Autor Tópico: Canon EF 100mm F2  (Lida 3249 vezes)

Armando Ferreira

  • Anunciantes
  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • ***
  • Mensagens: 141
  • Sexo: Masculino
  • O olhar do fotógrafo transforma o simples em arte!
Resposta #15 Online: 22 de Agosto de 2023, 12:31:35
Não foi este projeto que a Yongnuo acabou "copiando" da Canon? 85mm e 100mm? Tem até pra Nikon, rsrsrs

Lentes fixas ajudam muito a gente a fotografar melhor, como ando sem lente por aqui estou tendo que me virar só com a 50mm.

Nas Canon o meu sonho de consumo era a 135mm f/2 L, imagino ela muito versátil para retratos em uma FF, e um desfoque maravilhoso!
Nikon D610 | Sigma 24-70 f/2.8 | Nikkor 70-300 VR | Nikkor 50mm f/1.8G


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.818
  • Sexo: Masculino
Resposta #16 Online: 22 de Agosto de 2023, 13:48:53
Não foi este projeto que a Yongnuo acabou "copiando" da Canon? 85mm e 100mm? Tem até pra Nikon, rsrsrs


Digamos que é "inspirado demais" kkkkkkkkk
Só que eu testei uma da YN, rapaz, era ruim hein.
Em fotos normais, condições ideais, beleza. Luz contra, assunto na beirada, precisasse velocidade no af, ou qualquer coisa assim, tchau. Ficava refém.


Lentes fixas ajudam muito a gente a fotografar melhor, como ando sem lente por aqui estou tendo que me virar só com a 50mm.

Nas Canon o meu sonho de consumo era a 135mm f/2 L, imagino ela muito versátil para retratos em uma FF, e um desfoque maravilhoso!

135 é uma maravilha mesmo.

Galera que usa fixas, geralmente dobra a df, com 24/28 - 50 - 100, ou aumenta cada 50mm, com 35 - 85 - 135
Dois sets muito legais pra se usar.


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.677
  • Sexo: Masculino
Resposta #17 Online: 22 de Agosto de 2023, 14:09:15
Não foi este projeto que a Yongnuo acabou "copiando" da Canon? 85mm e 100mm? Tem até pra Nikon, rsrsrs
Eu ia comentar isso.

...
Só que eu testei uma da YN, rapaz, era ruim hein.
Em fotos normais, condições ideais, beleza. Luz contra, assunto na beirada, precisasse velocidade no af, ou qualquer coisa assim, tchau. Ficava refém
...
e ia finalizar com isso.

quando lançou tive muita vontade de comprar uma pelo preço muito bom pra uma lente que entrega 100mm e f2... porém lendo reviews msm sendo um bom valor peca no AF.
me pergunto se a Yn já não tenha resolvido esse problema de af em alguma att de firmware.

a alguns anos atrás eu tive uma Nikkor 105 1.4 é pra mim a melhor Prime Nikkor que já usei, AF rápido, preciso e um bokeh maravilhoso, infelizmente exatamente pela distância focal dela quase não usei e acabei vendendo.
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


fernandoomi

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.595
  • Sexo: Masculino
  • Eng. Mecânico/Fotógrafo Esportivo
    • Foco Radical
Resposta #18 Online: 22 de Agosto de 2023, 14:43:25
A 135 tem duas versões... a EF 135mm f/2L e a EF 135mm f/2.8 SF, esse SF é Soft Focus, um outro anel que pelo que entendi  dá uma alterada no desfoque. Essas 135 o pessoal gosta pra fazer aqueles ensaios com visual de sonho (dreamy) e a tal da "fine art" ou fotografia estilo russo.
Essa softfocus também é bem difícil de achar, talvez por ser mais antiga.
Dizem que a F2L é uma monstrinho em desfoque.

Eu confesso que tô ficando preguiçoso com lente tele... não fico bolando muita composição, jogo a tele na abertura máxima e derreto o fundo. Aí fica a pessoa em foco descolada do fundo. Essas aí devem ser boas pra isso... fazer foto no lixão e ficar bonito.

No Ali tem a F2L no "plecinho" R$4.303,20
https://pt.aliexpress.com/item/1005005380491304.html

tem que aproveitar agora que ainda ta passando umas rebarbas sem taxa.
« Última modificação: 22 de Agosto de 2023, 14:49:15 por fernandoomi »
Fotógrafo oficial Foco Radical


Maneco Pizarro

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.144
  • Sexo: Masculino
Resposta #19 Online: 22 de Agosto de 2023, 14:49:22
A 135 tem duas versões... a EF 135mm f/2L e a EF 135mm f/2.8 SF, esse SF é Soft Focus, um outro anel que pelo que entendi  dá uma alterada no desfoque. Essas 135 o pessoal gosta pra fazer aqueles ensaios com visuEssa softfocus também é bem difícil de achar, talvez por ser mais antiga.

Fernando, vi recentemente uma a venda no ML e, até então, nem sabia sobre essa lente.
Caraca! Acabei de ver que ainda está anunciada... rs.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.776
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #20 Online: 22 de Agosto de 2023, 17:04:35
É um efeito que meio que morreu com o photoshop, o softfocus.
Exoticamente a canon lançou isso de novo na RF 100 macro
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #21 Online: 22 de Agosto de 2023, 18:43:28
Essa 100MM F2.0 EF da Canon é realmente uma raridade e oticamente até melhor que a ótima 85MM 1.8 .

Acho que é difícil encontrar lente melhor pra ensaios diurnos e externos, lente melhor do que essa. O desfoque é mais bonito e interessante do que da Canon 85MM 1.8 e o foco muito rápido e preciso.

Sobre a Youngnuo eu já usei a 100MM que é um "clone chineis" da lente da Canon. Tem uma versão para Nikon também que tem uma porta USB que permite atualização de firmware. Mas a versão da Youngnuo pra Canon não tem. E , francamente falando, a Youngnuo tem lá suas qualidades, mas os defeitos são muito maiores e esses defeitos não existem na lente da Canon. Recomendo nunca comprar essa Youngnuo.

Em relação a Canon, Leandro, foi um grande achado, pois essa lente é realmente bem rara de encontrar, assim como a EF 35MM F2.0 de primeira geração que é uma lente muito , muito , boa. Não falo de "nitidez", mas sim de personalidade de cor , desfoque, etc. Enfim, fez uma excelente aquisição. Parabéns!


LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.893
    • Dilone Fotografia
Resposta #22 Online: 22 de Agosto de 2023, 18:58:32
Essa 135mm f2 eu namorei muito tempo. Recentemente apareceu uma aqui no fórum e me cocei para pegar mas as finanças não permitiram.
Estava cogitando inclusive me desfazer da 70-200mm f2.8 (uma lente que é ótima para trabalhos mas para projetos autorais e viagens um sac* de levar pelo peso) e pegar a 135mm... Acabou que achei esta 100mm e assim por enquanto mantenho a 70-200mm (mantenho enquanto preciso de trabalhos comerciais para me manter após isso ela é a primeira que vendo rsrs).

Ainda não sai na rua com a 100mm, assim que fizer posto aqui os primeiros resultados.

Chefe, a 35mm f2 eu amo de paixão, adoro as cores, contraste, leveza, e claro o ângulo de visão. Meus últimos tópicos na galeria 90% das fotos foram com ela + a 5d.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.776
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #23 Online: 22 de Agosto de 2023, 21:41:06
135mm + 70-200 f/4 era um bom jogo hein  :assobi:
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.893
    • Dilone Fotografia
Resposta #24 Online: 22 de Agosto de 2023, 21:54:11
135mm + 70-200 f/4 era um bom jogo hein  :assobi:

E vc acha que esse cálculo eu tbm não fiz?  :hysterical: não sei se não seguiria este caminho não tivesse encontrado esta 100mm


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.564
  • Sexo: Masculino
Resposta #25 Online: 22 de Agosto de 2023, 22:20:54

Ainda não sai na rua com a 100mm, assim que fizer posto aqui os primeiros resultados.

Tenho a impressão que para street essa lente é maravilhosa.
Conhecimento importa mais que equipamento.


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #26 Online: 22 de Agosto de 2023, 23:27:54
Tenho a impressão que para street essa lente é maravilhosa.

Concordo; ainda mais pelo ângulo mais fechado.


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #27 Online: 22 de Agosto de 2023, 23:30:48
Essa 135mm f2 eu namorei muito tempo. Recentemente apareceu uma aqui no fórum e me cocei para pegar mas as finanças não permitiram.
Estava cogitando inclusive me desfazer da 70-200mm f2.8 (uma lente que é ótima para trabalhos mas para projetos autorais e viagens um sac* de levar pelo peso) e pegar a 135mm... Acabou que achei esta 100mm e assim por enquanto mantenho a 70-200mm (mantenho enquanto preciso de trabalhos comerciais para me manter após isso ela é a primeira que vendo rsrs).

Ainda não sai na rua com a 100mm, assim que fizer posto aqui os primeiros resultados.

Chefe, a 35mm f2 eu amo de paixão, adoro as cores, contraste, leveza, e claro o ângulo de visão. Meus últimos tópicos na galeria 90% das fotos foram com ela + a 5d.

Leandro a 35MM F2 vintage é excelente mesmo. Ela nunca foi a 35MM mais nítida, mas é uma lente com personalidade na ótica algo que está ficando um pouco raro atualmente.

SObre a 100MM é realmente um achado. Recomendo que fique com a lente e nunca a venda. É bem raro de achar aqui no Brasil.


pablo.ebani

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.620
  • Sexo: Masculino
Resposta #28 Online: 23 de Agosto de 2023, 09:28:16
Eu tive um exemplar dessa 100mm, gostava muito dela, qualidade e foco absurdos pros meus parâmetros da época e ainda considero ótima, na verdade nunca tive lente L né, a melhor que tive foi a 35 f/2 IS USM, uma bala.

Lembro que na época uma 85mm nova estava custando na casa de R$1500, e uma 100mm dessas, quando achava, era uns R$1700 usada. Eu paguei R$1300 na minha, quando vi o anúncio nem pensei duas vezes. Eu sempre quis ter uma 135mm f/2 L, mas era sonho né, muito caro. Então peguei algo o mais perto possível. Ainda bem que não comprei a 135mm pq não usaria tanto como imaginava :D

Eu adorava a 100mm, mas era a lente que eu menos usava, somente em questão de retratos. Acabou que eu vendi ela, até não sei se não foi aqui no fórum, pra inteirar a venda da Sigma 30mm 1.4 pra pegar a 35mm, que era a distancia disparada que mais usava e uso até hoje.

As vezes eu bato com alguma foto feita com a 100mm no meu PC. Da uma nostalgia hehe. E olha que poucas lentes me trazem esse sentimento. Uma delas é minha atual Fuji 35 1.4, tem algo mágico nessas lentes  :wub:

Fuji X-T2 (x2)
XF 23mm f/2 - XF 35mm f/1.4 (um tesão nessa lente)
7Artisans 50mm f/0.95
https://500px.com/PabloEbani
http://instagram.com/pabloebani_fotografia