Autor Tópico: Mais "links" sobre os novos lançamentos da Fujifilm  (Lida 3619 vezes)



Armando Ferreira

  • Anunciantes
  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • ***
  • Mensagens: 141
  • Sexo: Masculino
  • O olhar do fotógrafo transforma o simples em arte!
Resposta #1 Online: 12 de Setembro de 2023, 08:48:55
Incrível como a indústria coordena perfeitamente o lançamento de seus produtos; todos os vídeos foram lançados no mesmo horário. Em minha timeline do YouTube sobre fotografia, havia pelo menos 6 vídeos de sugestão, mesmo eu não consumindo regularmente conteúdo sobre o médio formato.

Certamente, existem aplicações específicas que se beneficiam desse seguimento de equipamentos, mas provavelmente o avanço tecnológico já superou um "platô" de qualidade há algum tempo. Dificilmente alguém que possui a GFX 100 precisa "realmente" do upgrade. Claro que sempre haverá uma narrativa direcionada para justificar o upgrade, que no fundo acaba refletindo mais as frustrações pessoais sobre a fotografia do que propriamente sobre o equipamento.

Em contrapartida, nem tudo na vida precisa ser racional. Tenho recursos financeiros, quero comprar e desejo ter o melhor, e isso não precisa estar relacionado à qualidade de minha fotografia. É também um argumento válido.

Agradeço pelo trabalho de reunir as informações. Excelente postagem.
Nikon D610 | Sigma 24-70 f/2.8 | Nikkor 70-300 VR | Nikkor 50mm f/1.8G


Fábio Kruschewsky Lemos

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 630
Resposta #2 Online: 12 de Setembro de 2023, 12:16:05

Certamente, existem aplicações específicas que se beneficiam desse seguimento de equipamentos, mas provavelmente o avanço tecnológico já superou um "platô" de qualidade há algum tempo. Dificilmente alguém que possui a GFX 100 precisa "realmente" do upgrade. Claro que sempre haverá uma narrativa direcionada para justificar o upgrade, que no fundo acaba refletindo mais as frustrações pessoais sobre a fotografia do que propriamente sobre o equipamento.

De fato; do ponto de vista puramente fotográfico, quem tem a GFX 100 original, ou mesmo a GFX 100S provavelmente não precisará dos recursos da GFX 100II, mais voltados para vídeo!

Para mim, o mais importante são as objetivas que foram lançadas hoje, em conjunto com a GFX 100II e estas sim, levaram o sistema GFX como um todo a um novo patamar, onde somente Canon  e Nikon  reinavam absolutas.  Falo específicamente das novas objetivas "Tilt & Shift", GF 30mm e GF 110mm.  São as primeiras "Tilt & Shift" fabricadas específicamente para câmeras "mirrorless" (a Canon  ainda não lançou as suas "Tilt & Shift" para o RF Mount, embora tenham sido anunciadas antes mesmo da Fujifilm  anunciar que estava desenvolvendo as suas).  Não consigo conceber um sistema de câmera para uso profissional (35mm, médio formato, etc.) sem ter, pelo menos, duas objetivas deste tipo e hoje a Fujifilm  completou o seu sistema!

Entretanto, hoje também foi anunciado o lançamento, em 2024, da teleobjetiva de 500mm para o sistema GFX (seria equivalente a uns 400mm em um sistema 35mm). A Fuji  pretende ter um sistema de médio formato bem diversificado e versátil (e um pouco mais acessível $$$, pelo menos nos EUA; Europa; na região da Ásia-Indo-Pacífico, etc.)


Armando Ferreira

  • Anunciantes
  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • ***
  • Mensagens: 141
  • Sexo: Masculino
  • O olhar do fotógrafo transforma o simples em arte!
Resposta #3 Online: 12 de Setembro de 2023, 12:36:50
Eu acompanho vários fotógrafos de paisagens no YouTube, e alguns deles chegaram a mudar para a Fuji, mas posteriormente retornaram. A razão para isso foram algumas lacunas nas distâncias focais específicas da linha de lentes da Fuji. É interessante notar como a Fuji conseguiu entrar de forma competitiva no mercado, especialmente em comparação com Hasselblad e Phase One, como você mesmo mencionou, oferecendo produtos mais acessíveis.


Acredito que o mercado e a busca pela resolução, sem levar em consideração o formato do sensor, estão se equilibrando um pouco mais com as Full Frame de alta resolução, como a Sony A7R V, por exemplo. Embora sejam de nichos diferentes, pelo menos para a fotografia de produtos, os 61MP devem atender bem às demandas.
Nikon D610 | Sigma 24-70 f/2.8 | Nikkor 70-300 VR | Nikkor 50mm f/1.8G


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.677
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 13 de Setembro de 2023, 11:20:06
Incrível como a indústria coordena perfeitamente o lançamento de seus produtos; todos os vídeos foram lançados no mesmo horário. Em minha timeline do YouTube sobre fotografia, havia pelo menos 6 vídeos de sugestão, mesmo eu não consumindo regularmente conteúdo sobre o médio formato.


pegando seu gancho de coordenação de lançamentos... isso não ocorre somente para a própria marca mas as concorrentes também...
lendo alguns rumores novos a Nikon tá pra lançar uma nova câmera dia 20/09 se isso realmente acontecer é o tal do sincronismo do marketing pra abafar o lançamento recente e navegar no hipe da concorrente ainda mais se for lançar realmente a Nikon Zf, um anúncio sensacionalista esses dias estava falando algo do tipo aguardem dia 20/09 Nikon Zf a Fuji "Wait for the Fuji Killer Nikon Zf on September 20th" estou curioso pra ver se a Nikon vai realmente embardar na briga das Retro Câmeras e se for... se vai realmente chegar brigando com um equipamento bom. :snack:
« Última modificação: 13 de Setembro de 2023, 11:20:41 por fabianob »
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


Fábio Kruschewsky Lemos

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 630
Resposta #5 Online: 13 de Setembro de 2023, 18:57:08
Incrível como a indústria coordena perfeitamente o lançamento de seus produtos; todos os vídeos foram lançados no mesmo horário. Em minha timeline do YouTube sobre fotografia, havia pelo menos 6 vídeos de sugestão, mesmo eu não consumindo regularmente conteúdo sobre o médio formato.


pegando seu gancho de coordenação de lançamentos... isso não ocorre somente para a própria marca mas as concorrentes também...
lendo alguns rumores novos a Nikon tá pra lançar uma nova câmera dia 20/09 se isso realmente acontecer é o tal do sincronismo do marketing pra abafar o lançamento recente e navegar no hipe da concorrente ainda mais se for lançar realmente a Nikon Zf, um anúncio sensacionalista esses dias estava falando algo do tipo aguardem dia 20/09 Nikon Zf a Fuji "Wait for the Fuji Killer Nikon Zf on September 20th" estou curioso pra ver se a Nikon vai realmente embardar na briga das Retro Câmeras e se for... se vai realmente chegar brigando com um equipamento bom. :snack:

Na mesma linha de raciocínio, a Apple anunciou ontem, 12/09, o lançamento do iPhone 15 Pro Max, com a seu novo conjunto de câmeras, uma delas tendo uma objetiva "zoom" do tipo periscópio; sendo o primeiro dispositivo Apple a adotar este tipo de objetiva.  Embora o iPhone não seja considerado um equipamento fotográfico pelos "puristas", a fotografia com smartphones revolucionou a indústria e, seguramente, ofuscou o lançamento da Fuji.  Afinal; um smartphone como o iPhone 15 Pro Max, por mais caro que seja, é muito mais acessível e prático de usar, se comparado aos equipamentos fotográficos dedicados.
« Última modificação: 13 de Setembro de 2023, 18:57:35 por Fábio Kruschewsky Lemos »


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.677
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 14 de Setembro de 2023, 10:05:30
exatamente... acho que um grande lance do concorrente é aguardar o momento certo de lançar algo... visando exatamente isso, ofuscar os lançamentos anteriores dos outros.
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


Armando Ferreira

  • Anunciantes
  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • ***
  • Mensagens: 141
  • Sexo: Masculino
  • O olhar do fotógrafo transforma o simples em arte!
Resposta #7 Online: 14 de Setembro de 2023, 11:19:19
Este é o meu pensamento aqui com os meus botões. Eu imagino que a indústria tecnológica, apesar de todas as melhorias e benefícios com os quais somos constantemente presenteados, leva um pouco o assunto ainda para o platô da tecnologia. Eu imagino que as pessoas fiquem constantemente ansiosas e com desejos pelo último lançamento. E, apesar disso ser uma natureza humana, desejar aquilo que não se possui, e a partir do momento que você possui algo, o desejo de certa forma acaba. Isso é uma perspectiva psicológica do comportamento humano. Somos meio que condicionados a estarmos perpetuamente insatisfeitos. Isso é um perigo muito grande, na minha opinião, e algo que, por exemplo, me assustou esses dias, saindo um pouco do tópico.

Eu verifiquei uma postagem em um fórum internacional falando sobre as melhores fotografias de natureza selvagem e seus prêmios, muitas feitas com DSLRs normais. E nos comentários, até uma geração um pouco mais jovem dizendo coisas como "Nossa, até uma D850 conseguiu fazer essa foto". Fico aqui imaginando que as pessoas pensam que antes das mirrorless ou antes do que é proposto como suprema tecnologia, não existia fotografia. É algo que deixo apenas como uma reflexão, não sei até que ponto precisamos de tanta tecnologia assim, ou até que ponto estamos apenas ancorando nossas frustrações fotográficas na busca constante por um próximo lançamento.

Não quero parecer saudosista nem simplesmente dar a entender que, por não possuir recursos financeiros, uma pessoa deve desmerecer a tecnologia e os avanços das facilidades do mundo moderno; longe disso. Mas a indústria aproveita sim essa nossa fraqueza humana, aproveita desse nosso comportamento relativo ao desejo e à busca constante pelo que ainda está por vir. Isso pode se tornar perigoso do ponto de vista de que nunca aproveitamos às vezes o que já temos em nossas mãos.

A indústria coordena muito bem o lançamento de seus produtos e, hoje, com o auxílio de seus influenciadores digitais, cria uma narrativa única a respeito de seus produtos. Quase sempre, não há pontos negativos, apenas os pontos positivos são exaltados. Do meu ponto de vista, a pior parte é incentivar as pessoas a sempre comprar o melhor, a comprar o lançamento, como se os produtos anteriores não tivessem mais valor.

Como foi mencionado pelos amigos do fórum, o lançamento do iPhone 15 retrata bem isso, né? O quanto tanto a Samsung quanto a Apple buscam anualmente o lançamento de novas linhas de produtos de alta performance. Seus modelos flashgips, não acredito que um proprietário de um iPhone 14 precise, então, em tão pouco tempo, no intervalo de um ano, trocar para um iPhone 15. Mas este é o capitalismo, e somos constantemente reduzidos ao consumismo, por vezes, de forma exagerada.
Nikon D610 | Sigma 24-70 f/2.8 | Nikkor 70-300 VR | Nikkor 50mm f/1.8G


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.677
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 14 de Setembro de 2023, 11:47:32
eu penso da seguinte maneira, celular é muito mais fácil de transportar... mas se analisar a qualidade final da foto ainda tem menos resolução que uma câmera com sensor grande, o motivo é obvio, pra reter detalhes ou ele precisa ser captado ou precisa ser gerado, por processamento normal ou por IA.

se você der um zoom em uma foto feita com o melhor celular vai ver que ele tem menos detalhes em nível de pixel do que uma foto feita com uma câmera com sensor grande.

por isso que a apple está investindo nas lentes periscópicas, pra garantir que se terá a melhor captura em um sensor pequeno...

a ideia de várias lentes/câmeras fazendo a função de mesclar a imagem está ficando surpreendente mas ainda falta qualidade no nível tele em celulares.

fico pensando será que daqui alguns anos teremos várias lentes periscópicas em um modelo pra garantir uma qualidade no nível das câmeras?

para retrato acho que está pau a pau já que todo o tratamento que fazemos pra esconder imperfeições já feito pelas IAs nos celulares.
« Última modificação: 14 de Setembro de 2023, 11:48:28 por fabianob »
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


Fábio Kruschewsky Lemos

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 630
Resposta #9 Online: 14 de Setembro de 2023, 12:29:11
Este é o meu pensamento aqui com os meus botões. Eu imagino que a indústria tecnológica, apesar de todas as melhorias e benefícios com os quais somos constantemente presenteados, leva um pouco o assunto ainda para o platô da tecnologia. Eu imagino que as pessoas fiquem constantemente ansiosas e com desejos pelo último lançamento. E, apesar disso ser uma natureza humana, desejar aquilo que não se possui, e a partir do momento que você possui algo, o desejo de certa forma acaba. Isso é uma perspectiva psicológica do comportamento humano. Somos meio que condicionados a estarmos perpetuamente insatisfeitos. Isso é um perigo muito grande, na minha opinião, e algo que, por exemplo, me assustou esses dias, saindo um pouco do tópico.

Eu verifiquei uma postagem em um fórum internacional falando sobre as melhores fotografias de natureza selvagem e seus prêmios, muitas feitas com DSLRs normais. E nos comentários, até uma geração um pouco mais jovem dizendo coisas como "Nossa, até uma D850 conseguiu fazer essa foto". Fico aqui imaginando que as pessoas pensam que antes das mirrorless ou antes do que é proposto como suprema tecnologia, não existia fotografia. É algo que deixo apenas como uma reflexão, não sei até que ponto precisamos de tanta tecnologia assim, ou até que ponto estamos apenas ancorando nossas frustrações fotográficas na busca constante por um próximo lançamento.

Não quero parecer saudosista nem simplesmente dar a entender que, por não possuir recursos financeiros, uma pessoa deve desmerecer a tecnologia e os avanços das facilidades do mundo moderno; longe disso. Mas a indústria aproveita sim essa nossa fraqueza humana, aproveita desse nosso comportamento relativo ao desejo e à busca constante pelo que ainda está por vir. Isso pode se tornar perigoso do ponto de vista de que nunca aproveitamos às vezes o que já temos em nossas mãos.

A indústria coordena muito bem o lançamento de seus produtos e, hoje, com o auxílio de seus influenciadores digitais, cria uma narrativa única a respeito de seus produtos. Quase sempre, não há pontos negativos, apenas os pontos positivos são exaltados. Do meu ponto de vista, a pior parte é incentivar as pessoas a sempre comprar o melhor, a comprar o lançamento, como se os produtos anteriores não tivessem mais valor.

Como foi mencionado pelos amigos do fórum, o lançamento do iPhone 15 retrata bem isso, né? O quanto tanto a Samsung quanto a Apple buscam anualmente o lançamento de novas linhas de produtos de alta performance. Seus modelos flashgips, não acredito que um proprietário de um iPhone 14 precise, então, em tão pouco tempo, no intervalo de um ano, trocar para um iPhone 15. Mas este é o capitalismo, e somos constantemente reduzidos ao consumismo, por vezes, de forma exagerada.

Esta questão de substituirmos produtos (equipamentos fotográficos, carros, eletrônicos etc.) deveria ser avaliada com muito mais cuidado! Se, por um lado, a tecnologia evolui, colocando a disposição produtos mais eficientes (o que, em parte, incentiva a substituição dos produtos antigos), por outro lado, deveremos verificar se esta substituição é realmente necessária!  Eu trabalho na indústria aeronáutica (manutenção de aeronaves) há mais de 3 décadas. Neste tempo, as aeronaves (e seus motores) ficaram mais eficientes (menor consumo de combustível, mais silenciosas) e, de um modo geral, mais seguras (ajudou a reduzir o número de perdas materiais e humanas em acidentes). Com as restrições ambientais e de segurança cada vez mais rigorosas, a cada ano que passa, as companhias aéreas são obrigadas a renovar as suas frotas, substituindo as aeronaves existentes por modelos mais eficientes (e também seguros).  E, agora, os governos de diversos países estão "incentivando" seus cidadãos a substituir seus automóveis, com motores à combustão interna, por modelos híbridos ou totalmente elétricos. Inclusive, a fabricação e comercialização de automóveis com motores a combustão será proibida em muitos países (principalmente na Europa) a partir da próxima década!

Voltando agora ao assunto do tópico - equipamentos fotográficos - entendo que qualquer câmera, seja ela DSLR ou Mirrorless, lançada entre 2016 e 2018, já atende perfeitamente as necessidades da maioria dos fotógrafos, principalmente no quesito "qualidade de imagem". Eu mesmo comprei a minha atual câmera em 2019 (mirrorless - nova, mas de modelo lançado em 2018 - não costumo comprar lançamento; espero sair a primeira grande atualização de firmware, pelo menos) e não pretendo substituí-la tão cedo.  A mesma coisa em termos de objetivas.  Já os celulares; pessoalmente, entendo que ainda não me atenderiam neste quesito. Meu atual celular foi comprado em 2021 e devo mantê-lo comigo enquanto funcionar adequadamente; mas uso bastante a sua câmera para fazer registros fotográficos em inspeções e auditorias, por exemplo, além de digitalizar documentos. Para este tipo de tarefa, qualquer celular vendido hoje atende muito bem! Mas para fotografar (hobby), ainda prefiro uma câmera dedicada. Talvez, daqui a alguns anos, isto mude...

Em relação à questão DSLR x Mirrorless, fiz a migração em 2015 e nunca olhei para trás. Para viagens, principalmente, o ganho com a troca foi enorme! Financeiramente também, uma vez que o novo equipamento era mais barato à época. Mas não funciona para todo mundo, cada uma deve analisar a sua realidade (seja como amador ou profissional) e ver o que é melhor para as suas necessidades. Câmeras e objetivas são apenas ferramentas e para cada demanda/tarefa existe uma ferramenta adequada!
:ok:


Armando Ferreira

  • Anunciantes
  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • ***
  • Mensagens: 141
  • Sexo: Masculino
  • O olhar do fotógrafo transforma o simples em arte!
Resposta #10 Online: 14 de Setembro de 2023, 14:59:21
Totalmente de acordo! A tecnologia avança, mas precisamos avaliar se a troca é realmente necessária. É incrível ver como a experiência na indústria aeronáutica destaca o impacto da eficiência e segurança na renovação de frotas. Isso se aplica também ao mundo da fotografia, onde equipamentos de alguns anos ainda entregam ótima qualidade. O importante é encontrar o que se encaixa melhor nas nossas necessidades.

Em relação ao universo Mirrorless e DSLR, acredito que isso se assemelha aos times de futebol. Na mesma época em que comecei a participar deste fórum (e já participo há muito tempo), existia a turma dos sensores cropados e dos Full Frame e tivemos tópicos intermináveis sobre o assunto, rsrsrs.

É inútil ficar elencando o que é melhor, porque o que é melhor ou não depende de cada um. É algo pessoal. Um finíssimo serrote japonês não servirá para pregar um prego na parede. Então, cada equipamento tem a sua eficácia, e cada pessoa tem as suas necessidades.

Já tive a experiência de utilizar corpos mirroless menores, e não me deu uma sensação boa. Para o meu uso, um corpo mais robusto de DSLR é o que mais me dá tesão para fotografar. Mesmo com uma câmera de entrada DSLR, a sensação não é tão boa.

Acredito que um corpo maior, como o da Nikon Z8, seria o ideal, pois se assemelha ao corpo de uma DSLR. No entanto, dentro do meu orçamento, não se justifica o investimento. Quem sabe um dia, quando já estivermos no lançamento das Z10, eu consiga comprar uma Z8. Não é assim que o pessoal dos iPhones faz? Tem que lançar o iPhone 15 para poder comprar o iPhone 13, rsrsrs!

Um abraço!
Nikon D610 | Sigma 24-70 f/2.8 | Nikkor 70-300 VR | Nikkor 50mm f/1.8G


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.545
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 26 de Outubro de 2023, 04:16:44


GFX100

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 59
  • #GFX100 !
Resposta #12 Online: 15 de Dezembro de 2023, 13:46:48
A 80 catei e já é bem loka to pensando nessa 55 ae deve detonar
Fujifilm GFX100 + GF 110mm 2.0 + GF 80mm 1.7 + GF 120mm 4.0
GFXFujifilm@gmail.com