Autor Tópico: Err 01 Canon em uma 24-105 mm persistente! (4x)  (Lida 10615 vezes)

Diel Fotografia

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 230
  • Sexo: Masculino
  • De tudo o que se tem ouvido, o fim é: Teme a Deus
Online: 30 de Agosto de 2023, 05:13:04
Bom dia, pessoal. Tenho uma lente 24-105 mm Canon que comprei usada e está dando dores de cabeça.
Quando peguei a lente ( faz mais de 1 ano e meio por aí) ela estava 100% e o dono disse que não tinha passado por manutenção nunca e tals. Depois de uns, se não me engano, 2 meses de uso começou a dar ese "Err 01"(Comunicação entre câmera e lente incorreta ...) Já fiz o reparo três vezes nesta lente (na maioria das vezes foi o cabo flex). O técnico falou que mesmo colocando uma peça de reposição original pode acontecer o mesmo. (Estava colocando a mais em conta...) Ele me disse que esta lente é corriqueira para dar esse problema. Questionei se possivelmente o vendedor me deu 1 a 0 e ele disse que muito provável que não, pois essa lente tem esse "costume".

Acho que com reparos já passei dos 1400,00 ( Sendo que paguei 2750,00 aqui em Salvador na lente)

Preciso que alguém que já passou por isso possa me dar uma luz. Grato desde já!
Deus seja sempre louvado.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.564
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 30 de Agosto de 2023, 10:54:08
Tive duas 24-105L, usei essa lente por anos, e nunca tive problemas com ela. Vendi ambas para colegas que ainda usam até hoje e não fiquei sabendo de nenhum problema.
Inclusive recentemente chamei essa colega para fazer um trabalho junto comigo ela usou a lente que já tem quase 20 anos de idade.

Você já limpou os contatos dela com uma borrachinha, digo lápis borracha, com cuidado para não deixar cair sujeira dentro da objetiva.

Outra coisa é sempre com o mesmo corpo de câmera que a lente dá problema???

Já pesquisou sobre atualizar o firmware da câmera e da lente???

Por último eu diria para você mandar essa lente em uma assistência técnica boa, se aí na sua cidade não tiver, envia pelo correio para Namba em São Paulo que o pessoal lá é tradicional da Canon autorizado e muito honesto. Liga para eles bate um papo explica a situação que eles vão procurar dar o melhor atendimento para você.
« Última modificação: 30 de Agosto de 2023, 10:55:50 por Lindsay »
Conhecimento importa mais que equipamento.


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.677
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 30 de Agosto de 2023, 11:00:59
primeiro eu trocaria de assistência, se já fez isso colocaria o flat original, se até o original dá problemas e colocar similar vai ter mais problema ainda.
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.776
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #3 Online: 30 de Agosto de 2023, 11:15:28
Essa é um típica Canon 24-105!

Ela e a 24-70 2.8 já deveriam vir de fabrica com 03 cabos flat reserva.

Tem inúmeros relatos aqui no fórum.

Aqui em Salvador tinha assistência que não queria mais trocar apenas o flat, forçava trocar o bloco do diafragma todo.
Mas também sem garantia que o defeito não volte a acontecer.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.776
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #4 Online: 30 de Agosto de 2023, 11:40:09
https://canonrepair.wordpress.com/2016/07/09/canon-24-105-f4-broken-flex-why-exactly-there/

O cabo sempre parte no mesmo lugar, esse cara identificou onde é.
A opção é lixar ali pra tirar o canto vivo ou colocar uma fita isolante no cabo pra reforçar aquele ponto de contato.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.818
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 30 de Agosto de 2023, 11:41:01
Essa é um típica Canon 24-105!


Essa lente só serve pra primeiro dono.

Imensa maioria dos colegas que têm ou tiveram essa lente, sofre com problema no cabo flat.

Não é questão de "se", é questão de "quando" vai acontecer.

Cara compra, usa severamente em formaturas uns 5, 6 anos, aí dá zica no cabo flat. Sujeito leva no técnico mais barato, arruma, fica ruim, passa pra frente como "pouco usada" e "recém revisada".

Eu não compraria uma 24-105 usada nem por mil reais.

Ao amigo autor do tópico, manda pra Namba:

https://www.namba.com.br/site/index.html

Se nem eles derem jeito, aí lascou.

« Última modificação: 30 de Agosto de 2023, 11:43:00 por Mike Castro »


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.776
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #6 Online: 30 de Agosto de 2023, 12:19:56
Conheço quem comprou nova e deu ruim em menos de um ano.

Sobre a substituição do diafragma, apurei que as assistências empurram isso porque o cabo flat é soldado no diafragma.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.564
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 30 de Agosto de 2023, 15:50:04
pow,  sou um cara de sorte então... não vejo os meus pares reclamando dela assim, e olha que tem uma galera enorme do meu lado que tem essa lente  :ok: afinal ela era a lente dos kits de antigamente.

Cara manda pra Namba, explica o caso pra eles e avalia se vale a pena ficar com essa lente, pois nunca vi uma lente quebrar 3x e dar tanto prejuízo em um ano.
Conhecimento importa mais que equipamento.


Armando Ferreira

  • Anunciantes
  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • ***
  • Mensagens: 141
  • Sexo: Masculino
  • O olhar do fotógrafo transforma o simples em arte!
Resposta #8 Online: 30 de Agosto de 2023, 15:55:50
Apesar de ser um defeito conhecido da lente, eu aposto mais na "falta de habilidade" ou competência da assistência atual. Como os amigos sugeriram, mande para a Namba avaliar a situação da lente e verificar se vale a pena o conserto.
Eu usei esta lente quando comprei a 5D Mark II e na época já havia sido alertado pela assistência Nippon em SJCampos que ela era problemática. Agora, não sei se é pelo fato desta lente ser bem popular, pois era parte do kit vendido junto com o corpo.
Nikon D610 | Sigma 24-70 f/2.8 | Nikkor 70-300 VR | Nikkor 50mm f/1.8G


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.776
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #9 Online: 30 de Agosto de 2023, 16:04:01
Essa lente era pra ter recall! É falha de projeto.

Queria saber se a mk ii tem o mesmo problema.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Armando Ferreira

  • Anunciantes
  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • ***
  • Mensagens: 141
  • Sexo: Masculino
  • O olhar do fotógrafo transforma o simples em arte!
Resposta #10 Online: 30 de Agosto de 2023, 16:14:51
Essa lente era pra ter recall! É falha de projeto.

Queria saber se a mk ii tem o mesmo problema.


e é uma lente bem legal, gostava dela, erro no projeto então? nesse caso eu mudaria para outro modelo
Nikon D610 | Sigma 24-70 f/2.8 | Nikkor 70-300 VR | Nikkor 50mm f/1.8G


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.776
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #11 Online: 30 de Agosto de 2023, 16:21:28
e é uma lente bem legal, gostava dela, erro no projeto então? nesse caso eu mudaria para outro modelo

O cabo sempre parte no mesmo lugar, postei o link ai pra cima.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.677
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 30 de Agosto de 2023, 16:34:34
não manjo muito de canon mas será que arrumaram o projeto e lentes a partir de X Lote não dá problema?
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.564
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 30 de Agosto de 2023, 17:27:10
não manjo muito de canon mas será que arrumaram o projeto e lentes a partir de X Lote não dá problema?
eu pensei a msm coisa, um lote de fabricação no inicio ou no meio que saiu com problemas.
Conhecimento importa mais que equipamento.


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.677
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 30 de Agosto de 2023, 17:52:00
eu pensei a msm coisa, um lote de fabricação no inicio ou no meio que saiu com problemas.

é o problema de se ter venda autorizada no brasil kkk

o lote inteiro defeituoso vem pra um lugar só... é vendido por uns 2 ou 3 anos e inunda o mercado com produtos defeituosos, o fabricante por sua vez avalia o problema como localizado e alega mau uso ou condições de uso inadequadas (temperatura alta por ex.) aí a má fama do equipamento acontece...

não sei se é este o caso, existem relatos fora do brasil sobre esta lente?
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.