Autor Tópico: Por que você deve escolher uma lente por seu caráter, não por seu desempenho  (Lida 8398 vezes)

fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.677
  • Sexo: Masculino
Resposta #15 Online: 29 de Setembro de 2023, 14:11:15
Eu vi uma Nikon D6 em um grupo de vendas. Um unicórnio. Não se vê por aí.
Que design! Parece uma moto de corrida. Ela é mais arredondada em cima.

A D6 teve baixa aderência pq 1 ano depois já veio a z9 e já se especulava muito sobre ela antes do lançamento, o preço foi um agravante. é o modelo de câmera que foi a transição entre as DSLR e ML... é uma baita máquina mas não pagaria este preço por ela com a z9 já consagrada.
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.545
  • Sexo: Masculino
Resposta #16 Online: 29 de Setembro de 2023, 14:21:41
A D6 teve baixa aderência pq 1 ano depois já veio a z9 e já se especulava muito sobre ela antes do lançamento, o preço foi um agravante. é o modelo de câmera que foi a transição entre as DSLR e ML... é uma baita máquina mas não pagaria este preço por ela com a z9 já consagrada.

Sim, a z9 entrega mais facil resultados, e com isso a procura foi muito pequena. O Tom holgan escreveu um artigo sobre o af dessa camera.
Eu gosto mais do design mais bloco dessa camera. Lembra um pouco a Canon e a Pentax k1. Parece menos fragil.
Off Topic.
« Última modificação: 29 de Setembro de 2023, 14:23:59 por Leonardo Tonin »


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.545
  • Sexo: Masculino
Resposta #17 Online: 03 de Outubro de 2023, 06:36:16

Assisti ontem um viedo do fotografo, youtuber Set Mitranda. Ele coloca a mesma questao da imagem, mas de uma perspectiva mais funcional, comercial.

Eu estou classificando lentes em algumas categorias.

Lentes dslr contemplativas - lentes com um desfoque artistico, cremoso, e quando toda aberta tem pouca nitidez, ou razoavel nitidez, algumas quando fechadas, sao super nitidas.  (Helios 85 1.5 , Voightlander 58 1.4,Nikon 50 1,2 ai s, Nikon 58 1.4g, Canon 50 1.2 ef, Canon fd 50 1.4 ssc, 16 1.4 Fuji, 35 1.4 Fuji) Canon 85 1.2? Nikon 35 1.4g Algumas posssuem o campo de foco curvo, possuem pouca nitidez nas bordas . No lado Nikon a 58 nao prioriza um af rapido. ( abrir ou fechar o diagragma para escolher imagem suave ou nao)

Lentes Macro 2.8 - lentes ultra nitidas que enfatizam a textura. Possuem o o campo de foco extremamente reto.

Lentes Ml 1.8 neutras - Nikon 50 1.8s, 85 1.8s  nitidas em 1.8, enfatizam a textura, tendem a ter o campo de foco reto, o bokeh suave) Af mais preciso.

Lentes dslr 1.4 contemplativas nitidas - 28 1.4e Nikon, Nikon 105 1.4e, Canon 35 1.4 II, Canon 85 1.4 is
Tendem a oferecer um bokeh mais elaborado de acordo com a nitidez.

Lentes ml 1.2 contemplativas nitidas - Tendem a oferecer um bokeh mais elaborado de acordo com a nitidez. Af mais rapido e preciso.








« Última modificação: 08 de Outubro de 2023, 09:02:00 por André Sena »


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.544
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #18 Online: 03 de Outubro de 2023, 10:59:13
Eu vi uma Nikon D6 em um grupo de vendas. Um unicórnio. Não se vê por aí.
Que design! Parece uma moto de corrida. Ela é mais arredondada em cima.

Como eu falei aqui no fórum na época do lançamento: a melhor câmera que ninguém vai comprar. Era nítido que a Nikon estava dando nó em pingo d'água: um sistema de foco por fase com reconhecimento de face (era mais um reconhecimento de cabeça) não é uma coisa fácil de se implementar. Mas na época já tinha câmera fazendo reconhecimento de olho por processamento de imagem no sensor, estratégia bem mais efeiciente do que a Nikon estava tentando fazer.

Às vezes me dá vontade de alugar uma câmera dessas pra experimentar.


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.545
  • Sexo: Masculino
Resposta #19 Online: 03 de Outubro de 2023, 11:42:12
Como eu falei aqui no fórum na época do lançamento: a melhor câmera que ninguém vai comprar. Era nítido que a Nikon estava dando nó em pingo d'água: um sistema de foco por fase com reconhecimento de face (era mais um reconhecimento de cabeça) não é uma coisa fácil de se implementar. Mas na época já tinha câmera fazendo reconhecimento de olho por processamento de imagem no sensor, estratégia bem mais efeiciente do que a Nikon estava tentando fazer.

Às vezes me dá vontade de alugar uma câmera dessas pra experimentar.

Então Felipe, pelo que eu entendi, o Tom Holgan afirma, que sabendo usar, ela tem o comportamento algumas vezes até melhor que a detecção automática z9. 
A construção da D6 em cima parece ser melhor. Não tenho certeza de nada, mas eu gosto mais do design da D6.
« Última modificação: 03 de Outubro de 2023, 11:44:48 por Leonardo Tonin »


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.545
  • Sexo: Masculino
Resposta #20 Online: 03 de Outubro de 2023, 11:50:53
https://youtu.be/b08FMyxc_O8?si=y77YGLrhBkM4k3gV

Seht Miranda.

Desculpe-me, algo estava errado.
« Última modificação: 03 de Outubro de 2023, 11:51:38 por Leonardo Tonin »


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.545
  • Sexo: Masculino
Resposta #21 Online: 03 de Outubro de 2023, 12:48:19
Como eu falei aqui no fórum na época do lançamento: a melhor câmera que ninguém vai comprar. Era nítido que a Nikon estava dando nó em pingo d'água: um sistema de foco por fase com reconhecimento de face (era mais um reconhecimento de cabeça) não é uma coisa fácil de se implementar. Mas na época já tinha câmera fazendo reconhecimento de olho por processamento de imagem no sensor, estratégia bem mais efeiciente do que a Nikon estava tentando fazer.

Às vezes me dá vontade de alugar uma câmera dessas pra experimentar.


HOLGAN, Tom. Nikon d6 Camera Review
"Focus: Let's put this to a rest right now: as I began to write this in late 2021 the D6 was clearly, measurably, repeatably, and by some margin, the best autofocusing camera we had to that date. That included much-hyped products such as the Sony A9 model, the direct competitor Canon 1Dx Mark II, and all other comers. Some A1 with its eventual firmware adjustments and the Z9's appearance and new firmware now makes me have to equivocate a bit. I'd judge the best autofocus system is now in the Z9, with the A1 literally right behind it. But you'll be surprised at how close the D6 is, and in many situations, it's actually better (low light and low contrast, due to the dense focus sensor coverage with dual axis information).

Okay, that needs a bit more explanation. Yes, the Z9 and A1 models can perform autofocus across the entire frame while the Nikon D6 can't. But within that inner area that the D6 covers, it does so better when you're not dealing with high contrast, plenty-of-light situations. And with more consistency of focus plane placement than any other camera I've used. If I miss focus with the D6, it's because I goofed, not the camera. (How do I goof? By picking bad settings for the subject/motion I'm photographing, or by not handling the camera well enough to keep the focus area consistently on where I want the focus to be performed.)

I will say this: the mirrorless cameras are better at human face/eye and subject recognition, if you want to use that crutch. What I found with the D6 is that face/eye recognition works well in 3D and Group modes if the face is within the autofocus sensor area). But, no, it's not quite as sophisticated at that as the subject recognition models in the A1 and Z9. The D6 will track a found face/eye to the limits of its focus area, but only a human face/eye."

Provavelmente com o tempo futuros modelos irao de fato superar essa questao,   
« Última modificação: 03 de Outubro de 2023, 13:02:53 por Leonardo Tonin »


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.776
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #22 Online: 03 de Outubro de 2023, 13:20:19
Voltando ao assunto, estou de olho nessa chinesas "super claras" , que não são corrigidas como as lentes modernas.
Só não quero essas com buble bokeh.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.299
  • Sexo: Masculino
Resposta #23 Online: 03 de Outubro de 2023, 13:35:39
Voltando ao assunto, estou de olho nessa chinesas "super claras" , que não são corrigidas como as lentes modernas.
Só não quero essas com buble bokeh.
Coloque os links para analisarmos  :assobi:


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.299
  • Sexo: Masculino


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.776
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #25 Online: 03 de Outubro de 2023, 14:33:59
Coloque os links para analisarmos  :assobi:

35mm 1.4 da TTArtisan, assim reviews com mais de 6 lentes iguais a essa ou parecidas, o fato de click na abertura me conquistou.
As 0.95 e 1.2 ou eram muito soft na abertura máxima ou tinha esse bokeh mais nervoso.
https://www.aliexpress.com/item/1005001533937076.html

As 20mm-23mm chamaram minha atenção mas controlei o GAS por causa da minhas efm 22mm f2.

50mm 1.2, irmã da 35mm. Historia parecida.
https://www.aliexpress.com/item/1005001907030355.html

Kamlan 50mm 1.1, parece ter otica diferenciada
https://www.aliexpress.com/item/1005005601105788.html

Kamlan 70mm 1.1, fenomenal mas foge da minha proposta que é uma lente clara que não pese muito, essa tem mais de 800g.
https://www.aliexpress.com/item/1005005632980621.html


"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.545
  • Sexo: Masculino
Resposta #26 Online: 05 de Outubro de 2023, 13:25:35
Ate agora eu vi tres youtubers fotografos com shape de skate na parede.  :ponder:



fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.677
  • Sexo: Masculino
Resposta #27 Online: 05 de Outubro de 2023, 14:12:40
Ate agora eu vi tres youtubers fotografos com shape de skate na parede.  :ponder:

moda street
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.545
  • Sexo: Masculino
Resposta #28 Online: 08 de Outubro de 2023, 08:44:18
Eu tenho uma 35 1.8 g DX e eu odeio as cores dela. Eu nunca alterei muito no Hsl no LR.  Tem algo meio fora.


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.677
  • Sexo: Masculino
Resposta #29 Online: 09 de Outubro de 2023, 10:43:20
Eu tenho uma 35 1.8 g DX e eu odeio as cores dela. Eu nunca alterei muito no Hsl no LR.  Tem algo meio fora.

35mm 1.8 DX é uma lente que curto muito na minha D750 pra viagem... pequena, e por ser crop dá uma vinheta suave que curto muito tirando o jpg direto da câmera.
realmente ela tem suas particularidades de cor mas curto muito ela pra lazer com a família.
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.