Autor Tópico: Ajuda na escolha!  (Lida 4717 vezes)

leandrodias

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 891
  • Sexo: Masculino
Online: 24 de Junho de 2023, 19:20:09
Pessoal, como estão? Faz um tempo que me afastei da fotografia e já tive algumas câmeras, tanto da Sony quanto da Nikon, inclusive já tive uma full frame. No entanto, estou retornando agora para me divertir nessa área e não quero gastar muito. Surgiu uma oportunidade de adquirir uma A6000 hoje, sim! Ela é bastante antiga, mas está com um preço bem acessível em comparação com os outros equipamentos que estão absurdamente caros!

Gostaria de saber a opinião de vocês se vale a pena, ou, caso contrário, o que vocês recomendariam. Não estou fazendo nenhum trabalho profissional, apenas é um hobby e também para fotografar na igreja!

O que acham?

Agradeço a todos e um grande abraço.
Nikon D7100 | AF-S DX VR Nikkor 18-140mm F/3.5-5.6G ED | AF Nikkor 50mm 1.8 D | AF-S VR Nikkor 70-300mm  F/4.5-5.6g IF-ED | FLASH VIVITAR



Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.564
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 24 de Junho de 2023, 20:49:16
Fala Leandro, eu acho que vale a pena sim, qq câmera fabricada nos últimos 8 anos já é moderna o suficiente pra se divertir bastante.
Conhecimento importa mais que equipamento.


leandrodias

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 891
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 24 de Junho de 2023, 20:59:05
Obrigado amigo, com relação a custo de lente, saberia dizer se é muito absurdo ? Fico pensando se vale mais a pena tentar pegar uma Canon M200, porém não sei dizer se é melhor e se o custo de lentes para a M200 é muito inferior a Sony. Mas por uma pesquisa rápida achei as lentes Sony um absurdo de caras
Nikon D7100 | AF-S DX VR Nikkor 18-140mm F/3.5-5.6G ED | AF Nikkor 50mm 1.8 D | AF-S VR Nikkor 70-300mm  F/4.5-5.6g IF-ED | FLASH VIVITAR



Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.564
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 25 de Junho de 2023, 11:59:57
Obrigado amigo, com relação a custo de lente, saberia dizer se é muito absurdo ? Fico pensando se vale mais a pena tentar pegar uma Canon M200, porém não sei dizer se é melhor e se o custo de lentes para a M200 é muito inferior a Sony. Mas por uma pesquisa rápida achei as lentes Sony um absurdo de caras
Eu não entendo muito desse modelo de camera, mas outro dia precisei comprar uma objetiva para a camera de minha irmã e encontrei dificuldade nas opções de modelos, bem como o preço que realmente não era barato.

Mas tem colegas aqui que entendem dessas pequenas notaveis melhor que que eu e ja aparecem para explicar melhor.
« Última modificação: 25 de Junho de 2023, 12:00:11 por Lindsay »
Conhecimento importa mais que equipamento.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.776
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #4 Online: 25 de Junho de 2023, 14:05:20
A vantagem financeira da m200 é poder usar lentes efs com adaptador.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #5 Online: 25 de Junho de 2023, 14:52:18
Cara se você vai usar apenas pra fotos, a A6000 é uma câmera muito boa. O sensor dela é muito bom. A grande vantagem dela na minha opinião é o visor eletrônico que, em comparação a M200 da Canon , não tem.

Por outro lado, se você pretende ocasionalmente (já que seu uso é para hobby) gravar vídeos, a M200 é claramente uma opção melhor.

A M200 tem um sistema de foco bem melhor (DUAL Pixel) comparado a A6000. A A6000 embora tenha boa qualidade de vídeo Full HD, esquenta demais e não tem um LCD articulado como a M200.

Acho as duas excelentes opções, já tive a A6000 e se for só pra fotos, há algumas opções de lentes genéricas como a própria 16-50 que vem no kit da A6000 que pra fotografia por hobby são mais que suficientes.



leandrodias

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 891
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 26 de Junho de 2023, 09:26:14
Cara se você vai usar apenas pra fotos, a A6000 é uma câmera muito boa. O sensor dela é muito bom. A grande vantagem dela na minha opinião é o visor eletrônico que, em comparação a M200 da Canon , não tem.

Por outro lado, se você pretende ocasionalmente (já que seu uso é para hobby) gravar vídeos, a M200 é claramente uma opção melhor.

A M200 tem um sistema de foco bem melhor (DUAL Pixel) comparado a A6000. A A6000 embora tenha boa qualidade de vídeo Full HD, esquenta demais e não tem um LCD articulado como a M200.

Acho as duas excelentes opções, já tive a A6000 e se for só pra fotos, há algumas opções de lentes genéricas como a própria 16-50 que vem no kit da A6000 que pra fotografia por hobby são mais que suficientes.

Agradeço a todos pelo apoio. Decidi manter a A6000, pois estou pagando 2,5 mil reais por ela, enquanto a M200 está custando 4,0 mil.

Pretendo utilizá-la exclusivamente para fotografia. Fiquei um pouco preocupado com os preços das lentes, mas ao fazer uma pesquisa mais abrangente, percebi que os valores estão equivalentes aos de outras marcas. Embora haja uma oferta maior de equipamentos Canon e Nikon, levando em consideração o preço pelo qual estão sendo vendidas, acredito que é mais vantajoso adquirir a A6000 com apenas 2 mil cliques.
« Última modificação: 26 de Junho de 2023, 09:28:20 por leandrodias »
Nikon D7100 | AF-S DX VR Nikkor 18-140mm F/3.5-5.6G ED | AF Nikkor 50mm 1.8 D | AF-S VR Nikkor 70-300mm  F/4.5-5.6g IF-ED | FLASH VIVITAR



Checheel

  • Trade Count: (12)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.052
Resposta #7 Online: 19 de Julho de 2023, 17:26:47
Agradeço a todos pelo apoio. Decidi manter a A6000, pois estou pagando 2,5 mil reais por ela, enquanto a M200 está custando 4,0 mil.

Pretendo utilizá-la exclusivamente para fotografia. Fiquei um pouco preocupado com os preços das lentes, mas ao fazer uma pesquisa mais abrangente, percebi que os valores estão equivalentes aos de outras marcas. Embora haja uma oferta maior de equipamentos Canon e Nikon, levando em consideração o preço pelo qual estão sendo vendidas, acredito que é mais vantajoso adquirir a A6000 com apenas 2 mil cliques.

2.500 é o preço que eu paguei em cada uma das duas A7 fullframe que comprei no Aliexpress e chegou sem taxa. Sinceramente acho o preço das lentes PARA Sony um pouco caras comparados a DSLRs, por exemplo uma 50mm 1.8 usada é 1.200 pra mais, enquanto uma Nikon 50 1.8G encontra até por 600 reais e é mais nítida que essa Sony. 85mm 1.8 também é mais cara pra Sony e asssim vai. Pra quem só fotografa e quer gastar pouco ainda recomendo DSLRs usadas Nikon ou Canon. Cameras fullframe como D600, D800, 6D são super baratas para a qualidade de imagem que entregam.


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.299
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 20 de Julho de 2023, 08:53:12
2.500 é o preço que eu paguei em cada uma das duas A7 fullframe que comprei no Aliexpress e chegou sem taxa. Sinceramente acho o preço das lentes PARA Sony um pouco caras comparados a DSLRs, por exemplo uma 50mm 1.8 usada é 1.200 pra mais, enquanto uma Nikon 50 1.8G encontra até por 600 reais e é mais nítida que essa Sony. 85mm 1.8 também é mais cara pra Sony e asssim vai. Pra quem só fotografa e quer gastar pouco ainda recomendo DSLRs usadas Nikon ou Canon. Cameras fullframe como D600, D800, 6D são super baratas para a qualidade de imagem que entregam.
Como se sai o af dessa A7 de primeira geração?


Checheel

  • Trade Count: (12)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.052
Resposta #9 Online: 20 de Julho de 2023, 15:54:08
Como se sai o af dessa A7 de primeira geração?

Eu recém migrei de DSLR Nikon para a linha Sony, e o AF dessa primeira A7 de 2013 até que me supreendeu, o AF dela com lente nativa Sony é 4x mais rápido que uma DSLR em live-view. Tenho também aqui uma Samyang 85mm 1.4 mount Sony e o AF não é tão rápido mas ainda assim acho usável para retratos descompromissados por exemplo. A precisão é boa. Porém o grande salto tecnológico no AF veio na A7Rii em 2015, então acredito que essa seria o mínimo para trabalhar profissionalmente com retratos, eventos etc. Com a Sigma 35mm 1.4 Art mount Sony também funciona muito bem e crava foco. Só com lentes adaptadas é que não funciona bem pois ela não usa a deteccão de fase com adaptadores, essa funcionalidade só veio na A7RII e se não me engano depois foi adicionado também na A7II com upgrade de firmware. Então não é usável o autofoco da A7 original com lentes adaptadas (testei com lentes Canon).

Obs: Estou comparando a A7 com o foco em live-view das DSLRs pois eu só uso as câmeras assim, é claro que o foco de uma DSLR por viewfinder é muito mais rápido que na A7 de 2013.

Uma coisa que me surpreendeu foi o ganho de nitidez que consegui pelo fato da A7 não ter espelho pra causar vibrações e ter primeira cortina eletrônica, consigo fotos nítidas mesmo em velocidades baixas que nas dslr eram imposssíveis. Em contrapartida, essa A7 (e também A7RII, A7II e talvez até outras mais recentes) perdem 1 stop de alcance dinâmico usando o modo de disparo contínuo (isso inclui o modo bracketing continuo), o que é bem ruim quando vc vai levantar as sobras pois fica tudo esverdeado na parte escura da imagem.
« Última modificação: 20 de Julho de 2023, 15:58:24 por Checheel »