Autor Tópico: Minha fotografia melhorou?  (Lida 5290 vezes)

erickdlm

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (8)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.196
  • Sexo: Masculino
  • Feliz usuário de DSLR...Isso mesmo, DSLR.
Online: 18 de Setembro de 2023, 15:13:38
Essa é uma pergunta para reflexão, estamos terminando 2023 e eu pergunto para os colegas se acham que suas fotografias, seu olhar, sua compreensão sobre a estética da fotografia melhorou? E se melhorou, foi em que sentido?
Se vocês olham suas fotos de 5 anos atrás veem a evolução?
Creio que todos buscam a cada dia melhorar como fotógrafos, seria legal ouvir os comentários da galera daqui, talvez alguns fiquem até impressionados com o quanto evoluíram ao olharem suas fotos de 5 anos atrás.


Armando Ferreira

  • Anunciantes
  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • ***
  • Mensagens: 141
  • Sexo: Masculino
  • O olhar do fotógrafo transforma o simples em arte!
Resposta #1 Online: 18 de Setembro de 2023, 15:27:50

Eu percebo, sim, uma grande diferença. Estou envolvido com a fotografia há 12 anos, e inclusive, no mês passado, estava revisando meus backups e fotos dos primeiros anos. É incrível como a gente se surpreende e diz: "Nossa, que foto horrível!", quando na época era algo "maravilhoso", rsrsrs!

Hoje, busco observar mais. A foto deve estar pronta antes mesmo de pegar a câmera, observar como a luz se manifesta, mover-se para encontrar novas perspectivas e tentar contar uma história. Tudo isso está presente em minha mente quando saio para fotografar.

Também percebo que tiro menos fotos em cada saída. Fico mais criterioso e, por vezes, nem registro uma cena por questões técnicas, como a luz estar muito dura ou o contraste elevado, deixando para outra ocasião, etc.

Ainda tenho muito a aprender, mas, sim, minha fotografia evoluiu consideravelmente, principalmente nos últimos anos! Ótimo tópico, Erick!
Nikon D610 | Sigma 24-70 f/2.8 | Nikkor 70-300 VR | Nikkor 50mm f/1.8G


Shevek

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 42
Resposta #2 Online: 18 de Setembro de 2023, 15:48:56
Cinco ou dez anos atrás eu estava mais envolvido com projetos fotográficos, novas técnicas, buscava narrativas diferentes... Hoje só fotografo o dia a dia, então acho que ela mais involuiu do que evoluiu. Tive uma "melhora" depois dos primeiros anos e depois uma "piora".


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #3 Online: 18 de Setembro de 2023, 19:15:22
Sei lá Erick.. Acho que a mesma coisa, em alguns aspectos estou mais preguiçoso, porém muito mais seletivo. Já não tiro tantas fotos e cada vez menos preocupado com equipamentos. Ainda não avaliei haha...


lucas s

  • Trade Count: (9)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 340
  • Sexo: Masculino
  • Me divertindo com fotografia
Resposta #4 Online: 18 de Setembro de 2023, 19:55:38
Gosto de pensar que sim :)

Evolui.  Pelo menos em compreensão de como fazer e o que me agrade em fotografia, apesar de algumas pausas que fiz ao longo dos anos.

Um dos maiores aprendizados nem foi tanto na arte fotografica, mas  com a compreensão de que a pratica  leva a melhora, não só o estudo. Da mesma forma, não somente a pratica também. Combinar estudos(dos diversos tipos) com a pratica.
É algo que vale pra quase tudo.

Dentro da arte fotografica que é nosso foco aqui,  consegui finalmente entender alguns racionais de forma mais clara. Porque a regra dos terços é boa? quando quebra-la?  Entender de verdade(mesmo que uma pequena parte)
, não somente aplicar as regras. E a pratica junto da teoria foi fundamental pra esse micro aprendizado que melhorou muito meu conhecimento sobre fotografia.
Canon R6 + 35 + 50 + 135


cxpostal

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.715
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 18 de Setembro de 2023, 19:59:15

Continua valendo para a maioria






Carlos

"Quem descreve nao é dono do assunto, mas quem inventa é."  --Manoel de barros
https://www.instagram.com/reel/C3tJeUkR_jR/?igsh=MWZ4eGJ4NTl0bWJ4MQ==   --ariano suassuna


erickdlm

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (8)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.196
  • Sexo: Masculino
  • Feliz usuário de DSLR...Isso mesmo, DSLR.
Resposta #6 Online: 18 de Setembro de 2023, 21:47:52


erickdlm

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (8)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.196
  • Sexo: Masculino
  • Feliz usuário de DSLR...Isso mesmo, DSLR.
Resposta #7 Online: 18 de Setembro de 2023, 21:50:06
inclusive, no mês passado, estava revisando meus backups e fotos dos primeiros anos. É incrível como a gente se surpreende e diz: "Nossa, que foto horrível!", quando na época era algo "maravilhoso", rsrsrs!

Isso acontece com a maioria :D


erickdlm

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (8)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.196
  • Sexo: Masculino
  • Feliz usuário de DSLR...Isso mesmo, DSLR.
Resposta #8 Online: 18 de Setembro de 2023, 21:52:13
Cinco ou dez anos atrás eu estava mais envolvido com projetos fotográficos, novas técnicas, buscava narrativas diferentes... Hoje só fotografo o dia a dia, então acho que ela mais involuiu do que evoluiu. Tive uma "melhora" depois dos primeiros anos e depois uma "piora".
Gostei da sinceridade. Será que ela sofreu uma involução mesmo ou você só ficou mais seletivo?


erickdlm

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (8)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.196
  • Sexo: Masculino
  • Feliz usuário de DSLR...Isso mesmo, DSLR.
Resposta #9 Online: 18 de Setembro de 2023, 21:54:22
Dentro da arte fotografica que é nosso foco aqui,  consegui finalmente entender alguns racionais de forma mais clara.

Legal Lucas, esse é o objetivo de muitos aqui. :ok:


erickdlm

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (8)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.196
  • Sexo: Masculino
  • Feliz usuário de DSLR...Isso mesmo, DSLR.
Resposta #10 Online: 18 de Setembro de 2023, 22:04:06
Sei lá Erick.. Acho que a mesma coisa, em alguns aspectos estou mais preguiçoso, porém muito mais seletivo. Já não tiro tantas fotos e cada vez menos preocupado com equipamentos. Ainda não avaliei haha...
Eu ia comentar isso em separado, mas vai aqui mesmo, essa é uma coisa que percebi, com o tempo vamos ficando com menos paciência para fotografar qualquer coisa, ficamos mais seletivos e exigentes, isso também faz parte da evolução, saber que não vale a pena fazer essa ou aquela foto. Com relação a equipamento, nunca entrei muito nessa neura... que o diga minha 7d que faz eventos comigo até hoje :D


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.544
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #11 Online: 19 de Setembro de 2023, 00:30:02
Acho que eu foquei mais em um único tipo de foto. Depois de tanto fotografar durante a noite toda, perdi a capacidade de acordar cedo (e de bom humor) pra fotografar pássaros. E montar/desmontar equipamento de astrofoto me tirou a paciência pra montar e desmontar equipamento de estúdio.

Em astrofoto, sim, tive uma boa evolução, mas creio que tenha sido fruto tanto de melhora na técnica quanto de melhor equipamento. Eu gostaria muito de dizer que fui só eu que melhorei, mas nem de longe isso seria verdade. E, claro, falta muito a aprender.


lsd

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.042
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 19 de Setembro de 2023, 10:16:49
Eu vejo uma piora constante, principalmente de quando eu fazia apenas PB de filme pra hoje em dia, com o uso do celular.

Vi melhora em fotos de viagem, no entanto.


Vinicius Lima

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 671
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 19 de Setembro de 2023, 12:34:57
Gosto de pensar que sim :)

Evolui.  Pelo menos em compreensão de como fazer e o que me agrade em fotografia, apesar de algumas pausas que fiz ao longo dos anos.

Um dos maiores aprendizados nem foi tanto na arte fotografica, mas  com a compreensão de que a pratica  leva a melhora, não só o estudo. Da mesma forma, não somente a pratica também. Combinar estudos(dos diversos tipos) com a pratica.
É algo que vale pra quase tudo.

Dentro da arte fotografica que é nosso foco aqui,  consegui finalmente entender alguns racionais de forma mais clara. Porque a regra dos terços é boa? quando quebra-la?  Entender de verdade(mesmo que uma pequena parte)
, não somente aplicar as regras. E a pratica junto da teoria foi fundamental pra esse micro aprendizado que melhorou muito meu conhecimento sobre fotografia.

Faço minhas as palavras do Lucas. :clap:

Aprendi também que bom equipamento faz diferença, mas não é fundamental para fazer boas fotos.

No início, lá por volta de 2009/2010, via fotos da internet e pensava "também, com as câmeras que esses caras usam, não tem como sair ruim".

Depois que conheci o Mundo Fotográfico, minha visão mudou totalmente. Mais que a paixão pela tecnologia embarcada nas câmeras, coisa que ainda me fascina, passei a dar mais atenção ao aprendizado das técnicas.

Fiz alguns cursos e -mais que tudo- observei com atenção e humildade as obras de grandes mestres, muitos desses presentes neste fórum. :worship:

Aprendi muito, evoluí um pouco, e continuo a não saber quase nada.  :ok:



lucas s

  • Trade Count: (9)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 340
  • Sexo: Masculino
  • Me divertindo com fotografia
Resposta #14 Online: 19 de Setembro de 2023, 22:51:15
Continua valendo para a maioria



Sim! Essa grafico é muito legal. Famoso efeito Dunning-Kruger

Gosto de uma variação zueira(mas nem tanto) também:


Canon R6 + 35 + 50 + 135