Autor Tópico: Riscos de vender pelo Mercado Livre.  (Lida 4913 vezes)

Douglas Soares

  • Trade Count: (26)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.271
  • Sexo: Masculino
Online: 06 de Setembro de 2023, 10:03:27
Fala pessoal, como está o processo de vendas pelo Mercado Livre hj em dia? Faz tempo que não vendo nada lá, estou com receio de anunciar alguns equipamentos e ter dor de cabeça.


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.677
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 06 de Setembro de 2023, 10:42:03
vendi bastante coisas no começo deste ano...

o risco sempre tem mas o que conta muito também é sua reputação como vendedor, se já teve problemas atualmente o ML tem um sistema interno de BI igual muitas companhias de seguro, elas avaliam várias variáveis não somente do comprador mas do vendedor também.

a recomendação é gravar o boxing desde o começo, e pedir para o comprador gravar o unboxing também.

caso o comprador abra reclamação informando qualquer inconformidade você pode solicitar mediação do ML e caso comprove que foi má fé do comprador a coisa cai sobre ele.
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


Armando Ferreira

  • Anunciantes
  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • ***
  • Mensagens: 141
  • Sexo: Masculino
  • O olhar do fotógrafo transforma o simples em arte!
Resposta #2 Online: 06 de Setembro de 2023, 10:56:29
Eu não vendo mais, o sistema sempre protege o comprador, o cara compra sua lente, usa por 7 dias, pede devolução, sem precisar alegar nada, ainda tem mais quase uma semana para postar de volta, e você sai no prejuízo.

Ultimamente só entrego em mãos, ou envio pelos Correios para quem já me conhece ou vai confiar em mim. Meu último item vendido foi a Tokina 11-20 f/2.8, vendi para um fotógrafo próximo de SP, enviei por SEDEX e ele confiou em mim.

Nesta horas eu deixo a pessoa mais à vontade, faço chamada de vídeo ou gravo um vídeo do equipamento, mostro minhas qualificações e perfis públicos, acaba ajudando. Mas pelas plataformas, eu não arrisco mais.
Nikon D610 | Sigma 24-70 f/2.8 | Nikkor 70-300 VR | Nikkor 50mm f/1.8G


Armando Ferreira

  • Anunciantes
  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • ***
  • Mensagens: 141
  • Sexo: Masculino
  • O olhar do fotógrafo transforma o simples em arte!
Resposta #3 Online: 06 de Setembro de 2023, 10:58:36
Uma dica: se for vender pelo ML, coloque na declaração de conteúdo o serial dos equipamentos, tire foto etc, pois tem o golpe do comprador que alega que o item não está funcionando e te devolve outro equipamento defeituoso no lugar.
Nikon D610 | Sigma 24-70 f/2.8 | Nikkor 70-300 VR | Nikkor 50mm f/1.8G


LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.893
    • Dilone Fotografia
Resposta #4 Online: 06 de Setembro de 2023, 11:15:17
É verdade tem que se proteger de alguma maneira... mas dito isso até hoje tive dois incidentes: um sumiu no correios e o ML devolveu o $ do comprador... outro vendi um item zerado e a pessoa devolveu.. mas veio certinho de volta


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.564
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 06 de Setembro de 2023, 12:18:05
Vendo bastante coisa lá, mas de baixo valor, digo abaixo de 1000 - 1500 reais, e pra mim é tranquilo. Obviamente que sempre observando quem é o comprador, de onde é a cidade, etc...

Se tiver que vender coisas de alto valor, ai só faço a venda com retirada no local, e neste caso o cara vem buscar e tem que liberar, ou melhor, confirmar que recebeu o produto antes de levar.
Conhecimento importa mais que equipamento.


Douglas Soares

  • Trade Count: (26)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.271
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 06 de Setembro de 2023, 12:58:48
vendi bastante coisas no começo deste ano...

o risco sempre tem mas o que conta muito também é sua reputação como vendedor, se já teve problemas atualmente o ML tem um sistema interno de BI igual muitas companhias de seguro, elas avaliam várias variáveis não somente do comprador mas do vendedor também.

a recomendação é gravar o boxing desde o começo, e pedir para o comprador gravar o unboxing também.

caso o comprador abra reclamação informando qualquer inconformidade você pode solicitar mediação do ML e caso comprove que foi má fé do comprador a coisa cai sobre ele.

A dica de gravar é boa. :ok:


Douglas Soares

  • Trade Count: (26)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.271
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 06 de Setembro de 2023, 13:00:29
Eu não vendo mais, o sistema sempre protege o comprador, o cara compra sua lente, usa por 7 dias, pede devolução, sem precisar alegar nada, ainda tem mais quase uma semana para postar de volta, e você sai no prejuízo.

Ultimamente só entrego em mãos, ou envio pelos Correios para quem já me conhece ou vai confiar em mim. Meu último item vendido foi a Tokina 11-20 f/2.8, vendi para um fotógrafo próximo de SP, enviei por SEDEX e ele confiou em mim.

Nesta horas eu deixo a pessoa mais à vontade, faço chamada de vídeo ou gravo um vídeo do equipamento, mostro minhas qualificações e perfis públicos, acaba ajudando. Mas pelas plataformas, eu não arrisco mais.
Grande Armando. Eu tb tenho a sensação que o ML protege muito mais o comprador. Sempre prefiro negociar pessoalmente. Mas o ML têm um alcance muito maior né.


Douglas Soares

  • Trade Count: (26)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.271
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 06 de Setembro de 2023, 13:00:55
Uma dica: se for vender pelo ML, coloque na declaração de conteúdo o serial dos equipamentos, tire foto etc, pois tem o golpe do comprador que alega que o item não está funcionando e te devolve outro equipamento defeituoso no lugar.
Boa dica tb.  :ok:


Douglas Soares

  • Trade Count: (26)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.271
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 06 de Setembro de 2023, 13:02:27
Vendo bastante coisa lá, mas de baixo valor, digo abaixo de 1000 - 1500 reais, e pra mim é tranquilo. Obviamente que sempre observando quem é o comprador, de onde é a cidade, etc...

Se tiver que vender coisas de alto valor, ai só faço a venda com retirada no local, e neste caso o cara vem buscar e tem que liberar, ou melhor, confirmar que recebeu o produto antes de levar.
Mas têm como saber sobre o comprador antes dele finalizar? Meu receio é o cara de má fé comprar e eu ter q enviar para não me desqualificar.


Douglas Soares

  • Trade Count: (26)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.271
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 06 de Setembro de 2023, 13:03:19
É verdade tem que se proteger de alguma maneira... mas dito isso até hoje tive dois incidentes: um sumiu no correios e o ML devolveu o $ do comprador... outro vendi um item zerado e a pessoa devolveu.. mas veio certinho de volta
Eu tb não tive problemas sérios ainda.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.776
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #11 Online: 06 de Setembro de 2023, 13:45:26
Também não vendo mais do que 2mil por lá.
Unboxing e boxing eu faço mas não é garantia de nada.
Tiro foto dos seriais ou foco bem neles nos vídeos.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.299
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 06 de Setembro de 2023, 14:18:15
Quem está em cidade grande é "tranquilo" conseguir vender de outras formas.
Já quem está no fim mundo que nem eu é quase impossível achar alguém por perto querendo equipamento fotográfico.

Então acabo tendo que arriscar e anunciar no ML sempre, independente do valor.


Armando Ferreira

  • Anunciantes
  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • ***
  • Mensagens: 141
  • Sexo: Masculino
  • O olhar do fotógrafo transforma o simples em arte!
Resposta #13 Online: 06 de Setembro de 2023, 14:39:26
Sim, para quem mora longe o risco faz parte da venda, não dá para estar sempre 100% coberto ou não correr nenhum tipo de risco! Neste caso tem que se resguardar bem e torcer pelo melhor!

Eu lembro quando comprei a D7200 e a Sigma 70-200 f/2.8 de um rapaz do interior do RS, o equipamento estava impecável e novo, ele tentou vender por 6 meses e não conseguiu, cidade pequena.

Tive que arriscar e confiei, neste caso a venda não foi pelo ML, ou seja, às vezes dá certo vender para longe de forma particular, neste caso o risco fica apenas com o comprador.

Os grupos do Facebook tem sido uma alternativa pra mim, pois eu tento juntar primeiro as informações do comprador, converso pelo telefone, pego os contatos de trabalho e acerto o valor do item, depois faço o anúncio no ML com um pouco mais de certeza que não dar merda no final, mas sempre me resguardando o máximo possível.
Nikon D610 | Sigma 24-70 f/2.8 | Nikkor 70-300 VR | Nikkor 50mm f/1.8G


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.677
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 06 de Setembro de 2023, 15:14:05
um relato pessoal que ocorreu comigo, estava vendendo alguns itens fuji no começo do ano, e um dos últimos foi uma lente 18-135, lente zerada praticamente sem uso impecável, um comprador comprou na semana anterior do carnaval, usou no carnaval (ao que me parece) e alegou que a lente estava com fungo, abriu reclamação no mercado livre, eu em contrapartida sabendo que a lente estava impecável solicitei mediação da reclamação e já enviei para o atendente do mercado livre fotos em alta resolução da lente bem como do boxing.

o atendente muito atencioso disse pra ficar tranquilo mas que pelo direito de devolução de compra de 7 dias o comprador teria o direito de devolver mas que se o produto chegasse com qualquer problema era pra voltar no chamado com fotos e número de série da lente, o produto chegou em ordem e voltei o chamado dizendo que estava ok mas que a minha reputação ainda estava constando uma reclamação, o atendente por sua vez me direcionou para um outro setor que fui prontamente atendido (no mesmo dia) e a resposta do outro atendente foi mais ou menos assim, considerando seu histórico de vendas bem como o histórico de compras do comprador decidimos cancelar a reclamação do comprador (que tinha aberto dizendo que eu vendi um produto com defeito).

ao que tudo indica eles analisam o histórico do comprador também e caso este seja do tipo que compra e cancela isso também vai pesar na conta dele, eu sugeri para o mediador do ML cancelar a conta do comprador a resposta padrão do ML foi que eles estariam analisando o caso no setor responsável.

após umas duas semanas vendi a lente novamente e desta vez sem qualquer problema, perguntei depois da venda concretizada no chat do ml para o comprador se estava tudo ok e ele confirmou que estava tudo em perfeitas condições.

particularmente falando me senti bem seguro com a situação e durante ela, apesar que não sei como ocorreria caso o comprador quisesse dar o golpe ao invés de apenas usar o equipamento no feriado.

o risco sempre tem, por isso que é importante vender o essencial no nosso caso que somos vendedores ocasionais.

post edit: o mais curioso que puxei a capivada do comprador e vi que ele é classe alta e que tem comércio na cidade dele (vende cosméticos e roupas) ou seja é um fdp de um playboy que quer se aproveitar das brechas das leis.
« Última modificação: 06 de Setembro de 2023, 15:19:50 por fabianob »
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.