Autor Tópico: mercado para fotografia de jóias  (Lida 2981 vezes)

Helder Rodrigues

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 1
Online: 14 de Setembro de 2023, 12:12:55
Pessoal, bom dia!

Sou novo por aqui, essa é minha primeira postagem.
Me interessei por fotografia de jóias após ter uma joalheria virtual e perceber a importância desse serviço.
Fiz curso, comprei equipamentos, estou com uma Nikon 5000 35-50mm ( o kit da camera mesmo, ainda não comprei a lente macro), aprendi a edição em photoshop. Etc. Estou fazendo o que posso com os recursos que tenho.


O que vim tirar dúvida com vocês aqui não é sobre técnicas de fotografia, mas sobre esse mercado mesmo.
Vi pouquissimos anuncios no google e no instagram, de fotografos especializados nessa area. Um punhado deles tem um site decente, ou um instagram bem alimentado com fotos do portifólio do profissional.
Isso me trouxe alguns questionamentos, pois estou pensando em seguir essa carreira paralelamente a minha principal fonte de renda.


1- Existe demanda para esse serviço mesmo? Como disse, vi poucos sites e perfis em redes sociais desse tipo de serviço. E quando oferta, geralmente não é uma especialidade, o fotografo trabalha com jóias, mas tambem eventos, gestante etc, ou seja, me parece que a demanda não é tão alta, ao ponto de consumir toda a agenda do profissional com o trabalho de jóias.

2- Como vocês anunciam os serviços do vocês? É por boca a boca, fazendo publicidade local….?

3 – O publico tem buscado mais quais tipos de fotos? As com fundo branco sei que são padrão. Há busca por fotos com modelo tambem? Além disso, devido ao comercio em redes sociais, há uma busca significativa por fotos ambientadas, que são aquelas fotos para instagram?


Agradeço encarecidamente desde já.


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #1 Online: 15 de Setembro de 2023, 15:16:18
Veja as aulas do canal do Bagnola. Lá terá suas respostas.


Armando Ferreira

  • Anunciantes
  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • ***
  • Mensagens: 141
  • Sexo: Masculino
  • O olhar do fotógrafo transforma o simples em arte!
Resposta #2 Online: 15 de Setembro de 2023, 15:27:41
Em mente sobre o assunto vou deixar algumas dicas que podem ser importantes:
- lente macro
- excelente tripé
- diversos fundos, como foco em preto e branco, fosco, leitoso e brilho (reflexivo)
- focus stacking na maioria das fotos
- bom conhecimento da qualidade e propriedades da luz
- alguns speedlights com modificadores
- materiais para difusão e reflexão da luz
- materiais para obstrução/absorção de luz
- muita parafernalha e gambiarras para fotografias still (clamps, suportes, c-stand etc)
- criar um portfolio
- estudar muito e quando achar que está bem bom, recomeça o processo
- ofereça seu portfolio para joalherias, agências etc
- não consigo vizualizar apenas o mercado de jóias, mas o still como um todo

Sobre mercado, não sei dizer, se as dicas acima ajudarem em algo, fico feliz, abraço e bem vindo ao fórum!
« Última modificação: 15 de Setembro de 2023, 15:28:29 por Armando Ferreira »
Nikon D610 | Sigma 24-70 f/2.8 | Nikkor 70-300 VR | Nikkor 50mm f/1.8G


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.776
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #3 Online: 15 de Setembro de 2023, 15:33:24
Acho que não é um mercado grande em quantidade de serviço.
Quem revende já recebe os catálogos e materiais de marketing com as fotos.
Pelos menos das grandes joalherias.

Os pequenos com produção própria, provavelmente não tem orçamento para fotografar e optam por fazer as fotos por conta própria.


"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.677
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 15 de Setembro de 2023, 18:00:49
aqui onde moro tem uma fabrica de semi joias... já orçaram comigo um trampo assim mas foi meio torto pq já veio com a conversa de que tem orçamento limitado... nem passei orçamento declinei mas dei uma sugestão de que algumas pessoas fazem com celular top e estúdio portátil no final a dona acabou optando exatamente por isso... comprou um iphone e um estúdio portátil com luz de gambiarra... está feliz e as fotos pra postar o insta tb não deixam a desejar.
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.776
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #5 Online: 15 de Setembro de 2023, 19:28:45
Exatamente, até pouco tempo atrás os anúncios dessas tendas de produtos estavam em alta.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Armando Ferreira

  • Anunciantes
  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • ***
  • Mensagens: 141
  • Sexo: Masculino
  • O olhar do fotógrafo transforma o simples em arte!
Resposta #6 Online: 16 de Setembro de 2023, 07:34:28
O nível de exigência do público em geral caiu muito, tudo é lindo visto em telas minúsculas de celulares, isso impacta muito na demanda do trabalho.
Nikon D610 | Sigma 24-70 f/2.8 | Nikkor 70-300 VR | Nikkor 50mm f/1.8G


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.545
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #7 Online: 16 de Setembro de 2023, 14:41:15
Tenho um primo que é fotógrafo de culinária que dividia estúdio com um velhinho que fotografava jóias. Meu primo dizia que o velhinho usava uma câmera já bem antiga e básica (tipo uma Nikon D40 na época em que já existia a D4), mas o velhinho tinha acessórios de iluminação que ele mesmo tinha feito. O "problema" é que todas as lojas do Sahara (mercado popular no Rio de Janeiro) só fotografavam com ele. Não me pareceu um mercado fácil de entrar.


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.677
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 18 de Setembro de 2023, 10:08:12
Não me pareceu um mercado fácil de entrar.

tem essa tb... sem contar que dependendo do trampo (valor das joias) nem dá pra fazer no estúdio, tem que ir até o local pra fotografar... acho que é muito trampo pra pouco retorno se não tiver o quem indica...
« Última modificação: 18 de Setembro de 2023, 10:09:38 por fabianob »
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.299
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 18 de Setembro de 2023, 11:23:20
O nível de exigência do público em geral caiu muito, tudo é lindo visto em telas minúsculas de celulares, isso impacta muito na demanda do trabalho.
Exatamente.


fernandoomi

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.595
  • Sexo: Masculino
  • Eng. Mecânico/Fotógrafo Esportivo
    • Foco Radical
Resposta #10 Online: 08 de Novembro de 2023, 17:30:34
Como o colega colocou, geralmente quem faz fotos de jóias é fotógrafo Still. Claro que deve ter alguns que sejam especializados em jóias, mas esses já estão consolidados no mercado.

Com o Chefe falou, tem o Fernando Bagnola no Yotube que fala à respeito.
Sobre marketing eu não sei falar... sou uma negação... aliás detesto, eu gosto mesmo de clicar as coisas.

O que eu acho mais difícil fotografia de jóias é a parte de produção... aliás de toda fotografia still. Eu já fiz foto de alimentos, mas sinceramente 50% do trampo é com a "produtora"... na comida é a food stylist (ou culinariasta) nas jóias deve ser a produtora. Como são itens bem pequenos, qualquer risquinho ou imperfeição acaba parecendo exagerado.
Eu já fiz foto de relógio e sofri bastante para corrigir as imperfeições. Outra coisa que também é desafiador é o fato de geralmente serem itens reflexivos (ou seria refletivos  :ponder:)

No yt tb tem algumas aulas do Photigy, Karl Taylor, Botvidsson que falam sobre fotografia still, só que no geral são vídeos pra te deixar apetecido para comprar o curso deles.

Pra pegar trampos maiores, vc tem que procurar agências... nenhuma  "Vivara" da vida vai e contrata um fotógrafo. Dá uma curiada no job do Lucas Rosa, lá ele fala sobre projetos desse porte.
Fotógrafo oficial Foco Radical


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #11 Online: 08 de Novembro de 2023, 17:54:40
Como o colega colocou, geralmente quem faz fotos de jóias é fotógrafo Still. Claro que deve ter alguns que sejam especializados em jóias, mas esses já estão consolidados no mercado.

Com o Chefe falou, tem o Fernando Bagnola no Yotube que fala à respeito.
Sobre marketing eu não sei falar... sou uma negação... aliás detesto, eu gosto mesmo de clicar as coisas.

O que eu acho mais difícil fotografia de jóias é a parte de produção... aliás de toda fotografia still. Eu já fiz foto de alimentos, mas sinceramente 50% do trampo é com a "produtora"... na comida é a food stylist (ou culinariasta) nas jóias deve ser a produtora. Como são itens bem pequenos, qualquer risquinho ou imperfeição acaba parecendo exagerado.
Eu já fiz foto de relógio e sofri bastante para corrigir as imperfeições. Outra coisa que também é desafiador é o fato de geralmente serem itens reflexivos (ou seria refletivos  :ponder:)

No yt tb tem algumas aulas do Photigy, Karl Taylor, Botvidsson que falam sobre fotografia still, só que no geral são vídeos pra te deixar apetecido para comprar o curso deles.

Pra pegar trampos maiores, vc tem que procurar agências... nenhuma  "Vivara" da vida vai e contrata um fotógrafo. Dá uma curiada no job do Lucas Rosa, lá ele fala sobre projetos desse porte.

Este vídeo do Bagnola achei um dos melhores dele. Ele disse que o cliente ficou mega satisfeito dele ter removido com iluminação os reflexos. O legal é que ele ensina o processo no vídeo. Posso não concordar com tudo que ele fala, mas que o cara é um mestre na arte da iluminação ele é.Segue o link: