Autor Tópico: Canon EF 100mm F2  (Lida 3250 vezes)

LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.893
    • Dilone Fotografia
Online: 21 de Agosto de 2023, 18:56:30
Comprei uma estes dias, peguei hj da limpeza. É uma lente pouco falada, por isso resolvi escrever sobre ela.

Na verdade, não sabia que existia até ver o anúncio. É uma distância focal que me interessa (sonho de consumo era a 135 F2 mas custa 4x mais). Meu interesse é usar ela na 7d, ou seja f equivalente 160mm, para compor com a 5d + 35mm f2.

As fotos abaixo feitas com a 7D, em testes dentro de casa agora na luz da tarde.

Gostei do desempenho óptico dela. O autofoco é rápido (usm). O enquadramento é interessante.

Em f4 ISO 400




F4.5 ISO 100 e ISO 1600 ou 3200




F2



Essa a 35mm (que também voltou da limpeza) em F2 na 7dq




Wb sempre em daylight
Passei uma preset genérica em cada + redução ruído na de ISO alto (simulei meu uso prático)

« Última modificação: 21 de Agosto de 2023, 18:57:59 por LeandroR »


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.776
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #1 Online: 21 de Agosto de 2023, 19:21:35
Irmã da 85mm 1.8 em todos os aspectos.
Quase comprei uma vez.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.893
    • Dilone Fotografia
Resposta #2 Online: 21 de Agosto de 2023, 19:33:39
Irmã da 85mm 1.8 em todos os aspectos.
Quase comprei uma vez.


Sim, muito parecida. Para mim foi vantagem, cheguei a cogitar a 85mm f1.8 para o kit, mas 100mm é mais interessante pra mim e o preço foi melhor que o que se encontra na 85mm


LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.893
    • Dilone Fotografia
Resposta #3 Online: 21 de Agosto de 2023, 19:36:39
Visualmente também quase idêntica.



vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.776
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #4 Online: 21 de Agosto de 2023, 20:06:03
Acho que é realmente a mesma lente, só que ajustada.
Muito suspeito perder 1/3 de stop e ganhar 15mm rsrs
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.893
    • Dilone Fotografia
Resposta #5 Online: 21 de Agosto de 2023, 20:35:07
Acho que é realmente a mesma lente, só que ajustada.
Muito suspeito perder 1/3 de stop e ganhar 15mm rsrs

Fui atrás.... A 100mm f2 saiu um ano antes que a 85mm f1.8... pesa 17g a mais e tem a rosca de filtro de metal vs plástico na 85mm.

Certamente uma deriva da outra com leves alterações.


LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.893
    • Dilone Fotografia
Resposta #6 Online: 21 de Agosto de 2023, 20:35:55
As fotos todas em jpg da câmera.


Maneco Pizarro

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.144
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 21 de Agosto de 2023, 21:03:11
Quem tem, normalmente gosta muito.
Lembro da Helena vendendo a dela aqui no Forum e, se não estiver enganado. o Pablo acho que tb anunciou uma. Ambas estavam zeradas.
Parabéns pela compra!


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.564
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 22 de Agosto de 2023, 00:44:51
Ja usei essa lente apesar de não ter comprado.

É uma das melhores lentes que vc pode comprar custando tão pouco, o resultado optico dela é excepcional, ela consegue excelente resolução com vários sensores, se vc olhar no
dxoMark, ou no image resource vai perceber o desempenho dela (mas acho que vc ja viu isso, na pesquisa antes de comprar, certo???).

Única questão que me lembro era no caso de retratos, pq a distancia focal mínima que é grande (não me lembrava direito, fui ver agora, 90cm), então naquelas situações onde vc precisa se aproximar bastante da modelo ou algum detalhe, não consegue.
 
De resto é excepcional, só não comprei ela pq tenho a 100mm macro, e zoon que passa pelos, 100mm então resolvi não comprar, apesar de ficar com aquela vontade quando lembro do resultado dela.
Conhecimento importa mais que equipamento.


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.545
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 22 de Agosto de 2023, 03:56:55
Meu professor, André Sielsky, tinha uma.
Uma lente muito boa.


LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.893
    • Dilone Fotografia
Resposta #10 Online: 22 de Agosto de 2023, 07:53:40
Quem tem, normalmente gosta muito.
Lembro da Helena vendendo a dela aqui no Forum e, se não estiver enganado. o Pablo acho que tb anunciou uma. Ambas estavam zeradas.
Parabéns pela compra!

Obrigado, Maneco.
Será que as anunciadas não eram a 100mm f2.8 macro? Não lembro de ver esta sendo vendida por aqui.

Meu professor, André Sielsky, tinha uma.
Uma lente muito boa.
:ok:


Ja usei essa lente apesar de não ter comprado.

É uma das melhores lentes que vc pode comprar custando tão pouco, o resultado optico dela é excepcional, ela consegue excelente resolução com vários sensores, se vc olhar no
dxoMark, ou no image resource vai perceber o desempenho dela (mas acho que vc ja viu isso, na pesquisa antes de comprar, certo???).

Única questão que me lembro era no caso de retratos, pq a distancia focal mínima que é grande (não me lembrava direito, fui ver agora, 90cm), então naquelas situações onde vc precisa se aproximar bastante da modelo ou algum detalhe, não consegue.
 
De resto é excepcional, só não comprei ela pq tenho a 100mm macro, e zoon que passa pelos, 100mm então resolvi não comprar, apesar de ficar com aquela vontade quando lembro do resultado dela.


Realmente entrega bastanete pelo preço dela. Muito bom custo x benefício. Já gostava muito da 35mm f2 (que comprei ano passado por R$500,00), mas esta aqui ainda tem melhor construção.

Desta vez não olhei no DxoMark especificamente :doh: mas sim consultei alguns reviews dela antes de comprá-la. A distância mínima de foco pode ser empecilho mesmo, é 0.9m como você falou.
Eu estava na busca da 135mm f2 e acabei caindo no colo desta aqui.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.776
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #11 Online: 22 de Agosto de 2023, 08:00:25
Eram essa f/2 mesmo, lembro bem da do Pablo, ele fez um tópico também se não me falha a memória.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.299
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 22 de Agosto de 2023, 08:36:50
Faltou dizer quanto pagou  :assobi:


LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.893
    • Dilone Fotografia
Resposta #13 Online: 22 de Agosto de 2023, 08:46:44
Eram essa f/2 mesmo, lembro bem da do Pablo, ele fez um tópico também se não me falha a memória.

Passou batido então... ou já faz mais tempo.


Faltou dizer quanto pagou  :assobi:

R$950,00 ... fiz uma limpeza nela (poeira interna) que me custou mais R$200,00


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.818
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 22 de Agosto de 2023, 11:39:13
Essa 100 f/2 é o tipo de lente que quase não tem nos classificados, porque quem tem, não vende nunca kkkkkk

Amigão meu tem, ele é meu 2º fotógrafo nos meus casamentos, e é uma delícia de lente. Já usei a dele uma vez, achei top demais.

Ele usa 28 f/1.8, 50 f/1.8 e essa aí nos casamentos.

Vale cada centavo do que custa, entrega fotos excelentes.

Parabéns pela aquisição!  :ok:

« Última modificação: 22 de Agosto de 2023, 11:42:17 por Mike Castro »