Autor Tópico: Autores de 'Game of Thrones' processam ChatGPT  (Lida 2281 vezes)

cxpostal

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.715
  • Sexo: Masculino
Online: 22 de Setembro de 2023, 18:20:25

Autores de 'Game of Thrones' processam ChatGPT por violação de direitos autorais.

https://www.bbc.com/portuguese/articles/c5141dp8vl3o?at_medium=RSS&at_campaign=KARANGA

Qual sua opinião sobre?

Na verdade a pergunta é mais ampla.  Os caras (Facebook, Instagram, X/tweeter, flickr, WhatsApp,  etc.) estão bilionários usando conteúdo/insumo sem precisar comprar, diferente da indústria que paga por eles para projetar, montar, vender e lucrar com seus produtos. O padeiro da esquina também.

O contra argumento é que eles vendem oferecem serviços em troca do que conseguem captar na rede.

O ponto é que nem tudo que é protegido por direito autoral é público e também, mesmo você tendo clicado com força no botão 'I Agee' em termos que não leu, existe legislação que estaria acima disso.

Carlos

"Quem descreve nao é dono do assunto, mas quem inventa é."  --Manoel de barros
https://www.instagram.com/reel/C3tJeUkR_jR/?igsh=MWZ4eGJ4NTl0bWJ4MQ==   --ariano suassuna


Shevek

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 42
Resposta #1 Online: 22 de Setembro de 2023, 18:52:20
Eu acho que nem deveria existir direito autoral.


cxpostal

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.715
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 22 de Setembro de 2023, 18:56:39
Eu acho que nem deveria existir direito autoral.

Qual seria a justificativa?

Carlos

"Quem descreve nao é dono do assunto, mas quem inventa é."  --Manoel de barros
https://www.instagram.com/reel/C3tJeUkR_jR/?igsh=MWZ4eGJ4NTl0bWJ4MQ==   --ariano suassuna


Shevek

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 42
Resposta #3 Online: 22 de Setembro de 2023, 19:02:30
Qual seria a justificativa?

De que o conceito de propriedade intelectual é mais nocivo do que benéfico para a sociedade.

https://en.wikipedia.org/wiki/Criticism_of_copyright


cxpostal

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.715
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 22 de Setembro de 2023, 19:27:28
De que o conceito de propriedade intelectual é mais nocivo do que benéfico para a sociedade.

https://en.wikipedia.org/wiki/Criticism_of_copyright

 :ok:. Vou ler com calma o que fala o artigo

Uma dúvida: para patentes você acha a mesma coisa? Não deveriam existir?



Carlos

"Quem descreve nao é dono do assunto, mas quem inventa é."  --Manoel de barros
https://www.instagram.com/reel/C3tJeUkR_jR/?igsh=MWZ4eGJ4NTl0bWJ4MQ==   --ariano suassuna


pkawazoe

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.002
Resposta #5 Online: 22 de Setembro de 2023, 20:42:11
Muito interessante a colocação, juntei algumas ideias sobre o assunto,

Acho que pra citar Walter Benjamin e o seu texto “A Obra de Arte na Era de Sua Reprodutibilidade Técnica”, ele fala em como a reprodução industrial fez os objetos perderem a “Aura” mas em contrapartida popularizou e deu acesso a mais pessoas, esse objeto pode ser entendido por exemplo, um sapato ou até uma obra de arte, um sapato antes da era industrial era feito a mão por um artesão tinha um valor estético, um valor material e imaterial(desejável), mas era caro e poucas pessoas podiam comprar bons sapatos e tudo isso muda com a industrialização que o torna barato e popular e isso acaba com a aura dele, a de ser um objeto único.

Isso também acontece com a obras de arte, literárias, etc

A grande questão do ChatGPT, não é sobre a diminuição do valor da obra ou direito autoral, mas a capacidade de reprodutibilidade e criação de informação, é o que a segunda parte do texto fala, a possibilidade de pessoas perderem emprego, mas a tecnologia já tirou o emprego das pessoas antes, quando o trator foi inventado tirou o emprego das pessoas no campo, o fotolito tirou o emprego das pessoas nas gráficas, a fotografia digital tirou o emprego de quem trabalhava nos minilabs de filme e assim por diante.

Eu concordo com o Shevek e acho que a lei de direito autoral devia ser revisto. Mas uma coisa é certa, mudanças ocorrerão e pessoas irão perder seus empregos.


pkawazoe

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.002
Resposta #6 Online: 22 de Setembro de 2023, 21:21:54
acho que esse assunto vai dar muito pano pra manga
« Última modificação: 22 de Setembro de 2023, 21:22:55 por pkawazoe »


cxpostal

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.715
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 22 de Setembro de 2023, 22:41:41
acho que esse assunto vai dar muito pano pra manga

Vai sim, espero.  Eu tinha opinião formada, mas pedi vistas do processo.


Carlos

"Quem descreve nao é dono do assunto, mas quem inventa é."  --Manoel de barros
https://www.instagram.com/reel/C3tJeUkR_jR/?igsh=MWZ4eGJ4NTl0bWJ4MQ==   --ariano suassuna


Shevek

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 42
Resposta #8 Online: 23 de Setembro de 2023, 09:25:14
:ok:. Vou ler com calma o que fala o artigo

Uma dúvida: para patentes você acha a mesma coisa? Não deveriam existir?

Do jeito que são hoje, dominadas por grandes corporações, me parece que elas elas mais limitam a inovação e o acesso do que os incentivam, que era o seu objetivo inicial. Veja o benefício social de quebrar patentes de medicamentos, por exemplo.

No campo das artes, nada é criado do zero. Tudo é, em maior ou menor grau, apropriado e reprocessado a fim de se criar algo "novo". O chatGPT faz o que todos nós fazemos ao longo da vida. Essa ideia de autoria individual é estranha, para mim.
« Última modificação: 23 de Setembro de 2023, 09:28:43 por Shevek »


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #9 Online: 23 de Setembro de 2023, 10:46:38
O pessoal do GitHub também estava para processar.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #10 Online: 23 de Setembro de 2023, 10:50:34
De que o conceito de propriedade intelectual é mais nocivo do que benéfico para a sociedade.

https://en.wikipedia.org/wiki/Criticism_of_copyright


Discordo totalmente. Vamos lá, uma empresa investe literalmente bilhões em pesquisa para te entregar um produto...
Depois todo mundo pode produzir sem pagar nada por isso ? Eu hein !

Uma coisa é cobrar um absurdo por um medicamento. O preço tem que ser justo, isso sim.
Outra coisa é investir 5 bilhões de dólares para produzir uma GPU inovadora e ter que abrir o projeto.



cxpostal

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.715
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 23 de Setembro de 2023, 12:37:16
Eu acho que nem deveria existir direito autoral.

<…>

Eu concordo com o Shevek e acho que a lei de direito autoral devia ser revisto. <…>

Concordo com com a ideia da discussão e dependendo, da revisão da lei, mas não de sua extinção.

Falando de livros, por exemplo, se for a uma mega livraria e observar os títulos expostos dá para perceber que grande parte do que está ali foi produzido com o objetivo de ganhar uns trocados se alguém se interessar pelo assunto e pagar por ele, de forma facultativa. Vale também para software, filmes, fotografia e outras formas de produtos autorais.

Um dos grandes argumentos da corrente anti copyright é o de democratização de conteúdo ou liberdade de conhecimento, que acho uma posição nobre, certamente.  Contudo entendo que a decisão sobre o que fazer com o produto do esforço (trabalho muitas vezes) depende do seu criador/autor.  Se este assim quiser existem diversos tipos de licenças que permitem  disponibizar uma obra de forma pública.

Entendo que com a internet acaba ficando muito fácil ultrapassar a fronteira da burla. Eu mesmo em outro tópico aqui no forum usei a imagem de um fotógrafo como exemplo para um comentário. Por isso a necessidade de discutir o assunto sob um ótica mais atual.

Na verdade existem vetores em direções contrárias: um econimico, outro social e um filosófico.  Talvez uma revisão nas leis equilibrando a força entre eles seja necessária nos dias de hoje, já que a força do vetor econômico é muito grande, muitas vezes nem tanto pelo autor, mas pelo intermediário responsável pelos canais de distribuição.
 
Carlos

"Quem descreve nao é dono do assunto, mas quem inventa é."  --Manoel de barros
https://www.instagram.com/reel/C3tJeUkR_jR/?igsh=MWZ4eGJ4NTl0bWJ4MQ==   --ariano suassuna


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.776
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #12 Online: 23 de Setembro de 2023, 12:40:55
O pessoal do GitHub também estava para processar.

Estavam pra lançar o copilot deles
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.677
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 25 de Setembro de 2023, 11:55:16
analisando assim a Família Tolkien devia processar todos os escritores inclusive o George R. R. Martin que escreveram livros de fantasia pós O Hobbit... pq em sua totalidade tem personagens ou enredo que são característicos.
« Última modificação: 25 de Setembro de 2023, 11:56:05 por fabianob »
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.