Autor Tópico: Converter DNG para RAW  (Lida 3328 vezes)

lindoerle

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 529
  • Sexo: Masculino
  • Viver feliz e fazer as pessoas felizes.
Online: 26 de Julho de 2023, 14:32:42
Tenho fotos antigas e desejo melhorar algumas utilizando IA, porém elas só aceitam RAW e converti vários arquivos para DNG  :doh:

Tem como converter de DNG pra RAW?


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.677
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 26 de Julho de 2023, 14:53:45
dng (digital negative) é um padrão de raw com código aberto por isso muitas empresas como a samsung usam ele. qual programa/app está usando que não aceita dng? 
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.544
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #2 Online: 26 de Julho de 2023, 15:37:53
Fiquei curioso também. Tanto sobre um programa que converte DNG pra RAW (isso teria implicações, uma vez que se pode salvar um arquivo modificado como DNG, mas um RAW pode ser usado como prova) quanto sobre qual programa aceita raw mas não aceita DNG.


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.677
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 26 de Julho de 2023, 16:02:16
Fiquei curioso também. Tanto sobre um programa que converte DNG pra RAW (isso teria implicações, uma vez que se pode salvar um arquivo modificado como DNG, mas um RAW pode ser usado como prova) quanto sobre qual programa aceita raw mas não aceita DNG.

pergunta de curioso, existe alguma extensão raw não proprietária que não seja dng ou melhor que não use a codificação dng?

até onde já li sobre o assunto a "ideia" das fabricantes de terem um raw proprietário é poder usar mais recursos do hardware e reduzir tamanho do arquivo com algoritmo proprietário de compactação, não sei se tem outros motivos mas aí penso que um programa qualquer terá mais trabalho pra "entender" um raw proprietário do que um dng que é código aberto.

ou... outra pergunta de curioso... será que existe programas que gravam em dng mas que codifiquem o arquivo com algum algoritmo proprietário e por isso que o lindoerle não consegue abrir o arquivo agora?
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #4 Online: 26 de Julho de 2023, 16:13:48
Que eu saiba, nenhum fabricante licencia os formatos raw de sua propriedade para terceiros. Dado isso, não devem existir programas que salvem em raw dos fabricantes, e se isso acontecer provavelmente terminará em processo...

Não uso DNG, não vejo nenhuma vantagem real, só muito bla bla bla em torno.
« Última modificação: 26 de Julho de 2023, 16:16:25 por AFShalders »


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.677
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 26 de Julho de 2023, 16:20:20
Que eu saiba, nenhum fabricante licencia os formatos raw de sua propriedade para terceiros. Dado isso, não devem existir programas que salvem em raw dos fabricantes, e se isso acontecer provavelmente terminará em processo...

Não uso DNG, não vejo nenhuma vantagem real, só muito bla bla bla em torno.

tá aí uma coisa que nunca vi... no mundo de hoje que acontece muito vazar informação, código fonte, exposed... já aconteceu de vazarem algoritmo de raw proprietário?
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #6 Online: 26 de Julho de 2023, 16:40:28
tá aí uma coisa que nunca vi... no mundo de hoje que acontece muito vazar informação, código fonte, exposed... já aconteceu de vazarem algoritmo de raw proprietário?

Os formatos são documentados justamente para que programas de terceiros possam abri-los. Certamente há uma cláusula contratual que impede o uso de outra maneira, o que não impede que alguém o faça ilegalmente.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.776
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #7 Online: 26 de Julho de 2023, 19:44:15
Essa de DNG aberto vs raw fechado foi conversa do marketing pra tentar vender a ideia e muita gente caiu nisso.

"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


lindoerle

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 529
  • Sexo: Masculino
  • Viver feliz e fazer as pessoas felizes.
Resposta #8 Online: 26 de Julho de 2023, 20:57:36
dng (digital negative) é um padrão de raw com código aberto por isso muitas empresas como a samsung usam ele. qual programa/app está usando que não aceita dng?

Usando o dxo pureraw


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #9 Online: 26 de Julho de 2023, 21:14:18
Usando o dxo pureraw

Esse é o problema principal do DNG. É casa da Mãe Joana e dá um monte de problemas esquisitos porque tem uma infinidade de tipos de metadados que são enfiados goela a baixo. A implementação é para lá de ruim na maioria dos casos.

Nesse caso específico seu, eu converteria esses DNGs problemáticos para TIFF se a coisa não tiver solução.


lindoerle

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 529
  • Sexo: Masculino
  • Viver feliz e fazer as pessoas felizes.
Resposta #10 Online: 26 de Julho de 2023, 21:24:36
Então não tem como desconverter?


lindoerle

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 529
  • Sexo: Masculino
  • Viver feliz e fazer as pessoas felizes.
Resposta #11 Online: 26 de Julho de 2023, 21:25:23
Esse é o problema principal do DNG. É casa da Mãe Joana e dá um monte de problemas esquisitos porque tem uma infinidade de tipos de metadados que são enfiados goela a baixo. A implementação é para lá de ruim na maioria dos casos.

Nesse caso específico seu, eu converteria esses DNGs problemáticos para TIFF se a coisa não tiver solução.


O dxopure raw só aceita raw kkk lascou.
« Última modificação: 26 de Julho de 2023, 21:26:42 por lindoerle »


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #12 Online: 26 de Julho de 2023, 22:20:08
O Darktable abre os DNG. Pode fazer os testes


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.299
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 27 de Julho de 2023, 08:00:07
É, nada como o raw puro.
Sem surpresas.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.544
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #14 Online: 27 de Julho de 2023, 11:54:35
pergunta de curioso, existe alguma extensão raw não proprietária que não seja dng ou melhor que não use a codificação dng?

Já conversamos recentemente noutro tópico, existe o FITS usado em astronomia. Funciona tão bem que desde o James Webb até câmeras baratas chinesas usam este formato sem muitos problemas de compatibilidade. Tem como ser usado em qualquer tipo de imagem, embora seja um pouco menos eficiente que o raw.