Autor Tópico: Cores da Canon? Sempre achei que fica com cor de Oompa Loompa ou fica roxo...  (Lida 2060 vezes)

fernandoomi

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.595
  • Sexo: Masculino
  • Eng. Mecânico/Fotógrafo Esportivo
    • Foco Radical
Será que é só aqui que as Canons puxam para o tom de pele dos Oompa Loompas?

Estava pensando aqui com meus botões, a galera fala que ama os tons da Canon e talz, porém sinceramente, das câmeras que tive, só teve uma que eu gostei das cores que foi a RP por deixar a foto mais neutra, sem exageros.

Essa aqui saiu direto da câmera, R7 com JPG e Balanço de branco automático.
Perfil de cor neutro, contraste em -4, saturação +3, color tone original (zero).


Não me agradou.

Nesse caso a cor (balanço de branco) ficou por conta do automático, mas quando eu fotografo, uso o cartão cinzento e exponho a pele para ficar na Zona 6 com o flash meter. Percebo que as altas luzes estouram assim, aí dá um trabalho de corno pra arrumar.
Se eu abaixo a só a exposição, gosto do volume que fica mas não me agrada a textura que começa a ficar mais grosseira. Também acho que a pele de pessoas caucasianas ficam mais escuras do que realmente são.
Se faço a foto sub-exposta e tenho que aumentar os tons médios, acontece isso de amarelar.
Quando escureço as sombras percebo que fica roxo/azul.
Enfim toda vez eu é uma chatice pra arrumar os tons... No final acabo tendo que mexer nas curvas dos canais e até mesmo nas calibrações. Se estou com muita pressa, meto um selecionar pessoas, e derrubo a saturação dos amarelos/laranjas e vermelhos, mas não fica ideal.
Alguém por acaso tem algum processo à prova de erros?
Fotógrafo oficial Foco Radical


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.299
  • Sexo: Masculino
Essa saturação em +3 está piorando a situação do jpeg.


fernandoomi

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.595
  • Sexo: Masculino
  • Eng. Mecânico/Fotógrafo Esportivo
    • Foco Radical
Essa saturação em +3 está piorando a situação do jpeg.

Você tem razão.... acho que pra JPEG vou ter que criar um perfil baseado no standard que sature mais os azuis (céu) e não mexa nos laranjas.
Fotógrafo oficial Foco Radical


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Eu até entendo a sua necessidade de querer tirar foto em jpeg, mas para esse caso, iria com os perfis Padrão ou Neutro e talvez customizar +1 ou +2 em contraste e cores.
Se vc realmente quer ter todo o controle em relação às cores, tem que usar RAW.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Duas coisas que não faço de jeito nenhum na câmera: aumentar a saturação e confiar no balanço de branco automático. Principalmente com esse sol baixo. Jpeg da câmera passa essas rasteiras mesmo, até os das Fujis.


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Será que é só aqui que as Canons puxam para o tom de pele dos Oompa Loompas?

Estava pensando aqui com meus botões, a galera fala que ama os tons da Canon e talz, porém sinceramente, das câmeras que tive, só teve uma que eu gostei das cores que foi a RP por deixar a foto mais neutra, sem exageros.

Essa aqui saiu direto da câmera, R7 com JPG e Balanço de branco automático.
Perfil de cor neutro, contraste em -4, saturação +3, color tone original (zero).


Não me agradou.

Nesse caso a cor (balanço de branco) ficou por conta do automático, mas quando eu fotografo, uso o cartão cinzento e exponho a pele para ficar na Zona 6 com o flash meter. Percebo que as altas luzes estouram assim, aí dá um trabalho de corno pra arrumar.
Se eu abaixo a só a exposição, gosto do volume que fica mas não me agrada a textura que começa a ficar mais grosseira. Também acho que a pele de pessoas caucasianas ficam mais escuras do que realmente são.
Se faço a foto sub-exposta e tenho que aumentar os tons médios, acontece isso de amarelar.
Quando escureço as sombras percebo que fica roxo/azul.
Enfim toda vez eu é uma chatice pra arrumar os tons... No final acabo tendo que mexer nas curvas dos canais e até mesmo nas calibrações. Se estou com muita pressa, meto um selecionar pessoas, e derrubo a saturação dos amarelos/laranjas e vermelhos, mas não fica ideal.
Alguém por acaso tem algum processo à prova de erros?

Isso porque você não conhece os perfis de JPG da Sony, que são meio mortos em termo de cores. Quando você coloca uma saturação maior, o azul se torna incrivelmente bonito na Sony, mas os tons de pele ficam mais zuados que na Canon.

O perfil Neutral e Portrait da Canon faz a pele ficar meio assim mesmo, principalmente se você colocar o Balanço de branco no automático. Eu nunca gostei de balanço de branco automático. Se quer pele bem legal, seta o balanço de branco manualmente para Daylight (5200 - 5500 Kelvin) com o perfil "Fiel" ou "Standard" . Estes são os perfis de JPG, pra tons de pele, que mais me agradaram na Canon .


pablo.ebani

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.620
  • Sexo: Masculino
Na época que eu utilizava as Canon 5DII e 6DII raramente conseguia coisas boas nos JPGs. Gostava mais das cores da 5DII, depois dela a Canon começo a ficar mais esverdeado que a 5DII. Mas bem menos que as concorrentes.
Hoje eu uso Fuji e, se não for fotos de trabalho, faço jpgs e curto demais o resultado. A maneira como se personaliza os presets de filmes (que seriam os estilos de fotografia da Canon) é muito intuitiva e mas fácil de fazer.

Acertar um estilo de fotografia pro jpg exige alguns, muitos, testes, é no acerto e erro de como vc gosta que fique as cores, isso alterando parâmetros e testando.

Não sei se esse cara usa apenas JPG, acredito que nas provas possa ser. Eu acho as cores dele muito legais, e vejo mais perfis de ciclistas das UCI dessa forma, não sei se é algum padrão ou são equipamentos em comum.
Minha meta era ficar feliz com um JPG assim, é sonhar demais?  :wub:
https://www.instagram.com/p/CtTc8I6M86d/?utm_source=ig_web_copy_link&igshid=MzRlODBiNWFlZA==

https://www.instagram.com/p/CsUD_hpME0w/?utm_source=ig_web_copy_link&igshid=MzRlODBiNWFlZA==
« Última modificação: 13 de Junho de 2023, 10:40:53 por pablo.ebani »
Fuji X-T2 (x2)
XF 23mm f/2 - XF 35mm f/1.4 (um tesão nessa lente)
7Artisans 50mm f/0.95
https://500px.com/PabloEbani
http://instagram.com/pabloebani_fotografia


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.564
  • Sexo: Masculino
vc fotografa em JPG??? :eek:
Conhecimento importa mais que equipamento.


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
vc fotografa em JPG??? :eek:

Fotógrafos de esportes e fotojornalismo é a coisa mais comum fotografar em Jpg direto da câmera . Nos estádios de futebol algumas câmeras inclusive já até são ligadas via wi-fi pra transmissão direta das fotos pras agências de notícias. A fotografia tem diversos nichos onde o Jpg é fundamental pela agilidade o que, obviamente, requer uma boa técnica como fotometria, balanço de branco, etc.


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Na época que eu utilizava as Canon 5DII e 6DII raramente conseguia coisas boas nos JPGs. Gostava mais das cores da 5DII, depois dela a Canon começo a ficar mais esverdeado que a 5DII. Mas bem menos que as concorrentes.
Hoje eu uso Fuji e, se não for fotos de trabalho, faço jpgs e curto demais o resultado. A maneira como se personaliza os presets de filmes (que seriam os estilos de fotografia da Canon) é muito intuitiva e mas fácil de fazer.

Acertar um estilo de fotografia pro jpg exige alguns, muitos, testes, é no acerto e erro de como vc gosta que fique as cores, isso alterando parâmetros e testando.

Não sei se esse cara usa apenas JPG, acredito que nas provas possa ser. Eu acho as cores dele muito legais, e vejo mais perfis de ciclistas das UCI dessa forma, não sei se é algum padrão ou são equipamentos em comum.
Minha meta era ficar feliz com um JPG assim, é sonhar demais?  :wub:
https://www.instagram.com/p/CtTc8I6M86d/?utm_source=ig_web_copy_link&igshid=MzRlODBiNWFlZA==

https://www.instagram.com/p/CsUD_hpME0w/?utm_source=ig_web_copy_link&igshid=MzRlODBiNWFlZA==

Cara bem legais as fotos e as cores mas será que esses arquivos são realmente Jpg direto da câmera? Parece mais que houve uma pós produção pra se chegar nesse resultado que ficou muito bom


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.818
  • Sexo: Masculino
vc fotografa em JPG??? :eek:

+1

Freela de formatura tudo em JPG. Muito fotógrafo, muito arquivo, empresas pedem JPG.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.564
  • Sexo: Masculino
+1

Freela de formatura tudo em JPG. Muito fotógrafo, muito arquivo, empresas pedem JPG.

 :eek:
Conhecimento importa mais que equipamento.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.564
  • Sexo: Masculino
Ta tudo certo gente, tem demanda de tudo quanto é tipo por ai.

Qd faço meus eventos aqui e contrato a galera pra trabalhar, aqui é proibido fotografar em JPG. Eu equalizo o trabalho, não suporto JPG.

Mas tem uma galera que faz eventos formaturas que eu contrato e que tbm trabalha em empresas grandes de formatura, e uma boa parte dessas empresas demandam JPG.
Conhecimento importa mais que equipamento.


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Ta tudo certo gente, tem demanda de tudo quanto é tipo por ai.

Qd faço meus eventos aqui e contrato a galera pra trabalhar, aqui é proibido fotografar em JPG. Eu equalizo o trabalho, não suporto JPG.

Mas tem uma galera que faz eventos formaturas que eu contrato e que tbm trabalha em empresas grandes de formatura, e uma boa parte dessas empresas demandam JPG.

Depende muito do nicho realmente. É claro que o Raw é melhor mas nem todos os nichos pedem o Raw. Eu particularmente acho que fotografar só em Jpg requer mais técnica pois a margem de corrigir algum erro na pós é bem reduzida. Ou seja , a foto precisa sair no mínimo 80% já pronta da câmera. Os 20% restantes são uma melhorada nas cores , contraste, etc.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.564
  • Sexo: Masculino
Eu fico imaginando o cara contrata sei lá 10 fotógrafos para uma formatura cada um com uma câmera. O lote de fotos que ele recebe depois deve ter muita diferença, mas se o cara não se importa, ou se ele faz ligação direta, ta tudo certo.

Brincando um pouco com o Fernando, seria contratado umas duas ou três vezes, aí depois que o cara visse as fotos roxas ou esverdeadas... pensaria 2x  pra chamar novamente...

Kkkkkkkkkkk, brincadeira viu???
Conhecimento importa mais que equipamento.