Autor Tópico: Entre e fique a vontade... Me ajuda?  (Lida 1926 vezes)

Maneco Pizarro

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.145
  • Sexo: Masculino
Online: 30 de Maio de 2023, 19:22:52
Recentemente, em outro tópico, alguns foristas opinaram sobre como melhorar as fotos postadas.

Por conta disso, estou colocando algumas fotos que fiz neste fim de semana em Atibaia e, de verdade, foi o melhor que consegui e se essas são as melhores, não deve ser difícil imaginar as outras... Gostaria de saber como melhorar, só que para isso, você precisa me ajudar.

Coloquei um pouco de tudo que registrei... Esposa, cahorro e a vista, que por mais que tentasse, não consegui mostrar o quanto é incrível o amanhecer.

Se puder me ajudar, agradeço desde já, principalmente se usar de extrema sinceridade.

Sem meias palavras, fique a vontade em criticar!  :fight:





















Gustavo Fernandes

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 974
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo Amador: O que ama a Fotografia!
Resposta #1 Online: 30 de Maio de 2023, 23:30:06
Oi Maneco!
Saudade das nossas conversas...
Gostei muito da simplicidade das fotos de sua esposa.
Grande abraço.
Gustavo


Maneco Pizarro

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.145
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 31 de Maio de 2023, 15:15:09
Oi Maneco!
Saudade das nossas conversas...
Gostei muito da simplicidade das fotos de sua esposa.
Grande abraço.
Gustavo


Fala, Guga, como vai você e todos aí? Certamente bem, tenho certeza.
É verdade, faz tempo que não falamos, mas a sua educação não muda. Até para dizer que faço fotos simples, você o faz como um cavalheiro.  :D
São simples, sim e até por isso a vontade em evoluir. Da próxima, esqueça a educação e pode chegar "dando no meio da canela".
Grande abraço, meu amigo.


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #3 Online: 31 de Maio de 2023, 15:25:17
Fala grande Maneco.

Cara eu gostei das fotos. Já estive algumas vezes em Atibaia é uma cidade bem bonita.

Sobre as fotos gostei das 2, 4, 5 e das fotos com sua esposa gostei muito da última foto. Meu único comentário fica pra foto 7 onde um passo pra trás poderia evitar o "corte" nas mãos dela . No mais, as fotos para uso amador são para isso mesmo; para relaxar e se divertir . Abraços!


Maneco Pizarro

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.145
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 31 de Maio de 2023, 15:49:47
Fala grande Maneco.
Cara eu gostei das fotos. Já estive algumas vezes em Atibaia é uma cidade bem bonita.
Sobre as fotos gostei das 2, 4, 5 e das fotos com sua esposa gostei muito da última foto. Meu único comentário fica pra foto 7 onde um passo pra trás poderia evitar o "corte" nas mãos dela . No mais, as fotos para uso amador são para isso mesmo; para relaxar e se divertir . Abraços!


Você não sabe, fui ver outras fotos aí dessa "sequência" e agora estou dúvida se ela tem mesmo as mãos...   :no:
Com relação as fotos, quero ir um pouco além; quero tentar melhorar. Quando vejo na Câmera acho bárbaro e quando "descarrego", penso, "que barbaridade".
Cheferson, eu já me divirto, mas quero saber como evoluir. Valeu por comentar.
« Última modificação: 31 de Maio de 2023, 15:50:20 por Maneco Pizarro »


Marcelo Rezende

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.990
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo Rezende Fotografia
Resposta #5 Online: 31 de Maio de 2023, 16:05:32
Foto 2 e 4 são muito boas!
Se gastar um tempo em um tratamento de leve, podem ganhar destaque.

Abs
M Rezende


Marcelo Rezende

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.990
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo Rezende Fotografia
Resposta #6 Online: 31 de Maio de 2023, 16:12:41
Em relação aos retratos, a penúltima (depois da decepada nas mãos... :assobi:) achei legal. Sou muito chato com o fundo de retratos...bem chato rsrs entao aquele tronco eu teria fugido dele...
A foto seguinte é um retrato com boa expressão da modelo, mas o fundo metade branco, eu acho que chama muito atenção...tentaria fugir tb.

Mas assim...depende da dinâmica da hora tb...as vezes tem que fazer o que da na hora, não se tem tempo para pensar em mudar nada.

Abs
M Rezende


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #7 Online: 31 de Maio de 2023, 16:41:42
2 e 4 também são minhas favoritas mas eu investiria um pouquinho mais de tempo ali no tratamento para extrair mais do arquivo.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Maneco Pizarro

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.145
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 31 de Maio de 2023, 17:26:21
Em relação aos retratos, a penúltima (depois da decepada nas mãos... :assobi:) achei legal. Sou muito chato com o fundo de retratos...bem chato rsrs entao aquele tronco eu teria fugido dele...
A foto seguinte é um retrato com boa expressão da modelo, mas o fundo metade branco, eu acho que chama muito atenção...tentaria fugir tb.
Mas assim...depende da dinâmica da hora tb...as vezes tem que fazer o que da na hora, não se tem tempo para pensar em mudar nada.

Abs
M Rezende


Nada, Marcelo. Tinha todo o tempo do mundo e estava fazendo as minhas melhores fotos. rs

O tronco, só vi agora e ali o que eu gostei - e por isso o registro - foi o sombreado no rosto. Sinceramente não saberia fazer diferente. Acho que deveria andar para o lado e tirar o tronco da cena; mais ou menos isso? Na verdade parece ser a tal "distração" que o Lindsay comentou em um outro post recente. Isso na verdade é "não pensar fotografia".

A última foto, ela estava "longe" e por isso o registro. Ali as cadeiras ficam próximas a um muro de meia altura. Aqui eu "acho" que não teria muita alternativa... Achismo puro.

Que fique claro que em momento algum estou me justificando, ao contrário, só tentando deixar claro que haviam N possibilidades de fazer as fotos.
Para isso é preciso saber fazer. Defeito de quem está atrás da câmera.

Marcelo, muito obrigado.


Tive que "arrumar" o texto: ela estava longe, no sentido do "pensamento longe". Ninguém é "mané" a toa...
« Última modificação: 31 de Maio de 2023, 17:40:25 por Maneco Pizarro »


Maneco Pizarro

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.145
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 31 de Maio de 2023, 17:37:38
2 e 4 também são minhas favoritas mas eu investiria um pouquinho mais de tempo ali no tratamento para extrair mais do arquivo.

Que legal você aqui!

Thales, vejo tantos comentários sobre editores de fotos aqui no Fórum e tenho uma baita vergonha... Meu amigo, uso o PhotoScape que é coisa de criança. E mesmo assim, nem uma melhora mais visível eu consigo. Óbvio que, ao contrário de vcs, eu fotografo em Jpeg, afinal se nem editor eu tenho, imagine fazendo fotos em Raw... Tá doido?!

A 2 e 4 são das que mais gosto e, acredite, estão tratadas!   :D  Vou deixar abaixo os "originais" e assim verá a baita transformação que fiz. Só alterei o "peso" das imagens, mas são as originais da câmera.










angelone

  • Trade Count: (18)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.362
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 31 de Maio de 2023, 19:47:39
Os meus meio cents rs..
Gostei das fotos no geral. Na 1 e a 2 notei um forte contraste entre o primeiro plano e o fundo,  escuro no primeiro e claro com cores lavadas no segundo. O plano de fundo da 1 é o mais atraente, mas o primeiro plano se sobrepoe, mesmo sendo escuro e sem interesse. Entao uma clareada e nivelada com o fundo na tonalidade deixaria a foto mais interessante. Eu clarearia mais o primeiro plano da 2 para harmonizar com o fundo de cores lavadas, mas ficou boa, por sinal prefiro essa versao do que a com o   tratamento posterior. Nao achei a 3 uma boa foto, primeiro plano tomando o quadro e fora de foco e segundo plano focado mas sem destaque. A 4 foi uma das q mais gostei, preferi tambem essa primeira versao, cores mais vivas. O unico porem são os fios, eu eliminaria rs..
A da flor ficou  bonita.. Fundo desfocado deu destaque ao ramo de flores, mas o angulo do clique nao foi o ideal, pois parte ficou fora de foco, efeitos nem sempre desejáveis de grandes aberturas. Se a camera estivesse em um angulo de frente para o ramo das flores,  todas sairiam em foco e o fundo continuaria desfocado da mesma forma, talvez até diminuindo o ponto de luz forte q aparece. Em  relaçao aos retratos nao entendo, mas gostei de todos, mas a sua esposa ajudou, é simpática e fotogenica..
Olympus OM-D E-M5 mk II  e uns vidros..


Pris WerSo

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.865
  • Sexo: Feminino
Resposta #11 Online: 31 de Maio de 2023, 20:23:42
Boa noite, caro Maneco! Tudo tranquilo?
Bem, vou começar primeiro te fazendo uma pergunta. O que você gosta na fotografia? Que estilo de foto te atrai e nisso pergunto fotos que você aprecia de outros fotógrafos? Acho importante você ter essa noção para saber o que procurar na hora que você fotografar. Eu, por exemplo, não sou boa em paisagens, mas ser for fazer vou tender ao minimalismo, contra luz, silhuetas...
Antes de falar das fotos, não sei se conhece os livros do Michael Freeman. Recomendo fortemente o O Olhar do Fotógrafo.

Depois continuo... voltando para casa


Pris WerSo

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.865
  • Sexo: Feminino
Resposta #12 Online: 31 de Maio de 2023, 22:43:54
Oi de novo...

Bem, a foto 4 é sem dúvida a que mais gostei. Gosto do estilo, gostei da composição e das cores. Gostei mesmo.
A foto 5, da Primavera, tem uma boa diagonal, flores mais interessantes focadas, mas o fundo não ajuda muito. Nessa horas, dá uma de maluco e fica rodeando seu alvo, mudando o ponto de vista, para ver se algum deixa o fundo interessante, com um bokeh legal ou tudo escuro, valorizando o todo.
A foto 3, dos cavalos e da embaúba, tem uma ideia interessante que funcionaria se tivesse menos informação na imagem. Se fosse apenas a folhagem e os cavalos. Bom para desenvolver a ideia de molduras naturais...
Sua esposa... muito bonita ela! Gostei da segunda e terceira fotos da sequência. A do pergolado, se tivesse algo a mais ou outro ângulo ou outra distância...
As duas primeiras... gosto da sequência de montanhas e da mudança de contraste que dá a sensação de profundidade, mas não sei... faltou algo para mim... gosto das cores, da neblina, mas... não sei...
Fui! Falei demais...  :doh:

« Última modificação: 31 de Maio de 2023, 22:45:01 por Pris WerSo »


Maneco Pizarro

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.145
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 01 de Junho de 2023, 00:12:35
Os meus meio cents rs..
Gostei das fotos no geral. Na 1 e a 2 notei um forte contraste entre o primeiro plano e o fundo,  escuro no primeiro e claro com cores lavadas no segundo. O plano de fundo da 1 é o mais atraente, mas o primeiro plano se sobrepoe, mesmo sendo escuro e sem interesse. Entao uma clareada e nivelada com o fundo na tonalidade deixaria a foto mais interessante. Eu clarearia mais o primeiro plano da 2 para harmonizar com o fundo de cores lavadas, mas ficou boa, por sinal prefiro essa versao do que a com o   tratamento posterior. Nao achei a 3 uma boa foto, primeiro plano tomando o quadro e fora de foco e segundo plano focado mas sem destaque. A 4 foi uma das q mais gostei, preferi tambem essa primeira versao, cores mais vivas. O unico porem são os fios, eu eliminaria rs..

Caraca, Angelo, as fotos que faz, os lugares que mostra e vir comentar, já estou com vergonha. Vamos lá...

Foto 1 - a 1ª foto era uma poesia. Tinha a sensação de tentar fotografar um poema e me frustrava, pois a cada tentativa, estava longe do que meus olhos viam. É um nascer do dia muito bonito, enevoado, lavado, mas com uma paleta de cores próprias e lindíssimas pois apesar de clarinhas, tem um grande harmonia. Uma coisa que não estou acostumado e só lá para saber.

Além de saber registrar o que via, nem de perto soube mostrar, pois a edição ficou grosseira e distante da realidade. Não soube - e não sei - equalizar os planos e por isso essa diferença. No final, vou mostrar uma panorâmica que fiz há pouco, sem edição e ficará mais fácil entender.

Foto 4 - Adorei. Estou rindo aqui, pois eu fiz e dizer que adorei é meio babaca. Mas na verdade acho que é por saber que é a foto que se salva. Ao mesmo tempo, o contraponto é que na edição eu "pesei a mão" e por isso o destaque. Haja vista que acima tem a foto tal e qual foi feita, sem edição alguma e nem se percebe a foto. Isso é uma coisa que muitas vezes me incomoda em muitas fotos que vejo... Sei que valoriza, chama a atenção, mas sei também que foge ao natural. Enfim, gostei.
Agora o mais incrível é que nem tinha visto os fios e depois do que disse, estou quase voltando lá, derrubando os postes e refazendo a foto.



A da flor ficou  bonita.. Fundo desfocado deu destaque ao ramo de flores, mas o angulo do clique nao foi o ideal, pois parte ficou fora de foco, efeitos nem sempre desejáveis de grandes aberturas. Se a camera estivesse em um angulo de frente para o ramo das flores,  todas sairiam em foco e o fundo continuaria desfocado da mesma forma, talvez até diminuindo o ponto de luz forte q aparece. Em  relaçao aos retratos nao entendo, mas gostei de todos, mas a sua esposa ajudou, é simpática e fotogenica..

A foto da flor foi uma feita sem pretensão alguma.  Chamou a atenção o contraste do vermelho vivo com o verde do entorno e quis registrar. Forcei o desfoque em f4, abertura máxima da lente que usava. E aqui postei como um elemento de passagem entre a paisagem e os retratos. Dos retratos, gosto do penúltimo, após a foto maneta, por conta da "renda" que a sombra desenha no rosto.


Meu amigo, muito obrigado por comentar e abaixo, a paisagem que não soube melhorar, que seria a 1ª foto. Aqui, uma fusão de 4 fotos:


 


Maneco Pizarro

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.145
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 01 de Junho de 2023, 00:54:58
Boa noite, caro Maneco! Tudo tranquilo?
Bem, vou começar primeiro te fazendo uma pergunta. O que você gosta na fotografia? Que estilo de foto te atrai e nisso pergunto fotos que você aprecia de outros fotógrafos? Acho importante você ter essa noção para saber o que procurar na hora que você fotografar. Eu, por exemplo, não sou boa em paisagens, mas ser for fazer vou tender ao minimalismo, contra luz, silhuetas...
Antes de falar das fotos, não sei se conhece os livros do Michael Freeman. Recomendo fortemente o O Olhar do Fotógrafo.

Depois continuo... voltando para casa


Pris, que bom te ver aqui! Não acho que saiba responder a sua pergunta pois nem sei definir estilos. Gosto de paisagens, fotos de rua, retratos, gastronomia enfim, gosto de fotos que quando olho, eu gostaria de ter feito. Falando em olhar, tenho sim o olho do fotógrafo. Não os meus, isso é evidente, mas o do M. Freeman. Seguindo seu conselho, ainda esta semana iniciarei a leitura com calma, capítulo por capítulo.

Eu não tenho conhecimento ou cultura para entender parte de sua fotografia e me sinto a vontade em confessar. Em contrapartida, antes da pandemia acompanhava e gostava das fotos que postava no TuMob. Aliás o Tom Leal também era seu fã declarado.

Pensando ainda na sua pergunta, sobre o que gosto, na verdade gosto da grande maioria das fotos que vejo por aqui. Tem uma foto sua, de anos atrás, uma jangada, provavelmente no Nordeste, que você "emoldurou" na vela da jangada em que estava. Não estou sabendo explicar, mas foi uma foto que lembro até hoje. Descobrir a "coisa" de emoldurar o assunto e ali, de uma maneira tão bonita e pertinente. Uma foto que até hoje lembro. Esse tipo de foto eu gostaria de fazer.  :D

O que me sinto confortável é em foto de comida. Tenho tempo, posso experimentar ângulos e aberturas diferentes e mesmo que depois não fique bom, tem a possibilidade de refazer. Veja bem, não digo que sei, mas que me sinto confortável em fazer.