Autor Tópico: [Astrofoto] Teste de redução de ruído  (Lida 1352 vezes)

felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.545
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Online: 05 de Agosto de 2023, 17:02:32
Manhã tranquila por aqui (na verdade estou me forçando a desacelerar aos finais de semana), fiz um teste dos recursos que tenho pra redução de ruído em astrofoto. A imagem que usei foi de somente 22.5 minutos de integração, o que resultou em uma imagem com bastante ruído. Pra piorar, não usei dither, que é uma técnica de variar levemente a posição do telescópio entre as exposições, que causa o "ruído caminhante", que são estes rastros em forma de piceladas, provocados por hot pixels durante o empilhamento.

Na imagem abaixo temos:
Sem redução/DeepSNR
Topaz Denoise/Topaz Photo


Meu comentário:
- Uma comparação com mesmos parâmetros não seria possível: o DeepSNR possui pouquíssimos parâmetros. O ponto de partida for que todas as imagens estavam "esticadas", ou seja, tiveram o histograma com a parte da esquerda elevado pra mostrar mais detalhes escuros do céu. Usei cada programa na melhor das minhas habilidades pra produzir o resultado com mínimo ruído e maior retenção de detalhes originais.
- Na imagem original, o ruído caminhante é bem visível em 300%.
- O DeepSNR, mesmo sendo gratuito, fez um trabalho muito bom, deixando um fundo uniforme e não estragando muito as formas das estrelas, mesmo estando alongadas por causa de problemas na captura. Está disponível tanto em programa separado como plugin pra Pixinsight.
- O Topaz Denoise, apesar de mais antigo que o Topaz Photo, é melhor no geral, embora tente eliminar várias estrelas ou transformá-las em formas estranhas. É pago e está disponível como programa separado ou plugin do Affinity, Photoshop, etc.
- O Topaz Photo foi o pior de todos, eliminando a cor e deixando fortes artefatos. É pago e está disponível como programa separado ou plugin do Affinity, Photoshop, etc.

Não testei o NoiseXTerminator, que é uma outra opção paga somente para o Pixinsight.
« Última modificação: 05 de Agosto de 2023, 17:03:47 por felipemendes »