passarinho. Vou montar um setup de AF e deixar aqui.

E tbm comprei um treco pra gravar meu EVF quando tô fotografando pra mostrar o que faço. Vou gravar uns exemplos



Ah, sobre experiência eu já fotografei muito futebol com D3s e uma 70-200. Sei das limitações das DSLR's e sei tbm que qualquer ML dá pau nesse quesito.


« Última modificação: 26 de Junho de 2023, 19:20:34 por C. Ferrari »


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.564
  • Sexo: Masculino
Resposta #58 Online: 26 de Junho de 2023, 19:25:55
Lindsay, não sei se tu acompanha o mercado de casamentos mas hoje em dia o que menos tem é coisas ocorrendo lentamente. É loucura a todo instante.
Casamento é onde qualquer equipamento é testado ao extremo na questão de foco. Nada é linear, tudo é errático, luz, movimento velocidade estão a todo momento variando, principalmente em festa. Em casamento não há controle algum de nada.

50% das fotos que eu faço hoje em festa são por conta do sistema de AF das Canon. Nem com sony a73 era possível.
O rastreamento sem luz é muito eficiente e rápido, e o melhor não erra.

Eu ainda acho que falta muita experiência no geral das pessoas entenderem que o sistema de AF evoluiu e precisa se adaptar, testar e colocar no seu dia a dia em prática.

Tô com a RF600F11 aqui mas não consegui ainda tirar um tempo pra caçar uns passarinho. Vou montar um setup de AF e deixar aqui.

E tbm comprei um treco pra gravar meu EVF quando tô fotografando pra mostrar o que faço. Vou gravar uns exemplos
Então não é o meu carro chefe, mas ja fiz dezenas de casamentos, trabalhando pra mim e tbm trabalhando para os colegas. Cara, sinceramente, casamento é algo lento, super tranquilo, planejado, vc planeja as posições, pensa antes, marca as fotos, na hora da festa que é um pouco mais agitadinho, mas ainda sim pra mim é bem tranquilo. A galera que trabalha comigo e aqueles para quem eu trabalho a gente faz casamentos há mais de 20 anos. No mínimo eu trabalho em uns 10 por ano, a maioria trabalhando para outros colegas que gostam do meu trabalho e me chamam.

Agora sair na rua atrás de atletas é uma parada bem diferente, viu??? Tem cliente aqui para quem todos os anos faço eventos assim, seja corrida ou bicicleta, etc... os caras estão em velocidade, entende??? Por mais que o fotografo procure a melhor posição vão aparecer situações onde a coisa fica bem dificil.

Tem uma galera aqui de colegas que trabalham com tudo quanto é tipo de esporte, e ai o bicho pega mesmo. Casamento é mais simples, essa é a minha opinião  :ok:

Não boto muita fé nessas câmeras ML, seja de entrada ou intermediarias nessas situações onde as vezes uma DSLR resolve tranquilamente.
« Última modificação: 26 de Junho de 2023, 19:28:04 por Lindsay »
Conhecimento importa mais que equipamento.


C. Ferrari

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.284
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de conhecimento, sempre.
    • Trabalhos
Resposta #59 Online: 26 de Junho de 2023, 19:52:13
Então não é o meu carro chefe, mas ja fiz dezenas de casamentos, trabalhando pra mim e tbm trabalhando para os colegas. Cara, sinceramente, casamento é algo lento, super tranquilo, planejado, vc planeja as posições, pensa antes, marca as fotos, na hora da festa que é um pouco mais agitadinho, mas ainda sim pra mim é bem tranquilo. A galera que trabalha comigo e aqueles para quem eu trabalho a gente faz casamentos há mais de 20 anos. No mínimo eu trabalho em uns 10 por ano, a maioria trabalhando para outros colegas que gostam do meu trabalho e me chamam.

Agora sair na rua atrás de atletas é uma parada bem diferente, viu??? Tem cliente aqui para quem todos os anos faço eventos assim, seja corrida ou bicicleta, etc... os caras estão em velocidade, entende??? Por mais que o fotografo procure a melhor posição vão aparecer situações onde a coisa fica bem dificil.

Tem uma galera aqui de colegas que trabalham com tudo quanto é tipo de esporte, e ai o bicho pega mesmo. Casamento é mais simples, essa é a minha opinião  :ok:

Não boto muita fé nessas câmeras ML, seja de entrada ou intermediarias nessas situações onde as vezes uma DSLR resolve tranquilamente.

Concordo que qualquer DSLR resolve tranquilamente, principalmente com condição de luz que a maioria dos eventos ao ar livre acontece. Mas sobre as ML's eu vejo a evolução dos meus freelas que usavam D750/C Mk3/Mk4 e são eles que fazem as entradas, geralmente com contraluz e iluminação precaria de igreja etc. As keepers aumentaram demais depois das ML's. Não são pessoas correndo obviamente, mas se já perdia foco com gente caminhando na direção, imagina correndo.

A evolução é de 1000% no resultado da ML.