Saiu a nova camera Nikon ZF.
https://www.dpreview.com/reviews/nikon-zf-full-frame-mirrorless-camera-review#HC
https://www.youtube.com/watch?v=nbAsa_4B5es
https://www.youtube.com/watch?v=52e5euZw5oo
Achei essas funções importantíssimas:
Deslocamento de pixel de várias capturas:A Nikon se junta às fileiras de fabricantes de câmeras usando seu sistema de estabilização de imagem para oferecer um modo de deslocamento de pixel multi-shot, movendo o sensor em graus precisos para garantir a captura de cada cor em cada local de pixel ou em frações de pixel para aumentar a resolução da imagem de saída. O sistema da Nikon oferece quatro modos, todos os quais exigem que os arquivos Raw sejam combinados em software de desktop: um modo de quatro fotos que captura cores completas em cada pixel, um modo de 8 fotos que faz isso duas vezes, para melhorar ainda mais a qualidade tonal e o ruído, um modo de 16 fotos que também aumenta a resolução de imagem de 96MP e, em seguida, uma versão de 32 imagens que dobra isso, também.
Estabilização de imagem ligada ao ponto AF:À medida que as empresas tentam maximizar o desempenho de seus sistemas de SI, é cada vez mais difícil oferecer mais melhorias. A Nikon diz que o desempenho do Zf foi melhorado ligando o sistema IS ao ponto de foco automático escolhido.
O benefício disso pode não ser imediatamente óbvio porque a posição do ponto AF não faz diferença para a maioria dos tipos de movimento que estão sendo corrigidos, mas para a rotação em torno do eixo da lente, faz diferença. Nosso entendimento é que tratar o ponto AF como o centro de rotação (em vez do centro do sensor), muda sutilmente como você gostaria de corrigir o movimento rotacional. Essa abordagem deve ajudar a manter a nitidez no ponto em que você está focado, ajudando a câmera a atingir sua classificação de estabilização de 8EV, quando testada de acordo com o padrão CIPA.
Modo P&B:Comandando sua própria posição no controle que seleciona entre fotos e filmagens, o modo preto e branco da câmera oferece uma escolha de perfis mono, incluindo um 'Flat mono' de baixo contraste e 'Deep tone mono' que acentua detalhes vermelhos na cena. Esses perfis podem ser aplicados tanto a imagens estáticas quanto a filmagens de vídeo, e enfatizam o foco da Nikon no processo criativo.
Recursos de vídeo:Ao contrário do Df, que prometia pureza fotográfica ao omitir recursos de vídeo, o Zf é uma máquina de vídeo bastante capaz. Ele pode disparar até 4K/60 de um corte APS-C (DX na linguagem Nikon) do sensor ou pode capturar 4K até 30p a partir da largura total de pixels 6K de seu sensor.
A câmera que usamos foi de pré-produção, mas o obturador rolante de 22ms que medimos para captura de 30p é consistente com o sensor existente nos modelos Z6. Duvidamos que seja uma coincidência que os modelos S5 II da Panasonic também tenham que cortar em uma região APS-C para entregar captura de 60p, enquanto mostram velocidades de leitura semelhantes.