Autor Tópico: Quem anda usando lentes manuais em digitais por aqui (2023)  (Lida 14584 vezes)

AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Online: 31 de Agosto de 2023, 21:48:36
Sei que existe um tópico gigante de 300 páginas...

https://forum.mundofotografico.com.br/index.php/topic,70153.0.html

Mas com essa ferramenta de busca horrenda fica difícil de encontrar alguma coisa.
A idéia aqui é dar uma atualizada no que a turma anda fazendo.

Aqui tenho um montão de lentes bacanas para testar e conforme for fazendo isso, adiciono nesse novo tópico.
Convido os colegas de fórum a fazer o mesmo.

Seria legal postar além do modelo, uma foto da lente e algumas feitas com ela.


erickdlm

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (8)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.195
  • Sexo: Masculino
  • Feliz usuário de DSLR...Isso mesmo, DSLR.
Resposta #1 Online: 01 de Setembro de 2023, 07:41:49
A temática desse tópico ainda é discutir lentes mecânicas em câmeras digitais? Pergunto porque tem muitas lentes manuais hoje específicas para digitais. (explicando melhor antes de ser corrigido  :o, só serve lentes da época anterior a era digital?)


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #2 Online: 01 de Setembro de 2023, 13:32:48
A temática desse tópico ainda é discutir lentes mecânicas em câmeras digitais? Pergunto porque tem muitas lentes manuais hoje específicas para digitais. (explicando melhor antes de ser corrigido  :o, só serve lentes da época anterior a era digital?)

Seria sobre qualquer tipo de lente de foco manual. Além das clássicas do tempo do filme, existem novidades interessantes no mercado, como as Laowa, TT-Artisans e por aí vai. Mas confesso que essas chinesas nunca me impressionaram.

Ficar postando só fotos feitas com Helios-44 meio que fica repetitivo demais.

Tem muitas interessantes por ai, a quantidade de vidros bons, comuns , estranhos, baratos, caros é absurdamente grande e acho que por aqui no Brasil são pouco explorados. É sair um pouco do feijão com arroz, algo diferente, esse Forum está muito sem assuntos interessantes ultimamente, pelo menos para mim.



pablo.ebani

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.620
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 04 de Setembro de 2023, 09:39:45
Se está valendo lentes mecânicas mais atuais eu atualmente estou usando mais uma 7Artisans 50mm f/0.95. Embora tenha parada uma Industar 50-2.

Confesso que a 7Artisans é uma lente que tem um ar bem moderno, a partir de f/2 ela é tão nítida e contrastada como qualquer lente AF. Lentes antigas tem sua personalidade, defeitos que a tornaram únicas frente às atuais. A 50 0.95 me da mais possibilidade de usar ela em um trabalho sem destoar muito das minhas outras AF que utilizei no mesmo job. Por isso acabo usando mais ela. A Industar só mais a passeio.

Segue umas fotos com elas.
50mm 0,95






Essa com a já vendida Canon FL 55mm f/1.2, da pra perceber a perda de contraste já. Eu sinto falta do flare dessa lente. A 7Artisans já controla bem isso.


E essas com a Industar 50-2. Curto essa lente, tem boa nitidez já em f/4, mas no contraluz ela peca bastante, o flare dela é bem esquisito, as vezes gosto, as vezes não.




Todas feitas com a Fuji X-T2
Fuji X-T2 (x2)
XF 23mm f/2 - XF 35mm f/1.4 (um tesão nessa lente)
7Artisans 50mm f/0.95
https://500px.com/PabloEbani
http://instagram.com/pabloebani_fotografia


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.776
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #4 Online: 04 de Setembro de 2023, 09:54:20
Essas da 7Artisans são com que abertura?
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


pablo.ebani

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.620
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 04 de Setembro de 2023, 10:49:12
Essas da 7Artisans são com que abertura?
As do espetáculo de dança f/4, a outra se não me engano f/2.8.
Fuji X-T2 (x2)
XF 23mm f/2 - XF 35mm f/1.4 (um tesão nessa lente)
7Artisans 50mm f/0.95
https://500px.com/PabloEbani
http://instagram.com/pabloebani_fotografia


José Getúlio Oliveira

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 665
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 05 de Setembro de 2023, 09:46:53

Todas feitas com a Fuji X-T2
Espetaculares! (2 e 3)
Parabéns  :clap:
« Última modificação: 05 de Setembro de 2023, 09:47:33 por José Getúlio Oliveira »


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #7 Online: 11 de Setembro de 2023, 22:27:47
Belas fotos, Pablo.

Sobre as lentes mecânicas confesso que dei uma boa diminuída tanto no número de fotos, quanto no número de lentes . Teve uma época que cheguei a ter 12 lentes mecânicas, das mais diversas distâncias focais . Entre algumas que passaram pela minha mão:

-> Helios 44-2, Helios 44M-5, Helios 44M-6;

-> Yashica 50MM 1.7 C/Y ; Yashica 50MM 1.9 C/Y; Nikon 50MM AI 1.4; Canon FD 50MM 1.4 (essa é incrível, adorava), Pentax 50MM 2.0; Pentax 50MM 1.4, Super Takumar 50MM 1.4;

-> Pentax 28MM 2.5, Zeiss Jena 50MM 2.8 (detestei essa lente), Jupiter 135mm 2.8, Pentax 200MM F4 (grande , pesada, e excelente), Sigma Wide 28MM 2.8, Tamron SP 28MM 2.5 Adaptall.

Enfim, tive muitas lentes. A maioria adorava por suas características únicas , defeitos e virtudes.

Hoje estou com apenas 3 lentes : Pentax 50MM 1.4 (essa não me desfaço, gosto muito dela em todos os aspectos); Tamron 28MM 2.5 (essa uma delícia de fotografar com ela em viagem e fotografia de rua ) e uma Nikon AI-s 50MM 1.8 que é o mesmo projeto ótico da 50MM 1.8 D - ou seja, uma 50MM padrão, sem nenhum grande atrativo. Desfoque meia boca, ótima nitidez. Estou satisfeito em manter as duas primeiras no meu set .

Uma hora vou passear e fazer umas fotos pra manter vivo o legado rsrsrsrs mas percebi que não preciso de tanta lente assim. Menos é mais.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #8 Online: 12 de Setembro de 2023, 16:01:11
Boas referências Cheferson !

Aqui tenho umas que também não me desfaço facilmente. Primeiro porque é possível usa-las em qualquer sistema mirrorless e depois porque teria que vender por uma micharia aqui no Brasil porque pouca gente conhece e acham que essas objetivas são todas a mesma coisa.

UGAs, algumas peças bacanas, Minolta Rokkor 17/4 , Minolta Rokkor 20/2.8, ambas retilineares.

GAs, Pentax-M 35/1.7 e Minolta Rokkor 28/3.5 (prefiro esta à 2.8). Tenho uma Rollei Distagon 35/1.8 QBM mas não é nada de mais.

Normais, tenho várias, gostaria de enxugar a lista mas não consigo haha ! Zeiss Planar 50/2 (Contarex), Minolta MD 50/2, Pentax-M 50/1.2, Rollei Planar 50/1.4 (QBM), Minolta MC PF 50/1.4... Se tiver que escolher uma para ficar, sem dúvida a Pentax 50/1.2  :wub: a outra que eu adorava era a Canon FD 50/1.4 SSC.

Teles: Ai a coisa complica haha ! Garimpei por muito tempo para uso em "Astro de pobre". Tem umas absurdamente boas, Minolta Rokkor 100/2.5 , Minolta Rokkor 135/1.8 essas duas muito especiais. E um monte de outras mais especializadas que se for listar aqui complica.


Não tenho mais nada de Nikon, Canon e nem de Olympus

Uma coisa interessante é essa tara que a turma tem por objetivas com a maior abertura possível. Nem sempre são as melhores pedidas. As teles acima de 135mm são exemplos. A Minoltinha 200/4 é muito, muito nítida e é vendida no ebay a preço de banana.







José Getúlio Oliveira

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 665
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 13 de Setembro de 2023, 15:20:14
Incrível! :clap:

Você, AFShalders, usa na Sony? (por exemplo as Minoltas com adaptador)
Getúlio


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #10 Online: 13 de Setembro de 2023, 17:24:22
Incrível! :clap:

Você, AFShalders, usa na Sony? (por exemplo as Minoltas com adaptador)
Getúlio

Atualmente sim. Mas já usei também em Fuji e Panasonic (as Minoltas e Canons FD)
Outras como as Pentax, Rollei QBM usava direto na EOS 5D.

Essas UGAs da Minolta uso exclusivamente em Sony full frame

Minolta MD e Canon FD eram lentes que ficaram esquecidas por anos, porque a distância de flange delas não permitia o uso eficientemente em nenhuma dslr, pois o adaptador precisava ver um redutor focal para poder focalizar no infinito e isso degradava muito a imagem.

Agora com as mirrorless, estão redescobrindo essas lentes e os preços estão subindo.


Claro que posso usar a Samyang/Rokinon 18/2.8 na Sony A7, mas sinceramente a Rokkor 17/4 é muito melhor. Só que pesa o triplo e é muito difícil de encontrar. E convenhamos que se for para usar em uma câmera com sensor cropado é mais prático e mais barato comprar uma específica para esse sistema.





cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #11 Online: 13 de Setembro de 2023, 18:33:15
Boas referências Cheferson !

Aqui tenho umas que também não me desfaço facilmente. Primeiro porque é possível usa-las em qualquer sistema mirrorless e depois porque teria que vender por uma micharia aqui no Brasil porque pouca gente conhece e acham que essas objetivas são todas a mesma coisa.

UGAs, algumas peças bacanas, Minolta Rokkor 17/4 , Minolta Rokkor 20/2.8, ambas retilineares.

GAs, Pentax-M 35/1.7 e Minolta Rokkor 28/3.5 (prefiro esta à 2.8). Tenho uma Rollei Distagon 35/1.8 QBM mas não é nada de mais.

Normais, tenho várias, gostaria de enxugar a lista mas não consigo haha ! Zeiss Planar 50/2 (Contarex), Minolta MD 50/2, Pentax-M 50/1.2, Rollei Planar 50/1.4 (QBM), Minolta MC PF 50/1.4... Se tiver que escolher uma para ficar, sem dúvida a Pentax 50/1.2  :wub: a outra que eu adorava era a Canon FD 50/1.4 SSC.

Teles: Ai a coisa complica haha ! Garimpei por muito tempo para uso em "Astro de pobre". Tem umas absurdamente boas, Minolta Rokkor 100/2.5 , Minolta Rokkor 135/1.8 essas duas muito especiais. E um monte de outras mais especializadas que se for listar aqui complica.


Não tenho mais nada de Nikon, Canon e nem de Olympus

Uma coisa interessante é essa tara que a turma tem por objetivas com a maior abertura possível. Nem sempre são as melhores pedidas. As teles acima de 135mm são exemplos. A Minoltinha 200/4 é muito, muito nítida e é vendida no ebay a preço de banana.







Antônio , muito legal . Hoje fiz um breve passeio a pé com a 10D e a Tamron 28MM 2.5. Impressionante que ela não é a 28MM mais nítida vintage. Já tive a Sigma wide 28MM 2.8 (na minha opinião a Tamron é melhor em tudo, até na personalidade de cores) e a Pentax 28MM 3.5 que é ultra nítida e tem um ar mais moderno nas cores. Mas a Tamron é o tipo de lente que é uma delícia de usar, sabe. Foi um achado, ainda mais nas Cropadas rende muito bem.

Esqueci de mencionar que já tive algumas 135MM a maioria de abertura 2.8. Mas essa distância focal, particularmente, os preços estão um roubo. Infelizmente após a guerra na Ucrânia, o banimento da Rússia do comércio internacional , prejudicou as vendas pelo Ebay, pois tinha e ainda tem muita lente vintage de qualidade por preços muito bacanas.

Tive a Canon FD 135MM F3.5 e achava uma delícia de usar. TIve a Pentax 135MM 2.8 e a 3.5 também (tem uma Takumar 2.5, mas achei ela bem pesada).

Enfim, vamos que vamos, depois eu posto umas fotos no tópico de lentes vintage


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #12 Online: 13 de Setembro de 2023, 18:37:16
Incrível! :clap:

Você, AFShalders, usa na Sony? (por exemplo as Minoltas com adaptador)
Getúlio

José Getulio, tenho uma Sony Nex onde uso essas lentes. Particularmente, qualquer mirrorless da Nikon Z, Canon R, Fujifilm X ou Sony E , serve pra  você usar elas.

Pra entender melhor veja este vídeo:


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #13 Online: 13 de Setembro de 2023, 19:17:41
Cheferson,

Realmente estão metendo a mão nas 135 vintage, mas se ficar de olho dá para encontrar algumas a preço interessante.
Pessoalmente prefiro as de abertura mediana por fatores como o peso e tamanho, e como não sou obcecado com desfoque e tal, não ligo para essas 2.8 e mais abertas, salvo para "astrofotografia de pobre".

Procure pelas 3.5 e 4. Tem muitas excepcionalmente boas e ignoradas pelo mercado, o que é ótimo para quem conhece. Por exemplo a Takumar 200 F4 é ótima e barata.

Dessas ex-urss eu só curti poucas, Industar-61, Russar MR-2, Jupiter-12 e Jupiter-8. Usei as Mir, Helios, MTO e Tair, mas sinceramente não vi nada nelas de especial. São legais, tem sua personalidade mas não me atraem.

Umas interessantes que as vezes aparecem são as QBM da Rollei e da Voigtlander, a Tele-tessar 135/4 é brutal. A voigtlander chama a mesma lente de Super Dynarex.

Outras desconhecidas da maioria são as Konica Hexanon. São excelentes !

« Última modificação: 13 de Setembro de 2023, 19:18:39 por AFShalders »


pablo.ebani

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.620
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 14 de Setembro de 2023, 13:31:16
Eu fotografei um festival de dança e percebi que algo em torno de 85mm a 100mm (uso aps-c) teria me facilitado mais a vida hehe.
Me bateu o velho desejo de pegar uma Nikkor 105mm 2.5, aquela bem antiga, que é porreta de boa. :assobi:
Eu acho que as 135mm já é muito tele pro meu uso. Embora sejam bem mais baratas, tive uma Takumar 135mm 3.5 que curti bastante, mas usava ela no FF, 5Dc, na 40D nunca consegui usar.
« Última modificação: 14 de Setembro de 2023, 13:32:54 por pablo.ebani »
Fuji X-T2 (x2)
XF 23mm f/2 - XF 35mm f/1.4 (um tesão nessa lente)
7Artisans 50mm f/0.95
https://500px.com/PabloEbani
http://instagram.com/pabloebani_fotografia