Autor Tópico: ajuda na escolha de cameras para comecar a trabalhar com fotografia. (2023)  (Lida 17686 vezes)

Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.545
  • Sexo: Masculino
       Bom dia membros do forum. Eu estou procurando trabalho e novo lugar para viver, minha vida mudou. Percebi muita coisa, mudou inclusive drasticamente meu processo de edicao.   Eu estou procurando uma camera que tenha o tracking de foco mais confiavel possivel, e se puder ter uma boa sensibilidade no escuro melhor ainda. Meu foco sempre foi mais pensado em casamentos, por me parecer um negocio mais estavel e existir a questao de contar uma estoria. Sempre me pareceu interessante essa habilidade. Mas realisticamente falando, acredito que oportunidades iniciais seriam batizados, retratos, eventos com criancas e talvez algum casamento. Estou pensando em procurar algum fotografo de casamento , para ver se eu consigo algum estagio. Um grande amigo meu fotografa casamentos com Canon. Infelizmente ele vive longe.  Eu tenho pensado na Canon r6, na 50 1.8 porque e barata, e em uma 24 70 2.8 ou 70 - 200 2.8. E possivel fotografar um casamento a noite com uma 24 70 2.8 ? Infelizmente onde eu vivo, as lentes Canon f2.8 ou f4 sao em media no minimo 500 euros mais caras. Eu gostaria de usar RF para garantir compatibilidade, mas nao tenho muita certeza. Ou seria melhor eu ter uma 35, 50 1.8, 85  e uma 24 stm  simples? Eu acho que essa coisa de fixas funciona mais so para casamentos.  Muitos aqui sabem que eu uso Nikon, e gosto muito das lentes deles, mas infelizmente pelo que eu li e assisti em todos os canais e sites e comunidades, o sistema de tracking e a sensibilidade das cameras Z6 series ( 2000 euros por enquanto ) em low light nao melhorou muito perto da primeira versao (o que me faz pensar em adquirir uma Nikon z6 (  usada se for o caso)  e ainda nao oferece a mesma seguranca no nivel da Canon ou Sony. Eu nao estou ignorando o processo de aprendizado da camera. Apenas nao gostaria de estar em situacoes que eu nao perceba o que esta acontecendo, que o tracking se perca. Que a interface nao indique que algo esta errado. Uma boa interface no viewfinder, um bom tracking tem sido meu desejo de consumo. Uma camera que pelo que eu entendo foca melhor que a z6 ii e a d850, e talvez a d780
mas eu nao gostaria de investir em lentes g, visto que o grude no af e a velocidade  delas e melhor so nos modelos z9 e z8.(Nao sei se isso e por causa do expeed 7 mais a voltagem da bateria. )
A Sony tem a 7 III ou a 7 iv ( e algumas lentes Sigma, Sony usadas)  que teria mais resolucao, mas pensando no software Topaz AI que eu posso fazer o tal do aumento de esacala nao vejo resolucao com tanta preocupacao.
Eu gostaria de investir mais na lente, e uma camera que me desse um pouco de garantia. Um gasto total com uma camera uma 50tinha e uma lente mais legal por volta de 1500, 2000 euros, talvez um pouco mais. mas nao muito.     
 Ja agradeco antecipadamente por quem gatou seu tempo me ajudando.
Tenham um bom dia.     





 

 



     


« Última modificação: 15 de Agosto de 2023, 06:33:52 por Leonardo Tonin »


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.545
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 15 de Agosto de 2023, 06:52:20
      Desculpem me pelos os erros de português. Eu não sei como irei resolver tanta coisa. Bom dia.




Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.545
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 15 de Agosto de 2023, 07:02:04
Uma 50 e uma zoom 24.....
Ou uma 35 e uma zoom 70.....
ou 35 e 85.....
ou 24 e 50... Mas 24mm fotos não posadas... Não sei se eu aproveitarei, visto que não tenho nome feito no mercado de casamentos, onde vivo. Nem sei se esse será o caminho.

Eu só terei uma câmera por enquanto.
« Última modificação: 15 de Agosto de 2023, 07:09:29 por Leonardo Tonin »


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.776
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #3 Online: 15 de Agosto de 2023, 07:51:50
Sony A7 III usada com as zoom Tamron e uma fixa clara da Sony.

Vai ser fotógrafo de luz ambiente? Não vi você comentar sobre flash.

Você mora em Portugal? Aí tem o site de usados MPB.com?
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.545
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 15 de Agosto de 2023, 08:35:30
Sony A7 III usada com as zoom Tamron e uma fixa clara da Sony.

Vai ser fotógrafo de luz ambiente? Não vi você comentar sobre flash.

Você mora em Portugal? Aí tem o site de usados MPB.com?


Vangelismm. Como existem situacoes onde o flash nao sera possivel ser utilizado, eu gostaria de ter ua camera com um bom  sensor ev, mas eu penso em adquirir flash ou led para poder entregar uma foto uma uma luz bem feita em termos comerciais.

Eu moro na Alemanha.
Tem sites e lojas. 
Obrigado!

Eu vi uma r6 usada por 1600 e nova por 2000, um amigo meu muito proximo, trabalha com Canon, mas ele vive em outro continente. 

Vi tambem uma z6 por cerca de 850.

Gostaria de pegar uma 58 1.4 usada para fotografia newborn, criancas, e o que vier mas a z6 nao foca bem com lente f mount.

Ela tem um tamanho e peso bom.

 Essas novas lentes grandes , nao da pra usar duas cameras.

Ninguem fotografa casamentos sozinho mesmo.

Mas nem em sonho, nao tenho grana.
« Última modificação: 15 de Agosto de 2023, 08:45:00 por Leonardo Tonin »


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.545
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 15 de Agosto de 2023, 08:52:22
Sony A7 III usada com as zoom Tamron e uma fixa clara da Sony.

Vai ser fotógrafo de luz ambiente? Não vi você comentar sobre flash.

Você mora em Portugal? Aí tem o site de usados MPB.com?


Muito obrigado Vangelismm.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.776
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #6 Online: 15 de Agosto de 2023, 10:01:03
A Z6 tem o problema do cartão de memória mais caro.

Eu recomendei a A7 porque vi por mil euros e o AF dela é testado e comprovado.

Canon me parece que é sempre mais cara.

"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.299
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 15 de Agosto de 2023, 11:29:52
Sim, pode usar 24-70 2.8 em casamentos.
Como o Vange disse tem que ver a iluminação. Investir em flash e led pois isso é mais importante que a lente em si.

Como o colega citou pega uma Sony A7lll usada que é bem consagrada no af e o valor deve estar bom aí na Alemanha.


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.545
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 15 de Agosto de 2023, 11:59:26
A Z6 tem o problema do cartão de memória mais caro.

Eu recomendei a A7 porque vi por mil euros e o AF dela é testado e comprovado.

Canon me parece que é sempre mais cara.


Eu me interessei pela Canon pois um amigo meu proximo fotografa com ela, e talvez eu conseguiria uma parceria, entendeu?
Eu iria com a primeira versao ef 24 70 mais 50.
ou uma 35. sei la... 

Eu vou esperar um pouco, pra ver.

Muito obrigado!


 




Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.545
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 15 de Agosto de 2023, 12:00:12
Sim, pode usar 24-70 2.8 em casamentos.
Como o Vange disse tem que ver a iluminação. Investir em flash e led pois isso é mais importante que a lente em si.

Como o colega citou pega uma Sony A7lll usada que é bem consagrada no af e o valor deve estar bom aí na Alemanha.

Obrigado YP.  :ok:


Armando Ferreira

  • Anunciantes
  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • ***
  • Mensagens: 141
  • Sexo: Masculino
  • O olhar do fotógrafo transforma o simples em arte!
Resposta #10 Online: 15 de Agosto de 2023, 12:24:23
Acredito que se conseguirmos esclarecer alguns pontos fundamentais, isso beneficiará tanto você quanto a comunidade do fórum ao oferecer sugestões mais específicas.

Para isso, proponho considerarmos os seguintes pontos:

Orçamento Inicial: Seria útil saber qual é o montante disponível para o investimento inicial. Isso nos permitirá oferecer opções mais alinhadas às suas possibilidades.

Estrutura Fotográfica: Compreender um pouco mais sobre sua abordagem para fotografar eventos seria valioso. Você planeja ter backups para itens essenciais? Essa precaução pode ser crucial para evitar problemas inesperados durante um evento.

Preferências de Distância Focal: Identificar as distâncias focais que você mais utiliza em eventos nos ajudará a recomendar lentes que se adequem ao seu estilo. Você prefere lentes com zoom versátil ou lentes fixas para maior qualidade?

Claro, há muitas outras questões importantes, mas acredito que começar com esses pontos já nos permitirá aprofundar bastante a discussão.

Adicionalmente, vale mencionar que estar na Europa traz uma vantagem interessante: o acesso mais fácil a lentes de fabricantes terceirizados. Isso pode ampliar suas opções consideravelmente.
Nikon D610 | Sigma 24-70 f/2.8 | Nikkor 70-300 VR | Nikkor 50mm f/1.8G


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.545
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 15 de Agosto de 2023, 13:05:43
Acredito que se conseguirmos esclarecer alguns pontos fundamentais, isso beneficiará tanto você quanto a comunidade do fórum ao oferecer sugestões mais específicas.

Para isso, proponho considerarmos os seguintes pontos:

Orçamento Inicial: Seria útil saber qual é o montante disponível para o investimento inicial. Isso nos permitirá oferecer opções mais alinhadas às suas possibilidades.

Estrutura Fotográfica: Compreender um pouco mais sobre sua abordagem para fotografar eventos seria valioso. Você planeja ter backups para itens essenciais? Essa precaução pode ser crucial para evitar problemas inesperados durante um evento.

Preferências de Distância Focal: Identificar as distâncias focais que você mais utiliza em eventos nos ajudará a recomendar lentes que se adequem ao seu estilo. Você prefere lentes com zoom versátil ou lentes fixas para maior qualidade?

Claro, há muitas outras questões importantes, mas acredito que começar com esses pontos já nos permitirá aprofundar bastante a discussão.

Adicionalmente, vale mencionar que estar na Europa traz uma vantagem interessante: o acesso mais fácil a lentes de fabricantes terceirizados. Isso pode ampliar suas opções consideravelmente.

Obrigado Armando Ferreira pelas sugestoes.

Orcamento Inicial: O orcamento que tenho em mente seria o de ate 2500 euros no maximo.

Estrutura fotografica:  Conseguindo trabalhos eu pretendo ter um corpo de back up, lente, iluminacao.

Preferencias de uso de distancia focal Eu gosto muito de algumas fotos feitas com 24 mm, mas considero uma lente muito dificil na fotografia que nao seja tao dirigida, e retratos podem sair um pouco demais do que seria uma fotografia comercial local ( Na cidade onde eu vivo). Se nesse momento eu estivesse especializado em casamentos Eu diria que 24 e 50, ou 35 e 85 poderiam ser ideais para iniciar  e mais tarde ter mais alguma lente fixa ou zoom redundante e uma 70 - 200 me parece cobrir diferentes bem diferentes situacoes, mas aqui estamos falando de pessoas que estao em outra situacao. Como os colegas Mike Castro, Carlos Ferrari, meus amigos Rafael Souza, Carlos Suzuqui e outras pessoas que eu admiro o trabalho. Eu nao tenho vontade de carregar muitas coisas. 3 lentes no maximo. uma camera na cintura, outra no strap.  Nao gosto de double strap.
As chances que eu tenho sao de pequenos servicos sozinhos, ou estagiar com algum fotografo. Portanto um gasto muito grande nao se sustenta. Por favor, agora aguardo suas consideracoes. O que voce acha? Desde ja agradeco!







« Última modificação: 15 de Agosto de 2023, 13:13:39 por Leonardo Tonin »


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.545
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 15 de Agosto de 2023, 13:28:20
     Engraçado eu já colaborei tanto por aqui e minha avaliação é zero. Não sei se irá mudar algo. Quem puder me ajudar, desde já agradeço.
« Última modificação: 15 de Agosto de 2023, 13:32:46 por Leonardo Tonin »


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.776
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #13 Online: 15 de Agosto de 2023, 13:51:01
     Engraçado eu já colaborei tanto por aqui e minha avaliação é zero. Não sei se irá mudar algo. Quem puder me ajudar, desde já agradeço.

Se for o que estou pensando é a pontuação do sistema de vendas lá nos classificados.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Armando Ferreira

  • Anunciantes
  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • ***
  • Mensagens: 141
  • Sexo: Masculino
  • O olhar do fotógrafo transforma o simples em arte!
Resposta #14 Online: 15 de Agosto de 2023, 14:35:34
Obrigado Armando Ferreira pelas sugestoes.

Orcamento Inicial: O orcamento que tenho em mente seria o de ate 2500 euros no maximo.

Estrutura fotografica:  Conseguindo trabalhos eu pretendo ter um corpo de back up, lente, iluminacao.

Preferencias de uso de distancia focal Eu gosto muito de algumas fotos feitas com 24 mm, mas considero uma lente muito dificil na fotografia que nao seja tao dirigida, e retratos podem sair um pouco demais do que seria uma fotografia comercial local ( Na cidade onde eu vivo). Se nesse momento eu estivesse especializado em casamentos Eu diria que 24 e 50, ou 35 e 85 poderiam ser ideais para iniciar  e mais tarde ter mais alguma lente fixa ou zoom redundante e uma 70 - 200 me parece cobrir diferentes bem diferentes situacoes, mas aqui estamos falando de pessoas que estao em outra situacao. Como os colegas Mike Castro, Carlos Ferrari, meus amigos Rafael Souza, Carlos Suzuqui e outras pessoas que eu admiro o trabalho. Eu nao tenho vontade de carregar muitas coisas. 3 lentes no maximo. uma camera na cintura, outra no strap.  Nao gosto de double strap.
As chances que eu tenho sao de pequenos servicos sozinhos, ou estagiar com algum fotografo. Portanto um gasto muito grande nao se sustenta. Por favor, agora aguardo suas consideracoes. O que voce acha? Desde ja agradeco!


Acredito que a verdadeira dificuldade reside em encontrar um equilíbrio entre nossos desejos. Nesse ponto, entram em jogo tanto a lógica quanto a emoção, alinhadas ao que está ao nosso alcance no momento.

Embora seja simples sugerir sempre o melhor equipamento, com lentes de primeira linha, essa realidade nem sempre se aplica ao mundo real.

Considerando sua disponibilidade financeira, as DSLRs podem ser uma escolha interessante, tanto da Canon quanto da Nikon. A Nikon D750, por exemplo, apresenta um ótimo desempenho e oferece uma boa relação custo-benefício no mercado de usados.

No âmbito das lentes, as fixas, como a combinação 35mm e 85mm, trazem bastante versatilidade. Por outro lado, uma lente 24-70mm f/2.8, também conhecida por sua versatilidade, pode ser uma excelente opção para atender suas necessidades iniciais.

Se você estiver considerando a transição para as câmeras mirrorless, acredito que as opções da Sony são vantajosas, devido ao tempo que a marca está presente nesse segmento. Equipamentos usados da Sony podem oferecer tecnologia de foco avançada.

Tanto a Sony quanto a Nikon oferecem a vantagem de lentes de terceiros, que muitas vezes apresentam um bom equilíbrio entre custo e qualidade.

Lembrando que essa é apenas a minha opinião pessoal. O essencial é ponderar vários aspectos para definir o que você realmente necessita e o que pode ser realizado com o seu orçamento.

Espero que essas sugestões ajudem no seu processo de decisão!
Nikon D610 | Sigma 24-70 f/2.8 | Nikkor 70-300 VR | Nikkor 50mm f/1.8G