Autor Tópico: Cores da Canon? Sempre achei que fica com cor de Oompa Loompa ou fica roxo...  (Lida 2061 vezes)

cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Fernando, segue umas fotos da Maratona de Campinas que fizemos... cara perfil Standard ou "Fiel" não acontece esses desvios de cor não. Outro detalhe importante é tirar o balanço de branco do automático. Acho melhor setar ele diretamente em 5300 Kelvin (Daylight).  O perfil Standard me parece que é o que tem as cores mais realistas em JPG, sem esses desvios estranhos de cor . PS: recomendo clicar na foto e ver ela no Flickr para melhor visualização.

maratona_campinas__7394 by Chefferson Amaro Filho, no Flickr

maratona_campinas__7510 by Chefferson Amaro Filho, no Flickr
« Última modificação: 13 de Junho de 2023, 23:32:49 por cheferson »


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.776
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Mas pra ser uma comparação justa precisa ser luz direta nas pessoas, Golden hour como as do Fernando.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Mas pra ser uma comparação justa precisa ser luz direta nas pessoas, Golden hour como as do Fernando.

Mesmo na Golden Hour, luz do Sol direto na pele, no perfil Standard ou Fiel não ocorre essas degradações de cor nos tons de pele. Já fiz esse teste com diversas câmeras da Canon, todas com o mesmo resultado. Outro motivo pode incluir também o balanço de branco automático que pode se confundir muito a cada foto. Deixar um Daylight (5200-5500 Kelvin) trás tons de pele mais naturais, sem essas degradações de cor (PS: estou falando de JPG apenas, Raw é outra conversa).


pablo.ebani

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.620
  • Sexo: Masculino
Cara bem legais as fotos e as cores mas será que esses arquivos são realmente Jpg direto da câmera? Parece mais que houve uma pós produção pra se chegar nesse resultado que ficou muito bom
Eu não sei, suspeito que sejam RAWs. Pois na maioria das vezes são fotos usadas comercialmente pras empresas e equipes da UCI. Mas o método de edição apurado agiliza bastante a entrega do material logo o termino da prova.
Fuji X-T2 (x2)
XF 23mm f/2 - XF 35mm f/1.4 (um tesão nessa lente)
7Artisans 50mm f/0.95
https://500px.com/PabloEbani
http://instagram.com/pabloebani_fotografia


pablo.ebani

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.620
  • Sexo: Masculino
Eu fico imaginando o cara contrata sei lá 10 fotógrafos para uma formatura cada um com uma câmera. O lote de fotos que ele recebe depois deve ter muita diferença, mas se o cara não se importa, ou se ele faz ligação direta, ta tudo certo.

Brincando um pouco com o Fernando, seria contratado umas duas ou três vezes, aí depois que o cara visse as fotos roxas ou esverdeadas... pensaria 2x  pra chamar novamente...

Kkkkkkkkkkk, brincadeira viu???
Sei lá, mas quem contrata não dá umas especificações pro fotografo? Do tipo: JPG full, balanco de branco tal, Perfil de cor tal?
Meu, senão as chances de virar uma bagunça de cores é gigante. Se bem que tenho visto fotos de formatura que pelamordedeus. :doh:
Fuji X-T2 (x2)
XF 23mm f/2 - XF 35mm f/1.4 (um tesão nessa lente)
7Artisans 50mm f/0.95
https://500px.com/PabloEbani
http://instagram.com/pabloebani_fotografia


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.776
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Com certeza essas empresas não se importam com isso.

Dificilmente os clientes notam essas diferenças, a menos que as 02 fotos estejam na mesma lamina do álbum e olhe lá.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.299
  • Sexo: Masculino
Ninguém percebe isso.

E jpg de Canon para Nikon dá uma diferença bem grande em tudo kk


LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.893
    • Dilone Fotografia
Mesmo na Golden Hour, luz do Sol direto na pele, no perfil Standard ou Fiel não ocorre essas degradações de cor nos tons de pele. Já fiz esse teste com diversas câmeras da Canon, todas com o mesmo resultado. Outro motivo pode incluir também o balanço de branco automático que pode se confundir muito a cada foto. Deixar um Daylight (5200-5500 Kelvin) trás tons de pele mais naturais, sem essas degradações de cor (PS: estou falando de JPG apenas, Raw é outra conversa).

Mas aí vc desconsidera completamente o balanço de branco? Simplesmente deixa em daylight independente de onde estiver fotografando, se o dia estiver nublado, se for sombra, etc?


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Mas aí vc desconsidera completamente o balanço de branco? Simplesmente deixa em daylight independente de onde estiver fotografando, se o dia estiver nublado, se for sombra, etc?

Leandro, bom dia.

Cara sim deixo em 5200 até 5500 Kelvin o tempo todo do evento com luz natural seja luz frontal, contraluz , ,nublado ou na sombra. Mas ajusto o Kelvin mesmo. Se colocar como Daylight na Canon não sei o motivo ele cita 5200 Kelvin mas é mais ou menos 4900 . Então ajusto na mão mesmo o valor .

Aprendi num vídeo do Bagnola essa dica ... 5200 a 5500 é um valor que deixa os tons de pele mais naturais com luz natural e tenho gostado dos resultados. Minha sugestão é: experimente . Se for legal pra ti beleza senão for , escolha o que fica mais bacana pro seu gosto. Abraço


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Concordo totalmente como o Cheferson. Deixar em daylight.

Balanço de branco automático é algo que nem sempre é confiável e só funciona em certas situações.
Tudo dependo do que é mais importante para você. Manter o "clima" certo ou realmente neutralizar o branco a todo custo ?
O que o AWB TENTA fazer é neutralizar o branco, independentemente do resto. É a definição do que é o AWB.

Usar awb na golden hour eu acho um crime por vários motivos. Em primeiro lugar mata a golden hour. Se você não quer os tons quentes, por que diabos foi fotografar nesse horário ? Ah, porque não tinha jeito né ? Então ajuste o balanço de branco para o preset correto ou manualmente. Jamais o AWB porque a cor varia muito rápido e depende de muitos fatores até com a poluição do ar. O AWB nunca funciona direito nessas horas, apenas quebra um galho no máximo quando precisa neutralizar.

AWB nas sombras pode ser algo bom ou ruim dependendo da câmera e do algoritmo. Sempre preferi usar o preset de sombras ou de nuvens. Para neutralizar o AWB quebra o galho nessa situação.

Luz artificial.... Aí que o AWB ferra tudo porque hoje em dia existem dezenas de espectros diferentes de lâmpadas de LED. É questão de experimentar. Não custa nada bater o branco separadamente a partir de uma folha de papel e aplicar a mesma correção em todas as fotos.

Balanço de branco é a coisa mais simples e fácil de corrigir na pós.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.776
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Hoje já temos 02 opções de AWB, uma que neutraliza e outra que deixa mais quente.

Eu não uso JPG mas sempre deixo em daylight e ajusto na pós se for o caso.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Hoje já temos 02 opções de AWB, uma que neutraliza e outra que deixa mais quente.

Eu não uso JPG mas sempre deixo em daylight e ajusto na pós se for o caso.


Neutraliza somente se houver algo branco no campo. Caso contrário nem assim funciona direito.
AWB é um quebra-galho que as vezes funciona e outras vezes não.
Daylight é muito mais seguro.


fernandoomi

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.595
  • Sexo: Masculino
  • Eng. Mecânico/Fotógrafo Esportivo
    • Foco Radical
Eu fico imaginando o cara contrata sei lá 10 fotógrafos para uma formatura cada um com uma câmera. O lote de fotos que ele recebe depois deve ter muita diferença, mas se o cara não se importa, ou se ele faz ligação direta, ta tudo certo.

Brincando um pouco com o Fernando, seria contratado umas duas ou três vezes, aí depois que o cara visse as fotos roxas ou esverdeadas... pensaria 2x  pra chamar novamente...

Kkkkkkkkkkk, brincadeira viu???

Ish acabei de ficar Marcado no mercado como o fotógrafo da pele de cenoura hhahaahaha.



Então, a Canon tem duas opções de balanço de brancoa automático. Uma é Auto White Balance AWB que é padrão desde sempre, e nas câmeras mais novas existe a opção do AWB-W que é com prioridade no Branco. Pelo que entendi ele carrega mais a mão pra chegar num branco mais neutro. Eu acabo preferindo este modo.
O lance do balanço de brancos com foto de referência ou valor de temperatura fixo eu tenho minhas ressalvas. Nessa corrida de Campinas mesmo, eu fiz uma foto do asfalto e bati o branco por ela, só que como estamos no inverno, o sol tem nascido mais tarde, por volta das 6:30, então da hora da captura e conforme os atletas foram chegando, a luz foi mudando. Nisso minhas fotos ficaram bem amareladas.
Outra coisa é que nesta última corrida, peguei alguns atletas na sombra que os prédios faziam, então ali estava azulado e no fundo onde o sol pegava direto ficou amarelado. Além disso, alguns atletas passam do lado iluminado enquanto outros passam do lado sombreado, neste caso não existe "bala de prata". A câmera vai pegar o balanço de brancos conforme a predominância das cores, então, se o fundo estiver mais frio, a câmera vai nivelar por ele.
Fotógrafo oficial Foco Radical