Autor Tópico: Por que você deve escolher uma lente por seu caráter, não por seu desempenho  (Lida 8397 vezes)

erickdlm

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (8)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.195
  • Sexo: Masculino
  • Feliz usuário de DSLR...Isso mesmo, DSLR.
Gostei do video, então estou compartilhando aqui... :assobi:



AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #1 Online: 25 de Setembro de 2023, 10:21:47
A maioria confunde testes de laboratório com gráficos e tal com o que realmente precisam.

Vale o ditado "A maioria das lentes é melhor do que a maioria dos fotógrafos"  (gramaticalmente estranho mas creio que seja uma tradução mal feita)

Teve uma vez aqui no MF, muiiiitos anos atrás que teve uma discussão acirradissima sobre as cinquentinhas e literalmente todo mundo malhava a 50/1.8 da Canon , aquela de 1a geração. Aí veio um forista e publicou uma série de fotos feitas com ela, a maioria de retratos e algumas flores. Todo mundo literalmente enfiou a viola no saco e ficou quieto, inclusive eu.

Tem gente que ama a helios e gente que odeia. Pessoalmente não curto porque ela dá um flare danado e isso me atrapalha.


erickdlm

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (8)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.195
  • Sexo: Masculino
  • Feliz usuário de DSLR...Isso mesmo, DSLR.
Resposta #2 Online: 25 de Setembro de 2023, 14:06:17
A maioria confunde testes de laboratório com gráficos e tal com o que realmente precisam.
E as vezes o pessoal bate tanto numa lente e quando você testa, para "você" não é nada daquilo que falaram.
Citar
Tem gente que ama a helios e gente que odeia. Pessoalmente não curto porque ela dá um flare danado e isso me atrapalha.
Eu geralmente procuro lentes que tenham alguns "defeitos", mas tem gente que não gosta tanto. No final é importante a pessoa identificar o que ela gosta e precisa, um resultado limpo e nítido ou um resultado em que as vezes o bokeh vai ser um pouco agressivo, talvez o assunto não esteja todo em foco, mas seja um pouco mais artístico. Faz parte do olhar do fotografo também escolher a ferramenta que ele acha ideal para seu trabalho. E quando você olha só para gráficos e números, fica realmente difícil de avaliar.


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #3 Online: 25 de Setembro de 2023, 15:24:14
A maioria confunde testes de laboratório com gráficos e tal com o que realmente precisam.

Vale o ditado "A maioria das lentes é melhor do que a maioria dos fotógrafos"  (gramaticalmente estranho mas creio que seja uma tradução mal feita)

Teve uma vez aqui no MF, muiiiitos anos atrás que teve uma discussão acirradissima sobre as cinquentinhas e literalmente todo mundo malhava a 50/1.8 da Canon , aquela de 1a geração. Aí veio um forista e publicou uma série de fotos feitas com ela, a maioria de retratos e algumas flores. Todo mundo literalmente enfiou a viola no saco e ficou quieto, inclusive eu.

Tem gente que ama a helios e gente que odeia. Pessoalmente não curto porque ela dá um flare danado e isso me atrapalha.
Já é a minha 4ª ou 5ª lente 50MM 1.8 STM ; eu adoro a lente. Ela tem cores, contraste, desfoque não é lá aquelas coisas, mas tem personalidade e aquela profundidade bacana. Aqui no fórum tinha um monte de gente malhando dizendo que a Nikon G é melhor e blablabla.

Já usei a 50MM 1.8G (isso apenas a título de curiosidade) e a lente é realmente excelente. Mas muitas vezes as pessoas postam opiniões no fórum totalmente distorcidas. Pra mim nada fala mais do que bons resultados. Os resultados é o que importam.

E mais do que isso: a estética gerada por uma objetiva fotográfica, é algo totalmente individual. Como você mesmo disse Antônio, tem pessoas que amam uma determinada e outras que adoram.

Acho que um erro é analisar uma lente dando zoom de 100% na borda do Fullframe pra ver se a nitidez se mantêm. Sabemos que lentes antigas por exemplo são muito boas no centro em abertura máxima e precisa fechar a abertura.

Por exemplo eu adoro as 24MM 2.8 e 40MM 2.8 pois tem personalidade em cores, saturação, etc. É totalmente personalidade e totalmente individual gostar ou não.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #4 Online: 25 de Setembro de 2023, 15:41:09
Já é a minha 4ª ou 5ª lente 50MM 1.8 STM ; eu adoro a lente. Ela tem cores, contraste, desfoque não é lá aquelas coisas, mas tem personalidade e aquela profundidade bacana. Aqui no fórum tinha um monte de gente malhando dizendo que a Nikon G é melhor e blablabla.

Já usei a 50MM 1.8G (isso apenas a título de curiosidade) e a lente é realmente excelente. Mas muitas vezes as pessoas postam opiniões no fórum totalmente distorcidas. Pra mim nada fala mais do que bons resultados. Os resultados é o que importam.

E mais do que isso: a estética gerada por uma objetiva fotográfica, é algo totalmente individual. Como você mesmo disse Antônio, tem pessoas que amam uma determinada e outras que adoram.

Acho que um erro é analisar uma lente dando zoom de 100% na borda do Fullframe pra ver se a nitidez se mantêm. Sabemos que lentes antigas por exemplo são muito boas no centro em abertura máxima e precisa fechar a abertura.

Por exemplo eu adoro as 24MM 2.8 e 40MM 2.8 pois tem personalidade em cores, saturação, etc. É totalmente personalidade e totalmente individual gostar ou não.

Exatamente.

E olha que eu tenho um monte de cinquentinhas aqui. São todas a mesma coisa só que diferentes haha...
As diferenças acontecem mais nas aberturas maiores, como esperado.

Uma vez fiz uma pegadinha com uma Yashinon , mais precisamente uma Yashica Electro 35 GTN com um Tri-X (ou foi TMax ?) e apresentei a foto como se tivesse sido feita com uma Leica M3 com a Summicron 50/2. Mil comentários falando, cara essa lente é inconfundível, magnifica e tal, aquela babaquice toda. No final eu revelei o que era e todos os fanboys ficaram com cara de tacho. Infelizmente tem muito disso. Endeusam o que acham que conhecem e criticam o que não conhecem. É triste.

A 40 STM da Canon é a única lente da Canon que eu hesito até o fim para vender. Gosto muito dela.
Eu gosto das Helios fora o flare. Mas isso acontece com a maioria das antigonas, não tem jeito. Até a minha Zeiss Planar de 1960 sofre com isso.
A 55/1.2 (pré-Ai) da Nikon é outra lente que tem personalidade na forma de todo tipo de aberrações óticas em 1.2, que quando bem exploradas rendem imagens sensacionais, mas essa, ao contrário da 40 STM eu venderia sem a menor pena.
« Última modificação: 25 de Setembro de 2023, 15:41:57 por AFShalders »


cxpostal

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.715
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 25 de Setembro de 2023, 18:51:50
<...>
Uma vez fiz uma pegadinha com uma Yashinon , mais precisamente uma Yashica Electro 35
<...>

Acabou e dar ideia. Estou com uma dessas travada.  Se minha bricadeira projeto com a Vaskar que comentei em outro tópico der certo vou sacrificar esta também. Afinal é uma 45mm yashinon f1.7

Carlos

"Quem descreve nao é dono do assunto, mas quem inventa é."  --Manoel de barros
https://www.instagram.com/reel/C3tJeUkR_jR/?igsh=MWZ4eGJ4NTl0bWJ4MQ==   --ariano suassuna


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #6 Online: 25 de Setembro de 2023, 19:21:18
Acabou e dar ideia. Estou com uma dessas travada.  Se minha bricadeira projeto com a Vaskar que comentei em outro tópico der certo vou sacrificar esta também. Afinal é uma 45mm yashinon f1.7

Essa lente em F8 é brutal. Mas também tem problemas com flare, cuidado.


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #7 Online: 25 de Setembro de 2023, 20:23:53
Antônio, já tive várias 28, 35, 50 e 135 vintage com adaptadores que uso nas DSLR da Canon e na Sony Nex. Há algumas verdadeiras pérolas da ótica que, os defeitos , deixam a imagem com características únicas. Algumas tem inclusive um flare exagerado muito bom.

Hoje estou com apenas 3 lentes vintage: uma Tamron 28 2.5, uma Pentax M 50MM 1.4 e uma Nikon 50MM 1.8 AIS que está com começo de fundo. Essa vou vender até o fim do ano, pois é uma 50MM comum sem nenhum atrativo.

Já a Tamron 28MM 2.5 é uma lente com uma estética muito boa. Me agrada demais ela.
Gosto muito do desfoque dela . Apenas pra você ter uma ideia, tirei essa foto com uma T2i e abertura F4, olha o desfoque e as cores saturadas (pouquissima edição do RAW, sem exageros):
Chefferson Amaro. Instagram @cafefocofoto. by Chefferson Amaro, no Flickr

Já a Pentax eu adoro pelo desfoque... enfim muitas lentes antigas tem personalidade com seus defeitos óticos. As lentes novas são muito perfeitas até demais rsrsrs


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #8 Online: 25 de Setembro de 2023, 21:18:45
Essa?

A minha é a 2.8, acho que é mais antiga.


« Última modificação: 25 de Setembro de 2023, 21:20:00 por AFShalders »


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #9 Online: 26 de Setembro de 2023, 15:25:07
Essa?

A minha é a 2.8, acho que é mais antiga.




Antônio essa é a primeira versão. Dizem que essa tem uma imagem "mais lavada" . A que eu tenho é a segunda versão chamada BBAR 2 . Segue uma foto dela:
Teste_-6 by Chefferson Amaro Filho, no Flickr

DSC00319 by Chefferson Amaro Filho, no Flickr


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #10 Online: 26 de Setembro de 2023, 16:11:46
Dessa eu tive a 24mm


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.545
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 29 de Setembro de 2023, 04:33:50
Pensando em linguagem autoral, se o fotografo tem tempo para usar manualmente a lente, e notavel como essas maravilhosas lentes manuais influenciam positivamente  a percepcao. Tem varias lentes legais. Algumas baratas, outras caras.
 
« Última modificação: 29 de Setembro de 2023, 04:37:22 por Leonardo Tonin »


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #12 Online: 29 de Setembro de 2023, 11:26:50
Pensando em linguagem autoral, se o fotografo tem tempo para usar manualmente a lente, e notavel como essas maravilhosas lentes manuais influenciam positivamente  a percepcao. Tem varias lentes legais. Algumas baratas, outras caras.

Lentes boas e baratas é o que não falta !


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.545
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 29 de Setembro de 2023, 13:10:15
Lentes boas e baratas é o que não falta !


Gosto que a lente perca um pouco o contraste encontra luz, mas não sou  muito ligado em flare. Bokeh, claro que vejo diferença, mas meio que enche o .... de vez em quando. Lembro das primeiras vezes que vi fotos com a Canon 50 1.2,, a Nikon 85 1.4d , 35 f2d 35 1.4g a 135 F2 Canon.
Na época as fotos não tinham tanta resolução,, tinha algo ali que eu gostava.
Talvez fosse o distanciamento que ainda existia com o digital. Hoje eu já vi alguns fotógrafos falando, a câmera e tão boa, que se sentem  como se estivessem trapaceando. Quer dizer, o que é fotografar está mudando, quer queiramos ou não. Temos que encontrar  novas respostas, desafios. Em um monte de coisa, eu acho. Não só com fotografia.
« Última modificação: 29 de Setembro de 2023, 13:12:19 por Leonardo Tonin »


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.545
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 29 de Setembro de 2023, 13:48:57
Eu vi uma Nikon D6 em um grupo de vendas. Um unicórnio. Não se vê por aí.
Que design! Parece uma moto de corrida. Ela é mais arredondada em cima.
« Última modificação: 29 de Setembro de 2023, 13:53:52 por Leonardo Tonin »